Hipoterapia

Fórum da modalidade

Moderadores: AEPM, Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Joana Pis
Mensagens: 3
Registado: sábado mai 22, 2004 1:51 am

#16 Mensagem por Joana Pis » sábado out 30, 2004 10:09 pm

Olá todos!
Já há algum tempo que não vinha ao fórum e fiquei desolada quando via agora que o encontro de terapia assistida com animais já foi... Será que alguém me pode informar se este ano vai haver alguma formação do género da que houve no ano passado em Anadia?

Obrigada
Joana Boa-Alma Pais

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#17 Mensagem por PSantos » sexta nov 19, 2004 8:50 pm

Olá a todos!
Eu também cheguei muito atrasado...
Também gostaria de saber para quando seria a proxima formação.
Sou estudante de Psicologia do 1 ano e praticante de equitação à +- 1 ano, gostaria de conhecer melhor o trabalho da Drª Aurea e também informar que não consegui aceder ao site que indicou.

Muito obrigado e sudações equestres,

Pedro Santos

joana
Mensagens: 1
Registado: sábado abr 30, 2005 8:59 pm

formação

#18 Mensagem por joana » sábado abr 30, 2005 9:04 pm

Olá a todos, :lol:
Sou licenciaada em psicopedagogia,e faço aulas de hipismo,interessando-me bastante, pelo a Hipoterapia.
Por isso me dirigi a este forum, para saber onde e quando haverá nova formação em Hipoterapia, pois gostaria de a fazer, isto claro se for possivel.
Gostaria também de perguntar como poderemos ser monitores de equitação adaptada?
Agradeço a disponibilidade e fioc a aguardar respostas vossas.
Obrigado.

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

desconhecimento de causa...

#19 Mensagem por vitor_morgado » segunda nov 06, 2006 6:42 am

Meus amigos foristas, estou certo depois de ver os vossos "posts", estou certo que poucos deveram saber o que vos vou perguntar...
tenho uma primita, com 9 anos, que lhe foi diagonisticado hiperactividade... ela é muito inteligente, quando lhe apeteceu aprendeu a ler em duas semanas, mas como não pára é dificil aprender...só aprende o que quer...
Aconselha-se hipoterapia nestes casos? falem das vossas experiencias...



Abraço do victor morgado.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#20 Mensagem por luis pedro » segunda nov 06, 2006 7:43 am

Olá Vitor,

Pelo que descreve, a sua prima poderá beneficiar muito com a prática da equitação incluindo o maneio (tratar, limpar, aparelhar ou ajudar a aparelhar, etc.).
A hipoterapia destina-se a pessoas com limitações muito especiais.

Luis Pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#21 Mensagem por AnaE » segunda nov 06, 2006 6:13 pm

Concordo plenamente com o Luís... mas com um cavalo mmmuuuiiiittttooooo pachorento e paciente :shock: ... que consiga suportar a hiperactividade! :D

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#22 Mensagem por luis pedro » terça nov 07, 2006 7:00 am

Olá,

É necessário, primeiro, garantir que a prima do Vitor gosta (ou começa a gostar) dos cavalos, depois nem será bom um cavalo muito pachorrento, é necessário que ela aprenda que o seu novo amigo não aprecia e torna-se pouco simpático com a sua falta de calma.

Luis Pedro

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#23 Mensagem por Filipe Graciosa » sexta fev 02, 2007 2:22 pm

Notícia:
Curso de Auxiliar de Equitação Terapêutica começa este fim de semana
http://www.cavalonet.com/pt/noticias/no ... php?id=885

Programa:
Curso de Auxiliar de Equitação Terapêutica
http://www.cavalonet.com/pt/eventos/pro ... vento=3041
Filipe Graciosa Jr

correia
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda set 17, 2007 11:01 pm

Olá a todos

#24 Mensagem por correia » terça set 18, 2007 10:33 pm

Bem perante a minha experiência no mundo da equitação, gostaria de perguntar a alguém que esteja mais dentro da hipoterapia, até que ponto não seria relevante um professor de ensino especial fazer o acompanhamento do cavaleiro, visto que no meu entender o professor se encontra com capacidades de auxiliar o monitor e ver realmente a evolução do cavaleiro..

Aguardo resposta

Com os melhores cumprimentos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#25 Mensagem por João dee Deus » terça set 18, 2007 10:39 pm

Correia

O professor Esp. pode e deve estar ao corrente da evolução do cavaleiro, inclusive fazer parte da equipa.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#26 Mensagem por luis pedro » quarta set 19, 2007 8:05 am

Olá Correia,

As aulas de hipoterapia são dadas por um professor do ensino especial. O monitor de equitação deve apenas preocupar-se com o cavalo.

Na equitação adaptada, vertente desportiva da hipoterapia, já é o monitor de equitação quem orienta as lições pois trata-se da execução de provas.

luis pedro

correia
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda set 17, 2007 11:01 pm

ola

#27 Mensagem por correia » segunda out 01, 2007 4:54 am

Obrigado a ambos pelo esclarecimento....

saudaçoes

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#28 Mensagem por Guida » sábado out 13, 2007 7:21 pm

Olá a todos!!

A minha opinião sobre este assunto pode ser criticada por muitos.

Nasci no meio dos cavalos e sempre lidem com eles, portanto não sou nenhuma ignorante...

Por acaso da vida fui tirar fisioterapia.....e juntei o ultil ao agradável....

Nunca, em 14 anos de formação da HandiCheval tinha passado alguem com os 2 curriculuns.

O que vejo por ai a fazerem na area da hipoterapia é ridiculo, salve raras excepções.

Vejo equitadores a tirarem formações sobre neurologia....que nao servem pa nada, neurologia nao se aprende numa semana de formação...

Vejo terapeutas a darem hipoterapia que têm medo de cavalos, vao pas formação e nem o cabeção sabem por...

Como é que um terapeuta faz um backriding sem saber montar?
Como é que um Equitador faz backriding sem saber corrigir posturas?

Não é numa semana de formação que se aprende...

Vejo equipas com equitadores, psicologos, Fisios, e mais o TF e o TO. Os putos ate se assustam.....

e cada um sabe da sua coisa, não ha nenhum que saiba de tudo...

Um percebe da biomecanico do cavalo, se perceber, e outros percebem da biomecanica corporal humana...e juntar os dois??? não???

resumindo....nenhum deles sabe o que anda a fazer...totalmente

e REPITO salvo raras excepçoes....porque há sitios que este trabalho esta bem desenvolvido e com pessoas competentes....em que muitas vezes....trabalham sozinhas, dependendo da gravidade dos casos....

Cumprimentos equestres

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#29 Mensagem por Guida » sábado out 13, 2007 7:27 pm

Já agora...

Quando é que inventam uma formação para casos como o meu??

Vou para as formações de terapeutas.... metem-me a aparelhar cavalos e limpar cascos

Vou para as formações de equitadores...dão-me o basico de neurologia que dei no 2º ano da faculdade...

Estou insatisfeita e revoltada....Queo saber mais....

:D

Cumprimentos

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#30 Mensagem por Miguel Santos » domingo out 14, 2007 5:38 am

Olá Guida! :)

Nunca ouviste nenhuma história de "formados" que sabem menos do que os "não formados"? :wink:

No teu caso, a minha opinião é muito simples e resume-se a muita "prática", o triplo de "investigação" e nunca esqueças o conceito "autodidacta". Aliás, depreendo que sejas profissional de saúde e como tal deveríam ter-te incutido a aplicabilidade destes conceitos na Universidade.

Não obstante, no concerne aos cursos de hipoterapia, concordo em parte contigo, contudo atenta que cada técnico/profissional tem uma função muito específica a desempenhar. Estes cursos que têm vindo a proliferar, não pretendem formar de forma intensiva profissionais de hipoterapia, pretendem, (em minha opinião) dotar os profissionais dos dois ramos (saúde humana e equitação) de conhecimentos mínimos para garantirem segurança na prática da hipoterapia e com isso consolidar as garantias de sucesso da terapia para o paciente. :)
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Responder

Voltar para “Hipoterapia e Equitação Terapêutica”