"Arte Equestre" como VIOLÊNCIA PARA COM OS CAVALOS

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

#16 Mensagem por Oscar Simoes » terça abr 04, 2006 8:05 am

" Não confundir dominar com brutalizar. Pode-se dominar um cavalo sem nenhum acto de brutalidade, ao passo que se pode actuar brutalmente sem por isso dominar."
Coronel Joussame

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#17 Mensagem por areffoios » terça abr 04, 2006 8:06 am

Esta "gente" não tem qualquer tipo de ideia do que é ter um cavalo e interagir com ele, montando-o e tratando dele, daí que não mereçam qualquer tipo de resposta.

Contudo há situações com as quais não concordo, nomeadamente com os "cavaleiros de fim de semana" e com as pessoas que quando se lembram la tiram o cavalo da boxe para dar uma voltinha de 15 em 15 dias. Situação essa que considero uma violência, uma vez que me parece anti natural manter um animal de 500 Kg fechado num espaço de 9 m2 durante 24 horas. Seria o mesmo que manter uma pessoa nas mesmas condições num espaço de 1 m2...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

violencia para com os cavalos

#18 Mensagem por luis pedro » terça abr 04, 2006 8:11 am

Acreditem, a nossa sociedade produz gente assim :shock:

Cumprimentos
Luis Pedro

Cavalière
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: sexta jan 30, 2004 2:23 pm
Localização: Porto (o Nuerte!!!)
Contacto:

#19 Mensagem por Cavalière » quarta abr 05, 2006 8:18 pm

Eu ainda estava a pensar se ia responder ao e-mail do homenzinho, mas assim...

O que me deixa triste é que realmente há aí cavalos abandonados e maltratados, que podiam perfeitamente ser recuperados para cavalos de centros hípicos e terem vidas bem mais felizes... Mas enquanto não houver uma área de não-sei-quantos hectares e ração para todos os cavalos, os bichos vão ficar a apodrecer por aí... Porque entregá-los a quem percebe seria maltratá-los!!! Depois chamam-se protectores dos animais... Bah!!!
Luísa Lima

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#20 Mensagem por AnaE » quarta abr 05, 2006 10:00 pm

Apesar de tudo, é verdade que existem cavalos mal tratados e abandonados e mesmo nos centros hípicos.

Cavalos que ficam demasiado tempo fechados, que estão em locais com más condições que pode ser desde a dimensão da box, à falta de luz e ventilação ou que não são limpos convenientemente, que recebem pouca comida ou de má qualidade, que têm pouco acesso a água limpa, que estão em baias, ou simplesmente porque os donos nunca os vão ver, nem cumprem as regras básicas de maneio, limpeza e saúde.

Depois ainda temos os maus tratos resutantes de uma utilização menos correcta, que vão desde o excesso de trabalho, á utilização más técnicas e de material em más condições.

São inúmeras as situações em que os nossos amigos podem estar menos bem e eu infelizmente já tenho observado muitas, até no meu próprio cavalo, ao qual tento dar a melhores condições de vida dentro das minhas possibilidades (ainda muuuuuiiiitttooo longe do que eu considero ideal) e a verdade é que esse esforço nota-se muito no seu temperamento e saúde!

Ontém pela primeira vez na vida tive a infelicidade de ver um cavalo em cólica, é muito triste, principalmente porque foi uma situação que resultou de incúria. Só espero que tudo se tenha resolvido pelo melhor.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

colica

#21 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 05, 2006 10:06 pm

Ana


Sem localizares,conta o que viste e como foi a colica.
É assim que aprendemos.


Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#22 Mensagem por AnaE » quarta abr 05, 2006 10:15 pm

A cólica foi detectada porque o cavalo se apresentava inquieto e a raspar as patas, foi solto no picadeiro e tentava sempre deitar-se.

O veterinário deu-lhe uma injecção de alguma coisa que penso ter o objectivo de aliviar as dores e colocar em funcionamento o aparelho digestivo/intestinos.

Estive a espreitá-lo um momento em que ficou sózinho no picadeiro, deitou-se estendido e ficou om um olhar muito parado, e a lamber a lígua.... quando vi isto pensei que ele estava mesmo a preparar-se para passar desta para melhor... e fui logo chamar o tratador e o vet... a partir daí trataram de o por a andar outra vez...

depois fui embora... hoje vou ficar a saber como acabou a história. :cry:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

dor

#23 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 05, 2006 10:28 pm

Em princípio essa injecção seria para descontrair porque a dor gera uma contracção que impede o normal funcionamento dos intestinos.

O porem-no a andar é exatamente par provocar oscilações nos intestinos provovadas pelo próiprio andamento.Mas não <pode ser muito intensas porque hà uma colica que tem origem num "nó" nos intestinos,que se o andamento for violento ainda faz pior.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Cavalière
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: sexta jan 30, 2004 2:23 pm
Localização: Porto (o Nuerte!!!)
Contacto:

#24 Mensagem por Cavalière » quinta abr 06, 2006 6:41 am

Felizmente nos centros que já frequentei nunca fui testemunha de situações dessas - excepto no caso em que os proprietários "abandonam" os cavalos durante semanas a fio, mas no centro onde monto esses cavalos são montados nas aulas e acabam por ter o exercício normal dos outros. Já vi muitos cavalos maltratados em terrenos baldios e em casas particulares, daí ter achado que talvez uma recuperação interesssante passasse por falar com centros equestres que estivessem dispostos a adoptar os cavalos para proprietários ou para aulas do centro. Até dei a sugestão ao Miguel Moutinho mas como podem ver ele não está muito aberto a esse género de solução :D

Quanto às cólicas, é horrível o sofrimento em que eles ficam... A última que vi foi uma égua, outro dos sintomas que vi (para além do escoicear a barriga) era o facto de estar muito inquieta a suar e a tremer. Nunca tinha visto um cavalo a suar tanto...

Depois diz-nos como ficou essa história.... :?
Luísa Lima

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#25 Mensagem por AnaE » sexta abr 07, 2006 6:27 pm

Olá Cavaliére... felizmente o cavalo está melhor, mas não totalmente bom... :?

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#26 Mensagem por omega2 » quarta mai 17, 2006 4:40 am

olá. li com muita atenção este tópico porque revela uma situação que se tem vindo a agravar. o radicalismo em relação aos direitos dos animais. ha pessoas que teem uma tal ansia de fazer bem aos animais que acabam por os tratar mal. como é o caso de cães doentes nos canis. se o animal esta doente, nao tem possibilidades de melhorar e graças á doença tem uma qualidade de vida mediocre, nao será melhor abatê lo? e dizem os radicalistas:"nao se abate o cãozinho. tem tanto direito a vida como nos"... poupem me a esse discurso!!!
em relação aos cavallos, aquilo que eu vejo é uma troca. nos damos lhes uma casa, boa comida, mimos e tudo o que eles gostam e em troca eles proporcionam nos excelentes horas de lazer. A associação animal não é das piores que temos. teem feito algumas ações bastante sensibilizadoras. mas o pecado é entrar no radicalismo. um outro excelente exemplo é os vegans que por aì andam que criticam qualquer pessoa que coma carne. eu tornei me vegetariana simplesmente por ter enjoado do sabor da carne. mas durante todos os anos em que fui carnivora a torto e a direito nunca deixei de gostar de animais. o nosso amor pelos animais não se expressa por palavras mas sim por gestos. sinceramente, gostava de ver como é que algumas pessoas que se intitulam protetoras dos animais trtam a bicharada que teem em casa (que as tantas se resume a um canário e um peixe, cujo momento alto do dia é abrir a boca e comer...)
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#27 Mensagem por omega2 » terça mai 23, 2006 3:59 am

começo a sentir me ignorada... passa se alguma coisa? estão chateados cmg?? o que é que eu fiz? ja houve alguns posts aos quais eu respondi e mais´ninguem disse nada.
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cavaleira

#28 Mensagem por João dee Deus » terça mai 23, 2006 6:03 am

A nossa querida e estimada Ana de Sousa,vulgo aqui Omega2, talvês devido ao facto de não nos contar nada acerca da égua com que está a trabalhar o que seria pelo menos para mim motivo de respostas continuadas,simplesmete não diz nada.
O pessoal precisa de ter exemplos de experiencias boas e más.
Salvo se já não estás com essa empreitada em mãos.

Temos de combinar um encontro pelo menos com os "resistentes da Golegã" até porque já se fala aí de pica paus ou lá o que é.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#29 Mensagem por Mimi Pinto » terça mai 23, 2006 5:00 pm

Pica Paus sim...um grande petisco :D
e fico a espera desse reencontro dos residentes da golega*
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

golegã

#30 Mensagem por João dee Deus » terça mai 23, 2006 7:20 pm

Mimi.Omega2=Mimi(Omega.Omega)=Marialvas.....dá sempre o mesmo.

Também não exageremos.São resistentes e ainda não residentes.

Residente só há lá um que eu saiba,e chegou-me aqui uma andorinha a dizer que ele vai ter novidades.Estou a falar do nooso amigo João(como tinha de ser)Pedro Almeida.


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”