Que cavalo comprar para iniciar?

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Que cavalo comprar para iniciar?

#1 Mensagem por Cavaleira16 » terça jan 08, 2008 3:46 pm

Boas...

Visto que ja estou melhor na area equestre (pelo menos a montar) e como ja estou na sela 3 e quero fazer a sela 4, gostaria de poder adquirir agora um cavalo para mim.
Como ouvi dizer que "para cavaleiro novo, cavalo velho", estive a ver alguns cavalos para venda, e vi dois (uma égua e um castrado) com 14 anos que me pareceram ideais. A égua é anglo-lusa e o cavalo é PSI.
Será esta uma raça boa para iniciar?

Espero pela vossa opiniao e ajuda!

Obrigado
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » terça jan 08, 2008 4:16 pm

Tens é de te mentalizar de uma coisa.

Estás a começar,e se apegares a um Cavalo com a compra dele,privas-te de conhecer muitos Cavalos que te dariam mais experiencia.
Ficas a olhar para o umbigo,e não te apercebes do que se passa à volta.

Recomendo que continues a montar Cavalos da escola,com vicios e dificuldades a ultrapassar pois assim é que se aprende.

Aprende,pratica,depois toma sob tua responsabilidades Cavalos de outrem,e só então compra um bem mais novo que esse e com potencialidades à altura do que souberes então.

Não te deixes encantar pelo TER e preocupa-te mais com o SER....neste caso cavaleira já não de 16 mas...praí.... de vinte e poucos.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#3 Mensagem por luis pedro » terça jan 08, 2008 4:36 pm

Olá Cavaleira 16,

O João disse tudo o que a razão aconselha.

luis pedro

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

#4 Mensagem por Cavaleira16 » quarta jan 09, 2008 12:18 pm

Obrigado pelas respostas... :D

Senhor Joao, tem razao... Mas para fazer o exame de sela 4, algumas escolas pedem cavalo proprio... :?
Nao sei ainda onde irei fazer o exame, mas se nao tiver nenhum sitio perto da minha zona onde se possa alugar cavalo para o exame, nao sei como o poderei fazer... :(
Mas ate lá ainda é um caso a resolver... Em principio o exame de sela 4 iria ser realizado lá para Julho (se houvesse disponibilidade), mas parece que vou ter de adiar...

Mesmo assim, que cavalo aconselham para uma primeira compra? E com que idade? (so a titulo de curiosidade)...

Mais uma vez, obrigado... :D
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#5 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta jan 09, 2008 12:37 pm

Cavaleira16,
O Sabre também foi o meu primeiro cavalo, e talvez não tenha sido o melhor. Era muito complicado, novo, inteiro, cheio de espírito e com uns quantos traumas à mistura. A verdade é que tudo o que sou como cavaleira hoje em dia devo-o a ele, ou pelo menos ao trabalho que tenho feito com ele.

Tudo isto para dizer que o cavalo que escolheres para ti deve ser um cavalo que se adeqúe não só às tuas capacidades mas também a ti. E o cavalo perfeito passa também pela tua capacidade de compra.

Se tiveres alguém que realmente saiba a ajudar-te e não, sem ofensa a ninguém, um professorzito de escola, podes-te dar ao luxo de comprar um cavalo que esteja acima do teu nível... se não, compra um cavalo com o qual tenhas facilidade e que cumpra as tuas necessidades.

É a minha opinião...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 09, 2008 1:17 pm

Entre o Cavalo e o cavaleiro,ou seja no conjunto,há um binomio de competencias e de potencialidades.

Há tambem uma progressão nos valores absolutos dos dois elementos.

Progredir em equilibrio estavel deste binomio,é a maneira que dá mais prazer.

Normalmente não é assim que acontece, e temos periodos em que há Cavalo a mais e cavaleiro a menos, e outras em que há cavalo a menos e cavaleiro a mais.

Há portanto uma curva de resposta tanto de um como do outro elemento do conjunto.

Estas curvas se andarem paralelas,sendo a do cavaleiro a de cima,será o ideal.

O um,que é o considerado inteligente terá de aprender com outro ser do mesmo tipo e epecie,e traçará a curva de cima,o outro,terá de aprender com o um de preferencia, e acompanhá-lo paralelamente...LOLOLL

Isto existe em todos os casos e em todos os niveis.

Desculpem esta brincadeira,mas eu imprimo sempre o humor que sempre me acompanha.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”