medos

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

medos

#1 Mensagem por pedro oliveira » segunda dez 19, 2005 6:58 pm

bem o caso é este tenho duas éguas e quando vamos passear para o monte temos um grande problema elas tem muito medo de atravessar riachos rios ribeiros e ate pekenos regos que nem um metro tem d largura e apnas alguns centimetros de profundidade. no entanto costumo da~-lhes banho no rio e sempre no mesmo local e la elas entrão sempre sem problemas. como posso fazelas deixar de ter medo da água?

saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

agua

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda dez 19, 2005 7:26 pm

Pedro

Elas devem ter medo que não saibas nadar e contigo não entram :lol: :lol: :lol:

"As éguas são umas cabras",era o que se dizia.

Não é garantido que uma vez que fçam uma coisa,não estranhem na próxima.

Estão sempre a por-nos à prova para saberem se já mudámos de ideia.

É percisa uma certa firmeza,que deve ser razoável,e constância nas exigências.

É por aí que tens de actuar,e até extrapolar .............para onde entenderes. :lol: 8) :lol: 8) :lol:

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » terça dez 20, 2005 7:27 am

Olá Pedro

O meu cavalo também tem imenso medo de água... evita tudo o que puder.. poças... lama... ribeiras.... valas... quando faziamos passeios mais longos em que não havia outra alternativa se não passar ribeiras eram cenas de faca e alguidar... e mesmo a montar de freio e bridão, chegou a voltar-se e sair á carga em direcção a casa... nesse dia consegui faze-lo passar à custa de varadas e passou muitas vezes para trás e para a frente, parei lá dentro.

Continua a não gostar nada de água, mas quando ando com ele e é preciso passar zonas molhadas basta enconstar a varinha (encostar mesmo e não bater... só para saber que ela está lá) e ele passa tudo.

Talvez não seja uma aproximação muito pedagógica, mas depois de várias vezes a desmontar sem conseguir passar à mão.... de ir com outro cavalo sem medo de água e ele não passar e chegar a fazer com que os outros tb não passassem, de não ter qualquer problema em dar banho.... de ele sózinho no picadeiro rebolar na lama.... acho que foi a única maneira de o tornar utilizavel neste tipo de situação.

cumprimentos

Ana

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

C|avalo difícil

#4 Mensagem por João dee Deus » terça dez 20, 2005 10:11 am

Ana

Por vezes é preciso "explicar" aos nossos amigos com a chibata.

Há Cavalos que tomam uma atitude em frente a uma dificuldade tão persuasiva,que conseguem por arrastamento convencer os outros a não a ultrapassarem também.

Chega a acontecer o pânico generalizado e é um salve-se quem puder.Já me aconteceu.

Uma vez aqui num passeio que pretendia reconstituir a Rota do Contrabando,quando chegá-mos à Fronteira,apareceram os guardas republicanos,a fingir claro,aos tiros para o ar,provocando a debandada dos cavalos e Cavaleiros que estavam perto. Os outros que vinham muito atráz,que nem viram nada,ao sentirem os da frente fugirem foi uma debandada geral pelas giestas fora.
Foi giro e não perco estes passeios.

Saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#5 Mensagem por pedro oliveira » terça dez 20, 2005 10:26 am

pois eu sei o que é isso uma das éguas com jeito inda vai passando mas a outra nem pensar nem mesmo em poças de agua de dimenções reduzidas, e como diz u ferrador elas estão "casadas" e por isso não passa uma, não passa nenhuma.

saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#6 Mensagem por João dee Deus » terça dez 20, 2005 10:49 am

Pedro

Faz temp que não ouvia essa.É mesmo assim.

Mas se arranjares um Cavalo para aí,essa cumplicidade acaba.

É sempre a mesma história :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#7 Mensagem por pedro oliveira » terça dez 20, 2005 10:55 am

há um garanhão garrano aqui perto e meia volta foge e vem la ter, principalmente quando alguma égua esta com o cio, e ai esta a barafunda instalada. mas prontos

saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#8 Mensagem por João dee Deus » terça dez 20, 2005 11:27 am

São as tais escapadelas nouturnas.... :lol: :lol: E cada uma delas fica a pensar que a serenata é para ela.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#9 Mensagem por pedro oliveira » terça dez 20, 2005 3:40 pm

não por acaso é sempre dirigida a mesma...a malhada...e a outra começa a coicear u garranito chega a ser comico, porque a égua malhada encosta a trazeira a cerca, o garrano tenta cobrila mesmo por fora da cerca e a égua branca anda pa li a coicealo. :lol:
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#10 Mensagem por João dee Deus » terça dez 20, 2005 4:11 pm

Eu expliquei mal.

Cada uma delas fica a pensar que a serenata devia ser para ela.

Isso são os tais ciumes que podem desfazer o tal "casamento" entre elas.

Acontece em todos os triângulos.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#11 Mensagem por Joana Abreu » quinta dez 22, 2005 5:25 pm

A solução para o teu problema é a seguinte:

- Pede alguém que tenha um cavalo calmo e que não tenha medo da água, e vá à frente do teu cavalo.
- Cola o teu cavalo à garupa do cavalo da frente.
- Ele vai acabar por passar porque ganha coragem pela ausencia de medo do "outro cavalo", e por que os cavalos são muito competitivos por natureza, e não querem ficar para trás dos outros.
- Faz isto várias vezes, durante vários dias consecutivos
- E Voilá, problema resolvido, sem bater, sem sustos, felizes e contentes.

Responder

Voltar para “Diversos”