Desaparecimento do Regimento de Cavalaria da GNR

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Desaparecimento do Regimento de Cavalaria da GNR

#1 Mensagem por AnaE » segunda abr 07, 2008 8:10 pm

Foi com pena que li esta noticia, embora já fosse esperada.

Num país de tradição equestre, é lamentável que despareça a polícia montada que a meu ver introduz uma presença tão simpática no patrullhamento das cidades, tal como podemos presenciar nas demais cidades europeias.

Imagino que as escola da GNR também desapareçam, e com elas a possibilidade de iniciação à equitação a valores "sociais" que era possível em Lisboa e noutros locais do país.

Penso que mais que razões de custos, o desaparecimento do regimento de cavalaria se deve à falta de vontade e tendo começado a minha vida equestre no volteio da GNR... sem ser nenhuma guarda modelo, tenho pena que deixar de me cruzar com a presença simpática dos cavalos da guarda pela cidade.

Saudações equestres

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » terça abr 08, 2008 12:03 am

Olá Ana,

Não estou bem informado acerca do assunto, no entanto julgo que a extinção do Regimento de Cavalaria da GNR, onde a Ana nunca montou a cavalo pois as aulas funcionam no 4º Esquadrão, não irá traduzir-se na extinção dos cavalos na GNR.
Da notícia publicada na Lusa ( http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=337 ... =26&tema=5 ) pode-se depreender que o RC terá alguma descendencia.

luis pedro

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#3 Mensagem por horses_s » terça abr 08, 2008 9:40 am

Luis Pedro,

Não prevê o fim do Regimento de Cavalaria em Portugal?

É que há já algum tempo se ouve dizer que isso será inevitável. Pelo que ouvi dizer, em Estremoz já fechou e já há cerca de um ano que se fala do mesmo para Braga. :shock:

Qual é a sua opinião acerca disto?

Saudações Equestres
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » terça abr 08, 2008 10:59 am

luis pedro Escreveu:Olá Ana,

Não estou bem informado acerca do assunto, no entanto julgo que a extinção do Regimento de Cavalaria da GNR, onde a Ana nunca montou a cavalo pois as aulas funcionam no 4º Esquadrão, não irá traduzir-se na extinção dos cavalos na GNR.
Da notícia publicada na Lusa ( http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=337 ... =26&tema=5 ) pode-se depreender que o RC terá alguma descendencia.

luis pedro
Eu tive aulas precisamente no 4º Esquadrão na Ajuda
http://www.gnr.pt/portal/internet/dispo ... colas1.asp, penso que estamos a falar da mesma coisa ou não?

Sim também percebi que os cavalos iriam continuar, mas com funções "diplomáticas".

Se percebi mal a noticia, realmente agradeço a quem esclareça afinal o que vai acontecer.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » quarta abr 09, 2008 12:53 am

Olá horses_s,

Ambos, o de Estremoz e o de Braga, continuam abertos.
São Regimentos do Exército, o que agora foi extinto é da GNR.

luis pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » quarta abr 09, 2008 1:07 am

Olá Ana,

O Regimento tinha o 1º Esquadrão no Carmo com cavalos pretos (extinto após o 25A), o 2º em Cabeço de Bola com motos e viaturas blindadas, o 3º em Braço de Prata com cavalos ruços e o 4º na Ajuda com cavalos castanhos. O Comando do Regimento esteve muitos anos em Cabeço de Bola, junto ao 2º Esq., e nestes últimos anos foi transferido para a Ajuda para junto do 4º Esq.
A extinção do Regimento não acarreta necessariamente a extinção dos Esquadrões.
Da notícia da Lusa conclui-se que talvez sim, talvez não ou antes pelo contrário,... veremos.

luis pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » quarta abr 09, 2008 8:27 am

... complexo!! :roll:

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » terça abr 15, 2008 12:22 am

Olá Ana,

Quando souber mais alguma novidade "pósto" aqui.

luis pedro

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#9 Mensagem por Guida » sexta abr 18, 2008 10:55 pm

Olá!!

Este tema despertou-me curiosidade e perguntei a um amigo meu do regimento de cavalaria:

Então já fechou o regimento?? Já entregaste os cavalos??

e a resposta que obtive foi:

Isso é mentira, vai é mudar de nome mas não é para ja.....

Espero que tenha ajudado alguma coisa....

cumprimentos
"Não ha bons nem maus cavalos, ha bons e maus cavaleiros"

calao
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: domingo fev 18, 2007 6:30 pm
Localização: anadia

Re: Desaparecimento do Regimento de Cavalaria da GNR

#10 Mensagem por calao » segunda out 27, 2008 6:58 am

Olá a todos !

Dizem que o RC vai sair de Lisboa e vai passar para a zona do Fogueteiro, ficando em Lisboa apenas um esquadrao para as honras de estado... dizem... que o RC ia sair da localização onde esta no momento e ia passar para mais abaixo na calçada da ajuda... para o quartel do exercito, nos lançeiros... dizem...

Fiquem bem :)

calao
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: domingo fev 18, 2007 6:30 pm
Localização: anadia

Re: Desaparecimento do Regimento de Cavalaria da GNR

#11 Mensagem por calao » segunda out 27, 2008 7:07 am

AnaE ,

Já agora, sabia que as patrulhas do RC foram proibidas de andar em certas zonas perto do RC, devido aos "presentes" que os cavalos deixavam na rua? isto apenas é lamentável porque devia de haver uma conjugação de esforços entre a CM Lisboa e a GNR... para a limpeza das ruas... enfim estamos em Portugal. È pena vermos a policia montada em New York... mas em Lisboa... :roll: enfim....

Responder

Voltar para “Diversos”