Sabedoria...

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Sabedoria...

#1 Mensagem por Joana Abreu » segunda jan 09, 2006 1:55 pm

Fala-se muito neste fórum sobre sabedoria...
... mas eu pergunto, como é que se define que alguém tem sabedoria?


Na vossa opinião:

Quais são os requisitos necessários para se poder dizer que a pessoa A ou B tem sabedoria????

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#2 Mensagem por MMateus » segunda jan 09, 2006 2:23 pm

Creio que a avaliação é contínua, em grande medida reconhecemos como sábios os que sabem mais do que nós. Muitas vezes o seu grau de sapiência vai diminuindo com a nossa instrução. Em terra de cego.............. e temos o país cheio de reis.

Não creio que seja muito importante saber quem tem muita ou pouca sabedoria, para mim é mais importante aquele que está disposto a partilhar a sua sabedoria, seja qual for o seu grau.

Sempre admirei mestres humildes, mesmo que saibam menos.......O espírito de Sócrates revela-se nos que para mim são mestres. Com o pouco conhecimento que tenho das pessoas em causa, mas para ilustrar a situação, prefiro um Jesualdo a dez Mourinhos, mesmo que nunca vença o campeonato.

Estes comentários são genérico e não tentem adaptar às pessoas do forum, não são feitos com essa intenção.

Abraços

MMateus

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » segunda jan 09, 2006 3:32 pm

... mas eu pergunto, como é que se define que alguém tem sabedoria?
Tem sabedoria, aquele que ao ver a sua intuição confirmada pela experiência, promove a sua transmissão e evolução. De nada serve a sabedoria se não for transmitida.

Esta confirmação pode ser obtida por várias formas, e não é uma certeza absoluta, é apenas uma verdade que vigora durante o espaço temporal em que não for questionada e resolvida de outra forma, pelo que o conhecimento evolui através do tempo. (ver: Método Científico)

Refiro a intuição, porque considero que existe uma tendência natural das pessoas para se dedicarem a temas específicos, o que me parece uma vantagem determinante para o desenvolvimento do seu conhecimento em determinada área, pois existe um predisposição natural para se dedicar a ela.

Mas sobre este tema.... há muito mais para dizer.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#4 Mensagem por Joana Abreu » segunda jan 09, 2006 5:34 pm

Eu concordo com a AnaE e com o MMateus...

... mas a minha pergunta é como se pode avaliar com objectividade, se uma pessoa é sábia?


Uma pessoa pode transmitir muita coisa, e não ser sábia!!! Basta que aquilo que transmite não seja válido ou de qualidade...

Sobre o Jesualdo e o Mourinho, estes podem ser os dois sábios de futebol, apesar de o Mourinho na minha opinião ter provado (pelo menos até à data de hoje), que é mais sábio que o Jesualdo.

Agora se o MMateus prefere o Jesualdo, isso é outra coisa... e tem todo o direito (e razão) para o preferir!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#5 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 09, 2006 7:33 pm

Nunca tinha pensado nisso,mas para mim,e de momento, a sabedoria é a capacidae correlacionar vários saberes,sem ter a preocupação dos valores absolutos.

Pode ser a acumulação de saberes através de várias gerações,e a propensão para a ter,é genética.

Quando aqui digo que nunca se perde tempo porque há sempre uma lição a tirar,aprendi com um alcoólico que encontrava todas as manhãs quando ia para o emprego.Foi a sabedoria dele que me alertou para esta verdade.

Como diz a Ana,é um tema em que há muito para dizer.

Como sabem para mim as conclusões são sempre provisórias.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#6 Mensagem por MMateus » terça jan 10, 2006 7:46 am

Não acredito que exista objectividade para definir quem é sábio ou não? Vem do reconhecimento dos pares e depois vai-se transmitindo aos outros....

E quantos foram sábios um dia para passarem a tontos dia depois, ou anos depois....... (o tontos é forçado, para caírem do pedestal).

Só uma pequena provocação à Joana Abreu, se me é permitido.

"Uma pessoa pode transmitir muita coisa, e não ser sábia!!!" concordo, muitos dos excelentes professores que conheci não são sábios, assim como certamente, muitos dos sábios poderão não saber transmitir o seu conhecimento... Dificil é encontrar quem alíe estas duas valências.

Sábios existem muitos, cada um tem os seus........

Abraços

MMateus

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » terça jan 10, 2006 8:19 am

A semelhança fundamental entre aquele que fala muito sobre um tema... ainda que não seja dono da sabedoria... e aquele que é "dono da sabedoria" comprovado pela sua acção, mas que a guarda para si o conhecimento... é que ambos, de formas distintas, levam a que haja pessoas interessadas por determinado tema.

Apesar dessa potencial "virtude" das duas diferentes abordagens ao tema... da minha experiência académica, penso que a simpatia e capacidade de comunicação são factores chave, que ao cativarem um maior número de audiência, são efectivamente mais eficazes para a transmissão e desenvolvimento do conhecimento. Quem não tem esse dom, acho que se deve destacar pelo rigor e cordialidade, uma abordagem clara e rigorosa é igualmente muito eficaz.

Completamente ineficaz, são abordagens arrogantes, provocadoras, entediadas... por vezes também temos que as suportar, mas como uma excepção e não como uma regra. Mal iria o conhecimento, se o seu desenvolvimente se basea-se em momentos de desprazer e sofrimento (que os há, sem dúvida), uma vez que é um processo indissociável da própria vida.

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#8 Mensagem por J.Afonso » terça jan 10, 2006 12:18 pm

Sabedoria:

-capacidade de transmitir/aplicar a resolução correcta para vários problemas;

-ter a humildade para aceitar que existem vários caminhos para um mesmo destino;

-questionar o inquestionável;

-ter presente que a evolução de qualquer espécie assenta no princípio de tentativa/erro/solução;

-etc, etc......

Será esta uma resposta com sabedoria???
Ou será apenas uma interpretação de um conceito???? :shock:

Afonso

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#9 Mensagem por João dee Deus » terça jan 10, 2006 12:54 pm

.




Uma das provas de sabedoria.....é não discutir o sexo dos anjos.





.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

...

#10 Mensagem por mobix » terça jan 10, 2006 1:25 pm

João agora e em poucas palavras disse tudo e nem se esqueceu do ponto final no sitio dele.ASSIM É QUE É FALAR Á BOA MODA PORTUGUESA
Saudaçoes Marialvas
Rui

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#11 Mensagem por Joana Abreu » terça jan 10, 2006 3:38 pm

Pessoalmente... penso que sabedoria, é fazer sempre a questão:
-Porquê?

Porquê que dizem que os Anjos não têm sexo?
Porquê é considerado isso uma verdade??? Alguém viu algum Anjo???
Etc...

No fundo é ter a vontade de descobrir a causa das respostas que nos dão!!

Muitas vezes a dita sabedoria popular, não passa de "frases feitas" que se usam correntemente, simplesmente por ser fácil de usar.

Aqui penso eu, é que entra a confusão entre sabedoria e a capacidade de decorar frases feitas...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#12 Mensagem por João dee Deus » terça jan 10, 2006 4:41 pm

Isto está tudo de pernas para o ar.

Actuar com sabedoria implica uma emissão,e nunca uma recepção de conhecimentos.

Questionar sim,é saudável,e nunca dar uma conclusão como certa e definitiva.

A minha "assinatura"fala disso.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#13 Mensagem por Joana Abreu » terça jan 10, 2006 6:00 pm

Na minha opinião a sabedoria (equestre ou outra qualquer), não é simplesmente uma questão de emissão...

Porque o "saber" é ilimitado, e por isso temos que estar predispostos a receber mais conhecimento, de forma a manter um nível de sabedoria elevado.




Isto já faz lembrar as aulas de filosofia do liceu...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#14 Mensagem por João dee Deus » terça jan 10, 2006 8:03 pm

Foi dada uma volta ao assunto......mas como uma volta são 360º....está tudo de pernas para o ar outra vês.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Tita
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: quinta out 06, 2005 9:28 am
Localização: Alentejo... Portugal...

#15 Mensagem por Tita » terça jan 10, 2006 8:20 pm

Olá!

E se a sabedoria for a arte de transmitir conhecimentos sem os impôr como regra única?

E se a sabedoria for a arte de reconhecer os nossos erros e aprender com os demais?

E se a sabedoria for o absorver de ensinamentos sem nos apercebermos que estamos a aprender?
Tita

Responder

Voltar para “Diversos”