Garranos para Venda

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

Garranos para Venda

#1 Mensagem por Félix Cerieiro » segunda abr 11, 2005 4:06 pm

Meus caros,
Será que alguém me pode indicar uma coudelaria (ou mesmo um particular) que venda Garranos?

Gostava de comprar um destes "cavalinhos" para atrelar numa charrete pequena e leve.

Agradeço a v/ ajuda

Cumprimentos,

PedroSV
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 30, 2005 11:56 am

Garranos para venda

#2 Mensagem por PedroSV » segunda abr 11, 2005 11:19 pm

É bastante fácil adquirir um garrano. Não há coudelarias de garranos, mas são inúmeros os criadores e feiras onde é possível adquirir um cavalo de raça garrana.
Poderei ajudá-lo a encontrar o cavalo que procura.A Escola Superior Agrária de Ponte de Lima tem neste momento alguns dos seus garranos para venda.
Se desejar mais informações, não hesite em contactar-me.

aa16732
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 18, 2005 1:54 pm

qual o preço?

#3 Mensagem por aa16732 » segunda abr 18, 2005 2:00 pm

já agora sabes qual é o preço a que estão a vendê-los (e sabes a idade e se são montados).

Miguel Faria
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 29, 2004 11:51 am
Localização: Gerês

#4 Mensagem por Miguel Faria » terça abr 26, 2005 12:52 pm

Bom dia a todos.

Caros amigos, moro no Gerês onde tenho uma empresa de actividades de montanha que efectua passeios pela serra utilizando os garranos temos também uma criação de Garranos.

Quanto ás vossas questões temos garranos com varias idades, por desbastar, montados e engatados o preço varia bastante dependendo do animal e das suas aptidões, terei todo o gosto em esclarecer qualquer duvida bem como enviar fotos se necessário.

Os meus contactos são: 917919831 escritório 253252803 e e-mail [email protected]

Cumprimentos

Miguel Faria

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#5 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta mai 04, 2005 6:38 pm

Caro Miguel Faria,

Tentei enviar-lhe um email, mas veio sempre devolvido, por isso aproveito o forum.
Procuro um garrano engatado e preferencialmente habituado
a andar na rua, ou seja, que não se assuste facilmente com
barulhos, carros, etc...
Quanto à idade não será o mais importante 8/9/10 anos...é
indiferente.
Se tiver algum animal dentro destas caracteristicas, agradeço que me contacte, indicando o valor que pretende pelo mesmo e se puder enviar uma foto melhor.
Aproveito, uma vez que é conhecedor da raça para lhe fazer
algumas perguntas.
Até que peso poderá ter uma charrete para poder ser puxada por um garrano?
Por aquilo que me disseram os garranos são extremamente fortes (já vi um a puxar uma maratona das pequenas, com 4 adultos), e sem grande esforço aparente, mas não será prejudicial o animal ser engatado e
puxar sempre a charrete e pelo menos dois adultos com
pesos de 90 e 70 kg?

Um abraço.
Félix Cerieiro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Garranos

#6 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 04, 2005 10:10 pm

Caro Cerieiro

Sem prceber nada de Garranos,venho meter a minha colherada.
Lembrei-me de uma cena que me ficou na memória,e que tem 50 Anos.

Assisti,na Serra de Odivelas,a uma marcha de Militares,(1954)onde as cozinhas de campanha,e peças de artilharia,tudo de Ferro,eram puxadas por Garranos.

Fiquei admirado porque eram uns Cavalinhos do meu tamanho.

Era só. Um abraço
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#7 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta mai 18, 2005 12:22 pm

Amigo João,
Também eu fiquei impressionado com a força e com a voluntariedade dos garranos.
Ainda não tenho nenhum mas estou de facto a pensar em ir buscar um garrano cá para casa.
É de facto impressionante o que um cavalinho destes consegue fazer, especialmente na atrelagem, onde começam a ter um merecido destaque.

um abraço,

Miguel Faria
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 29, 2004 11:51 am
Localização: Gerês

#8 Mensagem por Miguel Faria » terça mai 24, 2005 8:45 pm

Amigo Félix boa tarde!

Peço desculpa pela demora na resposta.

Quanto a garranos engatados para venda de momento tenho 3 cavalos inteiros,

Flamengo 17 anos que pode também trabalhar em parelha,
Fidalgo 17 anos estes dois cavalos são engatados em parelha à alguns anos e são reprodutores tendo vários filhos com provas dadas especialmente na atrelagem. Apesar da idade qualquer um deles faz 10 km a puxar um carro com quatro adultos.

Tição 4 anos montado e engatado já venceu um derby de atrelagem ainda apenas engata em single.

Estes são os cavalos que tenho de momento se tiveres algum interesse contacta-me.

Quanto ao peso dos carros para os garranos apenas esta regulamentado um mínimo para provas que é o seguinte, para um garrano 90kg, parelha 220kg, 4 360kg agora o peso máximo que eles puxam é difícil definir depende muito do cavalo e do terreno mas um garrano minimamente treinado num terreno pouco acidentado pode andar facilmente com um carro de 220kg e 4 adultos, para teres ideia nos efectuamos um concurso completo de atrelagem com um garrano usando um carro de 200kg e com dois adultos e no 3 dia ainda vencemos a prova de maneabilidade na classe de iniciados, em que os outros cavalos eram todos de grande porte.

Os garranos são extremamente robustos, aqui no Gerês à um ditado que diz que o Garrano não vai à missa pois nunca ajoelha, estes pequenos grandes cavalos nunca desistem e se bem ensinados e tratados dão tudo o que tem para efectuarem o que se lhes pede.

A Ideia generalizada que o Garrano é um cavalo de difícil trato está completamente errada pois são cavalos muito meigos e inteligentes capazes de nos surpreender pela positiva alem disso são animais de fácil alimentação, comem de tudo, raramente tem problemas de saúde e são capazes de andar sem dificuldade em qualquer tipo de piso.

Peço desculpa pela dissertação mas o Garrano para mim é uma paixão.

Um abraço

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#9 Mensagem por balza » quarta mai 25, 2005 11:10 am

A Ideia generalizada que o Garrano é um cavalo de difícil trato está completamente errada pois são cavalos muito meigos e inteligentes capazes de nos surpreender pela positiva alem disso são animais de fácil alimentação, comem de tudo, raramente tem problemas de saúde e são capazes de andar sem dificuldade em qualquer tipo de piso.
É verdade!:) E prova disso é vê-lo na Serra da Cabreira e pelo Gerês pelos sitios por onde eles andam e o tipo de vegetação que os rodeia ;)

Também já tivemos 2 garranos e temos lá um que não sendo puro tem uma boa % de sangue garrano.Vendo-se apenas que não é um puro garrano pela pelagem (malhado).Também é atrelado,tem um resistência fenomenal e todos os dias nos surpreende com habilidades novas que só ele sabe como as aprendeu ehehe
E outra coisa...o nosso pode ir a missa pq ajoelha :D :lol:
Isto só pra dizer que quem não conhece o Garrano é que é capaz de dizer que são cavalos selvagens e de pasto.

Cumps a todos

P.S.: Miguel Faria é mesmo do Gerês?

Miguel Faria
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 29, 2004 11:51 am
Localização: Gerês

#10 Mensagem por Miguel Faria » sexta mai 27, 2005 11:50 pm

Ola Balza boa noite.

Pelo que escreve acredito que já esteve no local de excelencia na criação de Garranos que é as montanhas do norte especialmente neste cantinho mais natural o Gerês.

Quanto á sua pergunta eu sou mesmo do Gerês, moro em Terras de Bouro, concelho ao qual pertence o Gerês e trabalho todo o ano nestas montanhas pois tenho uma empresa de actividades de montanha que entre outras actividades tem passeios de cavalo pela serra.

Cumprimentos

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#11 Mensagem por balza » sábado mai 28, 2005 8:56 am

Pelo que escreve acredito que já esteve no local de excelencia na criação de Garranos que é as montanhas do norte especialmente neste cantinho mais natural o Gerês
Eu sou Minhota,mais propriamente da cidade Berço ;) e como qualquer minhoto que se preze amo o Gerês :D
Conheço muito bem isso até porque costumo ir prai muitas vezes ao ano :)

Cumprimentos

Margarida

António Gama
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 29, 2005 10:01 pm

Sites

#12 Mensagem por António Gama » segunda mai 30, 2005 12:32 pm

Tenho procurado na net sites com informação sobre garranos e pouco tenho encontrado. As fotografias que há são pequenas e de pouca qualidade. Alguém me informa onde posso encontrar informação e especialmente fotografias. Estou interessado em adquirir um garrano e gostaria de reunir o maior número de dados possivel.
Muito Obrigado. :wink:

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#13 Mensagem por Félix Cerieiro » segunda mai 30, 2005 3:22 pm

Caro Miguel Faria,
Será que me pode indicar um email para lhe puder fazer algumas perguntas (que julgo já não fazerem sentido aqui no forum).

Caso deseje entrar em contacto comigo poderá utilizar o email [email protected]

Se for possivel agradeço que me envie uma ou duas fotos do Tição e alguns dados sobre o caracter deste cavalo.

cumprimentos,

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#14 Mensagem por balza » segunda mai 30, 2005 4:00 pm

Antonio Gama,

Não sei se já tentou o contacto com a Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana,o contacto está no site e é este:

Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana
Rua João de Deus - 4850-535 Vieira do Minho Portugal
253649312
253649311

Cumprimentos

P.S: Tenho fotos de cavalos Garranos Selvagens se alguem estiver interessado,foram tiradas por mim na Serra da Cabreira ;)

luca
Espectador
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 18, 2005 8:43 pm
Localização: rossas\vieira do minho

Re: Garranos para Venda

#15 Mensagem por luca » sexta jun 10, 2005 8:13 pm

tenho um garrano de um amigo meu que esta a venda mais informasoes eu posso arranja-lhe

Responder

Voltar para “Garrano”