Problemas de redia

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Lobinha
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 26, 2007 1:20 am

Problemas de redia

#1 Mensagem por Lobinha » terça jun 16, 2009 1:55 am

Tenho um cavalo de 5 anos que esta apresentando um problema de rédia que não consigo resolver.. é um cavalo de passeio de passada baixa e alta muito macio.. responde muito bem a rédia directa e indirecta, ao ladeamento e outros exercícios... Quando vou andar na rua ele atende bem a rédia enquanto esta ao passo e na passada curta... mas é só aumentar a passada dele que ele já se empolga e fica difícil de parar... sem falar que as vezes ele ainda levanta o focinho de um jeito que, alem de ser muito feio, o controle da rédia fica perdido... mudei a embocadura dele e coloquei uma gamarra elástica... useia por um tempo e ele apresentou uma melhora boa.. depois tirei a gamarra e ele continuou bem.. mas depois de vários dias sem a gamarra ele percebeu que pode novamente levantar a cabeça na hora de parar.. mas ele faz isso numa frequência bem menor... o maior problema é a cabeça dura :cry: ...bom...na verdade os dois são um problema!! :mrgreen:
Alguém pode me ajudar?
"Nenhuma hora,passada na sela,é vida desperdiçada." (Winston Churchill)

"Sabe quando você está feliz
Sabe quando você é confortável
Sabe quando você está confiável
E sabe sempre quando você tem cenouras."
(Autor desconhecido)

valente
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 18, 2009 1:05 pm

Re: Problemas de redia

#2 Mensagem por valente » sexta jul 31, 2009 4:49 pm

Boas!

É pena ninguém dar opiniões/soluções sobre este problema, pois o meu cavalo tem exactamente o mesmo "defeito".
Já utilizei gogue, deixei de usar e quando se entusiasma ou não quer trabalhar levanta a cabeça e é praticamente impossível de o parar ou guiar!
Vou voltar a usar o gogue, pois há uns dias atrás ia dar um passeio e ele fez um regresso a casa bem mais rápido e perigoso do que o que eu desejava!!

Saudações,

Luis Tiago
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quinta ago 26, 2004 2:18 pm

Re: Problemas de redia

#3 Mensagem por Luis Tiago » domingo ago 02, 2009 8:27 pm

Esse problema tem pouca resposta, por isso ninguém ter respondido.
Não e com aparelhos que os cavalos deixam de fazer os seus vícios ou seja o que for, há que aprender a montar, a sentir, bla bla bla, para se poder ter um cavalo submisso.
E ensinar assim o cavalo claro.
Aconselho uma escola de equitação, e só depois de começarem a sentir realmente a equitação, pensar nesses problemas, porque na equitação não existe um método para resolver o que for. Sentir o cavalo e saber o que e preciso.
Cada cavalo, cada caso.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Problemas de redia

#4 Mensagem por PaulaDS » domingo ago 09, 2009 7:15 pm

1) o problema poderia não ser do cavalo
2) o problema poderia nada a ter com rédea e embocadura, etc
3) poderia não ser um só problema mas uma serie de problemas - um quadro

Phynx
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: terça nov 07, 2006 7:52 pm

Re: Problemas de redia

#5 Mensagem por Phynx » segunda ago 10, 2009 9:38 am

Ou é falta de ensino por parte do cavaleiro e cavalo e/ou problema de saúde do cavalo em que este se esteja a defender do cavaleiro.

Avatar do Utilizador
Lobinha
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 26, 2007 1:20 am

Re: Problemas de redia

#6 Mensagem por Lobinha » sábado ago 15, 2009 8:44 pm

Luis Tiago Escreveu:Esse problema tem pouca resposta, por isso ninguém ter respondido.
Não e com aparelhos que os cavalos deixam de fazer os seus vícios ou seja o que for, há que aprender a montar, a sentir, bla bla bla, para se poder ter um cavalo submisso.
E ensinar assim o cavalo claro.
Aconselho uma escola de equitação, e só depois de começarem a sentir realmente a equitação, pensar nesses problemas, porque na equitação não existe um método para resolver o que for. Sentir o cavalo e saber o que e preciso.
Cada cavalo, cada caso.


fiz 7 anos de equitaçao curso de doma e de redeas aprendi muita coisa nova...mas nada que resolvesse esse problema...ele melhorou em apenas um ponto..nao levanta mais a cabeça e toma as redeas...em outro ponto ele melhorou e piorou de novo que foi o de de manter o queixo duro..ele agora anda com a cabeça bem empunhada,mas voltou a puxar..uma cavalgada com ele é realmente cansativa...
:|
"Nenhuma hora,passada na sela,é vida desperdiçada." (Winston Churchill)

"Sabe quando você está feliz
Sabe quando você é confortável
Sabe quando você está confiável
E sabe sempre quando você tem cenouras."
(Autor desconhecido)

Avatar do Utilizador
Lobinha
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 26, 2007 1:20 am

Re: Problemas de redia

#7 Mensagem por Lobinha » sábado ago 15, 2009 8:51 pm

valente Escreveu:Boas!

É pena ninguém dar opiniões/soluções sobre este problema, pois o meu cavalo tem exactamente o mesmo "defeito".
Já utilizei gogue, deixei de usar e quando se entusiasma ou não quer trabalhar levanta a cabeça e é praticamente impossível de o parar ou guiar!
Vou voltar a usar o gogue, pois há uns dias atrás ia dar um passeio e ele fez um regresso a casa bem mais rápido e perigoso do que o que eu desejava!!

Saudações,
Oi valente...olha esse problema eu consegui acabar utilizando uma gamarra elastica..ela trabalha pressão e alivio de pressão..se usar durante um tempo o cavalo acaba desistindo e esquecendo o vicio....agora o problema de manter o queixo duro eu ainda nao consegui resolver :(
"Nenhuma hora,passada na sela,é vida desperdiçada." (Winston Churchill)

"Sabe quando você está feliz
Sabe quando você é confortável
Sabe quando você está confiável
E sabe sempre quando você tem cenouras."
(Autor desconhecido)

JC
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: quinta set 11, 2008 2:15 pm
Localização: Golegã

Re: Problemas de redia

#8 Mensagem por JC » terça ago 18, 2009 4:58 pm

Em minha opinião o problema que tem não pode ser resolvido neste fórum. Peça ajuda a um bom cavaleiro pois poderá ser a única maneira de ultrapassar a situação. Quando digo bom refiro-me a um cavaleiro com resultados. Não basta que monte muito a cavalo ou há muitos anos.
As tentativas para resolver de forma experimental com recurso a gamarras e outras martingalas, sem a sua utilização objectiva correcta e conhecimento dos efeitos poderão agravar a situação.

Peça ajuda!

JC

Avatar do Utilizador
Lobinha
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 26, 2007 1:20 am

Re: Problemas de redia

#9 Mensagem por Lobinha » quinta ago 20, 2009 10:54 pm

Eu já resolvi o problema.... o uso da gamarra elástica ajudou sim e agora não a utilizo mais..ele já esta condicionado a manter a cabeça na posição correta...e em relação a boca dura depois de muitos testes e pesquisas... acabei optando por usar um freio bridão leve utilizando duas redias e trabalhando lentamente... ele esta respondendo muito melhor agora... ainda vai precisar de bastante treino mas agora sei que estou no caminho certo.... ah... e eu já havia pedido ajuda... mas de tudo que disseram de nada adiantou....

um abraço a todos !
Sarah
"Nenhuma hora,passada na sela,é vida desperdiçada." (Winston Churchill)

"Sabe quando você está feliz
Sabe quando você é confortável
Sabe quando você está confiável
E sabe sempre quando você tem cenouras."
(Autor desconhecido)

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Problemas de redia

#10 Mensagem por PaulaDS » sexta ago 21, 2009 6:33 am

O erro é esse, os cavalos não se condicionam a manter a cabeça na posição correta. A cabeça chega à posição correta quando todo o resto do cavalo, começando pela parte posterior, se "encaixa" na maneira certa e ele começa a usar o motor dele e as costas correctamente. Não precisa de pensar na cabeça, a cabeça é a ultima coisa e vai ter à posição certa sozinha, quando todo o resto estiver trabalhando certo.
Da maneira que fez, ou seja, condicionando o cavalo a estar numa posição obrigada ou de habito, é só um "parecer", um falsa posição correta provavelmente - embora eu não tenha visto o cavalo, essa é a sensação, porque uma gamarra elástica não pode ter feito o trabalho que só um cavaleiro pode fazer - senão poderiam-se usar robots ou macacos para trabalhar os cavalos nas coudelarias para baixar os custos.

JC
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: quinta set 11, 2008 2:15 pm
Localização: Golegã

Re: Problemas de redia

#11 Mensagem por JC » sexta ago 21, 2009 8:41 am

Sarah

Tenho fortes dúvidas que tenho resolvido o problema. Julgo que lhe parece que o resolveu mas verá a seu tempo que infelizmente não o resolveu pois não é com a gamarra que chegará à solução mas sim com um trabalho de conjunto que terá como consequência a colocação do cavalo.
Boa Sorte (embra gostasse mais de lhe desejar bom trabalho do cavalo)!

JC

Avatar do Utilizador
Lobinha
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 26, 2007 1:20 am

Re: Problemas de redia

#12 Mensagem por Lobinha » terça ago 25, 2009 2:06 am

PaulaDS Escreveu:O erro é esse, os cavalos não se condicionam a manter a cabeça na posição correta. A cabeça chega à posição correta quando todo o resto do cavalo, começando pela parte posterior, se "encaixa" na maneira certa e ele começa a usar o motor dele e as costas correctamente. Não precisa de pensar na cabeça, a cabeça é a ultima coisa e vai ter à posição certa sozinha, quando todo o resto estiver trabalhando certo.
Da maneira que fez, ou seja, condicionando o cavalo a estar numa posição obrigada ou de habito, é só um "parecer", um falsa posição correta provavelmente - embora eu não tenha visto o cavalo, essa é a sensação, porque uma gamarra elástica não pode ter feito o trabalho que só um cavaleiro pode fazer - senão poderiam-se usar robots ou macacos para trabalhar os cavalos nas coudelarias para baixar os custos.
JC Escreveu:Sarah

Tenho fortes dúvidas que tenho resolvido o problema. Julgo que lhe parece que o resolveu mas verá a seu tempo que infelizmente não o resolveu pois não é com a gamarra que chegará à solução mas sim com um trabalho de conjunto que terá como consequência a colocação do cavalo.
Boa Sorte (embra gostasse mais de lhe desejar bom trabalho do cavalo)!

JC
isso que vc fala esta muito certo, é necessario que o cavalo esteja preparado antes para manter a postura desejada..mas eu nao sabia disso antes...aprendi a fazer uns trabalhos de flexoes que preparam melhor o cavalo,trabalhos leves todos os dias tb ajudam bastante...e ele se deu muito bem com o freio bridao leve...esta trabalhando mais leve de boca.eu sei que ainda vai demorar pra ele ficar realmente bom...e eu sei que posso tb ainda estar fazendo a coisa errada..bom...mas é assim que se aprende...tentando e procurando acertar...(realmente é um trabalho para o cavalo ter um domador inexperiente) :? mas eu prefiro tentar e aprender com ele do que confiar nos domadores daqui da regiao que em sua maioria cortam os animas com esporas...

obrigada pelas respostas! Todos ajudaram de alguma forma! :)

abraços!

Responder

Voltar para “Diversos”