Tinta que substitua Ferro em braza

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
rasteiro_jose
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 19, 2006 5:35 am

Tinta que substitua Ferro em braza

#1 Mensagem por rasteiro_jose » sábado mai 27, 2006 9:29 am

Tenho um cavalo Lusitano neto do Novilheiro de ferro LN, quando foi marcado deve ter sido em muito novo, e quem fez o serviço não me parece que soubesse muito do assunto, porque neste momento não se visualiza, e
quando tal acontece é na situação de molhado.

Neste momento o cavalo tem 10 anos e gostava que se visualiza-se o ferro,
não vou cometer o erro de o marcar de novo, nem sei se o criador dava autorização.

Pedia a vossa ajuda e opinião aonde posso adquirir tinta que substitua a
marca do ferro, já que me informaram que é possível tal situação.

Cumprimentos a todos

Jose Rasteiro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » domingo mai 28, 2006 8:53 am

Olá Rasteiro_jose,
Não conheço tinta para esse efeito mas em alguns países usam o azoto líquido para o mesmo efeito, só que em vez de queimar a pele ficam os pêlos brancos e também é definitivo.
Cumprimentos,
Luis Pedro

rasteiro_jose
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 19, 2006 5:35 am

#3 Mensagem por rasteiro_jose » domingo mai 28, 2006 9:34 am

Obrigado Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Re: Tinta que substitua Ferro em braza

#4 Mensagem por cervantes » domingo mai 28, 2006 9:17 pm

rasteiro_jose Escreveu:Tenho um cavalo Lusitano neto do Novilheiro de ferro LN, quando foi marcado deve ter sido em muito novo, e quem fez o serviço não me parece que soubesse muito do assunto, porque neste momento não se visualiza, e
quando tal acontece é na situação de molhado.

...

Cumprimentos a todos

Jose Rasteiro
Ola Jose Rasteiro,

Também possuo uma égua PSL, neta do Novilheiro, com Ferro Lino Neto que também se vê mal. Com toda a certeza familiar proxima do seu cavalo.

Nunca me preocupei em realçar esta particulariedade dada pelo seu criador, preocupei-me sempre mais em lhe desenvolver e realçar as suas outras particularidades dadas pelo outro "Criador". :lol: :lol:

De qualquer forma se a pretende realçar, podera sempre recorrer à tatuagem sobreposta à respectiva marca a fogo.

Cumprimentos Cavaleiros,

Virgilio Cervantes

rasteiro_jose
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 19, 2006 5:35 am

#5 Mensagem por rasteiro_jose » terça mai 30, 2006 8:56 am

Caro colega Cervantes

Desde já o meu obrigado na tentativa de me ajudar, mas a questão de
uma tatuagem a realçar, está vendo a situção que envolve?? só com o
cavalo a sonhar...

Quanto á parte de me não preocupar muito em realçar essa particulariedade dada pelo seu criador "LN", mas sim as capacidades estas sim dadas estas pelo outro "Criador o Original", desde já lhe posso garantir que estão bem desenvolvidas e exploradas adequadamente para a capacidade que o cavalo possui,e felizmente a maior parte foram transmitidas por mim ao longo muito tempo de trabalho, daí agora querer realçar a particulariedade do ferro do seu criador, á qual sou de opinião que o ferro num cavalo é para ser visto"SEMPRE", tomando como um exemplo "a ajuda que se pode prestar a terceiros em reverem as suas escolhas no momento de aquisição de qualquer exemplar.

Gostava que o tipo de sugestão que me apresentou, tivesse sido bastante pensada, e que não a tivesse praticado na sua Égua, porque quem lê as
linhas deste forum pode seguir a sua sugestão e então logo verá o errado
que estava quando a tomou.

Cumprimentos e espero que não leve a mal estas entrelinhas

Jose Rasteiro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#6 Mensagem por cervantes » terça mai 30, 2006 9:27 am

Caro Jose,

Quando falei em tatuagem não estava propriamente a pensar em que o meu amigo pegasse no seu cavalo e o levasse ao "Mr. Tattoo" do fim da rua dos Caldeireiros!!!!!?????
Claro esta que falava na tatuagem equina! Metodo hoje em dia e cada vez mais utilizado pelos criadores europeus (que entendem que a marca a fogo é uma "selvagaria").
Este tipo de tatuagem pode ser aplicado também para realçar as marcas a fogo pouco visiveis - como é alias o caso. E não, não apliquei este metodo à minha "Qualidade".
Concordo consigo quanto à importância da marca de criador, também o sou (ja fui mais, os tempos estão dificeis) mas ficaria muito honrado em ler o seu "post" se o meu amigo estivesse a referir-se a um cavalo de meu ferro. Bem haja.
Falando de outra coisa, mas no seguimento do seu "post", não sei bem se é moda mas o pessoal parece que anda um pouco nervoso aqui no forum... até ja aqui chega aqui "nervoso"! Se calhar por se preocuparem mais com o "que queria o bacano dizer com isto" do que propriamente com aquilo que realmente ele disse.
O facto de eu não me ter preocupado com a questão da visibilidade do ferro da minha égua e me preocupar com outras questões que o "Criador" não concluiu, foi apenas a minha opção, não lhe estava a chamar nenhum nome nem a mandar o meu amigo a parte alguma!

Fico feliz por saber que o meu amigo conseguiu particularidades bem "desenvolvidas e exploradas adequadamente para a capacidade que o cavalo possui" e tudo isso feito por si.

Zummmmmmm! Velocidade de cruzeiro!

Cumprimentos Cavaleiros,

Virgilio Cervantes

rasteiro_jose
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 19, 2006 5:35 am

#7 Mensagem por rasteiro_jose » quarta mai 31, 2006 7:34 am

Caro Luis Pedro

Obrigado pela ajuda, e talvez vá seguir por esse método de utilizaro Azoto
Liquido para realçar a marca do ferro.

Cumprimentos

Jose Rasteiro

rasteiro_jose
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 19, 2006 5:35 am

#8 Mensagem por rasteiro_jose » quarta mai 31, 2006 8:06 am

Caro Cervantes

Geralmente quando entro nos foruns, é para pedir conselhos, ou tentar ajudar com o pouco que sei, alguém que assim necessite, e nunca intervenho noutro sentido. Infelizmente como lhe coube comentar, a interpretação do que se lê, nem sempre é ,o que quem escreve quis transmitir, este facto fez-me comentar, reconheço um pouco agreste, a sua resposta ao pedido que coloquei neste forum, mas não foi de maneira alguma por chegar ao mesmo, "nervoso", nem ser modo algum adepto dessa "nova moda", mas sim por desconhecer por completo que se podiam fazer Tatuagens" para substituição do ferro e achar mesmo que seria gozo, o que me levou a pensar que a sua sugestão estaria a prejudicar o efeito da mesma.

Não querendo me alargar mais, queria sinceramente desejar-lhe sorte com os seus cavalos, esperando ainda um dia ver um com a sua marca, e quem sabe, nos encontraremos numa parte qualquer do país e
trocaremos ideias e conhecimentos.

Cumprimentos

Jose Rasteiro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#9 Mensagem por cervantes » quinta jun 01, 2006 4:09 am

Tudo bem amigo Jose Rasteiro.
Seja bem vindo ao forum a sua participação sera com toda a certeza uma mais valia para todos nos.

Que todos aqui cheguem com o seu espirito.

Ja agora, relativamente à aplicação do Azoto liquido, repare que o seu efeito so se torna realmente eficaz em cavalos de pelagem escura. Penso q o seu devera ser Ruço.
A "queimadura" provocada pelo Azoto é branca, por tal não sobressai em cavalos de pelagem clara.

Cumprimentos Cavaleiros,

Virgilio Cervantes

rasteiro_jose
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 19, 2006 5:35 am

#10 Mensagem por rasteiro_jose » quinta jun 01, 2006 8:33 am

Caro Cervantes

Quero agradecer a informação sobre o Azoto liquido para marcar.
Realmente o cavalo é ruço, e com tendencia de ficar cada vez mais claro,
o que já está sucedendo,como tal não irá dar resultado pretendido.

Conforme sua 1ª sugestão, se souber quem faça as tais tatuagens agradeço,
informação,só que eu estou vivendo na zona de Almada, e pelo que vi da sua localização penso que vive na zona do Porto como tal se tiver alguma pista desta zona, e puder disponibilizar, ficaria grato.

Cumprimentos

Jose Rasteiro

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#11 Mensagem por Dr.Elina » quinta jun 01, 2006 6:16 pm

Os ferros na coxa não se marca com tatuagens. Tatuagens (que muitas vezes são usadas no Norte da Europa) são feitas nos lábios do cavalo, por dentro e quando ainda são poldros pequenos. Depende da raça e do país se é feita no lábio superior ou no inferior. As tatuagens depois vão modificando quando o poldro vai crescendo e muitas vezes causa problemas em reconhecimento pois a forma dos números e as letras tem se modificado tanto que quase ficam ilegíveis.

Agora o ferro na coxa, normalmente são feitas com o ferro na braza. Mas hoje em dia já há pessoas que fazem estes ferros com um ácido que, segundo eles dizem, deixa uma marca mais legível nos cavalos ruços do que um ferro na braza. Eu pessoalmente não gosto da ideia do ácido.

Quanto ao azoto líquido, ou seja a marcação por frio, é mais uzada também no Norte da Europa e é usada para marcar cavalos com letras e números pequenos, ou no pescoço, na espádua ou no dorso. Nunca ouví ou tenho visto que fosse utilizado para por o ferro do criador/raça para a coxa. Este tipo de marcação deixa sempre pelos brancos.

Eu pessoalmente prefiro a marcação com o ferro na braza pois não necessita de tanto pressão com um tempo prolongado tal como com a marcação por frio. Por frio por vezes é necessária uma ou duas repetições com 3 mezes de intervalo para que a marca fica legível. http://community.webshots.com/photo/124 ... 129CeVRUQ# Como por exemplo o cavalo do link necessitou de 2 marcações extra em uma das duas letras e em um dos dois números.

Para ter os cavalos bem "marcados" e "reconhecíveis" eu pessoalmente prefiro o microchip (que por acaso tem sido obrigatório nos cavalos nascidos depois de 1998), o ferro do criador (e talvez o número no pescoço se for o caso disso) e o livro azul com o rezenho bem feito. Isto já é off topic :D

Modificação/mexer com o ferro do criador já feito: não concordo mesmo nada com isso. Eu pessoalmente ficaria ofendida se alguem fosse mexer num ferro meu. Antes poderia pensar que têm vergonha de ter um cavalo com o meu ferro e o querem alterar para parecer ferro do outro criador (eu sei que não é caso disso). Se o ferro não está 100% bem legível, paciência meu amigo. Não é por o ferro ser bem legível que o cavalo se torna um bom cavalo. E o cavalo com certeza tem outras marcas marcadas no livro azul para o seu reconhecimento.

rasteiro_jose
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 19, 2006 5:35 am

#12 Mensagem por rasteiro_jose » segunda jun 05, 2006 8:40 am

DR. Elina

Agradeço a suas informações sobre a marcação na coxa com tatuagens e a líquido, que vieram cultivarem-me um pouco mais na minha pobre sabedoria sobre o assunto.

Desde que coloquei esta questão neste forum, tenho recebido informações úteis mas igualmente comentários, sempre com algo escondido nos mesmos, que no seu caso depois da magnifica explicação , as frases que aplica no final estragam o que de bom veio contribuir "Não é por o ferro ser bem legível que o cavalo se torna um bom cavalo", "I hate stupid people!", sobre esta última só lhe posso escrever que eu também.

Será que ainda NINGUÉM PERCEBEU que a "ÚNICA COISA QUE EU QUERO É TER O FERRO DO CRIADOR RECONHECIDO NO CAVALO " e não lições sobre reconhecimento nas razenhas, nos microchips no Livro Azul e por aí fora... se tivesse lido as linhas que escrevi ao Colega Cervantes, verificaria que e volto a citar "Quando entro nos foruns é para aprender e contibuir com o pouco que sei" e não para ter lições de moral e ser ofendido.

Jose Rasteiro

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#13 Mensagem por Dr.Elina » segunda jun 05, 2006 6:04 pm

Sr. José ficou ofendido com a minha assinatura?

Não devia pois é uma assinatura e um pensamento meu. Também não tenho definido nomes ou como são as pessoas estúpidas de quem não gosto ;)

Por tanto...

Quanto ao ferro, eu só disse a minha opinião. O que cada um faz com os seus cavalos não me diz respeito nem me interessa (até certo ponto). Eu só não acho bem em mexer nos ferros (até que acho que seja ilegal, tal como alterar o número de serie nos carros por exemplo), e também acho que não vai conseguir com que o ferro fica mais legível uma vez que no lugar do ferro já há cicatriz.

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

LN

#14 Mensagem por Nuno Avelar » segunda jun 04, 2007 11:57 pm

ola. conheco o criador do cavalos em questao. penso que falando com ele ele nao se importará de o voltar a marcar. caso o ferro que ja tem nao se veja mesmo nada. para ferrar bem os cavalos o ferro tem de estar bem vermelho. e tem de estar so 1 elemento a ajudar para tirar a sensibilidade do local onde se vai marcar o ferro.

Responder

Voltar para “Coudelarias”