Hipoterapia

Fórum da modalidade

Moderadores: AEPM, Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Marta
Mensagens: 3
Registado: terça abr 13, 2004 11:18 am

Hipoterapia

#1 Mensagem por Marta » terça abr 13, 2004 1:26 pm

A formação em Hipoterapia é para todos? Que fazem neste sentido em Portugal?

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#2 Mensagem por Mimi Pinto » domingo abr 18, 2004 1:02 pm

ola marta:)
em principio e se nao estou enganada qualquer pessoa que esteja habilitada c o curso de monitor de equitaçao da FEP pode fazer a especializaçao e dar aulas de hipoterapia mas, claro esta, os alunos desta modalidade devem ser orientados, tambem, por uma terapeuta, em principio designado pelo centro em questao ou s for da preferencia do tutor do aluno designado p ele mm( o tutor).
espero que te tenha conseguido esclarecer:)

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#3 Mensagem por horse_lover » quarta abr 21, 2004 4:25 pm

Mas onde é que se podem tirar cursos para monitor de hipoterapia? Que se tem que fazer para estar habilitado a trabalhar nesse ramo e...
Quem tira um curso está automaticamente habilitado a trabalhar?

Eu gostava de trabalhar neste ramo...mas n sei nada do que tenho que fazer para o conseguir... p.s. - Tem que haver habilitação literárias "mínimas"?
Ana Patrícia
Imagem

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#4 Mensagem por Mimi Pinto » quinta abr 22, 2004 7:23 pm

ola!!(mais uma vex :) )
em relaçao as habilitaçoes literarias minimas nao faço a minima ideia mas devem ser as mesmas k tens de ter pa tirar o curso de monitor de equitaçao da FEP...
tambem nao sei muitas informaçoes sobre essa formaçao especializada...sei que no ano passado na Anadia fizeram uma formaçao mas nao sei se se fikava logo apto a ensinar...mas se entretanto nao houver nenhuma resposta mais concreta que a minha contacta a FEP la de certeza que te dirao todas as informaçoes que necessitas:)
bjinhux.,..divirtam-.se e boas montadas

Marta
Mensagens: 3
Registado: terça abr 13, 2004 11:18 am

#5 Mensagem por Marta » segunda abr 26, 2004 2:41 pm

Olá a todos. Sou licenciada em Motricidade Humana, vertente Ensino Especil e Reabilitação. Tenho realizado acções de formação em Hipoterapia e uma ligação de vida ligada aos cavalos, recentemente vou realizar um estágio profissional, em Hipoterapia, numa APPACDM. O que acho realmente importante é que alguém defina os limites e as competências necessárias para um técnico desta modalidade. A nível da formação, tenho conhecimento de cursos de formação de Hipoterapeutas, em França, na Handi Cheval. Em Portugal, recentemente têm existido acções de formação, sendo a mais próxima em Anadia. Os formadores serão da ANDE Brasil e será realizado nos dias 13 a 16 de Maio. Um abraço.

Aurea
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 16, 2004 7:39 pm

#6 Mensagem por Aurea » domingo mai 16, 2004 7:49 pm

Olá a todos.

O meu nome é Áurea e sou licenciada em psicologia clinica e de aconselhamento, já trabalho nesta área há alguns anos e desenvolvi um estudo em Hipoterapia. Quanto há formação na Anadia está a decorrer o III curso basico de hipoterapia em Portugal, ( que habilita um profissional como t.o, psicólogo, fisioterapeuta, pedadogo... a fazerem parte integrante de uma equipa multidisciplinar dentro desta área). Contudo que eu saiba em Portugal ainda não existe nenhuma entidade que regule esta prática... e apesar de muitos centros já a utilizarem, (muitos profissionais não estão habilitados para o fazerem pois não conhecem as patologias em causa, entre outros aspectos o que faz com que um trabalho que deve ser de qualidade se torne um pouco desastroso para estes individuos).
Gostaria de trocar informações com todos aqueles que se interessem por esta área, pois só desta forma poderemos "evoluir".
Obrigada pela atenção. :wink:

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#7 Mensagem por Mimi Pinto » segunda mai 17, 2004 9:15 pm

ola!!
aurea,penso k alguns d centros k tem hipoterapia apesar d os ekitadores n tarem preparados para tal tds as aulas sao akompanhadas p 1psicologo especifico e um terapeuto e ixo ja ajuda um poko em relaçao as patologias...n sei mas penso que sim...pelo menos dos casos k konheço tem tido bastante sucesso n desenvolvimento d cavaleiro em kestao...
bjx

Aurea
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 16, 2004 7:39 pm

#8 Mensagem por Aurea » quarta mai 19, 2004 3:14 am

Olá Mimi

Desde já agradeço a atenção. O que pretendia dizer é que o trabalho em conjunto, ou seja com uma equipa multidisciplinar é muito mais gratificante, não coloco o equitador a um nivel inferior...não pretendi dizer isso :( , para mim todos os profissionais estão a niveis iguais porque todas essa áreas juntas é que viabilizam uma boa prática.
Beijinhos

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#9 Mensagem por Mimi Pinto » quarta mai 19, 2004 1:09 pm

ola aurea,
axim dixendo...td o trabalho realizado é em conjunto,uma ekipa em que entra o ekitador,terapeuta,psicologo e mm q o ekitador foxe especializado em hipoterapia tinha sempre k haver essa ekipa de modo a o trabalho ser sempre bom e o cavaleiro ter sempre o apoio das pessoas k mais conhece,nomeadamente o terapeuta e psicologo e principalmente os pais que tambem tem um papel bastante importante na hipoterapia..
bjinhux

octpelicho
Mensagens: 2
Registado: quarta mai 19, 2004 3:30 pm
Localização: portugal

#10 Mensagem por octpelicho » quarta mai 19, 2004 3:45 pm

Sou novo aqui no forum e este é o meu 1º post , interesso-me por este tema embora , não tenho qualquer formação na área , devido ao facto de ser um tema tão delicado pois envolve seres humanos que não estão capacitados fisicamente ou mentalmente e tal como nós gostam destes animais maravilhosos , despertando neles emoções que de outra forma não seria possivel assim como o direito a iguadade de oportunidades .
Na minha opinião deveria haver uma identidade que regula-se a hipoterapia pois esta mais que comprovado os seus beneficios nos pacientes .
Um cowboy ao por do sol

Aurea
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 16, 2004 7:39 pm

#11 Mensagem por Aurea » domingo mai 30, 2004 11:36 pm

Olá Mimi :wink:

Concordo plenamente com o que disse...e talvez num futuro muito próximo a realidade da Hipoterapia no nosso pais seja essa. Um trabalho conjunto...multidisciplinar.

Gostaria de saber se tem contactos com alguns centros que façam desta terapia um recurso, e a todos os que trabalham nestes centros ou com estes centros, não posso deixar de louvar esse trabalho. Desta forma gostaria de entrar em contacto no sentido de "tentarmos" partilhar aquilo que fazemos, as realidades e dificuldades com que lidamos.
Um abraço a todos, e continuação de um bom trabalho

Áurea Canas

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#12 Mensagem por Mimi Pinto » quarta jun 02, 2004 7:03 pm

aurea,sei de alguns centros que fazem um ou outro trabalho nesta area mas sem grande divulgaçao talvez por nao ter as devidas condiçoes para o fazer e apenas krer divulgar qd houver todas as condiçoes reunidas...mas na Anadia existe um centro que realiza algumas acçoes d eformaçao que é bastante bom...o nosso apoio é essencial para esse centro de forma a dinamizar todas as actividades realizadas neste ambito noutros centros menos sucedidos*

Aurea
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 16, 2004 7:39 pm

#13 Mensagem por Aurea » sábado jul 10, 2004 2:02 am

Caros Colegas

Vai ser realizado o I encontro de Terapia Assistida Com Animais nos dias 2 e 3 de Outubro, de 2004. Bem como o I Curso de Psicoterapia Assistida Com Animais, nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, 2004.

Para mais informações consultem a página: http://ctaa.no.sapo.pt

e-mail: ctaa@sapo.pt

936566503 / 933438305

Marta
Mensagens: 3
Registado: terça abr 13, 2004 11:18 am

#14 Mensagem por Marta » segunda jul 26, 2004 1:18 pm

Caros colegas,
gostava de saber se conheçem material bibliográfico sobre a hipoterapia e qual. Muito obrigada. Abraço

Aurea
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo mai 16, 2004 7:39 pm

#15 Mensagem por Aurea » sexta set 03, 2004 2:05 am

Olá a todos :lol:

Era para informar que o I encontro Internacional de Terapia Assistida Com Animais bem como o I curso de Psicoterapia Assistida Com ANimais mudou de local, será realizado no equupólis na Golegã.

A informação mantém-se na página http://ctaa.no.sapo.pt
Podem encontrar toda a informação relativa ao programa, oradores, alojamento bem como os prazos de Inscrição. :wink:

Responder

Voltar para “Hipoterapia e Equitação Terapêutica”