Como vocês fazem para pôr o cavalo a andar, trotar....

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Jota
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda jun 21, 2004 1:02 pm

Como vocês fazem para pôr o cavalo a andar, trotar....

#1 Mensagem por Jota » quinta jun 02, 2005 9:13 pm

Oi..

Muita gente diz que para pôr o cavalo a andar, não é preciso o toque com a espora; basta a voz..
mas eu não concordo!!!

O que vocês acham???

Como vocês fazem? dão 1 toke? 2 tokes???? 8)

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#2 Mensagem por omega2 » quinta jun 02, 2005 9:43 pm

pra por um cavalo a andar utiliza se as pernas, nao as esporas nem a voz. a perna é sem duvida o mais importante!!!
as outras duas ajudas sao apenas uma especie de reforço da primeira!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#3 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 02, 2005 11:50 pm

Jota


Tens de ser mais explícito.

Há termos "técnicos" para certas situações.

Andar,é deslocar-se.Para a frente ou para trás.

Andar prá-frente,já é outro assunto.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#4 Mensagem por horse_lover » sábado jun 04, 2005 5:23 pm

João dee Deus Escreveu: Andar prá-frente,já é outro assunto.
Mas acho que não deves entrar por aí...pelas poucas intervenções deste forista, já deu para perceber que além de ser novo no fórum, é novo neste mundo...(diria muito novo). Todas as perguntas que fez evidenciam isso.

Antes de mais, bem-vindo a esta comunidade que gosta de cavalos. Com toda esta gente podes ainda aprender muito!

Esse tipo de perguntas fazem-me melhor a um professor/equitador/intrutor...e em cima de um cavalo!

Saudações
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.Seguros

#5 Mensagem por João dee Deus » sábado jun 04, 2005 9:44 pm

Tens razão H.L.

Só levanteia Lebre.

É bom que haja mais pessoal a dar as boas vindas a esta gente.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#6 Mensagem por PSantos » domingo jun 05, 2005 8:36 pm

Olá!
Eu penso que já falei no assunto uma vez mas caso não tenha falado aqui deixo a minha opinião:
Como já tinha dito também sou colecionador de moedas e participo num forum muito parecido com este. Quem quiser participar tem que fazera sua apresentação. Pode não ser muitos dados mas dizer o que acha importante e aquilo que acha que nos devemos saber. A minha sugestão é a criação de um topico com as apresentações. Fica aqui a minha sugestão.
Saudações,
Pedro Santos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » domingo jun 05, 2005 9:37 pm

Santos


Não persebi bem,é melhor dares exemplos.

Exemplos adaptados à nossa realidade.


Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: .

#8 Mensagem por horse_lover » segunda jun 06, 2005 10:51 am

João dee Deus Escreveu:Santos


Não persebi bem,é melhor dares exemplos.

Exemplos adaptados à nossa realidade.


Saudações
A criação de um fórum (como "obstáculos"; "diversos"; ...etc) com o nome de 8p.ex.) "Novos utilizadores" ou "Novos participantes", onde se exposessem as dúvidas de utilização do fórum.

No site http://www.arcadenoe.pt se fores ao fórum, axo que está mais ou menos o que o Santos queria dizer...

saudações!!
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.Seguros

#9 Mensagem por João dee Deus » segunda jun 06, 2005 2:28 pm

H.L.

Fui dar uma volta onde tu mandas-te.

Fiquei com uma noção da realidade acerca dos Foruns,diferente.

Li bastante,também nas entrelinhas,e fiquei com uma idéia aproximada da minha ignorância acerca destas vidas.

Aquele problema que tive com a Joana,não tinha acontecido.

Naquele forum,há uma série de problemas pessoais,para resolver.

Comparando essas pessoas conosco,concluí (provisóriamente),que há uma grande diferença entre quem tem como Animal de estimação,um Animal pequeno (cão,gato,aves),que pode fisicamente,pôr e dispôr dele,manuseá-lo,metê-lo numa caixa,etc.,e nós,que temos um animal,que devido às suas dimensões,não nos permite fazer deles "Gato-Sapato",e se não tivermos cuidado,até nos pode magoar sem a intenção de o fazer.

Todos temos problemas psicológicos para resolver,mas eles parece-me que têm mais.

Nunca me passaria pela cabêça vir para aqui contar anedotas.

Nem para aqui tinha vindo se fosse essa a prática utilizada.


Acerca do Tópico especial para os "debutantes",podia ter um aspecto de "segregação".

Conhêço bem o tipo de Malta que se quer apróximar dos Cavalos.

Alguns vão-se embora por se sentirem "Humilhados",pela maneira de lhe passarem conhecimentos.

Esse é um aspecto,que como já disse,devia ser uma Disciplina,nos Cursos de Equitadores.Saber acolher as pessoas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: .Seguros

#10 Mensagem por horse_lover » segunda jun 06, 2005 2:55 pm

João dee Deus Escreveu:H.L.

Fui dar uma volta onde tu mandas-te.

Fiquei com uma noção da realidade acerca dos Foruns,diferente.

Li bastante,também nas entrelinhas,e fiquei com uma idéia aproximada da minha ignorância acerca destas vidas.

Aquele problema que tive com a Joana,não tinha acontecido.

Naquele forum,há uma série de problemas pessoais,para resolver.

(...)

Todos temos problemas psicológicos para resolver,mas eles parece-me que têm mais.

(...)
Fugindo bastante ao assunto... eu fazia parte desse fórum quando ele estava no início. Era uma comunidade razoável, onde todos se encontravam de quando em vez para passear os cães.

Depois passou a haver cada vez mais gente inscrita no fórum e o ambiente tornou-se insopurtável...primeiro deixei o fórum dos cães, depois progressivamente fui deixando os outros. Uma altura ia lá somente para os "répteis" e "aves".

Espero sinceramente que esta comunidade não se torne no que aquela se tornou!

Saudações!
Ana Patrícia
Imagem

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#11 Mensagem por Félix Cerieiro » segunda jun 06, 2005 3:33 pm

Eu concordo com a sugestão do PSantos, julgo que não era má ideia a "malta" fazer uma pequena apresentação, idade, nivel de experiência com cavalos e mais umas coisitas.

O grande problema de todos os foruns é que é por demais fácil insultar alguém ou mandar umas bocas muito fortes, quando não estamos cara a cara com as outras pessoas, como dizia o saudoso JM-6 "Comportamento, atitude, saber estar..." também eu tive "problemas" com a Joana Abreu, no entanto tenho pena que se tenha ido embora e se por acaso decidisse voltar teria a humildade de lhe pedir desculpa por algumas expressões menos próprias que possa ter utilizado...também com as pessoas temos de saber o que dizemos e como dizemos e isso varia de pessoa para pessoa, tal como as ajudas variam de cavalo para cavalo.

Na minha opinião se as tais apresentações fossem feitas, as respostas poderiam ser medidas em função de alguns dados e não às escuras.

Cumprimentos,

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#12 Mensagem por João dee Deus » segunda jun 06, 2005 3:52 pm

É isso mesmo.

Quando aqui cheguei,vim de Peito Aberto,como aliás sempre vivi.

`´E por isso que pegar touros,que no meu caso eram vacas,devia ser uma cadeira curricular.

Os que fossem capazes,seguiam para carreiras empresariais,os que não fossem, iam para a Política.E já está.

Um amigo meu dizia:

"Com uma cicatriz no peito ? É de certeza de um bom amigo"


Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#13 Mensagem por PSantos » segunda jun 06, 2005 6:05 pm

Olá a todos!
João já percebeste a minha ideia? É exactamente aquilo que foi explicado pela horse-lover e pelo Félix Cerieiro.
O objectivo é conhecer melhor as pessoas, e assim evitar mal entendidos.

É muito facil dizer mal e mandar bocas, como acontece na grande parte dos foruns, mas aqui entra o papel dos moderadores. Os moderadores são aqueles que devem saber controlar uma discussão e não a deixar entrar em caminhos menos simpáticos, para isso têm de ter um papel bastante activo e saberem ser imparciais.

Já agora gostaria de saber a opinião dos moderadores na criacção do topico de apresentação.

Já agora alguem sabe do JM-6? Ou é impressão minha ou já não escreve a algum tempo.

Saudações
Pedro Santos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#14 Mensagem por João dee Deus » segunda jun 06, 2005 10:16 pm

Santos


Agora já percebi melhor.A princípio julguei ser um tópico só para principiantes,fazerem perguntas.

Daí uma "segregação".

Dizer quem somos,só será possível para aqueles que têm a intenção de comparecer nos Eventos.


Está visto que passar do virtual,para o real,exije algo que me ultrapassa mas que é uma dificuldade evidente.

Já somos mais de 400,mandei 70 P.M. aos mais intervenientes,e só foram lidas por metade.Os outros ainda nem as leram.

Receio bem que na realidade,nem 100 sejamos.

De qualquer modo "só faz falta quem está".

Vamos para a frente com este grupo de Amigos,poucos(porque são sempre poucos),mas bons.

Claro que na Golegã,vão aparecer muitos,e serão sempre bem vindos.
Mas para aí,os Marialvas, têem de "afiar as unhas" e fazer algo de extraordinário.

E para o ano de 2006,temos de fazer parte do programa da Feira com um Evento preparado por nós.


Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Ana Cruz
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 15, 2005 1:12 pm

Re: como voces fazem para pôr o cavalo a andar,trotar....

#15 Mensagem por Ana Cruz » segunda jun 20, 2005 3:15 pm

Olá,

Gosto muito de poder discutir e de trocar mpressões sobre qualquer assunto pela qual eu tenho conhecimentos por já ter desbastado e ensinado quatro cavalos, os resultados foram excelentes.

A voz ajuda muito no ensino do cavalo.

Esta quando firme (não é gritar) torna-se muito importante como ajuda natural para o ensino. Quando trabalho a minha égua á guia para a aquecer, na maior parte das vezes não preciso de utilizar o chicote, pois ela responde á minha voz, em sela, utilizo a voz muitas vezes apenas para testar o seu nivel de obdiencia, claro que o trabalho consiste em utilizar todo o conjunto das chamadas "ajudas naturais": voz, mãos e pernas, pois o cavalo assim como nós, aprende por conjunto de associações,(independentemente da inteligencia).

Bjs


associações,



ão

Responder

Voltar para “Diversos”