Redea Alemã

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

redea alema

#16 Mensagem por Miguel Magalhaes » sábado set 18, 2004 4:43 pm

Bem pelos vistos nao estou a batalhar sozinho, ha pelo menos uma pessoa aqui no forum q apesar de ser muito jovem ja sabe aquilo q diz.
Pois é Maria é q esta gente n percebe por + q eu explique q a redea alema´pode ser maligna q é o q acontece na maioria dos casos, infelizmente.
Recebo por vezes novos alunos no meu centro, alunos esses q procuram a minha ajuda por varias razoes. Deparo q alguns deles quando entram no picadeiro venhem logo com a redea alema, quando n conheco o cavalo digo somente para o montar como normalmente o monta em casa. Ao fim de algum tempo depois de ter avaliado o conjunto, pois o cavalo em si só n chega, peco para comecar a aliviar a redea alema, o q acontece na mairia dos casos é q o cavalo sobe o naris, automaticamente inverte o dorso e como é lógico nada ou quase nada funciona.
Tento naturalmente como é meu dever ajudar neste caso o cavalo pois ele é q sofre ( embora o cavaleiro tambem va sofrer um pouco pois nao se vai conseguir sentar como é obvio ). Este problema é relactivamente facil de corrigir embora em alguns casos demore + tempo dependendo do cavalo.
Se me permitem, já agora gostaria de dar algumas dicas. Este problema resolve-se ao trabalhar o cavalo num circulo. Sem sair do circulo tento encostar o cavalo á redea de fora, baixar-lhe a nuca avancar o nariz mas tendo como principal preocupacao colocar o cavalo sempre na mao e tentar ao mesmo tempo q o cavalo se transporte a ele proprio e ao cavaleiro pois este é um dos obejéctivos da equitacao isto para quem nao sabe, de seguida temos q trabalhar na encurvacao outro ponto muito mas mesmo muito importante pois vamos precisar disto no futuro para niveis + avancados. Voltando atraz, para se encostar o cavalo a redea de fora empurra-se com a perna de dentro isto sao os pricipios básicos da equitacao sem estes obejectivos serem alcancados, meus amigos nao vale a pena andar a inventar pois nao aprendem a montar mas sim a destruir e o + grave os animais é q padessem e isto devido á ignoracia de quem os monta.
Apelo q ponderem sobre este assunto pois é muito importante e acima de tudo n arranjem desculpas mas sim solucoes.

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

redea alema

#17 Mensagem por Miguel Magalhaes » segunda set 20, 2004 4:34 pm

Entao meus amigos, estava a ser tao interessante.
Relactivamente a este tema, tenha a certeza q avera algo + a acrescentar?

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Mais um...

#18 Mensagem por Joana Abreu » segunda set 20, 2004 6:54 pm

Exemplos:
- Nos Obstáculos:- Existem vários cavalos de origem irlandesa, grandes saltadores, contudo têm o pescoço naturalmente invertido, e por muitas boas horas de trabalho que se faça, é praticamente impossível colocá-lo.
Contudo... a rédea alemã possibilita a musculação do dorso do cavalo sem luta. Musculação do dorso é imprescindivel para os obstáculos!!!
Nota: a rédea alemã permite alongamentos.

Outro exemplo:
- A rédea alemã cruzada (técnica muito utilizada em Inglaterra), permite uma suave iniciação às deslocações de Espádua, tanto para Dressage, Obstáculos e outras modalidades

Outro exemplo:
- Quando se recebe um cavalo com um mau desbaste, a rédea alemã pode ser utilizada como uma rédea de correcção temporária, para se poder corrigir alguns tipos de desequilibrio que o cavalo trazia do anterior equitador.

E podia continuar a dar mais exemplos...
A rédea alemã quando bem usada pode ser um instrumento muito útil.

Curiosamente, de momento não uso rédea alemã em nenhum dos meus cavalos, mas já usei... e voltarei usar quando achar necessário.

Não acredito em fórmulas gerais na equitação.
Cada cavalo tem a sua fórmula!!!

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

redea alema

#19 Mensagem por Miguel Magalhaes » segunda set 20, 2004 8:54 pm

Deu agora um bom ex. Vejo com muita frequencia nos concursos internacionais cavaleiros de todas as partes, infelizmente ve-se uma grande diferenca no nivel de ensino dos cavalos ( obstaculos ), todos os cavalos montados pelos cavaleiros vindos de inglaterra ou da irlanda aparecem extremamente mal montados o q nao acontece entre os cavaleiros germanicos. Por vezes existem cavalos com o pescoco invertido mas nao todos, o q acontece é q na maioria dos casos o pescoco vai invertendo-se pelo mau montar e nao porque assim nascem.
Nem sempre com o uso da redea se muscula o dorso, pq nem sempre por andar redondo a frente o cavalo vai muscular o dorso pois se o cavalo nao for obrigado a subir o dorso tambem nao o musculo, ( os cavalos devem ser montados de tras para a frente e nao da frente para tras, como da a entender ) e a fortalizacao do dorso é importante para todas as disciplinas, nao sendo só nos obstaculos uma prioridade.
Como eu disse tambem no inicio essa redea é uma redea de correccao temporaria e nao vitalicia e acrescento quem so eu para lhe dizer para a nao usuar e se le-se com atencao ( Nao acredito em formulas gerais na equitacao ), veria q so uma pessoa q procura exaustivamente uma solucao, recorrendo com bastante frequencia a ajuda do meu treinador afim de procurar a melhor solucao para obtencao de melhores resultados e + importante ainda para o conforto dos meus cavalos e dos meus clientes.
Gostaria de terminar dizendo existem varias formulas no mundo dos cavalos, nao sendo + uma vez a redea alema a Aspirina da equitacao, muito longe disso...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

conhece?

#20 Mensagem por Joana Abreu » segunda set 20, 2004 10:04 pm

todos os cavalos montados pelos cavaleiros vindos de inglaterra ou da irlanda aparecem extremamente mal montados o q nao acontece entre os cavaleiros germanicos
Cian O'CONNOR, cavaleiro Irlandês, conhece????
Campeão Olimpico em Atenas 2004.

Robert SMITH, cavaleiro Inglês, conhece????
5ºcls nos Jogos Olimpicos Atenas 2004.

e nem estou a falar dos miticos,:
Irmãos John and Michael Whitaker
Nick Skelton
Geoff Billington
e outros
Nem sempre com o uso da redea se muscula o dorso
É óbvio que a rédea alemã, só muscula o dorso se for bem utilizada...

Mas Sr. Miguel, se você nunca pretender usar a rédea alemã...
... acho muito bem!!!

Mas existem muitos bons cavaleiros que a usam e com óptimos resultados!!!

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Rédea alemã

#21 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça set 21, 2004 12:16 am

Boa noite,

Todos os sistemas de rédeas podem ser bons ou maus, depende sempre de quem os usa.

Gostaria de citar a opinião do Sr. Coronel Netto de Almeida, no seu livro "Equitação Como e Porquê", sobre a rédea alemã.

"A rédea alemã usa-se para trabalhar, montando, cavalos que têm tendência para inverter o pescoço. É constituída por rédeas que vêm da cilha , passam por dentro das argolas do bridão e vêm à mão do cavaleiro. Deve usar-se sempre conjuntamente com uma rédea normal que vai directamente ao bridão. A rédea alemã deve ser ajustada, pela mão do cavaleiro, com um comprimento tal que só actua quando o cavalo, levantando a cabeça, sai da boa atitude. Se o cavalo se mantém nela, é controlado somente pela rédea de bridão, devendo a rédea alemã estar bamba. Por outras palavras: a RÉDEA ALEMÃ NÃO FUNCIONA COMO ABAIXADORA MAS SIM COMO LIMITADORA DE ELEVAÇÃO. ESTA NOÇÃO É IMPORTANTE, MAS, INFELIZMENTE, ESTÁ POUCO DIVULGADA.
(...) o sistema de rédeas não substitui a boa equitação, mas ajuda. Neste caso a rédea alemã ajudou a conseguir que o cavalo não levantasse a cabeça mais do que ela permitia. Mas foi empregando os bons princípios da equitação que se conseguiu estabelecer a boa atitude. Só assim chegará o momento em que o cavalo já não precisa da rédea alemã, pois basta a resistência de mãos e a acção de pernas, só com o bridão, para repor o cavalo na boa atitude. Se a rédea alemã for usada como abixadora, o cavalo vai baixando progressivamente a cabeça. E, por nunca encontrar uma cedência, que o cavaleiro pura e simplesmente não consegue fazer, nunca vai perceber quando vai bem e quando vai mal, acabando por andar permanentemente encapotado (...) Usada assim, torna-se uma necessidade permanente, nunca se chegando ao ponto em que é possível dispensá-la. A RÉDEA ALEMÃ É UM DISPOSITIVO MUITO VIOLENTO. Como tal, deve ser usada somente por cavaleiros com bastante tacto equestre e tem que ser retirada com muita oportunidade, pois, do seu uso demasiado prolongado ou deficiente, pode resultar o pasmar da mola que deve constituir a articulação da nuca.
(...) Embora tal não deva acontecer, a verdade é que a MAIOR parte dos cavaleiros deixa escorregar as rédeas e tem necessidades de as encurtar com frequência. (...) Mas quando o cavaleiro precisa de a encurtar tem tendência para encurtar igualmente as duas, ficando a rédea alemã insensível mas progressivamente mais curta.(...) Já disse que a rédea alemã é um sistema muito violento. Por isso, tem que se ser muito cuidadoso na escolha e/ou conservação do material com que é feita.(...)A pressa é uma grande inimiga de todos estes sistemas"
Antónia Serra

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

redea alema

#22 Mensagem por Miguel Magalhaes » terça set 21, 2004 7:06 pm

Ja estava a espera desta resposta mas, pelos vistos a Sr. Joana Abreu n conhece o top 10 do ranking mundial...
-1 Marcus Ehning - GER
-2 Rodrigo Pessoa - BRA
-3 Ludger Beerbaum - GER
-4 Lars Nieberg - GER
-5 Michael Whitaker - GBR
-6 Toni Hassmann - GER
-7 Otto Becker - GER
-8 Beezie Madden - USA
-9 M. Michaels Beerbaum - GER
-10 Markus Fuchs - SUI
Estes resultados penso q dizem tudo, 6 GER, 1 GBR, 1 USA, 1 SUI; bem e se formos ver o ranking + para baixo os resultados ainda sao piores para os GBR, para n falar dos IRL. Todos nos sabemos q nos obstaculos por vezes é uma questao de sorte e sorte esteve do lado dos IRL nos jogos, mas nos concursos indors na temporada de inverno na Europa é raro ver GBR ou IRL a ganhar.
Voltando agora ao tema do forum eu nao disse q nao uso a redea alema, mas apenas a uso como correccao, procurando durante o trabalho aliviar de maneira a ter o cavalo encostado as ( arriatas ).
E acrescento + vale a pena esperar do q precipitar pois os resultados vao ser claramente melhores e um dia + tarde n sera necessario o uso da redea alema pois o uso continuo da redea alema nao vai resolver o problema mas sim escondelo.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Sorte???

#23 Mensagem por Joana Abreu » quarta set 22, 2004 12:18 am

e sorte esteve do lado dos IRL nos jogos
Dermott LENNON, cavaleiro Irlandês, conhece???
É detentor da Medalha de Ouro dos Jogos Equestres Mundiais em 2002.

Portanto a IRLANDA, vence as 2 principais competições equestres do mundo consecutivamente!!!
2002- Jogos Equestres Mundiais - Lennon
2004- Jogos Olimpicos - o'Connor

A Irlanda anda cá com uma SORTE!!!!

Sobre o Ranking...
Os concursos internacionais que pontuam mais são na Alemanha e na França, que são mais acessiveis a quem tem mais e melhores Patrocinios.
Os Irlandeses não têm os Sponsors do mesmo nível que os Cavaleiros Alemães, como toda a gente sabe!!!

Naturalmente se os Concursos mais importantes são mais perto de casa, os cavaleiros alemães têm uma natural maior acessibilidade a estes, por distância e custos!!!

O Ranking é importante, mas está enviezado naturalmente, e assim não permite retirar as conclusões que o Sr. Miguel tirou!!!


Mas isto já não tem nada haver sobre a rédea alemã!!!

Anita
Espectador
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 11, 2004 12:25 pm

Re: redea alema

#24 Mensagem por Anita » sábado out 09, 2004 9:28 am

Miguel Magalhaes Escreveu: Por vezes existem cavalos com o pescoco invertido mas nao todos, o q acontece é q na maioria dos casos o pescoco vai invertendo-se pelo mau montar e nao porque assim nascem.
peço desculpa pela ignorancia mas o que é pescoço invertido e que relação pode ter com a rédia alema?

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#25 Mensagem por Joana Abreu » sábado out 09, 2004 11:16 am

Vou tentar explicar de uma forma simples:
- O pescoço diz-se invertido, quando a tendência muscular (no pescoço) do cavalo, é a de levantar sistematicamente a cabeça.
O pescoço invertido pode resultar de uma tendência natural (há cavalos assim de nascença, mas podem mesmo assim ter muita qualidade para saltos, não é uma deficiência), ou pode resultar de mau trabalho do seu cavaleiro.
- A rédea alemã é um instrumento muito utilizado neste tipo de cavalos, porque para muscular o dorso e posteriores ("pernas" do cavalo), a forma mais eficiente de o fazer, é baixar-lhe a "frente" (a cabeça) e impulsionar os posteriores.

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

#26 Mensagem por Miguel Magalhaes » sábado out 09, 2004 9:58 pm

SR. Joana Abreu escreveu ( o pescoco diz-se invertido, quando a tendencia muscular do cavalo, é de levantar sistematicamente a cabeca ), permita-me discordar, mas talvez nao sera a melhor maneira de explicar, pois da minha maneira de ver isto nao esta correcto.
Um pescoco invertido é um problema anatomico, isto significa q o cavalo tem na base inferior do pescoco um musculo q ali nao deveria existir, mas sim este musculo deveria estar na parte superior havendo uma melhor defenicao do pescoco. Por regra um cavalo q tem o pescoco invertido é sinal q anda com o dorso ao contrario ( inverte o dorso, sobe a nuca, desenvolve o musculo na base inferior, por regra fica dificil de se colucar e desagradavel de se montar, nao sendo confortavel para o cavaleiro e muito menos para o cavalo ).

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#27 Mensagem por Joana Abreu » domingo out 10, 2004 10:56 am

isto significa q o cavalo tem na base inferior do pescoco um musculo q ali nao deveria existir, mas sim este musculo deveria estar na parte superior havendo uma melhor defenicao do pescoco
Os cavalos têm todos os mesmos musculos e nos mesmos sitios!!!
Simplesmente, poderão ter uma tendência para fortalecer alguns musculos mais do que outros!!! (Daí eu ter escrito tendência muscular)


Quanto a esta afirmação:
Por regra um cavalo q tem o pescoco invertido é sinal q anda com o dorso ao contrario
É verdade, mas não invalida o que eu disse.

Miguel Magalhaes
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda set 13, 2004 8:34 pm

#28 Mensagem por Miguel Magalhaes » domingo out 10, 2004 6:13 pm

Peco desculpa mas penso q nao expliquei da melhor maneira. Realmente os cavalos tenhem todos os mesmos musculos, agora o q pode acontecer é q alguns desenvolvem os musculos q apartida seram indesejados e malignos
Mais uma vez peco desculpa, foi uma ma interpretacao minha.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#29 Mensagem por João dee Deus » quarta fev 23, 2005 12:53 am

Estive a lêr o que se disse acerca da rédia alemã.
Da minha experiência,é uma rédea de recurso,faz parte da "engenharia cavalar"e quando ela é precisa,já se fizeram muitas coisas mal feitas,que vêem a justificá-la.
Antes dela ser aconcelhada, já o cavalo deu sinais de que alguma coisa estava mal,é preciso estar atento e lêr os sinais.
Mal comparado faz-me lembrar a gamarra fixa que a maioria dos toureiros usam.
Dá muito trabalho não precisar de rédia alemâ.(ou fixa)
Mal usada tanto pôe o cavalo a "mamar no peito"com lhe parte o pescoço na primeira vértebra e fica com "pescoço de ganço".
Atenção às embocaduras,o cavalo é que as escolhe,não é o que fulano de tal usa ou o que está na moda.
Quando se agarra demasiado com essa rédea,o cavalo deixa de ver o que se passa em frente,(avaliação de distãncias)e anda mais preocupado em não bater contra as paredes do picadeiro.Não se concentra.
Salvo problemas anatómicos,quando se tem um problema no ensino de um cavalo,deve voltar-se atráz um ou dois capítulos.
Problemas mal resolvidos limitam as pontencialidades do cavalo.

Esta é a minha modesta contribuição.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#30 Mensagem por JM-6 » quarta fev 23, 2005 12:33 pm

Concordo contigo João, por completo...

Deve ser vista com um recurso e mais nada!

Algo que tende a melhorar certos aspectos com o seu correcto uso!
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

Responder

Voltar para “Diversos”