Coudelaria Ortigão Costa

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
PAULO BASTOS
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 28, 2006 6:09 am

#31 Mensagem por PAULO BASTOS » segunda jan 29, 2007 3:40 am

Ora viva!!!Deixem-me desfazer algumas dúvidas a propósito dos "ortigões",visto que lá trabalhei:criou-se a ideia que os cruzados são lazões e os lusitanos pretos.Ora, se pensarmos um pouco,é fácil chegar à conclusão que não pode ser assim tão linear.Geneticamente é impossivel que assim seja,pq se cruzarmos preto com preto,não obtemos automaticamente preto(lazão e palomino são outras possibilidades).Assim sendo,temos ambas as pelagens nos lusitanos e os cruzados.Qt à Xossa,parabéns pela compra.Pelo que me lembro dela(é dificil no meio de tantos) tem enormes possibilidades se lhe derem tempo.Li algures o amigo João de Deus dizer que se pudesse comprava um dos cruzados Hann.Fazia muito bem,havia um deles que era um cavalo de futuro...grande abraço a todos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#32 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 29, 2007 4:08 am

Paulo

Pois os meus olhos ficaram com esse cavalo e só por curiosidade gostaria de lhe seguir o rasto pois eu nestas coisas é como um radar.. :wink:
É que bateu-me forte, e já havia muito tempo que não acontecia. :shock:

Fala-nos lá sobre os ortigões...

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#33 Mensagem por luis pedro » segunda jan 29, 2007 5:24 am

Olá João,

Os cavalos pretos despertam sempre paixões :lol:

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#34 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 29, 2007 5:33 am

Faço minhas as palavras do Luis Pedro,que agora lhe redirecciono.

Olá Cervantes,

Nunca o considerei como atrasado, muito pelo contrário, mas detesto que trate os outros (nos quais me incluo) como tal.

Luis Pedro


saudações marialvas :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#35 Mensagem por luis pedro » segunda jan 29, 2007 6:31 am

Olá João,

Não se melindre, pretendia ser uma brincadeira.

Apesar de não o conhecer pessoalmente e de discordar de muitas das suas "posições" (não só acerca de cavalos e equitação) estou absolutamente convencido que é uma pessoa de convicções e intelectualmente honesto.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#36 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 29, 2007 6:39 am

Luis

E não me apaixono pela cor dos cavalos....e quando são pancadas destas,eu que sou um impirico,sei o que querem dizer.

Foi só por isso que o seu comentario me desagradou.

Deu a ideia de que os meus pareceres se fundamentam nas cores dos cavalos,e como já deve ter percebido,são por um pouco mais do que isso.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

amigos relaxem....

#37 Mensagem por vitor_morgado » segunda jan 29, 2007 7:25 pm

Tenho seguido atentamente os vossos posts, e partilho do facto, que há cavalos que nos tiram a respiração só de um simples olhar... As suas caracteristicas morfologicas, psicologicas e animicas, fazem dos cavalos uma força da natureza. Num simples olhar tu se define, onde o primeiro pensamento, é quando é que ele vai ser meu... Um cavalo é um todo, onde muitas vezes as caracteristicas, também de pelagem são importantes. A nobreza está no conjunto e não no pormenor... Meus amigos estamos aqui por causa dos cavalos e pelos cavalos... relaxem!



Abraço do vitor morgado.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#38 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 29, 2007 8:35 pm

Pois eu quando um cavalo me "toca",nunca sei dizer porquê...ao contrario de outros em que manifesto e fundamento a minha opinião que até pode ser boa.

saudações marialvas....mas isto são feelings de previgiliados como eu....assumo e confirmo....de peito aberto....à Marialva......e ponto final.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

PAULO BASTOS
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 28, 2006 6:09 am

#39 Mensagem por PAULO BASTOS » quinta fev 08, 2007 4:28 am

Amigo João,tinha-me pedido para falar dos ortigões.Já se sabe que é sempre complicado generalizar:a primeira ideia que me vem à cabeça é que são cavalos algo complicados de início,em que o trabalho de desbaste e pós-desbaste assume uma importância ainda maior que o normal.Ultrapassada esta fase com sucesso,são cavalos que se entregam ao cavaleiro, revelando enorme generosidade.Destaco os decendentes do Latino,filho do Maravilha,que aliavam as qualidades dos Veigas a uma calma fora do normal neste sangue,possibilitando uma aprendizagem bastante rápida.Não se esqueçam destes 2:Tálio e Valioso.Espero ter dado algumas "luzes" acerca desta coudelaria aos interessados.Um abraço

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#40 Mensagem por João dee Deus » quinta fev 08, 2007 4:51 am

Paulo

BEM......agora até me deixaste a abanar.....

Esta minha atracção aos Ortigões,mais uma vez sem fundamentos vividos,são só de ver,vem a ser agora parcialmente explicada por essa entrega tardia dos cavalos de que falas...é que é mesmo disso que eu gosto....parece incrivel...

Aquela "quebra de asa" que por vezes os cavalos teem à que se segue uma entrega "fraternal" é que me arrepiam...

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

PAULO BASTOS
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 28, 2006 6:09 am

#41 Mensagem por PAULO BASTOS » sexta fev 09, 2007 6:04 am

Se gosta desse tipo de cavalos,então estes foram feitos à medida para si!!Asseguro-lhe que se forem levados com "jeito",vão connosco até ao fim do Mundo!
Mas lembrei-me agora de você ter dito que punha o cruzado que viu na Golegã a "fazer tricot" se ele fosse seu:visto que não o conheço não vou duvidar da sua capacidade equestre.Mas quase que me atrevo a dizer que torcia para que não o conseguisse.É que um cavalo com aquele tamanho e andamentos a fazer costura...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#42 Mensagem por João dee Deus » sexta fev 09, 2007 6:51 am

Paulo

Tu não és desse tempo mas quando se queria falar da nossa habilidade,exagerava-se pelo impossivel,à boa maneira Marialva,e dizia-se:

ISSO NA MINHA MÃO ATÉ FAZIA CROCHET....e era uma risota.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

PAULO BASTOS
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 28, 2006 6:09 am

#43 Mensagem por PAULO BASTOS » sábado fev 10, 2007 4:18 am

Então e agora?!?!Acha que não se exagera?!Agora exagera-se para além do impossivel!!A diferença é que enquanto na sua altura se fazia como brincadeira,hoje em dia faz-se para sobrevalorizar algo que muitas vezes não tem valor nenhum:como os piaffe que muitas vezes não passam de "piaffoge"

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#44 Mensagem por João dee Deus » sábado fev 10, 2007 4:35 am

Paulo

Podes crer que recordo aquelas tertulias em que se começava a sério,técnicamente, e se acabafa no exagero, na risota,no escárnio, e só se metia a falar quem tivesse estaleca para se aguentar naquela pedalada infernal...e não haviam gritos para se ouvirem.,e ninguem saía zangado e se sísse é porque tinha bebido pouco :lol: :lol: :lol:

saudações marialvas...e whiskie nem havia...era só tinto.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

PAULO BASTOS
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 28, 2006 6:09 am

#45 Mensagem por PAULO BASTOS » quarta fev 14, 2007 2:56 am

Mas felizmente que ainda hoje se encontra sítios onde isso é possivel,onde ainda se mantém esse espírito tradicional saudável.onde toda a gente tem o direito de falar das suas experiências,quer seja cavaleiro há 40 anos,quer tenha montado 1 vez na vida, ou mesmo que seja uma das mulheres habituada a esperar por nós quando prometemos chegar às 6...e chegamos às 6 da manhã!!!
Qd voltar a Portugal faço questão de convidar quem tiver esse espírito a visitar a Quinta da Marchanta, Turismo rural e Equestre dos meus amigos César e Graça, perto de Santarém.É um desse sítios!!!

Responder

Voltar para “Coudelarias”