Pensos

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
jo
Mensagens: 3
Registado: sábado set 03, 2005 9:32 am

Pensos

#1 Mensagem por jo » segunda set 05, 2005 2:02 pm

Nas ferias para entreter estive a ajudar uma amiga a preparar os pensos, e por haver muitos cavalos percebi que há pessoas que utilização serradura e outras utilizam palha.

Dificilmente, o resultado será o mesmo com materiais tão diferentes…

Posteriormente soube que também há quem utilize um granulado prensado, dizem ser muito bom mas muito puxado $$$$ .

Afinal o que e indicado, e porque?

cumprimentos

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

#2 Mensagem por omega2 » terça set 06, 2005 9:15 am

jo, o material com que se faz a cama do cavalo tem a funcao de absorver a humidade e proporcionar um espaco confortavel para o cavalo. e tb de evitar um bocado os cheiros desagradaveis. os donos dos cavalos sao normalmente quem escolhe o material com que se faz a cama. ha cavalos que se sentem bastante confortaveis numa cama de palha, ms que depois comem a cama toda e acabam c uma colica terrivel. para estes cavalos é melhor uma cama de aparas. ha cavalos k teem problemas respiratorios que o melhor é terem uma cama de aparas de pinho tratadas que nao tem po! eu utilizo um tipo de aparas em granulado nas gaiolas dos meus bichitos. sao mto boas, duram bastante e nao deitam cheiro nenhum. ms teem a desvantagem de nao ser propriamente confortaveis para um cavalo, alem de serem mesmo mto caras!!! acho k conforme o cavalo é que se deve escolher o tipo de cama a fazer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

camas

#3 Mensagem por João dee Deus » terça set 06, 2005 11:20 am

Jo

É o que a Ana disse e mais uma coisa.

Já repararam que os Cavalos se "esticam" todos,os machos,e escancham as pernas,as fêmeas.?

Eles sabem que é terrível a urina nos cascos.Altamente corrosiva.
A matéria absorvente tem essa função.

A função cama,quanto a mim,é a menos importante.
Um Cavalo em qualquer lado se deita,desde que ache que se pode levantar fácilmente.O que para eles é muito importante.

A idéia de cama fofa,de mangedoura e bebedouros altos,da abolição da Creolina,etc.,são invenções do Homem,algumas, para sua comodidade.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#4 Mensagem por balza » terça set 13, 2005 9:42 am

Jo,

Eu pros meus cavalitos uso aparas de pinho.Já foi altura de se usar palha mas para além de os cavalos a comerem as camas duravam muito menos e punha muito mais cheiro.Com as aparas não, é de muito mais fácil limpeza e o cheiro é praticamente nulo :) Eu para mim em termos de qualidade/preço é a melhor opção.

Se houver alguma que seja mais barata agradecia que me dissessem dá sempre jeito :roll: eheheh

Cumprimentos

Margarida Machado

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#5 Mensagem por omega2 » quinta set 15, 2005 9:47 am

na qinta onde tenho a minha egua agora as camas sao naturais.
as boxes nao sao acimentadas por baixo, portanto os cavalos estao directamente na terra. acho que mais natural do que isto é dificil!
vamos ver como corre agora no inverno quando começarem as chuvas!
mas ja reparei que a minha egua nunca mais teve feridas. quando estava na escola as boxes eram acimentadas, alem de serem mto pequenas,. ainda por cimas a minha egua tinha a manis de raspar as aparas e deitar se directamente no chao. ou seja, andava sempre com os curvilhoes todos esfolados. depois diziam que eu tratava mal a egua. enfim...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

boxe

#6 Mensagem por João dee Deus » quinta set 15, 2005 12:18 pm

Ana

Relmente com o chão de terra,não há nada mais natural,o problema é que é sempre no mesmo síto,e a acumulação das urinas,embora seja uma égua e o faça fora da cama,torna-se doentio.

Ela quando raspava no chão,era á procura se terra e não do cimento,embora fosse só o que encontrasse.

Se ela desse tanto valor a uma cama fofinha como nós achamos que eles dão,não arredava para o lado o "colchão".

Em cima da urina é que ´não.!

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#7 Mensagem por karindabyte » sexta set 23, 2005 10:03 am

Viva,

Eu neste momento uso serradura natural, e tenho tido bons resultados.
Já usei palha e não gostei, pois alguns cavalos tinham tendência para a comer. Também já usei aparas, mas na minha opinião não absorvem tanto a urina como a serradura.
Em relação a serradura, tenho a sensação que no verão as boxes são mais quentes.
Fiquem bem, um abraço

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Aparas de Cartão

#8 Mensagem por areffoios » sexta set 23, 2005 11:22 am

Ja experimetei usar aparas e palha, mas apaereceu há relativamente pouco tempo uma marca que fabrica e distribui aparas em cartão. Estas aparas são muito absorventes e a manutenção das camas é em tudo semelhante às aparas de pinho.

Alexandre Reffóios

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#9 Mensagem por balza » sexta set 23, 2005 4:31 pm

E preços dessas aparas de cartão? Onde se vende?
Gostava de saber mais informaçoes.

Margarida Machado

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

HorseBed

#10 Mensagem por areffoios » sexta set 23, 2005 5:14 pm

O nome das aparas é HorseBed e o nome do distribuidor é o Sr. Miguel Bravo.

Responder

Voltar para “Diversos”