Hipoterapia

Fórum da modalidade

Moderadores: AEPM, Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#31 Mensagem por luis pedro » domingo out 14, 2007 7:44 am

Olá Guida,

Não percebi bem qual é o problema, se já fizeste formação de ambos os lados, apesar de aparentemente trocados, o que é que falta?

Tanto quanto sei a FEP/ENE está a trabalhar no sentido de regulamentar esse tipo de formação.

luis pedro

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#32 Mensagem por Guida » domingo out 14, 2007 7:27 pm

Olá a todos!!

Sem duvida o meu desenvolvimento pessoal é importante, e por isso já apresentei as teses sobre esse assunto. O que acontece é que as teses ja passaram a ser copypast umas das outras e deparei que precisava de mais e que ainda ninguem pegou nisto como deve de ser. No entanto não consegui aprofundar mais do que desejaria, não basta a observação, as vezes é preciso aparelhos que nem existem em portugal.

A melhor tese (acho que de mestrado) que foi feita ate hj foi um uma senhora terapeuta Aline, da Quinta da Conraria em Coimbra (se alguem quiser consultar). É uma senhora que trabalha nisto há muitos anos e sem duvida ela é excepcional. Tem vários cursos inclusive o de Neurodesenvolvimento.

Relativamente à FEP, já entrei em contactos com eles. A resposta é "Estamos a estudar o caso"

É mto complicado. e mesmo lá fora as coisas estao desenvolvidas mas tb nao tanto.

Os profissionais que trabalham nesta area sabem perfeitamente que a hipo é vista ainda como uma terapia secundária. Acho que deviamos lutar todos para a desenvolver.

E quem sofre, não somos nós...são os nossos pacientes. Nem os medicos sao informados, em relação ao sindrome de Down, recebo mtos meninos...sem exames complementares.

Gosto de ouvir as vossas opinioes....já que estou num sitio onde não tenho ninguem pa discutir estas coisas....

Cumprimentos

Raquelita
Mensagens: 1
Registado: sexta jul 25, 2008 6:20 pm

Formação em hipoterapia

#33 Mensagem por Raquelita » sexta jul 25, 2008 7:03 pm

Boa noite gente!
Bem, é a primeira vez que escrevo neste Fórum, e estou admirada pela quantidade de pessoas que vejo interessadas pela hipoterapia. Já há algum tempo que penso e pesquiso sobre esta área. Atrai me bastante, se bem que a informação que encontro é mt reduzida. Sou estudante de fisioterapia a caminho do 3º ano, e vejo com mts bons olhos a possibilidade de aliar o meu curso com a hipoterapia, no seio de uma equipa multidisciplinar. Tal como mts de vcs procuro locais onde possa tirar formação, ou pelo menos recolher alguma informação sobre esta área.
Gostaria que quem tivesse informações recentes sobre cursos ou formações me indicasse.

Cumprimentos a todos, Raquel

Lusitanas
Iniciado
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 05, 2006 8:33 pm

Re: Hipoterapia

#34 Mensagem por Lusitanas » domingo jan 04, 2009 2:33 pm

Eu também, estou no 2º ano de Psicologia! já assisti a algumas aulas de hipoterapia há uns anos, no sítio onde montava, e de facto penso que fará todo o sentido uma equipa multidisciplinar.. Também gostaria de mais informações neste âmbito!

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

Re: Hipoterapia

#35 Mensagem por Mimi Pinto » segunda jan 05, 2009 2:56 pm

Olá!

Se não me engano existe um local na Anadia que dá formações de hipoterapia e em centros hípicos que desenvolvem essa técnica e tem posses também costumam fazer formações.

A APC de Coimbra costuma ter algumas formações dadas na Quinta da Conraria, existe também em Almada um centro de hipoterapia e equitação terapêutica que é usual eles fazerem formações. Contactem este sítios e outros centros suficientemente desenvolvidos que tenham hipoterapia, que normalmente um centro com hipoterapia acaba sempre por dar algumas formações.

A hipoterapia no nosso pais não é mais desenvolvida porque nós não somos mais desenvolvidos...ainda vamos as coisas com muito medo... Chegamos ao Brasil e vimos sessões de hipoterapia assim como quem vai, aqui em Portugal, a fisioterapia e eles escarrapacham-nos com parafangos para tudo o que é mal :lol:. A partir de momento em que alguns (maior parte até) dos pais tem receio em entregar os filhos a psicólogos, hipoterapeutas, terapeutas e equitadores torna-se difícil que um centro queira aposta numa coisa que despende muito trabalho, dinheiro e concentração. Enquanto que nós chegamos ao Brasil e as sessões de hipoterapia são acompanhadas p terapeuta e psicólogo do doente e único dinheiro gasto nestas sessões são n hipoterapeuta (Caso o equitador não tenha formação).
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

lsoares
Mensagens: 2
Registado: quinta jun 02, 2011 2:44 pm

Re: Hipoterapia

#36 Mensagem por lsoares » sexta jun 17, 2011 10:02 am

Bom dia,

Enviei a dias uma mail para a FEP com algumas questões relacionadas com a criação de um centro relacionado com este tema. No entanto e até agora não obtive uma resposta.
Se for possível, alguém me pode dizer como é constituído o corpo docente para que se possa ter esta vertente num Centro Hípico?
Quais as valências e credenciais necessárias que as pessoas tem que ter para que o centro esteja devidamente habilitado para a pratica da Hipoterapia.

Obrigado
LS

Responder

Voltar para “Hipoterapia e Equitação Terapêutica”