Pedido de ajuda

Fórum da modalidade

Moderadores: AEPM, Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Sofia Fonseca
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 14, 2007 11:05 pm

Pedido de ajuda

#1 Mensagem por Sofia Fonseca » sábado nov 17, 2007 12:45 am

Olá!

Não sei nada de cavalos, mas inscrevi-me neste forum porque preciso de uma ajuda. Sou estudante de Serviço Social e estou a fazer um trabalho de grupo sobre Alternativas terapêuticas para populações especiais em Portugal. Fiquei com a tarefa de investigar sobre hipoterapia. Será que alguém me poderia dar uma indicação sobre a melhor maneira de começar a minha pesquisa? O trabalho tem de incluir intervistas a profissionais da área e disseram-me que um dos melhores sítios em Portugal onde há esta terapia é uma empresa chamada Especialidades Terapêuticas da Feira em Santa Maria da Feira. Será?

Obrigada desde já pela colaboração!!

Sofia Fonseca

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » sábado nov 17, 2007 7:07 am

Olá Sofia,

Podes contactar a Escola Nacional de Equitação, entidade responsável pela formação dos profissionais de equitação incluindo os da área terapeutica ou a Sr.a Katherine Watson, no picadeiro D. Carlos.

Os contactos da ENE estão na pág. da FEP (www.fep.pt)

O Picadeiro D. Carlos fica na Estrada da Areia junto ao Parque de Campismo do Guincho - Cascais

luis pedro

Sofia Fonseca
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 14, 2007 11:05 pm

Bibliografia ou webgrafia

#3 Mensagem por Sofia Fonseca » sábado nov 17, 2007 11:06 pm

Olá Luís!

Muito obrigada pela indicação!
Já agora, conheces algum livro ou site bom por onde eu possa começar a estudar este tema para preparar as perguntas das entrevistas? Aprendi com estes trabalhos que é melhor perguntar primeiro a quem percebe do que começar a ler, à toa, textos que podem não ser os melhores sobre os temas. Lendo algumas mensagens deste forum, percebi basicamente a diferença entre hipoterapia e equitação terapêutica mas gostava de compreender isso melhor antes de começar o trabalho de campo.


Muito Obrigada!!

Sofia

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#4 Mensagem por PSantos » quinta nov 22, 2007 12:34 am

Sofia és de que zona?

Essa empresa de que falas não sei se ainda está a funcionar com a hipoterapia, já ouvi dizer que não...

Se fores de perto de Aveiro tens a escola equestre de Aveiro, http://www.escolaequestreaveiro.com/

Em relação a livros não conheço nenhum...

Os brasileiros tem alguns trabalhos científicos, procura por equoterapia.
Pedro Santos

Sofia Fonseca
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 14, 2007 11:05 pm

Equoterapia

#5 Mensagem por Sofia Fonseca » quinta nov 22, 2007 10:17 pm

Pedro, muito obrigada pela sugestão de pesquisa, porque, de facto, procurando por equoterapia encontrei conteúdos muito mais completos! Vou estudá-los atentamente na próxima semana pois amanhã tenho um teste de outra cadeira. Eu estudo em Coimbra e depois de ler mais sobre o tema vou contactar a Escola de Aveiro.
Quando fiquei com esta parte do trabalho achei que as minhas colegas que ficaram com a hidroterapia, o ioga e outros tinham muito mais sorte, mas afinal a hipoterapia parece-me cada vez mais interessante! :D


Sofia

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#6 Mensagem por PSantos » sexta nov 23, 2007 5:08 am

As tuas colegas não sabem o que perderam!
Ai em Coimbra tens a escola agrária e outro centro hipico que agora não me lembro o nome, penso que ai também pode existir hipoterapia.
Em Aveiro o monitor é o Sr. Maya Seco.
Bom trabalho!
Pedro Santos

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#7 Mensagem por luis pedro » sexta nov 23, 2007 8:19 am

Olá Sofia,

No Centro Hípico de Coimbra (Choupal) podes contactar o Sr. Mário Pimentel. Ele tem experiência nessa área.

luis pedro

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Quinta da Conraria_Coimbra.

#8 Mensagem por vitor_morgado » sexta nov 23, 2007 7:54 pm

Gostaria de acrescentar que na quinta da conraria em ceira, pretencente à cerci, o centro hipico, é fundamentalmente dedicado a aulas de hipoterapia a alunos com paralesia cerebral. Penso que os resultados são muito positivos e reconhecidos pela sociedade.

Não tenho a certeza mas penso que um dos equitadores é o mestre José carlos.


VM
Abraço do vitor morgado
http://www.transumancia.blogspot.com

“Um cavalo sem cavaleiro continua cavalo, Um cavaleiro sem cavalo é apenas uma pessoa.”

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#9 Mensagem por PSantos » sábado nov 24, 2007 12:58 am

Luís Pedro obrigado pela informação!!
É que fiz um curso em Aveiro e estava lá o Sr. Mário mas já não me lembrava era do nome...
Pedro Santos

Sofia Fonseca
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 14, 2007 11:05 pm

Cavalos

#10 Mensagem por Sofia Fonseca » segunda nov 26, 2007 6:53 pm

Obrigada pelas as indicações! Eu não procurei logo em Coimbra porque um amigo do irmão do namorado de uma colega minha (isto parece piada, mas foi assim! :shock: ) disse que um sítio bom era essa empresa em Santa Maria da Feira e não sei porquê fiquei com a ideia de que a hipoterapia era rara em Portugal e que portanto teria de ir lá. Pelos vistos não é assim e há bastante hipoterapia. Portanto, vou começar por aqui mesmo!
Entretanto, haverá algum livro bom sobre cavalos para uma principiante? É que não me posso esquecer que antes de tudo convém perceber o que é um cavalo! :lol: Eu comecei por ir à Golegã e vi cavalos descontraídamente dentro de bares! Não imaginava que o cavalo fosse um animal tão interessante! :lol:

Sofia

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#11 Mensagem por Guida » sexta dez 14, 2007 1:01 am

Olá!!

Ai no meio referem-se a Quinta da conraria em Coimbra. Sou fisio e juntamente lido com cavalos como "psedo-equitadora" (trabalho cavalos, ou tento). Tive o prazer que ter um estagio lá e é fenomenal. Primeiro pk dao formação nessa area, dps pk como sao um centro de reabilitação, têm contacto directo com a deficiencia, e dps têm uma equipa mto acessivel, os equitadores saõ o Fausto e o Ze carlos, que já percebem mto de deficiencia e dps a Aline que é fisio, mas já monta mto bem e um psicomotricionista que n me lembro o nome...vai la....

eles são uns amores...
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

Sofia Fonseca
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 14, 2007 11:05 pm

Votos de Feliz Natal

#12 Mensagem por Sofia Fonseca » segunda dez 24, 2007 6:04 am

Olá!

Queria desejar a todos um Feliz Natal e um óptimo ano de 2008 :D , aproveitando para agradecer por terem sido tão simpáticos a darem-me sugestões. Darei notícias do meu trabalho final que espero venha a contribuir para a divulgação destas terapias junto dos estudantes de Serviço Social! :P


Sofia

Responder

Voltar para “Hipoterapia e Equitação Terapêutica”