Barbarie - Bater com uma pá na cabeça de um cavalo

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
equinos
Mensagens: 1
Registado: domingo jan 23, 2005 11:59 am

Barbarie - Bater com uma pá na cabeça de um cavalo

#1 Mensagem por equinos » domingo jan 23, 2005 12:14 pm

Nem sei como começar.
Ontem assisti, num determinado centro hipico perto de Lisboa a uma cena no minimo barbara para não dizer outra coisa.
Um determinado cavaleiro depois de trabalhar o seu cavalo num picadeito exterior entra montado na zona de aparelhagem dos cavalos, ficando o seu cavalo algo agitado, tendo o cavaleiro criado ainda mais agitação no seu cavalo e nos restantes dado que forço o seu cavalo a circular na zona.

A dada altura as pessoas que estavam presentes não podem acreditar no que estava a acontecer. O cavaleito apeado, segurando nas redeas do cavalo e a bater com um pau com um diametro significativo. Tal foi a força com que bateu no pescoço e cabeça do cavalo que acabou por partir o pau ao meio.

Mas o ridiculo da situação foi o seguinte: não satisfeito com o sucedido o ilustre cavaleiro da região centro resolveu pegar num pá e bater violentamente na cabeça do cavalo.

Como os presentes ficaram chocados com a situação e o ilustre cavaleiro ficou numa situação desconfortavel, este resolveu retirar o cavalo da zona e leva-lo para a zona dos banhos, para longe de outros olhares.
Nesta zona em vez de dar banho espetou ainda quatro pontapes no cavalo.

Esta situação parece impossivel de acontecer mas ocorreu ontem ao final da tarde num centro hipico e foi feito por uma pessoa que tem bastantes cavalos e é tido como um bom cavaleiro.

Não tenho palavras para avaliar o sucedido e não quero que aquele senhor se aproxime sequer do meu cavalo.

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#2 Mensagem por horse_lover » domingo jan 23, 2005 6:39 pm

com tanta gente a ver ninguém fez nada???????????? Isto não vai por dizer coitadinho e fazer insultos...isto vai por actuar!

E já agora, como ficou o cavalo? Ninguém tirou o cavalo a esse senhor? deixaram-no fazer essas atrocidades enquanto ficaram a ver?
Ana Patrícia
Imagem

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Barbarie

#3 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » segunda jan 24, 2005 12:06 am

Boa noite,

Concordo plenamente com a "Horse Lover". Penso que as pessoas que observaram tal acto cruel deveriam ter intervindo. A posse de um animal não confere ao seu dono o direito de o maltratar só porque este não o serviu como ele queria.

Acho que o nome do Sr. em questão deveria ser divulgado para que sentisse na pele a humilhação equivalente à dor que infringiu ao seu cavalo.

O bom cavaleiro não é só o que tem boa técnica é também aquele que trata os seus cavalos com carinho, respeito e dignidade.
Antónia Serra

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#4 Mensagem por JM-6 » segunda jan 24, 2005 10:46 am

Subscrevo rigorosamente os comentários anteriores.

Acho que devem ser recordados os principios básicos da equitação, presentes no seguinte link:

http://62.2.231.126/FEI/fei_01_01.html


No fim da página web ir a :

"PDF documents:

The FEI Code of conduct for the welfare of the Horse"

É algo que falta a muita gente, ler este documento.... sejam cavaleiros desconhecidos ou eventualmente de renome!
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#5 Mensagem por karindabyte » segunda jan 24, 2005 3:16 pm

:shock: :shock:
Boas,
Acho que as pessoas que assitiram a essa triste episódio deveriam no minimo apresentar queixa perante e entidade patornal desse individuo( caso ele seja empregado), e fazer chegar outra queixa à liga protectora dos animais, pois essa figurinha é uma ameaça a qualquer ser vivo.
Acho também que deveriam divulgar o nome do cromo e do centro hípico, para que as pessoas possam pensar duas vezes antes de porem os animais nas mãos dessa gente.

Sra. Equinos
Mensagens: 1
Registado: terça jan 25, 2005 9:45 am

#6 Mensagem por Sra. Equinos » terça jan 25, 2005 10:01 am

Eu também assisti a essa cena monstruosa. Graças a Deus foi a primeira e espero a ultima vez que assisti tal acto de crueldade e o choque é tal que ficamos paralizados. É facil estar agora a ler e dizer que se devia fazer isto ou dizer aquilo mas na altura não é tão simples pois somos confrontados com algo com que nunca lidamos antes. O problema não está no centro hipico pois a pessoa em questão é cliente como eu sou e no momento não estava nenhum responsavel do centro hipico presente. O problema está em pessoas que acham que por serem donos e senhores de um animal os podem tratar como quiserem. Esta pessoa devia ser presa mas a nossa lei não o contempla nem sequer protege que tivesse intrevido nessa situação.

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Barbarie

#7 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça jan 25, 2005 11:28 am

Boa tarde Sr.ª Equinos,

Eu compreendo que por vezes quando se assiste a algo tão barbaro que não se espera haja uma hesitação sobre como agir. Mas não hesite agora em referir o nome da pessoa. É a melhor forma de a punir, com a vergonha. No "mundo dos cavalos" quase todos se conhecem, esse senhor vai passar a ser apontado pelo que fez. É essa a justiça que podemos fazer e acho que o cavalo a merece.
Antónia Serra

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

ola

#8 Mensagem por Vânia Freitas » quarta mar 02, 2005 9:05 am

Pela primeira vez participo neste forum e foi esta a questão q decidi comentar pois foi aquela que mais me horrorizou. Nunca bati à minha égua portanto acho incrivel que alguem o faça com uma pá :twisted:

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#9 Mensagem por omega2 » quinta abr 14, 2005 6:27 pm

bem, eu nao acredito em alguem que monta a cavalo regularmente e que afirma que nunca bateu num cavalo!! ninguem se lembra de uma stickada ligeira na garupa quando o cavalo nao faz o que queremos, ou uma chapada no focinho quando ele tenta morder nos?
mas sinceramente, o que se passou com esse cavaleiro é uma situação deprimente. o pior é que os cavaleiros são (por norma) humildes ate começarem a ser conhecidos. depois disso tornam se arrogantes, insensiveis e não ouvem o que as outras pessoas lhes dizem!!
ja agora, alguem sabe o porque de toda essa agressividade para com o cavalo?

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

#10 Mensagem por Vânia Freitas » quinta abr 14, 2005 6:56 pm

Primeiro não uso chicote quando monto depois como não sou agressiva para a minha égua ela também não faz- Um dia pode acontecer mas ja monto desde os 3 anos e nunca bati num cavalo.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » domingo jun 05, 2005 10:51 pm

Compamheiros

Quando não tenho nada para dizer,dou uma volta pelos Tópicos.

Deparei com este,e li com atenção.

Independentemente,do que realmente aconteceu,pareceu-me um pouco dramarizado.

Tanto quanto conheço de Cavalos,estando apeado a segurar nas rédeas,não se pode dar mais do que uma paulada na cabêça de um Cavalo,porque á segunda já ele lá não está.
Com uma pá então,e depois de ter levado com o pau,nem acredito que lhe tenha acertado.Uma pá é um vulto enorme,e difícil de manejar,pelo que se torna lento.Só se foi com as duas mãos.
Isto só seria possível,se o Cavalo tivesse preso,ou drogado.

Por outro lado,como estes comentários não são lidos pela Procuradoria da República,concordo com o que foi dito,e quem "levantou a Lebre" tem de ter a coragem de acabar o que começou.Ou seja, dizer quem foi, e onde.
Ou então, nem devia ter começado.

Esta falta de coragem também reforçou a minha idéia de "dramatizado"

Bater num Cavalo a "frio",e ele bateu,não tenho dúvidas, prova da maior ignorância e estupidêz.
É não saber nada,sobre a eficácia de um castigo dado "a tempo",e por uma só vêz. Como já disse aqui no Forum.

Para assistir a isto e ter uma reação,é preciso ser um Marialva.

Não estou a brincar.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Fred
Espectador
Mensagens: 8
Registado: sábado out 30, 2004 10:53 pm
Localização: Caxarias-Ourém

#12 Mensagem por Fred » segunda jun 06, 2005 11:57 pm

gostei do comentario do sr joao e apoio completamente
Fred. Gameiro

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#13 Mensagem por pedro oliveira » quinta jul 21, 2005 6:46 pm

Ola...é preciso não ter coração. como é que alguem consegue ter coragem para fazer tal atrocidade. Os cavalos são animais com muita força e nem por isso se viram ao coice sem + nem -. Quer dizer, tenho cavalos e tenho lena confiança neles, por muito desinquietos que estejam nunca tentaram coiciar-me. Como é possivel alguem praticar tal acto. pessoas como essa deviam ser proibidas de lidar com cavalos.
:cry:
só quero aprender...mais e mais

Ruka
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 13, 2005 9:31 am
Localização: Mindelo, Vila do Conde

#14 Mensagem por Ruka » sexta ago 05, 2005 11:16 pm

os espectadores forao uns grandes otarios s m premitem a linguagem! vendo um estupor dakeles (k n pode ter outro nome. k m desculpem kem e amigo dele) a bater no pobre animal n fizeram nd??? deviam era pegar no homem (k nem s pode xamar cavaleiro pk um individuo k faz isso ou tem perturba;oes ou estava completamente embriegado) e fazer lhe o msm k ele fez ao cavalo! prenddelo a uma arvore e dar lhe com um pao nas costas ate o pau partir! gente como essa n devia esistir!

:evil: :x :evil: :x :evil: :x :evil:

cumprimentos :evil:

stondral
Mensagens: 1
Registado: quarta ago 10, 2005 7:11 pm

#15 Mensagem por stondral » quarta ago 10, 2005 7:25 pm

Ao aceder a este forum vi este assunto e não pude deixar de ficar "calado".

Ao ler o relato da situação tive a mesma reacção e pensei o mesmo que outros intervenientes.

No entanto após algum tempo a pensar no assunto, compreendo perfeitamente a falta de acção dos espectadores.

Perante uma situação que é uma autentica atrocidade muitas vezes ficamos "completamente congelados e sem capacidade de reacção". Provavelmente terá sido isso que aconteceu.

Eu felizmente não ando de comboio mas também me faz confusão ouvir relatos de várias pessoas que se mantiveram impavidas se serenas numa carruagem de comboio enquanto uma pessoa era agredida por outra. Ou, como é tipico do português, gosta de assistir a um acidente de viação, mas quando lhe é pedido para testemunhar, diz sempre que nunca viu nada.

Como todos temos telhados de vidro, antes de escrever ou dizer qualquer coisa é conveniente colocarmo-nos no lugar dos outros.

Boas cavalgadas e optimo verão.

Responder

Voltar para “Diversos”