Diferentes tipos de embocaduras... quais e para quê?

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Diferentes tipos de embocaduras... quais e para quê?

#1 Mensagem por AnaE » sexta nov 25, 2005 12:21 pm

Olá a todos

Gostaria de saber qual a principal vantagem de utilizar a embocadura "Goyoaga" articulada, e a utilização do bridão em "D" comparativamente ao bridão normal de argolas.

E como escolher o tamanho do bocado, consoante o cavalo.

Saudações equestres

Ana Escoval

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#2 Mensagem por pedro oliveira » sexta nov 25, 2005 1:46 pm

pois eu tambem gostava de usufruir de alguns esclarecimentos nesse campo. Nomeadamente quais as diferenças tecnicas entre um freio e um bridão, quando e em que tipo de cavalos se deve usar cada um dele ect...
saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

embo

#3 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 25, 2005 1:57 pm

Ana

Enquanto frequentei a Hípica,assisti a algumas questões sobre embocaduras.

Sem querer ser do contra,confesso que os pobres Cavalos tiveram que aturar aquelas cabeças virtuosas dos donos,ao inventarem problemas e soluções.

Claro que há diferentes resultados entre os diferentes formatos,que são os grandes grupos,mas dentro do mesmo tipo de embocadura,acho que são tão semelhantes,que tiro o chapéu a quem notar a diferença,e a demonstrar claro.

Anatómicamente,nas barras, os Cavalos não são tão diferentes que exijam embocaduras tão diversificadas.Donde o problema pode passar a ser de outra ordem.

Já aqui mensionei que a enbocadura é onde esbarram as idéias das duas cabeças:Do Cavalo e do cavaleiro.

Não vou falar da minha exsperiência para não pessoalizar,mas é frequente determinado Cavalo,por exemplo de saltos, que é o mais mediático,nas mãos de um usar determinado ferro e quando é vendido a outro, passa a usar outro ferro distinto.E o Cavalo é o mesmo.

É facil encontrar casos em que os donos entram em parafuso,sem saberem o que fazer.

Eu recomendo começar do princípio,e notar onde começa a aparecer o problema.

As diferenças a que te referes,proveem da mecânica que as leis da fisica impôem.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#4 Mensagem por balza » sexta nov 25, 2005 2:19 pm

Por acaso é um tema interessante mas acho que só mm na pratica e dependendo do cavalo e do cavaleiro que as coisas se aplicam, não é chapa 5 como se costuma dizer.
Já se costuma dizer: Não há cavalos com boca dura,há é cavaleiros com mão pesada ;)

http://cavalocompleto.com.sapo.pt/www97.htm

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » sexta nov 25, 2005 2:21 pm

Olá Sr João de Deus

Esta pergunta tem mesmo a ver com a semelhança entre eles... porque são tão iguais que tenho dúvidas que haja efectivamente alguma diferença de acção entre eles, por isso interessava-me ouvir experiências de que tenha possibilidade de experimentar vários.... eu infelizmente não tenho... embora gostasse.

quando ao "articulado em D" parece-me que a acção deve ser boa, porque junta o melhor do bridão... a simplicidade... e vantagem do freio, pela existencia dos diferentes pontos de colocação da réde ao longo da zona curva do "D" e por existir um pequeno "cachimbo" que é a zona recta do "D", o que deve permitir ter uma utilização interessante.

Gostava mesmo de experimentar um.

bom fim de semana

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#6 Mensagem por balza » sexta nov 25, 2005 2:23 pm

AnaE,

Tenho aqui uns 2 ou 3 se kiseres que te dê alguma eheheh

Eu não os uso, só os tenho porque alguém os deixou cá ficar, por acaso nunca experimentei também.

Margarida Machado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

br

#7 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 25, 2005 2:40 pm

Ana

Esse bridão em D ,pode ser fixo,(filete inteiriço),ou articulado,o que me parece pouco razoável uma vez que nos dois casos há um serrilhão,que nesto ultimo caso não actua.

Só actuará,se a rédea prender ao furo mais baixo das hipoteses,e mais na versão fixa.

Os filetes inteiriços,fazem uma pressão mais "frontal",facilitando o abaixamento da cabeça,os articulados pelo contr´rio por fazerem uma pressão lateral nas barras,incentivam a levantá-la.Isto não é taxativo,é só uma tendência.


saudações Marialvas
Vamos caír no Freio e bridão,com as suas funções.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”