Sustos

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Sustos

#1 Mensagem por Cavaleira16 » domingo out 05, 2008 6:08 pm

Pessoal,
Tenho mesmo que desabafar sobre isto.

Monto à 2 anos e qualquer coisa, à 1 ano no actual centro equestre. E á quase 1 ano que monto o Nobre (PSL, pai Veiga, mãe não faço ideia mas PSL, á volta de 7 anos de idade).
De inicio tinha um medo terrível deste cavalo, porque sempre que alguém o montava era para ir ao chão. Cangochas, fugidas á carga... tudo servia para mandar o pessoal ao chão. Ficava aterrorizada so de o ver, e quando um dia me mandaram monta-lo, quase chorei a implorar para não o montar. Mas lá acabei por monta-lo, cheia de medo (pânico mesmo), tremia que nem varas verdes... Mas o "dito cujo" nada fez para me mandar ao chão, portou-se lindamente. Na aula seguinte voltei a monta-lo, e na seguinte, e na seguinte... Por 2 vezes fiquei em cima do pescoço dele, por umas 50 andei á carga e por umas 100 andei a ser "cangochada". Nunca caí (nem sei bem como)
1 ano depois, o Nobre já não é o mesmo cavalo de que toda a gente tinha medo. Está muito mais disciplinado, mais calmo, ja deixa colocar a cabeçada sem problemas. Resumindo: está a crescer

Em Agosto a escola esteve fechada, estive 1 mês sem o ver e 1 mês sem o montar. Mas o "reencontro" correu muito bem.
Mas pelos vistos e segundo o prof, já "passei de nível" e encontro.me a montar um sela francês e uma luso-árabe. Ambos muito disciplinados, que em nada tem a ver com o Nobre.

Na ultima semana, vi o Nobre fazer uma coisa que nunca tinha feito comigo a monta-lo ou mesmo no maneio: mandou um coice á égua que vinha atrás dele, em pleno picadeiro. Por muito "indisciplinado" que ele fosse, nunca tinha mandado um coice a ninguém. Isso assustou.me.

Hoje pedi para o montar.

Mal saiu da boxe, foi logo montado por mim (la não se desenrolam os cavalos). De inicio tudo bem, a passo e trote tudo excelente.
De repente, e assim do nada, desata ás cangochas comigo em cima. Fugiu a galope picadeiro fora. Voltei para o meu lugar na teia e continuamos a aula. Mais uma vez, mais uma crise de cangochas, curvas bem apertadas, reviravoltas... Bem, parecia que andava num rodeo. Mais uns 10 minutos sem crises e por ouvir um foguete (que ate estava longe), voltou ás cangochas. Numa questão de 30 minutos, fez isto umas 5 vezes, 4 delas sem razão aparente.

Fomos montar para o picadeiro exterior, estava tudo a correr bem. De repente, passou um camião na estrada. Já estão a imaginar o que se passou a seguir. Mais uma sessão de cangochas e piruetas. Continuo sem saber como não fui parar ao chão (será por ter as pernas grandes?? )

A questão agora é: será que voltou aos "bons velhos tempos"?
Esta parte dos sustos ainda se pode "aplicar" a um cavalo que participa em feiras, demonstrações, passeios e que até à Golegã vai?

Aqueles que tiveram paciência para ler isto, gostava que dissessem o vosso parecer

Obrigado
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

ICCG
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: segunda dez 28, 2009 8:42 pm

Re: Sustos

#2 Mensagem por ICCG » quarta dez 30, 2009 7:06 pm

Bem, não sei bem o que lhe dizer...
Provavelmente o cavalo tem algum trauma não acha?
Talves tenha sido mal desbastado...
Quando não conhece as pessoas que o montam faz porcaria...
Não fasso a minima ideia.
Talves alguem mais experiente lhe possa esclarecer essa duvida.
Vá dando noticias,fiquei interessada pelo seu caso.
Cumprimentos Isabel Gomes

Avatar do Utilizador
PRodrigues10
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: sexta dez 25, 2009 7:39 pm

Re: Sustos

#3 Mensagem por PRodrigues10 » quarta dez 30, 2009 9:31 pm

Boas,
Também estou um pouco sem saber porque ele fez isso...
Mas ele tinha sido trabalhado pouco tempo antes... ou já estaria sem ser montado há mais de uma semana? Se realmente estava parado há algum tempo... Não e tão estranho isso acontecer... alguns cavalos tem uma maneira muito estranha de "dizer" que estão contentes e precisam de descarregar energia, acabando por se tornar brutos....

Para alem disso não te esqueças de que os cavalos também tem dias e dias como as pessoas...

por exemplo eu andei a tentar por um cavalo a saltar... já não saltava algum tempo e fui para a pista a 60cm e depois subi para 80 e saltou tudo... no dia a seguir fui lá e não fazia nada de jeito, parava antes... recusava... etc...

Vai dando noticias :wink:
Patricia

Responder

Voltar para “Diversos”