Comportamentos e Atitudes.

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
MC
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quarta nov 16, 2005 9:24 am
Localização: Lisboa

Comportamentos e Atitudes.

#1 Mensagem por MC » segunda nov 21, 2005 2:20 pm

Caros Foristas,
Lamento profundamente que a troca de opiniões suscite tanta controvérsia. De facto foram escritas algumas coisas menos simpáticas e outras mesmo de muito mau tom.
Estranho que sempre que se vai contra a opinião de determinados “veteranos” deste forum surjam um conjunto de pessoas que através de posts e de Private Messages instiguem determinados comportamentos, estranho ainda mais que alguns se deixem influenciar.

Não compreendo que a auto-denominada “Comissão de Marialvas” marque eventos próprios, mas não tenha estado presente na Festa do site Cavalonet na Golegã…bem mas em relação a isso pouco ou nada me diz respeito. (A não ser certos comentários muito pouco agradáveis feitos acerca dos fundadores e/ou administradores do site), mas como até já ouvi falar em mudanças para um outro forum, nada me espanta.

Não posso no entanto deixar passar em branco certos e determinados comentários feitos em relação a mim e à Sra. D. Joana Abreu que acreditem ou não nunca tive o prazer de conhecer, logo, de facto se existem algumas opiniões partilhadas também existem outras que não o são, e como exemplo dou o facto de eu ser aficionado e a Sra. D. Joana Abreu não o ser.

Pude ler no tópico “Marialvas” os estatutos da comissão supracitada, e sinceramente não consigo compreender o afastamento entre os estatutos e o que é defendido por alguns dos membros, e passo a citar, alguns pontos dos ditos estatutos :

O Marialva:

- É sempre "filho-do-pai", podendo o pai ser: a) grande proprietário de terras; b) grande proprietário de fábricas; c) ambas as coisas.

- Assume nos fins- de-semana a indispensável prática equestre mas habitualmente cavalga um fórmula-dois artilhado.

- Por imposição familiar procura munir-se de um diploma de estudos liceais ou mais ou menos agricolas.

- Considera os portugueses de raça – autênticos – são só ele e alguns confrades com pedigree.

Ora então os meus amigos adoptam uns estatutos assim e depois defendem coisas que nada têm a ver com isto, chamam-me “filho de papa com dinheiro”, etc…etc… falam do gajo que paga para passar a perna, não compreendo, nem quero compreender, para mim só há duas maneiras de fazer as coisas…BEM ou MAL.

Este forum é como o próprio nome indica um local de discussão, de troca de ideias, troca de opiniões, umas vezes mais calmas e outras mais “asperas”, faltas de educação e de nível é que são de todo desnecessárias, bem como ataques pessoais. Eu e por mim falo, não estou aqui para atacar ninguém, por uma razão muito simples não vou “atacar” algúem que não conheço, vou sim e isso doa a quem doer, dar sempre a minha opinião, seja ela qual for e seja contraria à de quem for, pouco ligo a nomes e a assinaturas num espaço virtual.

Tal como nunca precisei de fundos do Ministério da Agricultura, do IDRHa ou do RUDE para comprar uma quinta, não preciso de protagonismos ou de pertencer a Comissões ou Associações, as únicas a que pertenço são a FEP e a FPA…acreditem que me chega.

Espero que este post seja visto como um esclarecimento, e não como um “ataque”, pois acreditem não é esse o objectivo.

Nós homens e mulheres dos cavalos deveriamos ter um comportamento superior, sei que muitos dos membros deste forum quando tiverem a minha idade vão dar-me razão em muitas das coisas que hoje criticam e criticar a quem hoje dão razão. (É próprio da idade). Graças a deus ainda têm pelo na venta, como se diz na minha terra.

A mim o que me entristece é ver certos e determinados cavalos a campo que parecem teclados de piano de tão magros que estão e a desculpa de serem zonas frias ou geladas, e de não haver pasto já eram...comprem feno e ração que é o mesmo que eu e muitos outros fazemos. (A carapuça serve a quem a vestir).

Por ultimo, vou só acrescentar um ponto, não sei onde alguns arranjaram essa imensa animosidade pela minha pessoa, mas tal como alguém referiu num outro post, também eu darei o tratamento do silêncio a essas pessoas, pois alguém que se refere a mim como alguns já se referiram não merece o meu respeito.

E julgo que chega! Não vou responder a mais ninguém que comente este post, mas julgo que o esclarecimento se impunha.


Cumprimentos a todos,
MC
------
"Aos cavalos e às mulheres, é guardá-los de alugueres."

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#2 Mensagem por omega2 » quarta nov 23, 2005 7:17 pm

Mc, ha uns quantos pontos que quero esclarecer.
primeiro: quando tenho hipotese percorro o forum á procura de topicos interessantes e ao contrario de outros forums nao tenho visto aqui os tais comentarios pouco simpaticos em relação a outros foristas, a não ser claro que o tal forista tenha tido uma atitude pouco correcta.
segundo: a comissao de marialvas combinou um encontro num dia em que a maior parte dos foristas pudesse estar presente. o convite foi aberto a todos os membros do forum. o que me parece é que estas com ciumes por ninguem ter falado directamente contigo.
quanto aos estatutos dos marialvas, sou sincera. nao estou inteiramente a par de quais sao!
se queres dar realmente a tua opinião és sempre bem vindo se (tal como no primeiro post) falares de uma maneira correcta.
para finalizar só te peço uma coisa. se realmente tens um problema com uma (ou umas) certas pessoa, fala apenas com essa pessoa e nao utilizes o forum para resolver os problemas que nada teem a ver c cavalos.
se estamos aqui pelo amor aos cavalos é assim que devemos continuar.
Saudações*
Ana Sousa
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

João Pedro de Almeida
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda jan 26, 2004 9:21 am
Localização: Azinhaga do Ribatejo / Golegã / Santarém

Atitudes...

#3 Mensagem por João Pedro de Almeida » sexta nov 25, 2005 9:54 am

Caro MC, (seja lá quem for...)

Sem querer atacá-lo ou menosprezar as suas idéias algo "iluminadas", devo dizer que o Sr. subentende muito e muitas coisas, algumas nem sempre correctas nem da melhor forma, até porque nem o Sr. nem eu nem ninguém somos donos e senhores da "Verdade", absoluta ou não.
E sem mais delongas vou-lhe dizer porquê;

O Sr. deveria ter lido os estatutos no tópico correcto, e não numa transcrição de um texto do Sr. Luís Campos, aqui colocada a título de brincadeira pelo nosso amigo Félix Cerieiro.
Não são esses os nossos estatutos nem a nossa bitola, pela qual muitos marialvas à séria se regem.
Convido-o a lê-los na secção "Marialvas" no tópico "Estatutos...".
Esses estatutos foram INTEGRALMENTE elaborados pelo nosso GRANDE AMIGO, HOMEM E MARIALVA, JOÃO DE DEUS, e baseado nisso lhe digo que não "admito" (calculo que se esteja a "marimbar" para isso, e com toda a razão, daí que coloquei "admito" e não, admito) que o ataque desta forma, convido-o sim, a conhecê-lo e a nós todos, pessoalmente, conviva conosco, partilhe os seus vastos ou não, conhecimentos desta secular arte (equestre, claro), como aliás, o faz o João de Deus, gratuitamente, de peito aberto.

Não estou aqui com este "paleio" todo só para defender o João. Nada disso! Que ele já é grandinho o suficiente para se defender e sabe bem como o fazer, ou não fosse um Marialva (com comissão ou sem ela) :wink: .

Já li dezenas, senão centenas de posts do João de Deus e nunca o vi a "fechar uma porta" a um assunto, desde que sério, muito pelo contrário; entra numa discussão disposto a partilhar e a ensinar tudo o que sabe gratuitamente, sem subterfúgios, sem interesses financeiros ou de outra condição, ao contrário do que sugere a Joana Abreu, (ainda não percebi bem porquê). E quando digo que não fecha a porta, quero com isto dizer que é flexível, que não se bate cegamente pela posse da razão disto ou daquilo, quase que a dizer que só ele é que sabe, não senhor. Nunca o vi fazer tal coisa. Por vezes até alguém diz (escreve) algo diferente e ele prontifica-se a saber mais sobre o que essa pessoa tem para dizer sobre este ou aquele assunto aprendendo também ele e nós todos... como eu digo; deixando "a porta aberta".

Em relação á Festa de Marialvas:
O assunto esteve em aberto na mesa (fórum), e que eu saiba não excluímos ninguém. Convidamos sim, todos, a inscreverem-se, a dizerem se vinham ou não, quem traziam, etc. Não me lembro de termos vedado a participação a quem quer que fosse, e as PMs que circularam foram, que eu saiba, para troca de contactos, nºs de telemóvel, etc. E convenhamos que, trocar isso aqui "ao vivo" não é muito aconselhável visto estarmos na Internet, que é ainda e infelizmente um meio pouco transparente. Subentenda o que quiser daqui...
Em relação à Festa da CavaloNet, não vou adiantar nada até porque um dos administradores do site esteve presente na Festa de Marialvas e sabe tão bem como nós do que se falou acerca da festa do CavaloNet. Com isto e em relação a esse assunto, não precisamos de intermediários queixosos sobre a nossa presença ou não na festa do CavaloNet. Foi que quis e quem não quis não foi e acho que como diz e muito bem; ninguém tem nada a ver com isso. Quanto a comentários sobre os administradores do site, estou certo de quem os fez fê-los directamente aos administradores e não precisou de "mandar dizer" nem do tradicional "diz que disse" (afinal estamos a falar de Marialvas).
Quanto a mudanças para outro fórum, nada sei a esse respeito, e duvido que isso se venha a passar. Só se nos cortarem o "piu" o que eu também duvido, afinal não estamos de relações cortadas com os administradores do site nem acho que eles estejam desiludidos conosco.
Afinal, quando se começou a pensar em fazer uma Festa de Marialvas do Fórum, foi proposto aos administradores que a festa fosse conjunta. Se calhar também desconhecia este facto...

Subescrevo, no entanto, quando diz que nós, Homens e Mulheres dos cavalo deveríamos adoptar uma atitude e um comportamento superior.
Ora não sendo eu um homem de cavalos, mas pelos cavalos (toiros e tradição portuguesa), proponho que adoptemos todos um comportamento superior. Homens e Mulheres, dos cavalos ou não, neste País e pelo Mundo fora... ou estarei eu agora a sonhar utopicamente...? E porque só os Homens e Mulheres dos cavalos deveríam ter esse alegado comportamento superior? Nem sempre é por esse comportamento que se regem os "GRANDES" Homens dos cavalos, adoptando um comportamento não superior, mas de suposta superioridade em relação ao tal "português comum". Infelizmente...
Em relação a esta, subentenda o que quiser.

Sobre a compra de quintas ou seja o que for com fundos do Estado o de outra qualquer origem, ia-lhe dizer que, nem eu nem o Sr. nem ninguém, temos nada a ver com isso, mas iría estar a mentir-lhe se o fizesse.
Afinal somos todos contribuíntes (nem todos, infelizmente, pois há quem fuja ao fisco), e como tal é da nossa conta estar informados sobre onde são e como são utilizados os fundos do Estado ou Comunitários. Se acharmos que há ilegalidades, cabe-lhe a si, a mim e a quem de direito denunciar algumas situações ilegais quando as há, embora eu não ache que seja esse o caso de que fala.
Mais uma vez; subentenda o que quizer, visto não estar aqui para o atacar.


Serve este post, não para atacar ninguém pessoal o impessoalmente, mas sim para esclarecer alguns itens menos claros ou mal entendidos.

Julgo TAMBÉM que o esclarecimento se impunha...

Um abraço, se me permite, deste seu "colega" de Fórum,
João Pedro de Almeida

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#4 Mensagem por Joana Abreu » sexta nov 25, 2005 10:15 am

Vamos lá a ver se nos entendemos...

Nada melhor que ir ao dicionário ver a definição de Marialva.

Marailva:
Def1: Relativo às regras de cavalgar estabelecidas pelo o Marquês de Marialva, vulgo escola de equitação clássica.
(Note-se que só existiam 2 locais, onde se praticava equitação clássica, A Escola Portuguesa de Arte Equestre, e Academia Militar de Mafra, e esta última já não tem os mestre de outrora)

Def.2: Bom Cavaleiro
(para ser, tem de provar)

Def.3: o que gostando de toiros e cavalos, e também leva a vida na preguiça, corrupção, e devassidão.

Def.4: Fadista de familias distintas


Meus amigos não se ofendam comigo... eu só fui ao dicionário e partilhei convosco o que lá estava.

MC
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quarta nov 16, 2005 9:24 am
Localização: Lisboa

#5 Mensagem por MC » sexta nov 25, 2005 10:33 am

Caro João Pedro de Almeida (seja lá quem for)

Tive obviamente de faltar ao que tinha dito sobre não responder a este post, pois mais uma vez este forum surpreende-me pela falta de individualidade dos participantes.

Deixe-me que lhe diga que ideias "iluminadas" só existem para aqueles que se sentem inferiores...e esses coitados.

Conheço muito bem o texto do professor Luís Campos, que pelos vistos deu origem à dita comissão, lamento ainda informar v/ exlas que os estatutos de que fala, não foram elaborados por quem diz (se não sabe pergunte).

No post nunca foi minha intenção atacar o Sr. João de Deus (não sei onde foi buscar essa ideia). Ao contrário do que diz fui sim sem perceber porquê atacado por esse senhor com algumas faltas de educação à mistura.

Contrariamente ao que pensa sei que tentaram fazer a v/ festa em conjunto com a do site, deveria ler o que escrevo com mais atenção, mas sei isto tal como o senhor sabe que existiram da parte da tal comissão tentativas de mudar para outro forum. É mentira? se quiser posso por aqui as PM´s que me foram reencaminhadas por um outro utilizador (julgo qe seria desnecessário e que acabaria por os envergonhar, e acredite nãõ é este o meu objectivo). Não deixo de achar esta atitude muito pouco marialva.

Lamento a falta de objectividade do seu post, pois diz que não vem defender determinada pessoa, mas fala dessa mesma pessoa vezes sem conta! (????)
Lamento ainda o complexo que muitas pessoas têm relativamente à situação financeira ou aos apelidos dos outros...Em relação a esta, subentenda o que quiser.

Aproveito para agradecer o convite que gentilmente me endereçou, mas educadamente serei forçado a recusar, pois nãõ estou interessado em conhecer pessoalmente nenhum dos senhores, estou sim interessado em trocar conhecimentos e opiniões. Não é para isso que serve o forum?

Para terminar, aproveito para dizer que em relação aos fundos etc...a carapuça de facto parece que serviu a alguem...sei que não foi ao senhor, no entanto lamento que venha em defesa de terceiros.

Como se diz na minha terra "A realeza passa e a plebe fica a ver...".

Um abraço e felicidades,

Deste seu "colega" de forum,

F. Moura Caetano,
MC
------
"Aos cavalos e às mulheres, é guardá-los de alugueres."

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#6 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 25, 2005 1:04 pm

Companheiros

Por respeito a voçês e ao apreço que têm demonstrado para comigo ao longo do tempo, não quero que pensem, que por não retorquir, não o mereço.

Já tomaram conhecimento, pelo menos dei tempo para que se tornasse mais nítida a questão, que as águas estão sendo agitadas sem motivos concretos.

Os conceitos de honra são amiude,confundidos com aquela máxima do tempo da minha criação,em que se dizia, para se provocar uma reacção, que "não és Homem,não és nada". Já ultrapassei essa fase faz tempo,daí nova foto nos posts.

Saydações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João Pedro de Almeida
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda jan 26, 2004 9:21 am
Localização: Azinhaga do Ribatejo / Golegã / Santarém

Atitudes...

#7 Mensagem por João Pedro de Almeida » sexta nov 25, 2005 1:36 pm

Ora muito bem... ou quase isso.

Joana Abreu,

Eu também tenho dicionários. Vários de Língua Portuguesa e outros...
Mas (e não se deve começar uma frase por "mas"), não devemos interpretar tudo o que vem no dicionário à letra, e nem tudo o que lá diz se adapta à nossa realidade.
Porque senão, veja, eu tenho aqui um daqueles menos vastos que diz:
"Marialva, s. m. Indivíduo fidalgo que leva vida dissoluta." Ou seja, uma vida de libertinagem.
Ora visto isto, nenhum de nós poderia de forma alguma ser Marialva.
Nem sequer somos fidalgos.
Além de que, e não é preciso estarmos sempre a repetir as mesmas coisas, Marquês de Marialva deixou-nos um legado muito mais vasto do que a sua arte equestre.



Sr. F. Moura Caetano,

...("o seja lá quem for" já ficou pelo caminho... as minhas desculpas, que às vezes também me excedo...)
Ainda bem que faltou ao prometido e respondeu ao post, senão isto não tinha nem graça nem proveito.
E antes de mais; ser um iluminado não é um defeito mas uma virtude. É-se alguém que vê mais longe e compreende e depreende mais que a maioria.

Não foi o (infeliz ou não) texto do Sr. Luís Campos que deu origem à dita Comissão, mas sim a livre vontade e arbítrio de um conjunto de pessoas que talvez no futuro, com a Comissão a funcionar em pleno e sem fins lucrativos, de alguma forma seja útil à sociedade portuguesa (se não sabe pergunte).
São textos deste calibre que, com os anos e a deturpação do seu conteúdo (de brincadeira passam a sério) dão origem a mal entendidos tais como o que hoje existe a respeito dos Marialvas.
Se não fizermos qualquer coisa, prevalecerá a idéia de que Marialva é aquele que em casa é austero, impõe um respeito de que ele próprio não é detentor, bate na mulher e nos filhos, embora fora de casa seja galanteador para com as outras mulheres e uma pessoa obstinada, de idéias fixas e, como tal, detentor absoluto da razão.
É sobre isto que falamos. Trata-se de nos unirmos contra isto e não uns contra os outros.

Ora, os Marialvas, mesmo sem quererem, defendem-se.
Não me restava outra alternativa senão dizer alguma coisa do nosso amigo João de Deus. Afinal, não neste tópico mas noutros, houve alguns desentendimentos. Ele (e eu) ferve em pouca água, mas não o faz por mal. Se o conhecesse saberia do que estou a falar.
Decerto o Sr. faria a mesma coisa por algum amigo seu. Eu sei que me compreende.

Voltando ao assunto da mudança de fórum; continuo com a minha.
E não, não estou a ser cínico. Desconheço qualquer tentativa de mudança.
Nós gostamos deste fórum e sempre o apoiaremos.
O único fórum que frequento (mais uns forenses daqui) além deste, é o das touradas pelos motivos óbvios. E mesmo lá, tenho o mesmo nome, o mesmo "avatar".
Se tem acesso a várias PMs de outros utilizadores, que alguém lhe enviou à reveliados dos autores dos mesmos, e baseado nisso houve comentários... bem, a isso, e desculpe-me que não o quero mesmo ofender, eu chamo cuscuvelhice de retraguarda e uma atitude pouco superior e própria de um Marialva.

Não vejo ainda onde o meu post tenha falta de objectividade, mas respeito a sua opinião
Tenho pena que recuse o convite de um convívio mais de perto com pessoas que até não são assim tão diferentes de si. Ficaria espantado, ou talvez não, de como todos nos iríamos dar bem.
Bem, mas isso já é de outro foro.

Em relação aos fundos; não, não me serviu a carapuça.
Não aufiro quaisquer fundos sob quaisquer pretextos.

Espero que não me leve a mal de qualquer coisa que tenha dito (escrito) e de que nos possamos, doravante, ser saudáveis companheiros de fórum, que eu, na minha "suprema" ignorância, estou aqui mais para aprender do que para ensinar.

Um abraço e saudações marialvas,
João Pedro de Almeida

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#8 Mensagem por pedro oliveira » sexta nov 25, 2005 1:41 pm

S. João de Deus só queira dizer que essa nova foto esta mesmo muito fixe. Embora não o conheça pessoalmente ja deu para percebr que é uma pessoa com uma mente muito aerta

saudações
só quero aprender...mais e mais

MC
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quarta nov 16, 2005 9:24 am
Localização: Lisboa

#9 Mensagem por MC » sexta nov 25, 2005 4:11 pm

Carissimo João Pedro de Almeida,

Acredite ou não, não considero ninguém inferior ou superior à minha pessoa, para mim somos todos iguais.

Todos nos excedemos por vezes, por isso, e sem mais delongas, vamos deixar todos estas "coisas" e falar de cavalos.

E quem sabe um dia não nos encontramos todos e bebemos um copo. Não tenho qualquer interesse em destabilizar ou em agitar águas e digo isto sem qualquer cinismo.

Cumprimentos,
MC
------
"Aos cavalos e às mulheres, é guardá-los de alugueres."

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

a

#10 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 25, 2005 4:13 pm

Pedro

Obrigado e podes crer que essas "leituras",são a base de um bom entendimento com os Cavalos.

Como digo no meu rascunho,os Cavalos estão sempre a mandar-nos mensagens,temos é que nos por finos para os perceber.

A sensibilidade passa por muitos aspectos,alguns conhecidos que eu me encarrego de denunciar,e outros que eu não percebo,mas que eles entendem e destinguem, não só o acto mas quem os faz.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MC
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quarta nov 16, 2005 9:24 am
Localização: Lisboa

#11 Mensagem por MC » sexta nov 25, 2005 4:16 pm

Peço desculpa por este 2º post, mas esqueci-me de uma coisa importante...é que não me ofende nada com a cuscuvilhice...e olhe que os verdadeiros Marialvas são todos uns grandes codrilheiros (mas sem malicia)
Eu pelo menos sou...

cumprimentos,
MC
------
"Aos cavalos e às mulheres, é guardá-los de alugueres."

Responder

Voltar para “Diversos”