Criar/Registar uma coudelaria

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Ana Marques Ferreira
Mensagens: 4
Registado: sábado out 27, 2007 12:04 am
Localização: Alfeizerão
Contacto:

Criar/Registar uma coudelaria

#1 Mensagem por Ana Marques Ferreira » quarta out 31, 2007 7:17 pm

Bom dia a todos.
Gostaria de saber se alguém me pode ajudar na seguinte questão:
Quais são os requisitos e que passos são necessários dar para criar e registar uma coudelaria?
Obrigada.
Saudações equestres,

Ana Ferreira

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#2 Mensagem por Miguel Santos » sexta nov 02, 2007 5:53 am

Olá Ana, :D

Vamos ter uma criadora entre nós? :D

Esse acto é em tudo semelhante à criação de uma empresa. :wink: Vais ao órgão acreditato para actos e formalismos empresariais mais próximos da tua zona e inicias os passos de constituição da empresa/sociedade (o CAE - Código Actividade Empresarial, é que irá definir a principal actividade da empresa - neste caso será uma coudelaria o que para o Sr Ministro significa que é uma Exploração Agro Pecuária :roll: ). Caso residas numa das capitais, posso-te sugerir o CFE. Consegues concluír todos os trâmites processoais quase simultaneamente e no próprio momento.

Quanto ao ferro.... bem aí já são outras águas! Sinceramente não sei se existe algum órgão que tutele essa área. Presumindo que não, o ferro ficará ao teu critério. :)

(Não te esqueças das patentes.... :wink:)
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Ana Marques Ferreira
Mensagens: 4
Registado: sábado out 27, 2007 12:04 am
Localização: Alfeizerão
Contacto:

#3 Mensagem por Ana Marques Ferreira » sexta nov 02, 2007 10:42 pm

Obrigada Miguel Santos.
De facto já faço criação há algum tempo mas penso que agora chegou a hora de formalizar as coisas, e era neste sentido que solicitei ajuda. Fiquei esclarecida. Soube que para efeitos de certificação era necessário ter 4 éguas mas não sei se há um número mínimo de garanhões. Tenho um garanhão sela francês muito bom mas, como nasceu cá, não está pontuado. Sabes mais alguma coisa sobre isto?
Obrigada

Belo
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 18, 2007 5:42 am
Localização: Lisboa

#4 Mensagem por Belo » sexta nov 02, 2007 11:04 pm

O que eu ouvi dizer é que para se criar um ferro era preciso no minimo 10 éguas, a parte de registar o ferro é que eu não sei onde se pode fazer.
Mas vou tentar saber onde se fazer o registo se tiver resultados comunico.

Cumps.
Belo
Enquanto houver pessoas que pensam que os cavalos não sentem; Haverá sempre cavalos que sentirão que há pessoas que não pensam.
Imagem

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#5 Mensagem por Miguel Santos » domingo nov 04, 2007 5:38 am

Olá Ana, :D

Parabéns! :wink: :D
Ora bem, a minha área é mais institucional, isto é, tudo o que sejam formalismos, estratégias, segmentação, target, ...., ou seja, a idealização e concretização da ideia de um conceito empresarial. Neste mundo (equestre) ainda sou um novato (como que um caloiro :lol: ) mas penso que o facto do teu garanhão sela francês não estar pontuado não influi sobremaneira na tua ideia. Obviamente que vai limitar o teu espectro de criação, contudo não é um factor desfavorável. (mas tenta saber se não existe forma de o levares a pontuação)

Penso que não és obrigada a ter um número mínimo de garanhões para formalizares a coudelaria (não faltam exemplos de criadores que compram as cobrições e não têm garanhões próprios). Aliás, penso que não tens necessariamente de certificar a coudelaria (para além dos formalismos empresariais - constituição da empresa, dos registo e início de actidade, etc....).
Possivelmente essa questão das 4 éguas está interligada a alguma associação de criadores... (por exemplo a APSL) - cujo associativismo pode representar mais valias para a coudelaria e então aí sim, deverás tem em atenção os critérios necessários para a elegibilidade da coudelaria para a certificação (esses critérios provavelmente variam de associação para associação).

No concerne aos ferros talvez o (ex) SNC te saiba dizer alguma coisa. :wink: Não me espantaría que fosse mesmo esse órgão o responsável pela gestão dos ferros das coudelarias portuguesas. Tinha toda a lógica que assim fosse. :)

Qualquer dúvida que tenhas "manda vir" Ana! :D
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Ana Marques Ferreira
Mensagens: 4
Registado: sábado out 27, 2007 12:04 am
Localização: Alfeizerão
Contacto:

#6 Mensagem por Ana Marques Ferreira » segunda nov 05, 2007 9:13 pm

Obrigada Miguel :wink:

Pedro E
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sexta ago 01, 2008 5:06 pm
Localização: Portugal.

#7 Mensagem por Pedro E » sexta set 05, 2008 8:45 pm

Boa Noite,

Eu tambem tenho uma questão para fazer em relação a este assunto. Esta questão não passa exactamente por criar uma coudelaria mas passa sim por saber se posso ou não criar um ferro e ferrar o meu poldro sem criar nenhuma empresa, sem legalizar ou criar uma coudelaria, mas poder legalizar o poldro e como e filho de pais Lusitanos registados como tal, poder tambem regista-lo no stud book da raca e ser devidamente pontuado.

Será que alguem me pode ajudar nesta matéria?

Responder

Voltar para “Coudelarias”