"Arte Equestre" como VIOLÊNCIA PARA COM OS CAVALOS

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#46 Mensagem por João dee Deus » sexta jun 02, 2006 8:56 pm

Anaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Essa mania de fugir à saida da box,costumo resolver da seguinte forma.

Depende do cenário em frente da box.Se for de molde a ela poder arrancar a galope ou mesmo a trote de fujida faz o seguinte.

Arranja uma corda forte de 10 metros,prende uma ponta na box ou perto da entrada,e a outra no cabeção da égua quando a fores buscar.
Trá-la para fora e se ela der o esticão para fujir deixa-la ir.
Ela arranca e quando a corda esticar no minimo dá uma cambalhota.

Logo em cima do acontecimento agarra-la outra vez junto ao cabeção,e ralha com ela. enquanto ela está tonta por o cenário que ela estava a ver enquanto fujia,se ter modificado de pernas para o ar e ela nem sabe onde está.

Leva-a outra vez para a box,fechas a porta esperas 5 segundos e tornas a fazer a mesma operação.
Se tudo for feito rapidamente sem a deixares distrair-se com outras coisas,duas ou tres sessões destas tens o problema resolvido,mas há sempre um "refresh" a fazer porque estas aprendizagens não são eternas.

Voltar para casa a pé,faz parte endurance que tem de ter um cavaleiro solitário de plena Natureza.
Muito diferente do cavaleiro de "aviário".(leia-se picadeiro) :lol: :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#47 Mensagem por AnaE » sexta jun 02, 2006 10:12 pm

Ela arranca e quando a corda esticar no minimo dá uma cambalhota
Não discuto o método... talvez só a sua explicação, mas atenção ao tema do tópico! :wink:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

C|avalo difícil

#48 Mensagem por João dee Deus » sexta jun 02, 2006 11:12 pm

AnaE

Pois.....tens toda a legitimidade.

Uma vez fui buscar uma égua no meio das outras(já montadas) que estavam a campo,e quando punha o cabeção,outra por detras de mim mandou-me uma parelha de coices nas costas.

Não acredito na inocencia deste feito.Vendo da prespectiva do Cavalo,foi-me dito para me "ir embora e não as importunar".

Serve isto para dizer que eles teem perfeita noção da violencia que usam connosco.
Usam-na coforme os casos.
Não são assim tão inocentes como algumas pessoas pensam.
Exploram os nossos medos.
São umas crianças com 500 kilos.

No caso da cambalhota,a égua não deve associar o efeito, à causa da corda,mas sim à Ana e pensar que foi ela que a segurou,daí a prontidão em lhe segurar o mais prto do cabeção possivel para que quando ela "acordar",encarar com a Ana.
Sei que não duvidas do método,mas aproveitei para explicar melhor.

Não houve uma inter-acção com o agressor.É diferente.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#49 Mensagem por J.Afonso » sábado jun 03, 2006 5:47 am

Olá companheiros

É isso mesmo! São crianças com muitos kilos.....
Sorte nossa não terem de se embalar para dormir, nem terem de mudar a fralda :P :P :P

(Foi só uma boca para distrair o "defensor" dos animais!!!)

Um abraço
Afonso

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: egua

#50 Mensagem por horse_lover » sábado jun 03, 2006 5:00 pm

João dee Deus Escreveu:Anaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Ela arranca e quando a corda esticar no minimo dá uma cambalhota.
A mim faz-me muita impressão ver cavalos a cair... :( axo que não era capaz de provocar isso a um cavalo meu... (só numa situação extrema que n pudesse ser resolvida de outra forma... :oops: ) Se está numa box...a saida da box deve ser de cimento...não?? o cavalo pode partir alguma coisa!!! :shock: Além de se aleijarem IMENSO na cabela por causa do esticão... não??? :oops: :roll: :?
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#51 Mensagem por João dee Deus » sábado jun 03, 2006 5:19 pm

Ana

Não Ana ele não se magoa porque a força é feita a partir de um extremo do Cavalo provocando um encurvamento lateral progressivo da coluna,que parece drástico por ser rápido.

Não podemos substimar as capacidades de flexibilidade dos Cavalos, apenas porque gostamos muito deles.

Ninguém terá duvidas que os respeito muito,mas não me deixo deslumbrar por posições ditas defensoras dos animais que pecam pelo desconhecimento prático destes animais.E de outros.

A posição mais fácil e que não requer conhecimentos destes,é condenar qualquer coisa fora do que lhes é perceptivel.

Sempre foi assim em todas as coisas.É uma reacção tipicamente humana,só que agora estão na moda os animais.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#52 Mensagem por horse_lover » sábado jun 03, 2006 7:14 pm

Não é uma questão de moda...sempre fui assim em relação aos animais. Sou defensora dos direitos dos animais...não sou extrema...mas o sofrimento animal faz-me muita confusão...daí ter dito o que disse...

Apenas quis referir a possibilidade da existência de outros métodos, onde o uso da violência não está tão pronunciado.

Se o cavalo gostar de cenouras... :P não se pode abrir a box calmamente enquanto ele come a cenoura?? assim ele está distraido e não foge...

Solução um bocado rebuscada...nunca lidei com cavalos nessas sitações, por isso digo asneiras...

Não estou, no entanto, a criticar método nenhum... aliás...uma surra dada a uma criança na hora certa faz muito bem ao seu desenvolvimento... :lol:
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#53 Mensagem por João dee Deus » sábado jun 03, 2006 8:34 pm

Ana

Quando isso acontece ao sair da box,se não tiveres cuidado levam-te à frente.Pura e simplesmente.

Isto não é violencia dirigida porque ele não fica ressentido contigo como acontece quando o castigas com a chibata.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: c

#54 Mensagem por horse_lover » sábado jun 03, 2006 8:37 pm

João dee Deus Escreveu:Ana

Isto não é violencia dirigida porque ele não fica ressentido contigo como acontece quando o castigas com a chibata.

saudações Marialvas
:roll: mais esclarecida...
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#55 Mensagem por João dee Deus » sábado jun 03, 2006 9:22 pm

Ana

Esse é um dos objectivos meus.Esclarecer.

Qualquer duvida tem a mesma legitimidade.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

#56 Mensagem por omega2 » segunda jun 05, 2006 7:36 pm

horse_lover Escreveu:Não estou, no entanto, a criticar método nenhum... aliás...uma surra dada a uma criança na hora certa faz muito bem ao seu desenvolvimento... :lol:
hmm, surra é uma palavra um pouco forte. mas como nunca estive em posição de ter de tomar uma atitude mais drastica em relação a uma criança prefiro nao falar do que nao sei.
vou experimentar o truque que o joão disse.
horse lover, o sofrimento animasl faz nos confusão a todos. mas acho mais preocupante haverem milhoes de caes enfiados em pseudo canis a morrer á fome ou por doença, do que fazer uma chamada de atenção a um cavalo mal educado.
já nao sei quem perguntou, mas nao. a saida da boxe não é de cimento. é terra batida.

"Se o cavalo gostar de cenouras... não se pode abrir a box calmamente enquanto ele come a cenoura?? assim ele está distraido e não foge... "

isso não funciona. a paranoia da bicha não é quando se abre a porta da boxe, mas sim quando lhe ponho o cabeção e vou a sair com ela.

"Sorte nossa não terem de se embalar para dormir, nem terem de mudar a fralda"... imaginem é o tamanho das fraldas :shock: :shock: :shock:

bem, amanha ja experimento o truque da corda. vamos ver a cambalhota que ela vai dar.
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#57 Mensagem por horse_lover » terça jun 06, 2006 4:41 am

omega2 Escreveu: horse lover, o sofrimento animasl faz nos confusão a todos. mas acho mais preocupante haverem milhoes de caes enfiados em pseudo canis a morrer á fome ou por doença, do que fazer uma chamada de atenção a um cavalo mal educado.
Não podemos comparar...lá porque existem cães a Sobreviver em canis, não significa que devemos deixar de lado os cães abandonados, só porque sofrem menos.

Eu pertenço a uma associação de animais abandonados, e acredita que a minha luta contra os maus tratos é constante. Mitas vezes recebo animais em estados (que já foram) lastimosos. (O último era um cachorrinho que era espancado pelos donos...agora é o cão mais alegre que temos na 'quinta').

Mas não retiro o que disse, o sofrimento faz-me confusão, ainda por cima vendo o cavalo como um animal tão "frágil" como eu o vejo...(provavelmente porque ainda não o compreendo na totalidade)

Mas já percebi que não há grande implicação nisso (da corda) para o cavalo...
Aguardo então uma resposta acerca dessa abordagem! :wink:
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

corda

#58 Mensagem por João dee Deus » terça jun 06, 2006 5:21 am

Ana (qualquer que seja,uma vez que são as duas) :lol: :lol:

Agora vem a Ana Sousa a dizer que a égua não chegou a dar a cambalhota porque não ia muito depressa quando a corda acabou.! :?

Mas serve na mesma desde que ela,a Ana, chegue lá rápido.

Acerca dos animais abandonados e uma vez que já aqui concordá-mos com a semelhança deles às crianças,respeitando a relativa prioridade,primeiro estão as ultimas.As crianças claro.

O unico processo que prevejo seja o efeciente,é a esterilização.
Tanto para uns como para outros,projenitores , como é evidente.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#59 Mensagem por Joana Abreu » terça jun 06, 2006 8:08 am

quando a tiro da boxe ja sei que se nao tiver cuidado ela vai me fugir. simplesmente arranca me a corda da mão e pira se. logicamente ela tem mais força do que eu, por isso não é por aí que lhe posso "fazer frente".
Se quiseres a minha opinião, aqui vai:

- Sai da boxe, levando algumas cenouras na mão.
- Vai andando com a égua fazendo-lhe festas, e dando uma cenourita ou duas de vez em quando.
- Repete o processo uma semaninha.
- Vais ver que a égua já não vai querer arrancar, porque vai associar a saída da boxe a uma coisa positiva.

P.S.- Leva sempre uma guia comprida, até lhe passar a mania, para poderes colocar a égua em circulo se ela arrancar.

Sobre os direitos dos animais, eu respeito a opinião deles, em certos casos concordo, noutros não.
Neste caso, quando a arte equestre é feita como deve ser, na minha opinião não é crueldade.

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#60 Mensagem por karindabyte » terça jun 06, 2006 4:31 pm

Bom dia

Sou da opinião do Sr. João, acho que por muito que gostamos dos nossos animais, por vezes não é com cenouras que devemos agir pois nestes casos é a nossa integridade física que está em jogo.
Acho que os cavalos têm a perfeita noção em alguns casos do certo e do errado, e o respeito por vezes tem que ser conquistado de uma maneira, digamos, menos carinhosa.
Quando tenho os meus cavalos no campo sozinhos, existe um "Chico esperto" que tem uma ligeira tendência para fazer coisas menos correctas junto da cerca(Empurrar, introduzir o pescoço e forçar as estacas, etç). Quando chamo o nome dele, ele sabe perfeitamente que está a fazer mal, e afastasse. Enquanto lá estou, já não se aproxima da cerca e parece um anjo a pastar calmamente, viro costas, e lá esta o "moço" sorrateiramente a aproximar-se da cerca para a fazer das dele novamente.

Responder

Voltar para “Diversos”