Queria aprender um pouco sobre desbaste

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Desbaste

#31 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 18, 2005 7:45 pm

Ru~i

Com toda esta conversa,a tua questão ficou para trás.

Prometo que não vou voltar a dispersar-me, com manobras de diversão.

Em tempos escrevi aqui neste tópico(Diversos),um sub-topico com o nome de desbaste.

Se tiveres alguma duvida sobre o que está escrito,diz,que quem ganha sou eu, porque estou a escrever o mesmo noutro lado e assim posso melhorar a explicação.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

#32 Mensagem por Rita F » sexta nov 18, 2005 7:54 pm

Joana Abreu Escreveu:Consegue ver a contradição do que disse?
ração mais fraca = com os níveis de proteína, fibra e energia adequados
??????????????????????????
Sinceramente, é tanta a agressividade das suas respostas que me questiono quanto à utilidade de lhe responder. Mesmo assim, penso que me devo explicar melhor:

É muito fácil conseguir uma ração equilibrada sem com isso querer dizer que tem de ser de uma determinada marca, ou usar produtos na ração que aumentem os custos. Os processos industriais pouco mudam. Por vezes é uma questão das matérias primas usadas, principalmente das fontes proteicas. Acredite, pode usar matérias primas bem diferentes em preço com as mesmas reacções de digestibilidade e aproveitamento da proteína, energia e fibra por parte do animal. Pode muito bem ser granulado, ou simplesmente uma mistura de vários componentes partidos. Em qualquer cooperativa do país pode encontrar sacas de ração à venda por preços bem acessíveis, e a formulação das mesmas hoje em dia está muito facilitado por programas informáticos. Para saber se é boa, basta conhecer as necessidades do seu animal, e isso é dos livros.

E digo-lhe também algo de tão simples como: um kilo de ração pode custar-lhe menos de 20 centimos a fazer. E não caia no erro de pensar que as grandes marcas gastam muito mais que isto para obter os seus produtos. A ração de cavalo não é muito diferente de a qualquer outro animal das espécies domésticas, e se todos implicassem gastos mensais de 350 €, pode ter a certeza que não tinha acesso aos produtos mais básicos com a facilidade com que tem.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#33 Mensagem por Joana Abreu » sexta nov 18, 2005 8:41 pm

Ora aqui está uma questão interessante:
"um cavalo não está ao alcance do Português comum"
Deixo estes números para reflexão.

O rendimento médio do português trabalhador é cerca de 650 euros por mês.
Saiu no outro dia um estudo do Banco de Portugal que diz que os portugueses devem ao banco 118% (em média) do seu rendimento ao bancos de crédito.
O que quer dizer, que recebem em média 650 euros, e têm de pagar 767 euros ao banco (crédito habitação, carro, televisão, etc...)

Em suma, os portugueses estão atolados em dividas.


Mesmo acreditando que conseguem gastar somente 60 a 80 euros por mês na manutenção dum cavalo... (que não acredito, pelo menos em condições)

Será que o Português comum (que ganhe o ordenado médio nacional), tem possibilidades de ter um cavalo?????

P.S.- Adianto-me já aos complexados... eu não estou a dizer que não podem ter um cavalo (claro que todos podem ter um cavalo), pergunto é se conseguem ter e manter um cavalo?

P.S.2- Sra. Rita F., 20 cêntimos custa a fazer, mas terá de acrescentar ao preço, o custo de transporte, e o custo de carga e descarga.

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#34 Mensagem por areffoios » sexta nov 18, 2005 10:51 pm

Também já tive uma cavalo parecido, era lindo, uma pintura 7/8 Puro Sangue Inglês. Até aos cinco anos semper esteve bem apesar de mostrar alguma irreverência, esteve apurado para os critério de Obstáculos dos 5 anos. À medida que foi ganhando massa muscular e àvontade com o cavaleiro, começou a piorar a cada dia que passava. Tentámos várias coisas e diferentes métodos, mas acabou por se revelar uma perda de tempo ao fim de 4 anos com este cavalo.

A conclusão a que eu cheguei foi de que das duas uma: ou o cavalo era mau por natura e ingrato ou então tinha um atraso mental tal como acontece com algumas pessoas...

No final este cavalo acabou por ser vendido e vos garanto que não foi para o talho.

Sempre tratei os meus cavalos da melhor maneira que sabia e sempre lhes proprocionei qualidade de vida, daí que penso que ao dar também devo receber deles.

Rita, peço desculpa se a irei ofender, mas talvez não fosse má ideia tentar resolver o seu problema com um troca ou qq tipo negócio, uma vez que já percebi que faz isto por prazer. É esta a minha maneira de pensar, é claro que estabeleço uma relação afectiva com os cavalos, mas é fundamental que eles sirvam as minhas necessidades.

Alexandre Reffóios

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cafe

#35 Mensagem por João dee Deus » sábado nov 19, 2005 7:18 am

Alexandre

Acho que explicaste tudo.Os Cavlos não comem connosco à mesa como disse o Rui.

Esse PSI,como também já disse ao Gil que tem um,têm pouca cabêça e uma "necesidade" genética de galopar que para o que nós queremos se torna "fujir".

Foram criados para correr e não acredito que aqueles que aparecem nos grandes prémios de saltos,sejam dessa linha dos que aparecem aqui.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#36 Mensagem por Joana Abreu » sábado nov 19, 2005 10:08 am

Até aos cinco anos sempre esteve bem apesar de mostrar alguma irreverência, esteve apurado para os critério de Obstáculos dos 5 anos. À medida que foi ganhando massa muscular e àvontade com o cavaleiro, começou a piorar a cada dia que passava. Tentámos várias coisas e diferentes métodos, mas acabou por se revelar uma perda de tempo ao fim de 4 anos com este cavalo.
Penso que estás a referir-te ao Joy.

- Mas por favor acrescenta, e partilha com todos, que idade tinhas, quando começaste a "tentar ensinar" esse poldro.
- Quantas provas tinhas feito com outros cavalos antes de montares o Joy, por outras palavras, que experiência tinhas quando começaste a ensinar esse cavalo.

E agora compara, com os resultados que tiveste anos mais tarde (e com muito mais experiência), quando compraste a poldra herdade do pinheiro, que tantas alegrias te deu.

Não estou a dizer que o Joy era um super cavalo, mas achas que estavas preparado para montar um poldro nessa altura?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#37 Mensagem por João dee Deus » sábado nov 19, 2005 11:20 am

Pelas minhas contas eese Cavalo é de 92,e isso aconteceu j´há 5 anos. E depois .? perderam o rasto ao Joy.?O que é que ele tem feito nos saltos.?Quem o comprou que oipinião tem dele.?

Era interessante levar até ao fim a investigação para podermos aprender com o que aconteceu.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#38 Mensagem por pedro oliveira » sábado nov 19, 2005 5:22 pm

uma pergunta pertinente, o que e suposto um cavalo bem desbastado saber faxer ou as suas noções basicas. Embora compreenda que o desbaste é um ensino progressivo e dura a vida td do cavalo mx goxtava d saber mais ou menos o essencial para um bom desbaste.

saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

C

#39 Mensagem por João dee Deus » sábado nov 19, 2005 5:37 pm

Pedro

Desbaste no sentido de aprendizagem/aperfeiçoamento,dura a vida toda.

Mas eu considero um Cavalo desbastado,quando está preparado para enveredar por uma especialidade,nem que seja passeios.

Tem de se deixar montar em qualquer lado sem se mexer,ficar ao pé de nós sem fugir,ceder á perna,fazer um trote regular tanto a subir como a descer,meter a galope sem resistências,parar sossegadamente,recuar,pequenos saltos,e mais algumas coisas que agora não me ocorre,porque computador é o que está à minha frente,eu,nem por isso.
Se ele fizer uma P3,embora sem rigor,já é bom.Pelo menos é como eu os deixo.Além do que disse acima.

saudaç~´oes Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Joy

#40 Mensagem por areffoios » domingo nov 20, 2005 2:55 pm

Olá a todos e em especial à Joana, so a titulo de esclarecimento, devo dizer que esse cavalo Joyce e nao Joy, também era um PSI e também me deu muitos problemas. Mas no post anterior refiro-me a um cavalo de nome Pasmoso, ferro HP. Cavalo esse que comecei a montar com 19 anos.

Saudações a todos

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

#41 Mensagem por PedroCruz » segunda nov 21, 2005 9:20 am

Sera impressao minha,ou este forum esta muito critico e destrutivo ultimamente?Quando entrei para este forum,que nao foi a muito tempo,as coisas eram bem mais pacificas e os posts bem mais amistosos e graciosos!De qualquer das formas,queria aproveitar para dizer que sou minhoto e possuo dois cavalos!Sao cavalos felizes,pois alem de terem dez quilos de racao por dia,ainda comem um fardo de feno!
Ao fim do mes gasto ai uns 250 euros com eles!!!nao e assim tanto como ouvi dizer aqui!Alem de tudo isto,tal como o sr joao de deus mencionou,e eu concordo plenamente,passam o dia no campo,ou seja,sao livres e nao uns viciados de box que apenas abanam com a cabeca devido a sua prisao de 3 metros por 3!
Sou novo nos cavalos,pois apenas monto a tres anos,mas sei que nao ha nada que pague a felicidade de um cavalo e isso ve-se na forma como eles nos dao a mao e nao como eles se conportam em provas!!!

scutter
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 24, 2006 4:59 pm

desbastar um cavalo sendo um noob

#42 Mensagem por scutter » domingo dez 24, 2006 5:12 pm

li um pouco deste vosso forum, e sinceramente desanimoume e muito , passo a explicar porqué.
Tenho condiçoes muito boas mesmo , tenho pasto , fardos e mesmo outros alimentos produzidos por meus avos , ou seja tenho a possivilidade de ceder uma boa e continua alimentaçao a um cabalo sem alguma dificuldade , tenho uma "manjedora de escelentes condiçoes (anteriormente usada para criaçao de gado bobino) mas actualamente muito bem estimada e por fim tenho o sonho de ter um cavalo. Tenho 19 anos e posso afirmar k sou forte de vontade e axo k de boa vontade , axo... .
Mas contudo nao tenho condiçoes de pagar a alguem que mo "treine" que o desbaste , a nivel de cuidados para com o meu amigo creio ter me informado com boas pessoas e conseguir os aplicar . vou buscalo esta quinta feira 28 de dezembro, tenho um amigo meu que ta na tropa e ja desvastou muitos cavalos , eles diz que me da umas "dicas" uns ensinamentos basicos mas que nao me podera acompanhar , venho aqui perguntarmos se devido á minha inexperiencia mas grande vontade, desejo e sonho se nao sei capaz de o desbastar , procurando incansavelmente ensinamentos e esforçandome por os aplicar , o cavalo tem 2 anos e 10 meses... e eu 19 , lol digo a minha idade para terem noçao que falta de vontade e nao existe aqui...

desde já os melhores agredecimentos

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#43 Mensagem por Rogers » domingo dez 24, 2006 10:08 pm

O que tu queres fazer não é o mais aconselhado, mas isso não quere dizer que não o faças!!!

Faz tudo muito devagar, e perde muito tempo a conheceres o cavalo, mesmo que demores um ano a desbastá-lo, vais conseguir.

Boa sorte!
Não te esqueças que tem que ser divertido para ti e para o teu cavalo!!!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#44 Mensagem por João dee Deus » domingo dez 24, 2006 10:54 pm

scutter

Folgo dizer que escreveria um post igual ao anterior..... 8)

Vais ter tempo suficiente para te habituares ao teu menino.

Agora....nunca te esqueças que é um cavalo e que não podes tratá-lo com os carinhos que dás a um cão.

Podes começar a passá-lo às guia num recinto fechado usando um cabeção de castigo que podes vê-lo no topico MARIALVAS,--e no sub topico Escola de Equitação Virtual, na pagina 26 e 27.

Tres vezes por semana e durante 15 minutos cada vez.

Entretanto vai lendo o "ISTO DO CAVALOS" TAMBEM NO TOPICO MARIALVAS,PORQUE FOI ESCRITO A PENSAR EM FUTUROS CAVALEIROS COMO TU.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#45 Mensagem por luis pedro » segunda dez 25, 2006 2:25 am

Olá Scutter,

Antes de mais, lembro que é muito cedo para começar a desbastar o teu poldro, não deves começar antes dos 3,5.

Deste-nos uma série de informações mas ficamos sem saber se sabes montar a cavalo, se estás a aprender aproveita o tempo que falta, até o poldro poder começar a trabalhar, para evoluir.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Diversos”