A 3ª idade... nos cavalos!

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

A 3ª idade... nos cavalos!

#1 Mensagem por AnaE » terça ago 10, 2004 12:12 pm

Podem achar q o tema é lamechas.... mas como cavaleira, proprietária e apaixonada por cavalos é algo que me preocupa, e sobre o qual gostaria de ouvir opiniões e experiências dos outros participantes do forum.

A vida do cavalo parece ser cada vez mais longa devido à melhor qualidade dos alimentos, e cuidados na sua utilização e saúde.... mas o que fazer quando ele deixa de nos poder carregar às costas?

Felizmente o meu cavalo ainda está longe dessa situação, mas pelo que tenho ouvido as perspectivas para um cavalo velho não são nada animadoras.... e em muitos casos passa pelo abate!

Fazendo um paralelo com a situação nacional dos cuidados à 3ª idade dos humanos, não me parece que o panorama nacional seja nada animador.

Noutros países existem centros hipicos e quintas que se dedicam também a acolher cavalos retirados, principalmente em regime de campo, mas com assitência..... e por cá quais as soluções?

poldrinha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 63
Registado: quarta abr 21, 2004 12:56 pm
Localização: Porto

#2 Mensagem por poldrinha » terça mar 29, 2005 7:52 pm

Boa tarde
Há algum tempo ouvi um senhor a komentar k o seu kavalo estava a fikar velho e este ia manda-lo para o abate.
Fikei kompletamente chokada pois axo k é nestas alturas k nos devemos lembrar o que estes animais nos aturaram. Neste momento tenho um cavalo k daki a pouko tempo vai deixar de poder ser montado devido a sua avançada idade mas este vai kontinuar a dormir numa box. A únika koisa k vai mudar é o trabalho. Em vez disso vai passear um pouko para o pasto. Axo k os cavalos devem d ser sempre tratados kom mto respeito mas os d mais idade ainda mais pois temos k levar em konta k precisam d deskansar.

Bjinhus para todos

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#3 Mensagem por Joana Abreu » terça mar 29, 2005 8:20 pm

Existem quintas que aceitam cavalos velhotes.
O problema é que, os Cavalos mais velhos, são menos resistentes, e se o tratamento e acompanhamento não for de qualidade, eles morrem num instante.

Em Portugal não conheço quem faça (como forma de negócio) este serviço com qualidade. (o que não quer dizer que não haja)
Este serviço (hotel 3ªidade) bem feito, não é barato.
Como infelizmente os portugueses só gostam é de preços de oportunidade, e não procuram a qualidade, se calhar é por isso que não há da mesma forma que existem noutros países.

Magui
Mensagens: 2
Registado: domingo abr 10, 2005 10:00 pm
Localização: Lisboa

#4 Mensagem por Magui » domingo abr 10, 2005 10:07 pm

Olá Amigos,

Este post diz-medirectamente respeito... :lol: Tenho uma "grande amiga" de 27 anitos bem contados, e achei interessante partilhar convosco o outro lado, o lado das pessoas que não abatem os seus amigos por serem velhos, mas que os mantêm e tratam o melhor que podem, mesmo que isso implique não haver lugar para um mais novo, que daria maior satisfação pessoal, embora o facto de a Ucha ser uma grande satisfação para mim.....
Por vezes não é fácil, há momentos delicados, quando ela nãoquer comer, quando está mais em baixo, quando uma cólica teima em aparecer.... enfim, mas ela lá vai aguentando, com muita força e cheia de carinho de todos que a adoram, especialmente o meu tio que é quem trata dela e apanha os "sustos" em 1º plano.....



Um grande abraço para todos...


Magui :wink:
Quando o vosso amigo envelhecer, não o descurem, lembrem-se sempre dos bons tempos que vos proporcionou....

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#5 Mensagem por balza » terça jun 14, 2005 8:58 am

Olá,

Realmente ainda há muita gente que desde do momento que os animais deixam de lhes dar "lucro" que sem pensar duas vezes os abatem.Eu axo isso uma barbaridade pois se não os querem com essa idade venda~-nos antes de lá chegarem ou então que os assumam,pois como se costuma dizer a idade toca a todos.
Eu pessoalmente já vi mais que um caso desses, infelizmente!Já tratamos muitas cavalos que foram dados como mortos pois o seu valor comercial não compensava o tratamento,ou mesmo porque o tratamento não ia ser suficiente.O que é certo é que eles tão lá no centro equestre,são montados e estão bem de saude :D
Temos lá um caso especial, a nossa Continente, que foi uma égua que apanhamos na estrada atropelada.Estava em muito mau estado mas mesmo assim acreditamos e lá anda ela no pasto todos os dias com a sua amiga Utopia,uns dias melhores outros piores mas sempre com a qualidade de vida que merece.
Como se diz, velhos são os trapos e não vai ser pelos animais já não poderem fazer uma ou outra coisa que nos vão deixar de dar alegrias!
O meu cavalo tem 19 anos, esta cmg ha 13.Já me disseram "pq não vende-lo e comprar um mais novo?" Pra quê, se mesmo sendo mais novo e tendo melhor performance não me vai dar as alegrias que este deu e ainda vai dar?
Estou nos cavalos por paixão e custa-me muitas vezes ver o que muita gente faz pelo dinheiro!Se calhar se tivessem mais gosto e paixão as coisas estariam bem melhores.

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

égua com 13 anos

#6 Mensagem por Vânia Freitas » terça ago 02, 2005 8:44 pm

ola!
tenho uma égua com 13 anos e adoro-a. Preocupa-me que a idade esteja sempre a avançar e daqui a pouco lhe chegue a velhice. Não me pretendo seprar dela portanto agradecia que me dessem dicas para proporcionar-lhe um boa qualidade de vida quando chegar a velha.
A partir de que idade devo considerá-la velhar? quando devo abrandar o seu trabalho? que cuidado ter com a sua alimentação? etc
estas perguntas devem-se ao meu gosto e preocupação com ela.
Obrigado

Responder

Voltar para “Diversos”