Duvidas de principiante

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Parada
Mensagens: 4
Registado: quarta set 16, 2009 6:11 pm

Duvidas de principiante

#1 Mensagem por Parada » quarta set 16, 2009 6:25 pm

Boa tarde a todos.
É o seguinte, comecei à cerca de 5 meses a ter aulas de equitação, como todos os alunos la da escola, comecei por montar uma égua muito mansa... passado 4 aulas mudei para um cavalo. Nas minhas primeiras aulas com este cavalo tudo corria bem, mas a pouco tempo atrás ele começou-me a fazer cangochas e agora faz todos as vezes isso comigo, mas com o meu professor ele não faz.

Alguém me pode ajudar dando dicas para tirar esta mania ao cavalo?

Cumprimentos Telmo Parada

Avatar do Utilizador
saitam
Sela 01
Mensagens: 44
Registado: quarta ago 26, 2009 4:19 pm

Re: Duvidas de principiante

#2 Mensagem por saitam » sábado set 19, 2009 8:18 pm

Olá Parada, a tua pergunta é mesmo muito complicada de responder.
Muitas vezes até a ver, é difícil perceber, é que tens que pensar que aquilo que anda por baixo de ti tem cérebro, pensa, tem vontades, medos, sentimentos, ...
A tua ideia de dizeres que só faz quando o professor não está pode dar a ideia que ele sabe que ao portar-se mal junto ao professor alguma coisa de mal lhe pode acontecer e então fica mais calmo, talvez ele te esteja a experimentar, se não lhe mostras quem manda, ele continua, podes ainda ser tu que por teres ainda teres pouca experiência lhe estás a fazer algo que ele particulamente não gosta, por exeplo por ainda não controlares muito bem a força a aplicar nas rédeas as deixas muito tensas e ele tenta libertar-se, ou ... sabe-se lá a quantidade de situações possíveis.
Mas a primeira coisa que deves ter em atenção é mesmo o conceito de que aquilo não é um objecto, uma bicicleta ou outra coisa do género, é um animal com sentimentos e vontade própria, daí que tens que pensar que á partida ele está a portar-se mal porque há algo que não gosta ou porque não lhe estás a conseguir transmitir a tua autoridade e então está na palhaçada (ou ambas).
Mas não te preocupes, 5 meses é tempo para ainda estares a apreender muita coisa, muitos cavalos, uns mais rebeldes, outros mais calmos, uns mais artistas outros mais maretas hás-de montar e vais ver que essa foi só uma das situações que te fez "crescer" um pouco mais nesta nobre arte que se chama equitação.
Boas aulas e ... pensa por ti, vê o que é que achas que está a acontecer e resolve, é assim que as coisas funcionam, como muita vez se diz, muitos podem ver, mas só quem lá está em cima é que sente. Continua .....!!!!.....

Parada
Mensagens: 4
Registado: quarta set 16, 2009 6:11 pm

Re: Duvidas de principiante

#3 Mensagem por Parada » domingo set 20, 2009 6:04 pm

Saitam você participa em concursos de saltos?

Avatar do Utilizador
saitam
Sela 01
Mensagens: 44
Registado: quarta ago 26, 2009 4:19 pm

Re: Duvidas de principiante

#4 Mensagem por saitam » segunda set 21, 2009 5:50 pm

Olá Parada, não vou a concurso pois não é a parte competitiva que me move. Além de que fisicamente não sou boa ajuda para o cavalo (além de velho, sou pesado, gordo para os amigos).
Pratico saltos só em ambiente descontraído entre amigos, quando fazemos as nossas brincadeiras e quando estou a trabalhar cavalos, pois sou dos que acho que mesmo que o cavalo não seja um saltador, deve ser trabalhado para saber saltar, seja uma vala ou um tronco quando vamos fazer um passeio, seja um fardo de palha se estiver numa prova de equitação de trabalho.

Parada
Mensagens: 4
Registado: quarta set 16, 2009 6:11 pm

Re: Duvidas de principiante

#5 Mensagem por Parada » segunda set 21, 2009 6:15 pm

Eu adorava ter um cavalo meu,mas e quase impossível,com muita pena minha.
Lá no meu centro hípico tem pessoas que tem cavalos e não passam cartão nenhum aos animais, isto revolta um bocado.

cumprimentos

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Re: Duvidas de principiante

#6 Mensagem por Tamão » segunda set 21, 2009 10:10 pm

Olá Parada!
Hoje mesmo encontrei um livro interessante que talvez te possa ajudar. Aqui vai:
Título: O comportamento do cavalo - A solução dos problemas.
Autor: JESSICA JAHIEL
Tradução: Maria Clara Cabral
Editor: Tito Lyon de Castro

Agora boa sorte e não fiques mais parada.

Avatar do Utilizador
saitam
Sela 01
Mensagens: 44
Registado: quarta ago 26, 2009 4:19 pm

Re: Duvidas de principiante

#7 Mensagem por saitam » quarta set 23, 2009 2:01 pm

Concordo com a proposta do Tamão, é um livro muito interessante (existe um equivalente mas a tratar o tema "cavaleiro") até porque é fácil de consulta, é baseado em respostas que a autora dava a perguntas que lhe iam fazendo. Na prátca é uma infinidade de perguntas com as respectivas respostas.

Pode até ser pensado como objecto de consulta, mesmo depois de se ler todo.

Além disso, há um outro livro que aconselho a odos os que me perguntam sobre literatura equestre. Vale bem a pena os pouco mais de vinte euros que custa o livro "Equitação, como e porquê" do Coronel Netto de Almeida.

E parafraseando Tamão "não fiques parada" anda com isso, a base da equitação é calmo, direito e PARA DIANTE :-D

Responder

Voltar para “Diversos”