Coudelaria Quina, a linhagem desaparecida?

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Coudelaria Quina, a linhagem desaparecida?

#1 Mensagem por vitor_morgado » domingo dez 03, 2006 11:57 pm

Meus amigos introduzi este novo tópico, já que gostaria de saber mais relativamente à coudelaria QUINA extinta, pelo que sei, por volta da revolução dos cravos...

O que será feito desta linhagem, terá desaparecido? será que podemos encontrar algum reduto em portugal ou no mundo, a linhagem quina em estado puro?

Quais serão ou seriam as aptidões dominantes dos cavalos quina? quais as suas caracteristicas morfologicas singulares, que os distinguem dos demais?

Qual o papel desta coudelaria para o desenvolvimento do nosso puro sangue lusitano em portugal?

tenho feito várias pesquisas na internet, mas infelizmente sem grande sucesso...neste sentido resolvi partilhar este assunto convosco...

obrigado

abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda dez 04, 2006 4:06 am

Victor

Isso já foi há tanto tempo que dificilmente acharás o fio à meada.

Há outro ferro que conheci e que nunca mais o vi que é4 o ferro da Merceana,eram uns Lusitanos muito vistosos.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#3 Mensagem por Dr.Elina » segunda dez 04, 2006 4:52 am

Se não estou em erro, os cavalos (ou alguns deles, como o Xaquiro) da coudelaria Pedro Passanha são descendentes da linha Quina.

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

100% QUINAS, haverá hipoteses de recuperação desta linhagem?

#4 Mensagem por vitor_morgado » segunda dez 04, 2006 8:44 am

Meus amigos este assunto foi-me despertado, quando estava a vêr o site da ABPSL na parte dos leilões, e estava à venda uma égua 100% QUINA chamada de MARÉ_ gostava que voçês vissem bem.

http://www.associacaolusitano.org.br/lu ... _luis.aspx

Será que podiamos recuperar esta linhagem? pode ser que com a leitura dos nossos amigos foristas dos nossos posts poderemos encontrar um fio condutor que nos leve a compreender toda esta perda (aparente) genética de grande valor...

quanto ao ferro da Merceana, vou investigar também, já que não podemos projectar o futuro sem compreendermos o passado... Senhor joão quando puder conte mais sobre estas duas linhagens atrás faladas. obrigado.

Abraço do victor morgado

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » terça dez 05, 2006 9:10 am

Olá Victor,

Fazendo uma busca no "google" por Quina aparecem coisas interessantes e pelas quais se poderá concluir que a "linhagem" Quina tem origem em cavalos e éguas de criadores Portuguêses, deixou produtos que tem continuado a reproduzir. Por conseguinte e muito embora não se recupere a coudelaria em si a "linhagem" continuará.

Esta não foi a unica coudelaria vitima dos cravos, por exemplo, a coudelaria de Guilherme Gião que produzia árabes e anglo-árabes (de excelente qualidade) também se perdeu, mas a "linhagem" acabou por reaparecer, após inumeras peripécias, estando hoje nas mãos de Manuel Heleno.

Luis Pedro

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Coudelaria quina em PORTUGAL?

#6 Mensagem por vitor_morgado » terça dez 05, 2006 12:15 pm

O que eu pretendia era tentar encontrar animais 100% quina, para tentar descobrir a origem, o seu percurso pela historia... mas no mundo web só encontrei no brasil... estou certo que em portugal haverá também no seu estado puro... quem as tem também não as vende! Até parece que os PSL não são portugueses... é triste!

se pensarmos que o preço de um cavalo no brasil, será inflacionado cerca de 5000€ para o transporte...perde-se logo o entusiasmo...

A ideia que me ocorreu era tentar encontrar um fio condutor no sentido de conhecer mais sobre a nossa história cavalar...

uma ideia para um novo tópico poderia ser "coudelarias extintas, onde andam?".

amigos, é muito tarde e estou muito cansado... para meu bem acabo por aqui, por agora...


Abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » terça dez 05, 2006 5:12 pm

Foi uma pena deixarem durante tantos anos e ostensivamente crescer tanto analfabeto,acho que eram mais de 30%,porque os cravos não se compadeceram desse facto.

Depois desse tempo,tambem houve muito xico esperto que inventou coudelarias e ferros porque o registo era facil.
Donde algumas coudelarias que "desapareceram",nunca tiveram éguas :lol: :lol:

No entando é um estudo muito válido esse.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#8 Mensagem por Dr.Elina » terça dez 05, 2006 5:58 pm

Vitor, a égua Máre que está no teu link, é uma égua da criação de Calheiros Ferreira, pai Zaquiro e mãe Elzinquia. O pai Zaquiro (ferro José Manuel Correia Lopes) tem 40 descendentes (os últimos nasceram em 2003 na Coudelaria Botelho Caseiro) e a mãe Elzinquia (ferro Alfredo Conde) tem 9 descendentes (6 no Calheiros Ferreira 1992-97 e 3 no Haras Vale da Raposa 2001-02).

Por outro lado, acho "piada". Esta égua vai das linhagens para Veiga e Assunção Coimbra.

Aqui neste link está o pedigree da égua:
http://www.sukuposti.net/sukutietokanta ... ero=500217

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Obrigado, Dr. ELINA.

#9 Mensagem por vitor_morgado » terça dez 05, 2006 7:23 pm

Dr.Elina, obrigado por reestabelecer a verdade, em relação a esta égua camada maré. Eu normalmente não costumo afirmar nada sem consultar o SNCoadélico. Mas infelizmente, e ultimamente o site nem abre... Lá eu estudo, ou estudava, bem o potencial genético dos cavalos... obrigado


João o que disseste é muito válido, mas eu pouco conheço dessa situação... E que tal um pouquinho de história? os mais novos, como eu, vão gostar de saber desta evolução.

a todos, um bem hajam!!!


Abraço do victor morgado

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#10 Mensagem por AnaE » terça dez 05, 2006 7:56 pm

Um exemplo que não pode ser esquecido é a linhagem de Manuel Quina. Em seu programa, Quina fez o cruzamento das linhagens Alter Real e Veiga com muito sucesso. E, dentre os criadores de Lusitanos, os tão admirados, Xaquiro, Xique-Xique e Visqueiro, são todos pertencentes a linhagem Quina.
Encontrei esta referência à linhagem Quina no site de um criador Holandês.http://www.lusitano-nederland.nl/html/de_originpu.htm

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » terça dez 05, 2006 10:03 pm

É uma descrição com certa logica com excepção à referencia ao tempo feudal em que não foi bem assim.Mas isso não interessa.

Fiquei surpreendido quando dizem que HÁ andaluzes inscritos no livro dos Lusitanos..

Tambem não sabia que Alter tinha ido ao zero em 1920...só não disseram quanto tempo lá esteve.Foi muito pior que no 25 :wink:

Fundamentam pouco os Veigas que para mim são os mais autenticos Lusitanos e mais nos Alter que são os mais mediaticos.

Mas gostei e sempre se aprende.

saudaçºões Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » terça dez 05, 2006 10:21 pm

Fiquei surpreendido quando dizem que HÁ andaluzes inscritos no livro dos Lusitanos
... têm que estar... alguns chefes de linhagem são espanhois "puros" e esses pelo menos tinham mesmo que estar! :D

Esta coisa das origens dos cavalos... se os criadores forem mesmo rigorosos no registo... é muito interessante!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » terça dez 05, 2006 11:09 pm

Sim mas como reprodutores e não como produtos penso eu..
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

aficionado
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 02, 2006 10:44 pm

Quinas cavalos de toureio

#14 Mensagem por aficionado » sábado nov 03, 2007 7:37 am

Quais foram os Cavalos Quinas quue mais se destacaram no Toureio?

jocamaia
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: sexta mai 26, 2006 5:19 am

#15 Mensagem por jocamaia » domingo nov 04, 2007 7:18 pm

Olá!

Vitor Morgado, não sei se isto tem algum interesse na tua pesquisa, mas quem ficou com alguns animais de ferro Quina foi o cavaleiro e criador Paulo Caetano, um desses animais que ele ficou foi a Quieta que é mãe do Xaquiro.

Responder

Voltar para “Coudelarias”