Desbaste

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Anita
Espectador
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 11, 2004 12:25 pm

Desbaste

#1 Mensagem por Anita » sábado out 09, 2004 9:37 am

-Quando se fala em desbastar o cavalo, está-se a referir exactamente a que?

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#2 Mensagem por JM-6 » sábado out 09, 2004 10:14 am

Acho que resumidamente:

"Domesticação do cavalo"
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

Anita
Espectador
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 11, 2004 12:25 pm

#3 Mensagem por Anita » segunda out 11, 2004 9:36 am

- mesmo aqueles que já são montados?

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Desbaste

#4 Mensagem por AnaE » terça out 12, 2004 1:58 pm

...não! o desbaste é o processo de domesticação e ensino que permite que o cavalo seja montado... do desbaste deve resultar um cavalo calmo à mão e montado, em todos os andamentos... claro que depois com o tempo e o ensino, a segurança com que se monta o cavalo vai aumentando, bem como a forma fisica do cavalo e a sua capacidade de evoluir.

Um cavalo que já está montado foi porque passou pelo desbaste... mas depende a que chamas montar :wink: ... se for só saltar pa cima dele e andar aos saltos..... tb pode ser montar.... mas de certeza que ainda não passou pelo debaste.

a não ser que o desbaste não tenha sido muito bom, e apesar do cavalo já se deixar montar, deve retomar-se o trabalho de desbaste, ou seja, o ensino do cavalo semelhante ao que é empregue nessa primeira fase de preparação do cavalo.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#5 Mensagem por João dee Deus » segunda fev 21, 2005 11:58 pm

Ok. está defenido e bem, o desbaste.

Agora gostava que me falassem sobre técnicas para o efeito.
Como é que se faz? Presumo que já o fizeram.Mas por favor não me transcrevam livros,falem-me da vossa experiência,das dificuldades que tiveram,afinal é uma das finalidades que eu atribuo a este Forum.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#6 Mensagem por JM-6 » quarta fev 23, 2005 1:03 pm

Bem... apesar da minha pouca experiência neste campo acho que posso dar um contributo... nem que seja participativo.

Acho que o mais importante é dar a noção do que é "teóricamente" errado e certo aos cavalos. i.e., fazer com que eles tenham a percepção do que podem ou não fazer, isto deve ser transmitido sem recorrer à violência...

:idea: "Violência gera violência" Mais cedo ou mais tarde! :idea:

Lembro-me uma vez, em que fui levar um ponei que estava a desbastar ao CMFED para ser castrado e o Dr.(não me lembro o nome), perguntou-me qual era o primeiro passo para um bom desbaste....

É uma pergunta à qual a resposta eu nunca tinha lido e nem sabia ou me tinham falado.. mas respondi instintivamente:

"Uma boa festa"

Algo a que o Dr. sorriu e concordou.

Isto só para dizer que nós temos que ser os primeiros a dar para depois receber.

Penso que isto como 1º passo de um desbaste não está mal!

:wink:
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#7 Mensagem por Joana Abreu » quarta fev 23, 2005 8:12 pm

Em primeiro lugar vou descrever o que tenho visto por aí, e não concordo.
Pegar no Poldro no inicio dos 3 anos, passá-lo à guia até à exaustão, e quando este já mal tem força nas pernas... Upa lá para cima!!!!
Na minha opinião é totalmente errado porque:
- É feito 10 meses cedo demais (por questões de desenvolvimento muscular e ósseo)
Idade minima para começar é no final dos 3 anos.
- Se pretendemos um bom desbaste, quer dizer que pretendemos cavalos que não percam a alegria de sair da boxe, e que acabam por apreciar em serem montados.
Se os levarmos à exaustão quando os tiramos da boxe, no dia seguinte eles não querem sair, e ficam com a dita "má cabeça" ou "mau feitio"
- Convencer os cavalos a deixarem-nos montar tem de ser um processo de construção de confiança, e não um processo de medo ou um processo desagradável, para nós ou para o cavalo.

Claro que assim demora mais tempo.

O meu processo de desbaste não vou dizer (lol), têm que pagar para saber (lol)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#8 Mensagem por João dee Deus » quarta fev 23, 2005 9:19 pm

Olá Joana.

Consigo tenho de escrever com muito pormenor,senão agarra-se a uma vírgula mal posta e é o fim.(Estou a brincar se me permite,é só para descongestionar)
Estou sempre pronto para aprender,mas não foi com essa intenção.
Hà pouco,respondi ao João,que no meu tempo ninguém ensinava nada a ninguém,tinhamos de descobrir sózinhos.
A técnica está escrita algures ,penso eu,nunca li,mas a habilidade está em cada um.
Concordo consigo e com o João em que o princípio do desbaste é decisivo para o êxito final.
O princípio depende do ambiente donde o animal vem.
Tenho um égua (cruzada de Guarda Vestidos)que nasceu aqui em casa e só ficou porque é Albina,e achei piada.
Faz três anos em Abril e aos seis meses comecei o desbaste (calma)habituando-a a dar as mãos e os pés,pus-lhe o cabeção.Com um ano comecei a passá-la à guia.Cinco voltas para cada lado,uma vez por semana.Aos dois anos coloquei a cabaçada com bridão,sem rédias,depois o arreio com os estribos soltos e pouco aperto na cilha.O volteio passou para dez minutos.
Isto é para fazer sentir a relatividade das regras,e dos tempos.
Não sei se a sua profissão está relacionada,com os cavalos,mas não tenha receio de ensinar (escrevendo) porque como já lhe disse,pôr em preática o que está escrito é só para alguns,e esses,só por isso merecem.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#9 Mensagem por Joana Abreu » quarta fev 23, 2005 11:55 pm

Se calhar não fui clara...

... quando me estava a referir a desbaste, estou-me a referir à fase final em que se aplicam técnicas para se iniciar a montar os poldros!!!
Essas sim, devem ser aplicadas só a partir do final dos 3 anos.

É claro que o desbaste puro, começa a partir do momento que se começa o tratamento "à mão" separado da mãe, e esse claro, pode começar a partir dos 6 meses após o desmame.

Fica a clarificação do ponto de vista

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#10 Mensagem por João dee Deus » quinta fev 24, 2005 12:32 am

Olá Joana

Acho que vou ter de memorizar em qualquer lado esta mensagem:

È chato quando discutimos e é triste quando nos calamos.

(estou a melhorar o meu poder de síntese)

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#11 Mensagem por Dr.Elina » quinta fev 24, 2005 1:43 pm

Cara Joana,
Porque começar o desbaste só ao desmame?
Porque não logo a nascença?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#12 Mensagem por João dee Deus » quinta fev 24, 2005 10:57 pm

Ok. Depois de alguns dias aqui no Forum,ponderei,e vou "dizer coisas"quem quiser aproveita quem não quiser,esquece.

A QUEM INTERESSE : O DESBASTE
A idade aconselhável depende da construção ossea mas 3anos e meio está bem.
O cavalo aprende por repetiçâo.Usando a sua excelente memória.
O desbaste é uma aorendizagem,que deve ser de 3 Meses.
Interessa mais o número interacções do que a duraçao delas.
Dependendo das condições em que estava o poldro,se foi criado à não ou se veio do campo,os primeiros dias,são importantes.
Se veio do campo precisa fazer a "primeira cabeça", se foi creado à mão,já a traz feita, mas vão nos primeiros dois meses para a Baia.
Nos primeiros dias,o ideal seria o poldro ser alimentado,limpo, retirado o estrume,e feita a cama pelo equitador,(10 dias)para se concentrar nele.
Na Baia começam os exercícios,a saber:
Pôr um suadouro em cima do lombo,enquanto dá uma erscovadela levantar as mãos e os pés,abrir os beiços e ver os dentes,puxar a cauda para os dois lados,e o começo de "ceder à perna"( Coma ponta do polegar,dar uns toques nos flancos,até ele ceder a garupa,mal ele ceda pára logo porque amanhã vai ser melhor)
As acções quando são bem conrepondidas pelos cavalos devem cessar imediatamente e nunca imediatamente repetidas,como se ele tivesse feito mal.
A Baia limita muito os movimentos do poldro,e nestas condições ele fica desejando a chegada do equitador,porque é a unica altura do dia em que ele inter-aje,com "outro animal".
Ele é que o tira daquela imobilidade.
Dependendo da entrega do poldro,ao quinto dia já se pode passá-lo à Guia,duas vezes por dia durante dez minutos de cada vêz
Vai-se aumentando o tempo até 20 minutos.
O trabalho a pé (guia) é muito complicado de explicar aqui,pelo menos para mim, porque o pormenor que eu imprimo ao meu trabalho,o impede.
De qualquer nodo o fundamental,é que o poldro faça transições à voz,e uma certa ginástica à coluna,alterando o comprimento da guia,nos três andamentos,já aparelhado e com os estribos soltos.(dos 10 aos vinte dias).Estes tempos são só uma referência,porque é muito subjectivo.
Só lhes passo a perna aos 25 dias de desbaste,(há muito tempo até aos três meses.)sempre com a guia e com a ajuda de alguém durante dois dias.
Depois reduz-se o tempo de guia,e completa-se com a monte.
Nos primeiros dias, o poldro que já reage à voz sente em simultâneo as ajudas de mão e perna,até que a voz se cala.
Daqui para a frente já toda a gente sabe,é trabalhar até aos três meses para que fique bem memorizado no cavalo.
Atenção à duração das lições,se forem muito porlongadas provocam dores lombares ou outras.O entusiasmo do cavaleiro pode ser nefasto.
È melhor muitas lições mas curtas.



Li algures neste Forum que ninguém ensinava nada.

Aqui vai a minha modesta contribuição.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#13 Mensagem por karindabyte » sexta fev 25, 2005 9:07 am

:wink: :wink: :wink:

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#14 Mensagem por Joana Abreu » sexta fev 25, 2005 10:31 am

Cara Joana,
Porque começar o desbaste só ao desmame?
Porque não logo a nascença?
Por razões naturais, após a nascença, o poldro só confia na mãe.
Até ao desmame (6 meses), não existe nenhuma necessidade (além do contacto esporádico com o veterinário).
Porque...
... o poldro alimenta-se directamente da mãe,
... o poldro segue a mãe para todo o lado (basta ter a mãe "à mão")
... excessivos contactos com o poldro inquietam a mãe (instinto protector)

Mas relembro, que o desbate mais avançado (montar) só se deve fazer no final dos 3 anos.

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#15 Mensagem por Dr.Elina » sexta fev 25, 2005 11:29 am

Joana,

Então acha que os poldros não precisam de cuidados do ferrador?

E quando há contacto com o veterinário, não seria mais fácil para todos (o poldro incluído) se o poldro ja está habituada ao cabeção e ao toque humano?

E não acha que os poldros, desde pequenos, devem comer ração, e não só apartir do desmame?

O que é excessivo contacto?

Responder

Voltar para “Diversos”