Como se equilibra o uso das rédeas?

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

Como se equilibra o uso das rédeas?

#1 Mensagem por ANA. » segunda dez 19, 2005 4:17 pm

Olá.

Não consigo ter a mesma sensibilidade nas duas mãos, o que provoca resistências na boca do cavalo.
Tenho menos habilidade com a rédea esquerda, perco o contacto com frequência e por isso quando às vezes o vou "buscar" ele assusta-se.
Acho que tenho o problema bem diagnosticado, cada vez ele resiste menos do lado contrário, já há bons momentos em que alivio a rédea direita e ele se mantém encostado à barra contrária. Mesmo assim andamos nisto há meses... e nunca mais consigo ter um uso mais equilibrado entre as duas mãos.
Há algum exercício que me ajude?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

redea

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda dez 19, 2005 7:08 pm

Ana

Isso é complicado de entender.
Esse tipo de testes,tem de ser feito na linha do meio,e só aí.
O teu cavalo deve ser muito curioso,e por isso difícil de se concentrar.
O estar sempre a botar o olho ao que se passa à volta, descontrola o nivelamento das barras.
Pode não ser isto, mas também não creio que seja falta de habilidade tua.
Em todo o caso na mão em que és mais sensível,calça uma luva, quem sabe.?

Mas acho que não deves ir por aí,ou já terias dado por isso hà mais tempo.
Arranja umas palas como aquelas que se usam na atrelagem, pelo mesmo motivo que eles as usam, e também já as vi em provas de saltos "lá fora".
Isto é para que não achem ridículo o meu conselho.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » terça dez 20, 2005 12:14 pm

Achei interessante este problema da Ana... pois comigo também se passa um pouco o mesmo, já tenho sofrido alguns reparos.

Na minha opinião, não é uma questão de sensibilidade da mão, mas de insegurança a montar que faz com que se procure usar as rédeas como apoio e logo a mão direita (quando somos destros) como recurso pois é aquela a que naturalmente recorremos nas principais tarefas e em situação de emrgência.

Como fazemos isso a maior parte do tempo mesmo sem reparar o cavalo acaba por ganhar resistência desse lado, o que no meu cavalo nota-se bastante principalmente no galope (em que a insegurança da posição deve proporcionar a que agarre a rédea ainda mais).

O que faço para combater isso:
- primeiro trabalhar o equilibrio e a posição para que se deixe de recorrer ás rédeas como apoio.
- tentar trabalhar de maneira a valorizar a acção das pernas em detrimento da acção das mãos.
- ter consciência dessa tendência e tentar ir sempre a manter as tensões correctas em ambas as mãos consoante a situação... claro que ajuda muito se tivermos um professor que nos for lembrando isso durante uma aula.

espero ter ajudado alguma coisa

Ana E.

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#4 Mensagem por ANA. » quarta dez 21, 2005 2:06 pm

Olá.

Obrigada pela ajuda.
João acho que a Ana pode ter mesmo acertado no meu problema. Não creio que seja distracção do cavalo, porque quando é montado pelo meu professor não apresenta estas reacções. Por isso é que conclui que o defeito é meu.

Eu de facto ainda me apoio muito nas rédeas. O professor está sempre a dizer para eu aliviar mais as mãos, para ajudar mais com as pernas. Ainda ando a tentar ultrapassar muitos vícios que adquiri quando comecei a montar. Como o meu cavalo tinha medo das pernas eu montava sem lhas enconstar... o que me levou obrigatoriamente a apoiar-me muito nas rédeas. A minha posição tem vindo a melhorar, e já me vou sentindo mais coordenada. Tenho feito exercícios que passam por quase "abandonar" as rédeas e a verdade é que o cavalo continua a andar para a frente equilibrado. As cedências à perna também andam a aproximar-se do bem feito 8) estamos a fazer progressos!

Ana, obrigada pelas sugestões. De facto preciso de me manter mais concentrada nesse objectivo de melhorar as ajudas das pernas.
Faz-se o que se pode...
Isto não é nada fácil! :roll:

Há dias em que penso que nasci para isto... e noutros vou-me embora da aula envergonhada com tanta asneira que consigo fazer em tão pouco tempo. :oops:

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#5 Mensagem por MMateus » quarta dez 21, 2005 2:20 pm

Boas

penso que o problema da fixação das mãos deve ser comum a muitos cavaleiros iniciados. Eu sofro od mesmo, apesar de nos últimos meses ter melhorado bastante, fruto de maior práctica e correcção da posição de montar.

Penso que o principal problema que descreves é equilíbrio, e necessitares das rédeas para te equilibrares. Eu tive muita dificuldade até começar a "partir" os rins. Para melhorar, volteio, volteio e mais volteio. Aprender a andar sem mãos, sem pernas e por vezes sem ambas as ajudas.

A sensibilidade da mão tem vindo a chegar, no meu caso, com a libertação do braço, a menor rigidez permite um aumento de sensibilidade.

O meu professor disse que se eu não melhorasse o fixar das mãos me punha a montar com um copo de água nas mãos, e que perdia pontos sempre que entornasse....... Não foi preciso, se calhar foi só para me assustar.

Por vezes facilita se elevarmos um pouco as mãos, e as formos baixando com o aumento de práctica, quando os braços se encontram independentes do resto do corpo.

Abraços

MMateus

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#6 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 21, 2005 4:19 pm

Continuo a achar muito complicado.

Parece.me que estão aqui mais de um problema.
Antes de se entrar em particularidades da monte,tem de se ter algumas dificuldades ultrapassadas.
Antes de aprender a montar,no meu entender,deve.se aprender a andar a Cavalo sem adquirir vícios,portanto sob a orientação de um professor.
Essa fase, pode ser ,como disse o Mateus,o volteio,onde se aprende a estar à vontade em cima do Cavalo,donde aparece a independência das mãos em relação ao corpo, os ombros soltos, e a compensação da cintura,separando o que eu já aqui disse o bloco e o tronco do Cavaleiro.
Já na monte,e neste meu conceito,da cintura para baixo passa a pertencer ao Cavalo,(ao tal bloco)e nõs só somos da cintura para cima.
As mãos passam a pertencer à boca do Cavalo,e jogam com ela mantendo as rédeas tensas.
Os ombros estando soltos,estão sempre disponíveis para qualquer compensação entre as mâos e o tronco.

Possívelmente estou aqui a "atirar bolas fora"e o problema não é nada disto.mas é o que se me afigura.

saudações MArialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#7 Mensagem por Joana Abreu » quinta dez 22, 2005 5:19 pm

Olá Ana,

Se o teu problema for sensibilidade na mão, recomendo-te dois exercicios para fazeres.

O primeiro exercicio a fazer é o seguinte:
- Usa as rédeas passando-as por debaixo do pescoço, em vez de as passares por cima.
Desta forma, nunca vais poder puxar para trás, só vais conseguir uma ligeira acção de mão com os dedos. Aumentando assim a tua sensibilidade.

O segundo exercicio, quando tiveres mais à vontade, e com o toque na cabeça, é o seguinte:
- Vai para um picadeiro com vedações à volta, pede a alguém para te tirar as faceiras da cabeçada. Desta forma se tiveres um contacto intermitente, o bridão cai, e tens de desmontar.
Desta forma garanto-te que te vais concentrar ao máximo, e a tua sensibilidade na mão atinge o máximo.

Se tiveres dúvidas sobre como realizar os exercicios, diz.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#8 Mensagem por João dee Deus » quinta dez 22, 2005 5:39 pm

ANA

O meu conselho para teres mãos mais sensíveis,é o exercício que expliquei na Escola Virtual.

Anda de bicicleta com as rédeas presas aos punhos do guiador, e bem direita no selim.
Podem ser as mesmas rédeas que usas no Cavalo,e depois diz-me.
Tem de ser num plano liso,e se conseguires fazer oitos estás passada no teste.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#9 Mensagem por ANA. » quinta dez 22, 2005 8:42 pm

Olá!

ó João eu não sei andar de bicicleta. Melhor, não sei andar de bicicleta sem me escavacar toda. :shock: Caio sempre... e mal. Mas eu vou tentar. Depois conto-vos o resultado da experiência de rédeas na bicicleta(se houver net no hospital).

Já vos estou a dar algum trabalho. Peço desculpa. Estou a registar todos os vossos conselhos. Agora nas férias de ano novo vou aproveitar a vossa experiência e ver se melhoro a minha. Depois darei notícias.

Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#10 Mensagem por João dee Deus » quinta dez 22, 2005 8:55 pm

ANA

Então não temtes porque é difícil.Não estragues as férias.

Ou então tenta num triciclo que para o efeito é ´quase o mesmo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

Re: c

#11 Mensagem por Rita F » segunda jan 02, 2006 7:49 am

João dee Deus Escreveu:ANA

O meu conselho para teres mãos mais sensíveis,é o exercício que expliquei na Escola Virtual.

Anda de bicicleta com as rédeas presas aos punhos do guiador, e bem direita no selim.
Podem ser as mesmas rédeas que usas no Cavalo,e depois diz-me.
saudações Marialvas
Acho que tenho e sempre tive o mesmo problema da Ana... tenho a sensação de usar uma rédea mais curta que outra. É fácil de ver nas rédeas de pano com aplicações de borracha. Acho que estou "curada".

Mas mesmo assim, tenho de tentar esse exercício da bicicleta. Mais não seja, é um teste para tirar teimas. :)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#12 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 02, 2006 11:25 am

Rita


Esses problemas de "acesso"às rédeas vem da posição das ancas e depois dos ombros.

Vê se consegues estando montada,virares o tronco para um lado e depois para o outro e constacta se há diferença.

Se houver diferença tens de arranjar quem te passe à guia para o lado em que tens dificuldade... :lol: :lol: :lol:

Claro que estou a brincar,se me permites,mas o que quero dizer é que tens de ginasticar essa situação.

De qualquer modo só indo a direito no picadeiro na linha do meio,é que se pode testar essa situação.

O teste da bicicleta é mais para a sensibilidade.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

Re: c

#13 Mensagem por Rita F » terça jan 03, 2006 9:27 am

João dee Deus Escreveu:Rita
Se houver diferença tens de arranjar quem te passe à guia para o lado em que tens dificuldade... :lol: :lol: :lol:

O teste da bicicleta é mais para a sensibilidade.

saudações Marialvas
:lol: Claro! O problema é que tenho trabalhado "à solta" já faz uns anitos. ;) E como sucede com os nossos amigos, a tendência é esquecer o que se aprendeu e voltar ao estado de partida. Ou quase...

Tenho um problema de bloqueamento dos ombros. Volta e meia tenho de me lembrar de os rodar para trás. Ajuda a descontrair, isolar o movimento dos braços e corrigir a posição. É preciso é lembrar-me de o fazer. :roll:

Mas tenho vindo a corrigir-me e já se nota na boca do cavalo. Está muito mais sensível e leve na mão, e briga menos. Eu que sempre soube que mesmo de rédea solta ele circula com o mero peso nos estribos, continuava a usar as mãos em demasia... enfim. Ás vezes custa perceber que 1 + 1 = 11. :oops:

O processo de aprendizagem é o mesmo que o da evolução: por tentativas, até descobrir o caminho certo. E por vezes nem nos apercebemos da gradualidade das mudanças. :) Mas um dia lá se acende a luzinha, e voilá!

Um bom ano!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#14 Mensagem por João dee Deus » terça jan 03, 2006 9:59 am

Rita

O teste da bicicleta vai fazer-te bem,mas não vás para o meio do trânsito :wink:

Eu também progredi sózinho mas não aconselho que o isolamento seja radical,como eu fiz.

Estão muito em moda os estágios,e se forem honestos,que poderá haver,são uma boa solução para depois trabalhar em casa.

Hoje em dia há gravadores tanto de audio como de video,o que facilita e de certa maneira responsabiliza quem os dirige.

Nunca o fiz,mas gravar em video e depois explicar e discutir com os alunos o como e porquê,será o caminho e tudo isto está acessivel hoje em dia. Explicando aprende-se também,que mais não seja a ser mais claro.
Voçês,malta jovem,são uns sortudos,têm é de aproveitar.

saaudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”