Como Castigar um Cavalo????

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Como Castigar um Cavalo????

#1 Mensagem por Joana Abreu » terça mar 29, 2005 8:24 pm

Tópico polémico...

Na vossa opinião como é que se deve castigar um cavalo "que se porta mal"???

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Castigar um cavalo que se porta mal

#2 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça mar 29, 2005 11:47 pm

Boa noite,

Penso que para abordar este tema é necessário definir "portar mal". Um cavalo que se porta mal na perspectiva de um cavaleiro pode não se portar mal na perspectiva de outro.

Por exemplo, tenho um cavalo com 11 anos, que tem problemas físicos ao nível da coluna (pelo menos tudo o que li até agora me indica que sim, o cavalo está sempre com a cauda de lado). Por motivos profissionais não o pude montar durante 5 meses (sei hoje que foi uma grande asneira). O cavalo perdeu completamente os musculos que tinha adquirido até então. Quando o fui montar estava nitidamente com grandes problemas ao nível do dorso, não aceitava a mão e começou a galopar descontroladamente no picadeiro encostando-me à teia. Ao aperceber-me que o cavalo estava em dificuldades larguei completamente as rédeas e pedi-lhe que parasse à voz, a que ele acedeu.

Quem não conhece o meu cavalo poderia dizer que ele se portou mal. Mas eu não pensei isso, e o trabalho que tenho desenvolvido desde ai de fortalecimento do seu dorso reforça a minha atitude nesse dia.

Com esta experiência pessoal quero apenas dizer que quando um cavalo se "porta mal" é preciso antes de mais perceber o porquê? Pensar, e não agir impulsivamente fazendo algo que o cavalo não compreenderá e que não trará quaisquer beneficios para a relação de confiança cavalo-cavaleiro.

Esta é a opinião que eu tenho e que me esforço por aplicar quando monto os meus cavalos.
Antónia Serra

Fred
Espectador
Mensagens: 8
Registado: sábado out 30, 2004 10:53 pm
Localização: Caxarias-Ourém

#3 Mensagem por Fred » quarta mar 30, 2005 6:58 pm

Concordo completamente.antes de mais nada temos de tentar comprender o cavalo para ver as razoes dele.se este portou se mesmo mal entao ai axo que temos de tomar medidas.castiga-lo.o meu cavalo quando desobedece ou faz alguma coisa mal eu repreendo o.e aasim ele sabe quando faz algo bem ou mal.e tambem com as repreensoes o cavalo aprende a ter respeito pelo dono, mas mais que tudo acho que o dono tem de ser o primeiro a ter respeito pelo cavalo e hoje em dia por muita pena minha cada vez mais existe pessoas que tratam o cavalo como sendo um objecto.cumprimentos

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#4 Mensagem por horse_lover » quarta mar 30, 2005 8:40 pm

Já não participava aqui há muito tempo...mas este tema pareceu-me deveras importante

Eu não sou possuidora da cavalo, mas embora monte nos cavalos da escola, é óbvio que tenho noções de educação...quanto mais não seja tenho cães, e fui eu que os eduquei...e penso que a base da educação é sempre a mesma.

Concordo com tudo o que foi dito anteriormente. Temos que sempre ter em atenção a razão pela qual o cavalo se está a "portar mal". Antes de o castigarmos devemos sempre saber se o problema é nosso (se somos nós que não estamos a dar a indicação correcta do que queremos - isto acontece muito nos "principiantes", aqueles que querem por o cavalo a ladear só porque viram a outra pessoa a faze-lo e viram +/- como era...ou que nunca montaram aquele cavalo e não têm facilidade em adaptar-se), se o problema é o cavalo que não pode (por qq razão, seja de ordem física - como já referiu a Maria Antónia, que o cavalo tinha um problema de dorso- psicológica ou morfol´lógica - muitas vezes pede-se aos cavalos coisas que eles não conseguem fazer), ou se o cavalo não faz porque não quer...

Só neste último caso devemos actuar com o castigo, e mesmo assim, devemos dar uma oportunidade ao cavalo para perceber que fez mal...se à terceira continuar na "casmurrice" aí dá-se o castigo. Mas o castigo varia de cavalo para cavalo...e não se pode assumir como castigo dar uma "bicada" na boca do cavalo, nem castigar com os esporins...isso é do pior...Penso que às vezes uma palmada forte no pescoço ou nas espáduas, ou um raspanete forte com a voz é suficiente para muitos cavalos...

Bem, esta é a minha ideia de castigo...acho que não está errada, e mesmo que esteja...(sei que me vão corrigir se for esse o caso) ;)

Cumprimentos galopantes a todos os forenses.
Ana Patrícia
Imagem

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » quinta mar 31, 2005 8:21 pm

pois.... também concordo com a Maria Antónia. O que se entende por portar mal...

... ser agressivo?
... furtar-se ao trabalho?
... ter atitudes que magoam?

No meu ainda curto, mas variado convivio com cavalos, nunca encontrei nenhum cavalo que pudesse dizer ser "mau" no sentido de ser agressivo para as pessoas e para quem monta. Embora haja alguns mais "tortos" ou mais "timidos" e pouco sociáveis... geralmente resultado de maus tratos, má ou pouca educação. Pelo que geralmente, com paciência, dedicação e trabalho a coisa melhora.

Quanto ao furtar-se ao trabalho, é diferente e temos que avaliar as possíveis causas... embora haja algumas que são mesmo claramente teimosia, e essas poderão ser o tal "portar mal". Aí o melhor castigo, parece-me ser o "fazer até aprender"... e dando o caso prático do meu cavalo que detesta água e tenta evitá-la a todo o custo, a varinha revelou-se muito útil na solução do problema, e em muito poucas sessões.

Quanto a manias como o morder, o encostar e o pisar, acho que a maioria das vezes resulta de nós termos um comportamento que consente esse tipo de coisas, e mostrando um comportamento firme, levantando a voz, e dando mimos na altura certa, acho que resulta bem.

Por isso... castigos... acho que não.... é mesmo educação.

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#6 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta abr 06, 2005 1:21 pm

De facto o "portar mal" pode ter variadissimas interpretações...no entanto eu tenho dois cavalos, e antes destes tive outros, por sorte e algum cuidado com os animais nunca tive grande necessidade de castigos.

Tenho agora um dos cavalos que reaje mal à próximidade com cavalos que não conheça, se estiver atrelado a questão é facilmente resolvida agora ao ser montado torna-se mais complicado, especialmente se perceber que tem um cavalo atrás (tenta logo dar um coice), eu que já o conheço bem e assim que o vejo inclinar as orelhitas para trás e diminuir a intensidade do passo ou do trote dou-lhe logo uma "stickada" não é que me agrade, mas é a única maneira de ele estar sossegado.

Pela experiência que tenho, muitas vezes o "portar mal" tem a ver com medos do cavalo, há uns anos tive um Hanoveriano que de um momento para o outro ganhou medo à charrete, o cavalo inclinava-se todo logo no arranque e era impossivel de o endireitar...depois de várias experiências, percebi que por incrivel que pareça o cavalo tinha medo do alcatrão...se antes de sair com ele para a estrada desse duas voltas ao picadeiro o cavalo já não inclinava e ia direitinho...

cumprimentos,

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Portar-se mal

#7 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 17, 2005 11:47 pm

Este tema andou aqui a rolar,numa altura em que eu não estava"disponível",e já me tinha esquecido dele.

Como a Joana disse ,é um tema polémico,até a própria defenição do tema.

O que eu vou dizer,são generalidades,de que cada um tira o que for capaz,e adapta às suas percepções.

O tal ditado Àrabe,que eu acho que explica as relações do Homem com o Cavalo,e que eu o consigo vêr em quase todos os problemas,é uma "chave"que deve ser utilizada.

O Cavalo precisa de sentir autoridade,do Cavaleiro e de quem lida com ele.
Um Cavaleiro com uma atitude esitante,insegura,"maleável"(quando concorda com o Cavalo e vai para onde ele quer),tem muitas dificuldades em se impor e é mais fácil ele Portar-se mal.
Esta atitude è notada por ele,vendo e ouvindo o comportamento do Cavaleiro.
Os Cavalos em liberdade,estão sempre a "recordar"uns aos outros,a sua posição Hierárquica na manada,sempre de cima para baixo.
Da mesma maneira,e frequência,o Cavaleiro tem de recordar que quem manda é ele.
O recordar,vai do castigo até à correção da posição da cabêça,quando ele se quer distrair,e olha para o lado.
Os meus Cavalos,que saem com Passoas que nunca andaram,primeiro "medem" o Cavaleiro para verem até onde podem ir.
Quando são Pessoas passivas,até param para comer.
Se houver uma atenção permonorizada do Cavaleiro,em relação ao comportamento do Cavalo,é menos provável eles portarem-se mal.
As grandes coisas,começam pequenas,e se deparamos com as grandes é porque não prestá-mos atenção às pequenas.

Acho que o portar-se mal acaba aqui.

Agora hà outro assunto,que são as "resistências".

Primeiro temos de salvaguardar,os humores,tanto do Cavalo como do Cavaleiro,e ser honestos na apreciação.
O Cavalo tem vinte vezes mais força que nós,portanto por este lado não temos qualquer hipotese.
Temos de usar o nosso cérebro para compensar.Parece ridículo dizer isto,mas é frequente cairmos na tentação de medir forças usando o chicote.
O castigo,deve ser feito imediatamente,quase "adivinhando"a razão,ou seja:
Num castigo fisico só vale o primeiro "toque",porque se vierem outros a seguir,só estragam.
Quando sei que um Cavalo faz um determinado "feio",provoco-o e prepara a chibata,para ela "cair" imediatamente,e como sempre,uma vêz só.
Da mesma maneira que recomendo que quando um Cavalo faz um exercício bem,deve-se dar uma festa,para intervalar um novo pedido do mesmo exercício.Se se pede para repetir o exercício bem feito,imediatamente a seguir,(a seco)parece que o Cavalo o fêz mal.
Não é por repetir o mesmo exercício,seguidamente que eles aprendem melhor.Se respondem bem uma vêz,é uma festa,e partir para outro exercício,só voltando àquele,alguns exercícios depois.
Isto aparentemente,já não tem nada a ver com resietências,mas tem.

Isto já vai muito comprido,desculpem lá.Acho que nunca mais parava.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”