Redea Alemã

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Anita
Espectador
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 11, 2004 12:25 pm

Redea Alemã

#1 Mensagem por Anita » segunda set 06, 2004 2:56 pm

Não sei se estou sitio mais indicado, mas se for possivel gostaria de saber para que serve a redea Alemã?

Anna Backman Klein
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sábado set 04, 2004 12:28 pm
Localização: Gotland, Suécia
Contacto:

Redea Alemä

#2 Mensagem por Anna Backman Klein » terça set 07, 2004 8:30 am

Näo sei, se compreendo a pergunta correcto (sou um principiante completo à língua Portugues, mas estes forum é um maneira engracada que aprender), mas sei um redea geral Alemã a Internet http://www.agrar.de/pferde/forum e um especial por ensino http://www.dressageworld.de

A Dressageworld é o possibilidade que olhar para muitos videoclips com piaffer e passager debaixo de o título "Richten sie mit". É muito interesante!

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#3 Mensagem por horse_lover » terça set 07, 2004 10:53 am

A rédea alemâ é uma rédea que impossibilita o cavalo de "se esticar" (isto numa linguagem simples). Por exemplo, um cavalo que costuma ser um bocado insurrecto e em galope 'foge' com as pessoas, a rédea alemã, nesse caso, é utilizada para o impedir de se alongar demasiado na passada e assim não correr, e fazer um galope moderado. Este é um caso da utilização da rédea alemã. a rédea alemã coloca o cavalo "sobre a mão" deixando-o numa atitude submissiva, por isso é utilizada na dressage, nos cavalos ditos 'principiantes'.

Esta é a noção que eu tenho de rédea alemã...se calhar não é a mais correcta, mas acho que dá para dar a entender +/- para o que serve.

Espero que mais alguém consiga responder, e melhorar a minha resposta... :oops: :roll:

Bjs, Ana :wink:
Ana Patrícia
Imagem

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#4 Mensagem por JM-6 » quarta set 08, 2004 1:35 am

Bom tema! :idea:

Acho que a questão é bastante mais técnica do que evitar que os cavalos fujam com as pessoas. Embora possa resultar :lol:

Bem, o que realmente faço com a rédea alemã é encostar o cavalo à rédea do bridão que estou a usar. Ou seja, como a rédea alemã tem um efeito mais forte, devido ao ponto de apoio(por entre o peito do cavalo à cilha), faz com que o cavalo a percorra(à rédea alemã ) até encontrar o equilíbrio.

É este equilíbrio que tem que ser procurado com nexo para não trazer outros problemas.

Então para efeitos práticos, se um cavalo tem um problema em aceitar o contacto(por exemplo), pode usar-se a rédea alemã para procurar esse contacto e então, como disse a Ana, ter o cavalo na mão.

Eu pessoalmente quando o tenho na mão após usar a rédea alemã, começo a ter uma acção menos activa sobre a mesma de modo a que o cavalo passe a aceitar cada vez mais o contacto normal da rédea sem o ponto de apoio.

Pode usar-se a rédea alemã igualmente para trabalhar um cavalo no plano de uma forma mais concentrada.

Isto é a minha opinião, se alguém quiser acrescentar, aposto que deve haver mt mais. :wink:

Não se acanhem.... :twisted:
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

A redea alema

#5 Mensagem por Miguel Magalhaes » terça set 14, 2004 5:37 pm

Ola meus amigos, gostaria de comentar aquilo q li relactivamente a redea alema ou redea corredica.
Esta redea n serve para corrigir cavalos q foguem ( isto e errado ) e quem diz q os cavalos andam sobre a mao com a redea alema entao nem sequer deve utilizar no seu cavalo, para o bem do animal.
A redea alema deve apenas e so ser utilizada por cavaleiros com experencia e nao por pessoas q nao sabem montar. Esta redea e uma redea de correccao q deve ser utilizada em cavalos com problemas de submissao, de encurvacao e de colucacao. Para problemas de encurvacao deve ser colocada de lado entre a cilha e o selim.
Esta redea pode ser benefica mas tambem pessima quando ma utilizada pois pode construir musculos nao desejaveis no cavalo e de futuro problemas sem solucao, pois a estrutura do cavalo ja esta irremediavelmente destruida ( depois dizem q o cavalo e um grande coiro q nao quer trabalhar ).
Mais importante sera dizer a todos q a usam ( redea alema ) q seria muito possitivo assim q cavalo solte os ferros, soltar a dita redea, pois todos os cavalos devem pelo menos no fim da licao trabalhar sem ela.

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: A redea alema

#6 Mensagem por horse_lover » quarta set 15, 2004 9:47 am

Miguel Magalhaes Escreveu: Esta redea n serve para corrigir cavalos q foguem ( isto e errado). Esta redea e uma redea de correccao q deve ser utilizada em cavalos com problemas de submissao(...)
O problema do cavalo que em tempos montei tinha esse problema...sempre que estava a trabalhar 'disparava' a galope na direcção oposta sem motivo aparente e com o único objectivo de deitar o cavaleiro ao chão.

Com a rédea Alemã isso não acontecia, e ele trabalhava lindamente durante toda a hora... :roll: Dái eu ter referido esse factor...mas não é de certeza a principal função da rédea alemã...
Ana Patrícia
Imagem

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Problema de submissão

#7 Mensagem por Joana Abreu » quarta set 15, 2004 10:22 am

Um cavalo que foge...
... tem claramente um problema de submissão!!!

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

redea alema

#8 Mensagem por Miguel Magalhaes » quarta set 15, 2004 9:29 pm

Se o cavalo foge e pq existe um problema este problema e de certeza de ordem fisica, isto significa q uma visita veterinaria era concerteza de louvar pois algo esta errado com o cavalo, ou sera um problema de incapacidade de o montar correctamente ( o q acontece na maioria dos casos ).
Uma coisa aprendi nestes ultimos anos aqui na Alemanha a culpa e sempre do cavaleiro e nao do cavalo, isto e uma realidade. Pobre do animal q tem q levar com a dita cuja todos os dias sem ter talvez culpa nenhuma, pois pelo q me parece apenas foge pq ja nao tem paciencia para q montem, mas como disse em cima pode ser um problema fisico?

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: redea alema

#9 Mensagem por horse_lover » quinta set 16, 2004 9:56 am

Miguel Magalhaes Escreveu:q me parece apenas foge pq ja nao tem paciencia para q montem, mas como disse em cima pode ser um problema fisico?
Não sei se será bem assim... o cavalo em causa, tem um 'problema' como eu nunca vi...ele consegue estar durante horas a galopar, e, quando pára, reparamos q a respiração está perfeitamente normal, e tendo em conta que ele tinha 15 anos...
Ele só foge quando entra a galope, porque quando trabalha a trote trabalha perfeitamente, excepto se se assusta, (como num caso em que eu ia a passar pela porta e entrou uma pessoa subitamente sem avisar) que entra num galope desenfreado.

Eu nesse cavalo usei rédea alemã durante bastante tempo, e os resultados eram substancialmente melhores quando ele a usava, e o cavalo não alargava tanto o galope e o trabalho rendia mais.
Ana Patrícia
Imagem

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

redea alema

#10 Mensagem por Miguel Magalhaes » quinta set 16, 2004 1:29 pm

Se o cavalo foge e se isso acontece no trabalho de galope significa difinitivamente q exite um problema e se assim é pode haver uma serie de factores q contribuem para estas cavadelas.
- Factor fisico- dor muscular
- problemas na linha de cima(dorso)
- Incapacidade de o conseguir sentar a galope
- Falta de confianca no cavaleiro
- A nao aceitacao das ajudas
- Etc...
Recorria a ajuda de um profissional com provas dadas, tenho a certeza q o problema sera resolvido com eficiencia. Mais nao posso acrescentar pois nao vi o cavalo a trabalhar.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

lineares

#11 Mensagem por Joana Abreu » quinta set 16, 2004 2:55 pm

Sobre o caso da Ana Patricia não comento, porque sem ver é dificil de comentar.

Quanto aos cavalos que fogem, só fazem quando têm um problema, ou:
- Quando estão folgados
- Quando são fortissimos e fogosos (muitos cavalos alemães são assim)

E já vi muitos cavaleiros alemães de saltos e dressage que em vez de recorrerem a quebrar os cavalos com longos trabalhos de guia (o chamado desenrolar), optam por usar a rédea alemã como forma mais suave de controlar o temperamento dos seus cavalos.

Estando na Alemanha, já terá testemunhado os cavalos quando começam na Primavera a trabalhar em Outdoor (depois de meses a trabalhar em indoor) saem para a rua muito acelerados.

Portanto... com os cavalos as coisas não são assim tão lineares!!!

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#12 Mensagem por JM-6 » quinta set 16, 2004 3:15 pm

Tal como o ensino dos mesmos! :idea:

Por isso é que por norma gosto de ouvir todas as opiniões. Pode-se sempre aprende qualquer coisa... claro que por vezes é com cada barbaridade! :roll:
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

redea alema

#13 Mensagem por Miguel Magalhaes » quinta set 16, 2004 9:45 pm

Nao sou apologista da redea alema, existem muitos outros metodos q sao muito+ eficases. Quanto ao desenrolar a guia pode ser e é por vezes muito favoravel desde q nao se usem aderecos, quero dizer com isto q quando o cavalo esta sobre tencao é muito bom para o dorso o desenrolar a guia afim de o cavalo se abstrair de alguma posivel tencao.
Mas gostaria de acrescentar q na alemanha os cavalos saem para a rua para os habituais passeios a passo mesmo no inverno. Nao sendo com isto necessario o uso da redea alema. Mas com alguma frequencia vejo nos cavaleiros de obstaculos q o uso da redea alema é ja um vicio diario e q mesmo assim quando a tiram os cavalos continuam a contar quantas estrelas existem no ceu.
Mesmo quando os cavalos estao fortes o q é a partida um bom sinal e isto nao so acontece com os cavalos de raca alema a redea alema continua a nao ser solucao.

Zezito
Mensagens: 1
Registado: quinta abr 01, 2004 2:20 pm

#14 Mensagem por Zezito » sábado set 18, 2004 12:46 pm

talvez esteja a fugir ao tema, mas no centro equestre onde estou monto cavalos inteiros com a referida rédia alema, quando vou para outro lado normalmente são éguas, e só são utilizadas as rédias "normais", sinto-me muito mais seguro a utilizar a redia alema e acho que á uma maior aprox. cavalo/cavaleiro assim como um tempo de resposta as ordens muito menor.

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Rédea alemã

#15 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » sábado set 18, 2004 3:04 pm

Bom dia a todos,

Usei a rédea alemã uma vez com um cavalo inteiro (refiro isto porque o visitante anterior parece distinguir os cavalos inteiros de outros) que esteve parado durante muito tempo e só tinha dois andamentos, passo e galope descontrolado. Um profissional do centro onde o cavalo estava estabulado disse-me que era uma boa ideia uma vez que o cavalo não aceitava a mão. De facto montei-o uma vez assim e ele não teve outro remédio senão o de andar na mão. Mas não gostei da solução, o cavalo estava visivelmente aflito.

Optei por outra estratégia, o problema do cavalo estava nitidamente no dorso. Comecei a exercitar o cavalo com um chambon, inicialmente muito largo. O cavalo começou a perceber quão agradável era esticar o pescoço e alongar-se longitudinalmente. A partir dai as coisas melhoraram significativamente. Demorou tempo e paciência, mas resultou.

Na minha opinião, embora seja uma amadora, e com muito para aprender, a rédea alemã "entala" o cavalo, não o permite alongar o pescoço, não lhe permite fazer o alongamento longitudinal, imprescindível para a sua flexibilização e para o fortalecimento dos musculos abdominais.

A rédea alemã poderá ser util em casos pontuais, desde que utilizada por quem sabe muito bem o que está a fazer.


Bom fim-de-semana para todos.
Antónia Serra

Responder

Voltar para “Diversos”