Cavalletti

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

Cavalletti

#1 Mensagem por pedro oliveira » quinta jul 21, 2005 8:28 am

gostava que me informassem qual a distancia entre cada vara. eu sei que da vara ao chão são cerca de 30 cm. mas e entre varas? É favor esclarecerem-me esta duvida
obrigado
só quero aprender...mais e mais

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

Re: Cavalletti

#2 Mensagem por pedro oliveira » quinta jul 21, 2005 8:29 am

pedro oliveira Escreveu:gostava que me informassem qual a distancia entre cada vara. eu sei que da vara ao chão são cerca de 30 cm. mas e entre varas? É favor esclarecerem-me esta duvida
obrigado
só quero aprender...mais e mais

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#3 Mensagem por omega2 » quinta jul 21, 2005 2:12 pm

pedro, nao percebi bem o teu post. suponho que estejas a falar da distancia entre varas para fazer ginastica de obstaculos, n e?

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#4 Mensagem por balza » quinta jul 21, 2005 2:39 pm

Pedro,

Isso vai depender do andamento do cavalo, passo, trote ou galope.

Se não me estou a enganar, e se tiver agradecia que me corrigissem:

Passo: Entre 0.85-0.95 m
Trote: Entre 1,20 -1,50 m
Galope: Entre 2,70 -3,50 m

Isto considerando a passada a trote do cavalo 1,30 em média e claro que também vai depender do cavalo e do andamento que tem.

Margarida Machado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Varas

#5 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 21, 2005 8:43 pm

Companheiros

Vamos abordar o problema desde o princípio.

A ideía das varas no chão,como exercício fisico,é que o Cavalo levante as mãos e os pés,para não tocar nas varas,ficando com o "sentido" de não tocar,sem alterar o seu andamento.
Seja ele qual for.

É um engano pensar que com as varas,se pode alterar o andamento,(Alongamento).

Tão importante como a distãncia entre as varas,é a altura delas,que afinal,é o principal elemento do exercício.

A altura das varas pode ser progressiva,mas não exagerar com 30 cm.

Acho que é demais. 20 a 25 está bem.Também depende da altura do Cavalo.

O número de varas também não pode ser exagerado,porque vai obrigar o Cavalo a uma porlongada concentração.
A idéia é que o Cavalo "limpe" o exercício.Mais valem exercicios pequenos em extenção.Quatro varas já chega.

Têm de ser postas em linha,e de modo que haja espaço suficiente para equilibrar o Cavalo antes de lá chegar.

Se ele não chegar ás varas equilibrado,é melhor "borregar" o exercício.

Quanto à distâncias entre as varas,ela varia com a passada do Cavalo.

Para se saber a distância,é trotar com o Cavalo montado,num terreno de areia,à velocidade que se pretende,e depois medir a distância entre as pegadas da mesma pata.

Essa é a distância ideal. .Simples não é ?

Isto de ser auto-didata,pode ser até cruel.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

obrigado pelos esclarecimentos

#6 Mensagem por pedro oliveira » sexta jul 22, 2005 10:31 am

fico muito grato pelos esclarecimentos. fikem behm até uma proxima :o
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Educação

#7 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 22, 2005 10:54 am

Pedro

A frase que escolheste para te despedires,fês-me lembrar o dito de um Homem célebre e contrverso.Ele dizia que na vida o segredo é:


APRENDER,APRENDER,.........APRENDER SEMPRE.!.!


Foi LENINE.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#8 Mensagem por pedro oliveira » sexta jul 22, 2005 6:34 pm

pois não sei se lenine disse isso. como pessoa não o admiro muito, mas como personagem histórica ele foi um pequeno génio. talvez advenha dai essa sua ideologia da aprendizagem.Obrigado a todos os que participaram neste forum :lol:
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Alta Escola

#9 Mensagem por João dee Deus » sábado jul 23, 2005 7:48 am

Concordo inteiramente.

Manda mais dúvidas,que seguindo aquela doutrina,eu estou aqui para dar a oportunidade a todos,de igualmente,ficarem a saber o mesmo que eu,acerca de Cavalos.

saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Cavalletti

#10 Mensagem por luis pedro » sábado abr 15, 2006 7:13 am

pedro oliveira Escreveu:gostava que me informassem qual a distancia entre cada vara. eu sei que da vara ao chão são cerca de 30 cm. mas e entre varas? É favor esclarecerem-me esta duvida
obrigado
Olá Pedro,
Desculpa só agora responder mas ainda não tinha vindo a este tema.

Existe um livro, traduzido para frances e também para espanhol que se chama exactamente - cavaletti - o autor é o Dr. Reiner Klimke.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Cavalletti

#11 Mensagem por luis pedro » sábado abr 15, 2006 7:19 am

pedro oliveira Escreveu:gostava que me informassem qual a distancia entre cada vara. eu sei que da vara ao chão são cerca de 30 cm. mas e entre varas? É favor esclarecerem-me esta duvida
obrigado
Olá Pedro,
Só agora passei por este tópico.

Existe um livro traduzido para francês e também para espanhol cujo nome é exactamente - CAVALETTI - o autor é o Dr. Reiner Klimke.

Também existe uma pequena publicação (interna) na GNR elaborada pelo Coronel Martins Abrantes.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

varas

#12 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 16, 2006 4:52 am

Pedro

Também existe a minha experiencia,donde concluí que o exercício é levantar os membros do cavalo.Náo é ampliar a passada.
Logo,deves primeiro ver qual é a passada do teu cavalo no andamento em que queres treiná-lo.Medes a passada à dita velocidade pelas pegadas no chão,e colocas asa varas logo à frente das marcas dos anteriores.Tão simples quanto isto.A altura deve começar pelo diâmetro da vara,podendo subir mas nunca mais de 25 cm.
Não deves massacrar o cavalo com este exercício.Logo que ele o faça bem sem tocar nas varas páras logo a seguir às varas,e uma festa.
Mesmo que seja à primeira que tentes.
Quando se consegue um exercício bem,deve parár-se logo com ele.Uma repetição em cima de um trabalho bem feito,é mau.
O cavalo tem de associar uma repetição a um trabalho que correu mal.
Não tenhas medo que eles fixam tudo o que acontece e a maneira como correm as coisas.
É um princípio que sigo desde sempre.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”