Queria aprender um pouco sobre desbaste

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

Queria aprender um pouco sobre desbaste

#1 Mensagem por mobix » quinta nov 03, 2005 1:31 pm

Já li todos os posts sobre desbaste em varios sitios da net mas ainda não consegui chegar a um concenso se por acaso alguem me quisesse fazer o grande favor de em pooucas palavras me explicar desde o animal dar a cabeça até ser montado, quais os passos e periodos de tempo que devem ser feitos eu agradecia. Pois li algures aqui no Fórum alguem que dizia que só iria explicar mediante pagamento :( Para isso não quero (essa pessoa que já não me lembro o nome) que me desculpe mas não precisa de escrever senão ainda fico em divida....tou a brincar... Mas acho muito sinceramente que deveriamos ajudar quem precisa e fazer com que cada vez mais o interesse nacional por cavalos aumente e principalmente PELAS NOSSAS RAÇAS. Obrigado......cumprimentos

Saudaçoes MARIALVAS
mobix :D

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#2 Mensagem por Joana Abreu » quinta nov 17, 2005 9:59 am

Fui eu que escrevi.

Aqui vai um ensinamento gratuito.

O desbaste é um processo extremamente importante, que pode transformar um bom cavalo, num mau cavalo.

A única boa forma que existe em aprender a desbastar um cavalo, é acompanhando e observando o desbaste de um, ou mais cavalos, feito por alguém experiente e conhecedor
(porque também há os cavaleiros experientes (andam nisto aos anos) e sem serem conhecedores (e só sabem dizer e fazer disparates)).

As dicas "escritas" só servem para pequenos acertos.
Ninguém aprende a desbastar um cavalo a ler um livro.

Se não tem dinheiro, não tenha cavalos...
Alugue ou algo do género
(É pena, mas é mesmo assim)

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#3 Mensagem por fmvnunes » quinta nov 17, 2005 11:40 am

Joana desculpa que te diga mas não deves pensar assim.

Pelo que percebi estás a excluir os que tem menos posses para ter um cavalo. Uma pessoa que tenha dinheiro suficiente para não deixar o animal passar fome e para o tratamento base(vacinas, ferração, etc...), pode ter o seu próprio cavalito e até fazer dele um bom cavalo e um animal feliz.
Conheço bastantes pessoas que não têm muito dinheiro e não é por isso que não tem bons cavalos e até já tiveram alguns para desbastar e ficaram bons cavalos.
É por muitos pensarem assim é que o nosso pais não tem melhores cavaleiros, podem ter capacidade mas depois ouvem o que disseste e pensam que é preciso uma fortuna para se lançarem neste mundo.

Para mim uma pessoa que desbasta um cavalo aumenta a sua experiência um bom valor, vale a pena tentar se não tiver resultados positivos então sim é melhor levar o cavalo a um profissional.

Cumprimentos
Filipe Nunes

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#4 Mensagem por balza » quinta nov 17, 2005 12:06 pm

Joana Abreu Escreveu: Se não tem dinheiro, não tenha cavalos...
Alugue ou algo do género
(É pena, mas é mesmo assim)
Só vou comentar esta pequena parte do que foi escrito.
Se não tem dinheiro também não aluga porque ao preço que está o aluguer mais vale é não montar mesmo ;)

E concordo com o fmvnunes, se continuarmos assim onde vamos parar? :?

Porque infelizmente há ai muita boa gente que só porque tem dinheiro tem cavalos, porque vocação e gosto não tem nenhum, e é triste ver-se isso!

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#5 Mensagem por Joana Abreu » quinta nov 17, 2005 12:15 pm

Para mim uma pessoa que desbasta um cavalo aumenta a sua experiência um bom valor, vale a pena tentar se não tiver resultados positivos então sim é melhor levar o cavalo a um profissional.
O problema é mesmo esse...
... quando se tenta e se faz asneira, pode provocar consequências no Ensino do Cavalo irreversiveis.
Depois, nem o profissional consegue "arranjar"

Quanto ao Dinheiro...
Isto é muito simples:

Pretende ter um cavalo:
- Tem uma quinta própria, e não pretende aprender mais - Custa min 250 euros por mês
- Tem de ir para um clube, e não pretende aprender mais - custa min 350 euros por mês.
- Tem de ir para um clube, e pretende aprender mais - custa min 500 euros por mês.

Caso pretenda fazer competições, prepare-se para duplicar este valor mensal

Quem disser que gasta menos, ou cobra menos, não trata bem dos animais
(em ração com qualidade minima, cama limpa e confortável, tratamento diário de tratador, etc.)

Quem não tem dinheiro e quer ter um cavalo.
Mude de profissão e vá ganhar mais, para concretizar os seus sonhos...


E desculpe lá que lhe diga...
... mas é por muitos pensaram como senhor, é que este país tem poucos cavaleiros de qualidade:
- Ora vejamos, eu digo para as pessoas investirem e gastarem dinheiro na sua formação para saberem mais sobre equitação
- O senhor diz que não é preciso, primeiro experimenta-se e depois logo se vê.

MC
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quarta nov 16, 2005 9:24 am
Localização: Lisboa

#6 Mensagem por MC » quinta nov 17, 2005 12:45 pm

Bem, vou emitir aqui a minha opinião...acho que é impensavel um cavalo ser desbastado por um amador. Eu ja lido com cavalos há bastantes anos e não me acho capaz de desbastar um poldro em condições, obviamente sou capaz de o por a andar para a frente, mas fica a faltar muita coisa.
Um cavalo com um bom nivel de ensino custa alguns (bastantes) milhares de euros em ensino (equitador experiente).

Estamos ainda na ressaca da Golegã (que agora é´uma moda) pois eu vou à`Golegã há mais de 10 anos, e é uma boa montra, de quem sao os melhores cavalos que por lá se veem?? Acham que de pessoas sem dinheiro?? Aqueles cavalões bons, têm grandes somas investidas neles.

Ter um cavalo em condições aceitaveis custa no minimo 200 euros / mes (em casa) e sem veterinário. (a mim pelo menos custa).

Não vale a pena termos discurssos "bloquistas" quando sabemos todos os preços das coisas, será que uma pessoa com poucos recursos financeiros consegue ter um cavalo em condições? Para mim a resposta é´não!

Um cartao de aulas num centro hipico é sem duvida muito mais barato.

cumprimentos,
MC
------
"Aos cavalos e às mulheres, é guardá-los de alugueres."

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

Resposta a Sr Joana

#7 Mensagem por mobix » quinta nov 17, 2005 3:05 pm

Srª JOANA



Não vou fazer mtos comentários ao que disse relativamente ao post que coloquei sobre desbaste mas vou simplesmente dar-lhe o meu parecer visto que como tinha referido a srª nao necessitava de responder pois por mais conhecimentos que tenha axo que nao reune condiçoes sociais para ter uma conversa, acho que para falar consigo é preciso ter uma nota na mao e isso sao maus principios de criação(digo eu).So mais uma coisa JÁ OUVIU FALAR QUE O SABER NAO OCUPA LUGAR???pois por isso é que fiz a pergunta que fiz, mas livre-se de um dia precisar de alguem pois da forma que cobra quando necessitar prepare-se para ser cobrada tb.

JÁ AGORA SERÁ QUE LHE DEVO ALGUMA COISA PELAS SIMPLES PALAVRAS DADAS????
Saudaçoes Marialvas
Rui

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

#8 Mensagem por Rita F » quinta nov 17, 2005 3:05 pm

Olá,

Em resposta ao post do MC, resta-nos saber exactamente o que se entende por "condições aceitáveis". Concordo que quem não tem dinheiro para manter um animal, não o devia ter e ponto final. Há mesmo que garantir-lhe todo o possível conforto, etc. Mas também há que não "humanizar" os animais. Os cavalos são mais rústicos do que muitos fazem acreditar.

Consegue-se manter os animais em condições mínimas de conforto para eles por menos do que é aqui referido aqui. Acho que é maior o investimento em tempo (e mais importante para um bom cavalo) do que aquele em dinheiro.

A nutrição dos cavalos nem é assim tão grande tabu como se pensa. Claro que uma óptima ração pode beneficiar um cavalo, mas uma ração mais fraca, desde que possua todos os níveis de proteína, fibra e energia adequados, é uma boa opção a super-rações que aumentam os custos mensais.

O mesmo para as camas. Uma boa gestão das camas e limpezas diárias cuidadas, contribui para se reduzir os custos. Nem tem de se ir ao extremo de mudar a cama diáriamente, ou de comprar aparas sem pó, ou palha quando esta está muito cara. E o mercado tem vindo a aumentar a nível de opções. Não se pode é estagnar.

O que eu concordo, é que as pessoas se informem _muito_bem_ dos custos mínimos (€ e tempo) para manter um cavalo antes de o adquirirem. Preparem-se para ferrações (que podem ser muito elevadas de surgirem problemas de cascos), veterinários ocasionais (ou constantes se surgir um problema mais longo), e muitas horas de praia e férias pelo cano abaixo.

Quanto ao desbaste - é a altura mais importante do trabalho de um cavalo. Até os primeiros meses de vida podem ser cruciais, pois é nesta altura que os animais mais aprendem (para o bem, e para o mal). Uma vez ganhas as "manias" que podem - e geralmente assim é - advir de uma mau desbaste/ maneio, é muito difícil corrigir.
Assim como, um bom e sólido trabalho pode transformar um cavalo num bom cavalo, venha o que vier. É claro que a equação nunca é assim tão simples... mas também, nada na vida o é.

Não me atrevo a dizer seja o que for sobre o que se deve fazer durante um desbaste... Suponho que é sempre bom começar por entender as bases do comportamento dos cavalos. Afinal, eles comunicam por linguagem corporal. Eles percebem a nossa, e portanto, há que perceber a deles para que haja entendimento.

E bolas... já me estendi demais. Devia estar a estudar para o teste de sábado... :roll:

MC
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quarta nov 16, 2005 9:24 am
Localização: Lisboa

#9 Mensagem por MC » quinta nov 17, 2005 3:32 pm

Em primeiro lugar gostaria de pedir para não se zangarem, estamos aqui para trocar opiniões, às vezes aquecemos mas temos de ter atenção para não cair em exageros.

Posto isto, vamos ao que interessa...

Rita para mim condições aceitáveis são ter o cavalo bem ferrado, bem alimentado e sempre com feno e água disponivel e uma boa cama de palha. Para além disso é trabalhar o cavalo no minimo dos minimos 1 vez todas as semanas, acho pessimo um cavalo sempre fechado numa box ou numa baia. (para isso é muito melhor estar a campo).

Considero também como aceitavel poder chamar o veterinário sempre que tal é necessário (todos sabemos quanto isso custa).

Tudo junto ao fim de um ano é uma quantia consideravel, uns podem outros não.

Nem vou falar da questão do tempo, pois graças a deus tenho um tratador e um equitador que trabalha os cavalos uma vez por semana, eu regra geral só so vejo ao fim de semana.

Acreditem que adorava que ter um cavalo estivesse ao alcance de todos. Mas acima de tudo sou e sempre fui muito realista.

cumprimentos,
MC
------
"Aos cavalos e às mulheres, é guardá-los de alugueres."

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

C

#10 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 17, 2005 6:28 pm

Isto já é repetição,mas Cavalo feliz,é Cavalo em liberdade,sujo de lama até aos olhos,mas com um ar "sorridente".

Eles não precisam de nós para nada.

Estas são as condições ideais,no ponto de vista do Cavalo.

Nestas condições só deveria ter Cavalos quem tivesse uma Propriedade rústica,o que limitaria a sua posse.

O custo da alimentação de um Cavalo de tamanho normal,é o mesmo de quem fuma e compra um maço por dia,pelo menos aqui.

O resto são variáveis.

O desbaste,é um trabalho que só o tenta fazer,quem tem grande dedicação a estes animais,e só por isso merece qualquer resultado.

Se for feito por um profissional,é como tudo,será melhor,mas menos gratificante para o dono,que se sentirá sempre fora do esquema,e sem mérito no que foi conseguido.

Por tentativa e erro,deve-se sempre avançar no conhecimento.

Não tenham medo e enfrentem a situação,pedindo ajuda,mas sendo sempre o protagonista.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#11 Mensagem por fmvnunes » quinta nov 17, 2005 7:23 pm

Quanto ao Srº MC ninguém se exaltou ou pelo menos não dei conta, pareceu-me só terem dito algumas verdades. Já li um post seu à muito pouco tempo bem mais agressivo. :)

Quanto a custos eu gasto em média de 40€ por mês com a minha égua já com veterenária e sem ferração, mais 40 € de 2 em 2 meses para ferração fica em 60€. Mas também posso dizer que quando chega o verão passo os meus fins de semana ao sol a cortar o feno para depois enfardar assim reduzo os custos e o espaço onde ela está é meu.

Por isso é possível ter um cavalo por menos de 200€.
O que é necessário é ter gosto de os ter e não "ter por ter". :D
Filipe Nunes

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#12 Mensagem por Joana Abreu » quinta nov 17, 2005 8:18 pm

acho que para falar consigo é preciso ter uma nota na mão e isso são maus princípios de criação (digo eu).
Se acha isso, então acha mal...

Sr.Filipe Nunes,
Se o senhor gasta somente 60 euros por mês no seu cavalo... está tudo dito.
mas uma ração mais fraca, desde que possua todos os níveis de proteína, fibra e energia adequados, é uma boa opção
Consegue ver a contradição do que disse?
ração mais fraca = com os níveis de proteína, fibra e energia adequados
?????????

Se tem todos os níveis de proteína, fibra e energia adequados, então é uma ração mais forte (entenda-se de melhor de qualidade)

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

...........

#13 Mensagem por mobix » quinta nov 17, 2005 9:07 pm

Bem vou começar pela segunda vez esta resposta pq comecei á pouco uma mas apaguei-a porque isto é um fórum de cavalos e não de lições de vida Mas aconselho vivamente a sra Joana e o sr MC a reverem determinados princípios e até os que estão mais relacionados com cavalos (preços das coisas) e não me levem a mal por esta frontalidade mas vão vendo ao longo dos tempos que sou assim. Queria dar uma palavra muito especial ao GRANDE HOMEM E AMIGO JOÃO por toda a capacidade que tem para encarar as situações(só uma pessoa com experiência de vida fala assim) na minha terra até se diz mais, é um HOMEM com H grande. Gostava também de agradecer á Rita pelas dicas bem como dizer que estou em total acordo com o que foi dito pelo amigo fmvnunes que tb demonstrou ter amor pelos cavalos e não pelas rações e veterinários caros, (desculpem mas estas coisas estão-me no sangue e não consigo controlar) pois no meu entender e acho até que já foi referido o importante é os cavalos terem SEMPRE COMER E ÁGUA E terem muita amizade por parte dos donos pois assim acredito que o animal está contente e feliz da vidinha, claro que quanto mais e melhores condições ÓPTIMO mas não tenho que comer com o cavalo á mesa??

Desculpem o testamento...


P.S. - Só mais uma coisa Sr. MC a ideia que os senhores do dinheiro tem os bons cavalos é errado e se quiser posso-lhe provar...
Saudaçoes Marialvas
Rui

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#14 Mensagem por Joana Abreu » quinta nov 17, 2005 9:35 pm

Música...

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

Musica???

#15 Mensagem por mobix » quinta nov 17, 2005 9:42 pm

Pois se para si (JOANA)a vida é uma musica espero que tenha conservatorio se nao acho que vai ter graves problemas quando a vida der voltas e olhe que dá muitas.Ja agora acha-se muito entendida em cavalos??? pois eu axo que tem mais garganta que mais nada e os pobres cavalos, esses coitados tem de lidar com pessoas assim que pensam que estaocompletamente certas e afinal nao.Paciencia a vida ensina muita gente sem cultura e conhecimentos por isso a si nao vai ser dificil ate jate net.....
Saudaçoes Marialvas
Rui

Responder

Voltar para “Diversos”