Iniciada

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Patricia Mar
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta jan 11, 2008 8:58 am

Iniciada

#1 Mensagem por Patricia Mar » quinta mar 06, 2008 9:23 am

Olá a todos,

Primeiro quero felicitar-vos por esta comunidade fantástica, cheia de conhecimento e paixão pelos cavalos.

Espero que este tópico não seja inoportuno e fora do contexto, mas não sabia onde expor a minha apresentação e dúvidas de completa iniciada.

Pratico equitação à relativamente pouco tempo, apesar de "andar a cavalo" desde sempre.

Recentemente tomei a decisão de adquirir um cavalo, sabendo que poderá ser precipitado, sendo que o que realmente interessa nesta fase é o Ser e não o Ter, citando alguém :)

Apesar de ter essa consciência vou seguir para a frente com o sonho de ter um cavalo para crescer comigo. É aqui que os meus amigos entram.

Já tenho onde o colocar.. a penso num local de confiança. Gostaria, se possivel, de ouvir os vossos conselhos....

... seja no momento de aquisição do animal... essencialmente o que tenho que considerar ao observar o cavalo pela primeira vez... e tudo aquilo que se lembrarem :oops:

Tenho três potros em vista... pois procuro um macho, relativamente novo 4, 5 anos... por desbastar (ou não :oops: ) preto ou russo ...

Bem... o que procuro é mesmo o apoio de alguém conhecedor nesta etapa para mim tão importante :oops:

Assim que o novo menino esteja comigo, espero expôr as fotos (com orgulho :D )

Obrigada desde já..

bjs

Patrícia

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#2 Mensagem por Sofia e Sabre » quinta mar 06, 2008 3:23 pm

Patrícia, bem vinda ao fórum, espero que te sintas confortável por estes lados e que
vejas as tuas duvidas esclarecidas.

A decisão de adquirir um cavalo deve ser bastante ponderada, a responsabilidade é imensa e os encargos financeiros também não lhe ficam atrás, e não nos podemos esquecer disso.

A escolha de um cavalo é muito pessoal e o essencial é que te identifiques de alguma forma com ele e que te sintas bem. Não sei se tens algum interesse desportivo no cavalo, mas se tiveres pede uma ajuda a alguém conhecedor dessa área. Não tenhas a pelagem como critério, por vezes guia-mo-nos por isso e depois o cavalo não é bem aquilo que pensaste. Não te esqueças de consultar um veterinário para despistar alguns problemas que por vezes não se revelam a "olho nu". Uma vez que, como tu dizes, só praticas equitação à pouco tempo talvez seja boa ideia teres acompanhamento/aulas de alguém em quem confies e que saiba aquilo que está a fazer, pelo menos se de facto optares por um cavalo novo.

Por fim, aconselho-te a ponderares bem naquilo que estás a fazer e a consultar varias opiniões, principalmente se decidires pedir o conselho de algum conhecedor - por vezes os interesses pessoais e a bela da comissão estragam tudo.

Espero que tenha dado alguma ajuda.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#3 Mensagem por luis pedro » quinta mar 06, 2008 4:36 pm

Olá Patricia,

Bem vinda ao forum

Para além dos bons conselhos da Sofia, acrescento um velho ditado: "Cavalo novo - cavaleiro velho, cavaleiro novo - cavalo velho". Pondera bem a tua decisão.

luis pedro

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#4 Mensagem por redondo623 » sexta mar 07, 2008 5:09 am

Bem vinda,

Atenta nas sábias palavras mais uma vez utilizadas pelo Luis Pedro.

O que quer dizer ando a cavalo desde sempre?

Boa sorte e boa compra.
Cumprimentos,

Rui N S

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

....

#5 Mensagem por mobix » sexta mar 07, 2008 7:15 am

Patricia,

Acho que deve ter em consideração todos os comentarios aqui colocados pois sem mesmo conhecer presumo que sejam pessoas com mto mais traquejo em cavalos do que eu. No entanto do meu ponto de vista e da minha pouca experiencia tenho que rebater algunas coisas tais como:

- A decisão de adquirir um cavalo deve ser bastante ponderada(concordo)
- a responsabilidade é imensa e os encargos financeiros também não lhe ficam atrás, e não nos podemos esquecer disso. (concordo mas nao na totalidade, pois quem lê isto presume que para ter um cavalo é necessario ser rico e eu nao o sou e no entanto tenho, claro que se tem despesa mas não é nada que nao se suporte.

- "Cavalo novo - cavaleiro velho, cavaleiro novo - cavalo velho"( neste caso quando adqiri a minha égua tb me alertaram para isto, e ate acredito que seja verdade mas eu nao fui por esse caminho e no entanto estou mto contente com a minha aquisição, a égua tem 5anos)


Espero que as pessoas que efectuaram os comentários e que eu os utilizei nao fiquem melindrados com a minha opinião pois vale o que vale, e para alem disso é simplesmente um testemunho como outros tantos.

Felicidades
Saudaçoes Marialvas
Rui

Patricia Mar
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta jan 11, 2008 8:58 am

#6 Mensagem por Patricia Mar » sexta mar 07, 2008 2:34 pm

Olá a todos,

Agradeço as vossas respostas... é bom ouvir pessoas que já passaram pela mesma experiência!!

Sofia (e o belo Sabre, cujo já tive o prazer de contemplar :wink: ) obrigada pelas tuas palavras sábias...

Os encargos financeiros foram a primeira variável que considerei e conciliada com o facto de ter alguém de confiança que me treine a mim e ao cavalo criaram-se as condições necessárias para dar asas a este sonho. O meu maior problema é ainda não ter olho para saber o que seria o cavalo certo.

Ainda não estou na fase de seguir uma variante da modalidade, mas se seguir será o Ensino sem dúvida... mas o objectivo principal é ter um cavalo de companhia... que possa criar e acompanhar... estou mais focalizada no animal do que em tornar-me uma grande cavaleira. Daí optar por um animal jovem....

A pelagem é realmente pancada :D terá mesmo que ser um animal que me fascine o olhar e os pretos ou russos é aquela paixão. Mas o que procuro mesmo é um animal dócil e como dizes... que me identifique... e aí coloca-se a questão... será que vou fazer a escolha certa? A escolha de o adquirir já está feita... não há volta :D as minhas dúvidas estão na minha capacidade para a escolha final...

No proximo fim-de-semana vou à Coudelaria Francisco Gaspar (não sei se poderei estar a fazer a referência...) onde já falei com o responsável, o qual e disse que tem várias possibilidades dentro dos meus parâmetros... vamos ver :)

Luís... grata pelo teu conselho... mas como referi.. o meu objectivo é criar o cavalo e não criar a cavaleira... :wink:

Redondo... tenho 24 anos e só agora comecei a praticar Equitação... mas desde os 6 anitos que ando a cavalo.... já vem de família... adquiri muitos vícios mas tenho um Mestre que me pôs na linha :D

Mobix... acho que as pessoas não têm que ficar milindradas porque a escolha de cada um depende do seu objectivo... e revejo-me muito nas tuas palavras...

Agora... um potro(digo 4, 5 anos) é uma carta fechada, certo? Assisti a situações de cavalos que ninguém dava nada por eles tornarem-se gandes cavalos, obedientes e simultaneamente fogosos... outros aparentemente mansos sem remédio possivel...

Aí está o meu dilema.... farei a escolha certa? Acho que não terei resposta.... :?

Obrigada a todos

bjs

Patrícia

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#7 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta mar 07, 2008 3:00 pm

Patricia, por muito que penses, que peças opiniões, que vejas cavalos, só vais saber se o cavalo foi o certo para ti quando começarem a surgir problemas... e podes crer que vão surgir! A arte está em pedir ajuda, em tentar resolve-los e dar-lhes a volta...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » sexta mar 07, 2008 3:25 pm

Olá Patrícia,

Os conselhos que te damos são de borla e, naturalmente, só os seguirás se assim o entenderes.
Felizmente para quem tem cavalos à venda (em especial os que tem pouca qualidade), a grande maioria dos compradores são pessoas como tu, querem conselhos, tem consciência do pouco que conhecem sobre cavalos mas, no fim, acabam por ignorar a razão e seguem o coração.
Boa sorte (é sincero).

luis pedro

Patricia Mar
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta jan 11, 2008 8:58 am

#9 Mensagem por Patricia Mar » sábado mar 08, 2008 4:58 am

Sofia... agora disseste tudo!!! Obrigada! :wink:

Luís... obrigada pelas tuas palavras. Será complicado de certeza, ainda para mais não tendo um veterinário que me faça logo uma avaliação inicial. Vou contar com a sinceridade do vendedor.

Já agora... além do equipamento do cavaleiro o qual já possuo, se me souberem indicar o material que irei ter que adquirir para o cavalo em repouso e em trabalho...

E cuidados iniciais que terei que ter... como o ser visto por um veterinário, certo?

Peço desculpa se já estou a ser inoportuna com as questões, mas não quero falhar em nada com o meu menino.

bjs

Patrícia

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#10 Mensagem por Guida » sábado mar 08, 2008 5:34 am

Olá Patricia,,

Benvinda ao forum

Eu vou-te dar o meu exemplo..

Eu sempre "andei" a cavalo e já andava farta pk metiam-m em cima de cavalos ja arranjados, em que tudo era certinho...

numa primeira fase tive a preocupação de aprender tudo o que tinha para aprender em cavalos ensinados, fazer um a passage, um piafet..etc

A seguir akilo ja me xateava e fui comprar um poldro...

Essencialmente mto olhos vêm mais que os teus, procura alguem que te dê dicas sobre andamentos e anatomia (aprumos) do cavalo para alem de te dar um concelho..procura cavalos faceis de ensinar para começar, é meio caminho andando..

Dps para começares a desbastar procura algum sitio que tenho alguem que saiba, para te ajudar..e ai vais percebr que nada sabes..eheh foi o que aconteceu cmg..

Qdo ta tudo certinho é mto facil, no nosso caso é uma criança a ensinar a uma criança..mas temos que começar..e errar, ninguem nasce ensinado..

e para evoluir é preciso começar...

Tens toda a minha força, mas n te esqueças que alguem a orientar em importante..aprendi imenso, sozinha n o conseguia....

felicidades
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#11 Mensagem por Sofia e Sabre » domingo mar 09, 2008 4:57 am

Patrícia, não faças o erro de assinar o cheque sem o cavalo ser visto por um veterinário antes! Não contes com a sinceridade dos vendedores, arriscas-te a ficar com um grande problema em mãos...

Em relação aquilo que vais precisar, basta pensares naquilo que precisas quando vais montar outro cavalo qualquer: um arreio, uma cabeçada com uma embocadura adequada, um suadouro e de preferência uma ligaduras ou uns protectores para poupar os membros do cavalo. E uma caixa com o material de limpeza dele. De resto são pormenores, podes por exemplo optar por pôr um cobrejão no cavalo ou não, mas isto deve ser feito no inicio da estação.

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#12 Mensagem por Guida » domingo mar 09, 2008 1:26 pm

Olá...

em relação ao veterinário...como a sofia disse...

Acho que depende mto do que vais comprar, se comprares um cavalo para desporto e que seja caro...claro que te compensa mandares vir um vet..."pa fazer a revisao" com radiografias e tudo...

Agora se o cavalo não for de grande valor e tiveres alguem com experiencia para ver..e atenção...um cavalo n se vê num dia, ve-se num , dps aperece-se de surpresa pa ver outra vez...

ha varias tecnicas para tambem ver se o cavalo ta dopado ou nao...

Não tou a tirar razao a sofia, deve-se mandar vir sempre o vet, mas o check up é caro...dependa da tua disponibilidade...eu n a tive e tenho tido sorte, mas tambem mtos olhos e mtos conselhos...

cumprimentos
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

Patricia Mar
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta jan 11, 2008 8:58 am

#13 Mensagem por Patricia Mar » quinta mar 13, 2008 3:17 am

Olá,

Agradeço imenso as vossas respostas!!

A minha aposta está agora focalizada num único cavalo que, por sinal, nada tem a ver com as características que inicialmente ditavam a minha escolha (foi paixão).

Uma égua de 5 anos de idade, russa, pertencente ao picadeiro onde pratico equitação. Encontra-se semi-desbastada e tem por nome Chanel :) por ter a mania que é gira :D (muito exuberante)

Assim que tiver mais novidades serão os primeiros a saber!!

Agradeço as vossas dicas... Sofia, grata pela tua explicação relativamente ao mateial necessário. Podes só adiantar-me os custos que envolve a rotina de veterinário e ferrador?

Já tenho as continhas todas feitas, mas queria ouvir outra opinião :wink:

Grata pela vossa sabedoria,

Patrícia (à noite coloco foto :) )

Patricia Mar
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta jan 11, 2008 8:58 am

#14 Mensagem por Patricia Mar » quinta mar 13, 2008 3:39 am

Foto da Chanel:

Imagem

Esta é a foto que tenho de momento. Assim que tiver outra em que seja possivel ver melhor a égua, logo coloco.

Que acham, assim numa primeira abordagem? :)

Grata desde já :wink:

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#15 Mensagem por Guida » quinta mar 13, 2008 3:45 am

Olá!!

A ferração, por norma custa-te 60 euros de dois em dois meses, ha cavalos que dura mais, outros menos..mas tamos a falar em medias..

Em relação ao veterinário, ai à uns anos tavam a custar 70 contos contos, ou seja 350 euros..mas posso estar desatualizada, já que ha mto que nao peço essas coisas...

A 1º dose de vacinas, no meu vet custa 45x2...dps só leva uma anual de 45 euros...

Alguma duvida é só perguntar....
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

Responder

Voltar para “Diversos”