Coudelaria Quina, a linhagem desaparecida?

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
jocamaia
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: sexta mai 26, 2006 5:19 am

#16 Mensagem por jocamaia » domingo nov 04, 2007 8:09 pm

A pergunta dos dos quina que mais se destacaram é interessante, isto porque apenas consegui descobrir dois quinas foram toureiros e como pouco se destacaram.

Esses cavalos são o Urque, pertenceu aos cavaleiros Afonso Lopes e Miguel Fernades e o Urquil que pertenceu ao cavaleiro João Paulo.
O Urque aparece como capa de um livro sobre o cavalo lusitano.

aficionado
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 02, 2006 10:44 pm

#17 Mensagem por aficionado » segunda nov 05, 2007 5:15 am

Atão o Van Gogh de João Salgueiro não foi bom ? O Urquil penso que foi do José Paulo e não do João Paulo.

O Xaquiro, o Urque e o Urquil eram os três irmãos da parte de Pai, o Pai é o Quieto.

jocamaia
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: sexta mai 26, 2006 5:19 am

#18 Mensagem por jocamaia » quinta dez 06, 2007 6:20 am

PAGODE - outro lusitano de ferro Quina que foi toureiro ( do josé Mestre Batista se não me engano ) e que padreou na coudelaria Sociedade Agricola de Santo Estevão.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#19 Mensagem por Wasserluft » quinta dez 06, 2007 9:56 pm

No Picadeiro onde tenho o Violino têm 3 éguas de ventre todas filhas de umas éguas Quina que o Criador comprou na Altura da Catástrofe dos Cravos sendo uma delas Isabel inclusive . Vou falar com o Criador e colocarei , a posteriori , novidades .
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

aficionado
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 02, 2006 10:44 pm

#20 Mensagem por aficionado » segunda dez 10, 2007 7:17 am

jocamaia Escreveu:PAGODE - outro lusitano de ferro Quina que foi toureiro ( do josé Mestre Batista se não me engano ) e que padreou na coudelaria Sociedade Agricola de Santo Estevão.
o Pagode penso que foi de Alfredo Conde e não de José Mestre Batista
jocamaia Escreveu:A pergunta dos dos quina que mais se destacaram é interessante, isto porque apenas consegui descobrir dois quinas foram toureiros e como pouco se destacaram.

Esses cavalos são o Urque, pertenceu aos cavaleiros Afonso Lopes e Miguel Fernades e o Urquil que pertenceu ao cavaleiro João Paulo.
O Urque aparece como capa de um livro sobre o cavalo lusitano.
O Urquil penso que foi de José Paulo e não de João Paulo

jocamaia
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: sexta mai 26, 2006 5:19 am

#21 Mensagem por jocamaia » terça dez 11, 2007 12:39 am

Tens razão o cavaleiro é José Paulo e não João paulo, como escrevi anteriormente ( foi um engano).
Já agora outro Quina q foi toureiro - Zique

aficionado
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 02, 2006 10:44 pm

#22 Mensagem por aficionado » segunda jan 21, 2008 7:15 pm

jocamaia Escreveu:PAGODE - outro lusitano de ferro Quina que foi toureiro ( do josé Mestre Batista se não me engano ) e que padreou na coudelaria Sociedade Agricola de Santo Estevão.
o Pagode penso que foi de Alfredo Conde e não de José Mestre Batista

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#23 Mensagem por Guida » quarta jan 23, 2008 2:25 pm

Olá!!

Acho que pela coudelaria de Vila Viçosa tambem andam uns descendentes da respectiva linha....inclusivé um estava na golega...

Cumprimentos
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

ruben bernardes
Mensagens: 1
Registado: terça fev 01, 2011 4:54 pm

Re: Coudelaria Quina, a linhagem desaparecida?

#24 Mensagem por ruben bernardes » segunda mai 09, 2011 12:09 pm

Bom dia
Acho de muito interesse reactivar as antigas linhas de cavalos que temos em Portugal.
Não nos podemos esquecer que tivemos por muitos séculos uma selecção de cavalos que nos levou ao cavalo Lusitano. Esta selecção vem de orgulho que os criadores tinham em ter bons cavalos, na altura os cavalos eram os Ferrareis e Porches da altura, em que os seus criadores esforçavam-se ao máximo para os ter, isto só para perceber a importância que os cavalos tinham á 100 anos por exemplo, do mesmo modo como temos hoje pessoas que têm grandes fortunas e orgulho nos carros que têm, antes este era igual mas em cavalos. Os cavalos demonstraram a sua aptidão na tauromaquia e beleza pois é a nossa tradição e não em corridas como os Ingleses ou Irlandeses que levaram essa tradição para os Estados Unidos.
A linha Quina ainda se pode encontrar em grande grau de pureza genética em certos criadores que a preservam .
A informação que tenho a respeito desta selecção feita pela família e Coudelaria Quina é que são cavalos muito doseis robustos e fortes com grande aptidão para a tauromaquia, pois perante o perigo não fogem enfrentam o touro instintivamente sem fugir, muito ágeis e fortes, pois o que faz um cavalo enfrentar o touro é este saber que tem a força necessária para o enfrentar.

Esta é a informação que tenho á cerca deles e tem sido beneficiada com garanhões de grande nome na tauromaquia não fugindo ás linhas. Penso que é uma linha que devia ser preservado tal como a Veiga, Andrade, Coimbra e outras não menus importantes.

Responder

Voltar para “Coudelarias”