"Arte Equestre" como VIOLÊNCIA PARA COM OS CAVALOS

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#61 Mensagem por João dee Deus » terça jun 06, 2006 5:03 pm

Companheiros

Aqui vai mais um pouco do livro que ainda não o é nem sei se o será um dia.

"""De todos os Cavalos que já tive, é dos mais inteligentes.
Na Quinta tenho entre macieiras e pereiras, uma dúzia de árvores, em que são eles que comem toda a fruta que elas dão.
Observei que o nosso amigo Macaco, puxava com os dentes um ramo mais baixo, recuava uns passos e largava-o fazendo estremecer a árvore e cair as maçãs..
Até aqui tudo bem.
Quando os outros viam aproximavam-se e comiam também.
Também está bem e é normal.
Depois de comerem todas as maçãs que tinham caído o Macaco ficava muito quieto, naquela posição de dormir em pé, até os outros dispersarem.
Quando já iam a cerca de 50 metros ou mais, lá ia ele outra vês fazer a mesma manobra, e lá caía mais fruta, desta vez sem os outros verem.
Isto é inteligência.
Há uma noção de causa efeito, táctica e vantagem. Um autentico plano.
Estas observações são mais fáceis de acontecer e observar, nas relações entre eles, embora connosco também aconteçam."""

Para quem acredita na ingenuidade deles em relação a nós......

Os Garranos são os mais expeditos nestas andanças,a nossa sorte é que não são de má indole.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#62 Mensagem por karindabyte » terça jun 06, 2006 8:13 pm

:lol: :lol:

São esperto os sacaninhas....

Mas que é egraçado de se ver, isso é!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#63 Mensagem por João dee Deus » terça jun 06, 2006 9:15 pm

Byte

Está escrito em qualquer lado que:

OS MELHORES ESPECTÁCULOS SÃO GRATUITOS

É uma felicidade ser espectador destas coisas.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#64 Mensagem por Joaquim Eduardo » terça jun 06, 2006 11:23 pm

ana

so agora vim o teu post, mas gostava de responder, com a minha experiencia propria. quando vou a portugal ando com um cavalo de um amigo, que tinha esse mesmo problema. Nao respeitava a tal distancia de seguranca entre ele e nos. eis o metodo que eu utilizei baseado na equitacao natural.
num passeio com a guia solta (sem qualquer pressão), tu a segurares a guia ai a um metro da cabeca da egua, cada vez que ela te quizer ultrapassar, tu fazes imidiatamente meia volta para traz, e lancas o resto da guia que tens na outra mão ligeiramente contra a garupa da egua.
e recomecas ate ela compreender que cada vez que te ultrapassa, encontra-se numa posicao desconfortavel, e volta sempre a estar atraz.
isto sem gesto bruscos nem gritos, apenas com sim e não.
comigo resultou, hoje o cavalo vem atraz de mim e mantem sempre a tal distancia, espero que o mesmo aconteca contigo.

amicalmente

joaquim eduardo

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#65 Mensagem por João dee Deus » terça jun 06, 2006 11:51 pm

Pode ser que esteja errado,mas acho que só eu percebi o que se passa com a égua da Ana.

Pareceu-me que ela sai da box numa de passar para a liberdade depois de estar enclausurada.

Se assim for não há ultrapassagens em passeio.
Há só uma e explosiva,que resulta em completa liberdade.

Isto não desvaloriza o que o Joaquim disse ,que está certo,mas noutro contexto,ou seja,na condução à mão.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#66 Mensagem por Joaquim Eduardo » quarta jun 07, 2006 12:10 am

Caro amigo João

Se a égua estiver condicionada a nos respeitar na condução à mão, ela tambem o fara ao sair da box desde que, a tenhamos pela mão, agora se ela sentir que tem escapatória é normal que ela, vai sempre tentar fugi, o que se pode tornar perigoso para nós.
Ao iniciar a minha aprendizagem, foi uma das primeiras coisas que aprendi, nunca deixar a porta do box aberta, pois eles aproveitão, o minimo descuido.

amicalmente

Joaquim eduardo

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: egua

#67 Mensagem por luis pedro » quarta jun 07, 2006 8:30 am

João dee Deus Escreveu:Pode ser que esteja errado,mas acho que só eu percebi o que se passa com a égua da Ana.

Pareceu-me que ela sai da box numa de passar para a liberdade depois de estar enclausurada.

Se assim for não há ultrapassagens em passeio.
Há só uma e explosiva,que resulta em completa liberdade.

Isto não desvaloriza o que o Joaquim disse ,que está certo,mas noutro contexto,ou seja,na condução à mão.

saudações Marialvas
Olá João,
O meu amigo vai mais pelo empirismo, eu gosto de procurar nos livros mas ambos ficamos "á nora" com esta da equitação natural :shock:
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Poldros

#68 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 07, 2006 8:37 am

Luis

Este precesso, experimentei-o a primeira vez, e usei-o depois noutro caso porque resulta mesmo.

A causa-efeito é o que o cavalo procura para explicação do que acontece.
Eles fazem a ligação do que estava a acontecer com o desfecho.

No picadeiro acontece o mesmo quando se cessa um exercicio porque correu bem.A pausa que se segue ele associa à boa execução.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#69 Mensagem por AnaE » quarta jun 07, 2006 8:45 am

Boa noite!

Não duvido da eficácia do método empregue, mas não me agradaria aplicá-lo num cavalo meu.

Por vezes a procura da solução de um problema vem mostrar muitos outros problemas e pode até gerar outros. Porque sairá essa égua disparada da boxe?

Será trabalhada regularmente? Estará sujeita a algum factor que lhe provoque stress? A comida, água, cama estão em boas condições? As instalações são ventiladas e iluminadas? Estará de boa saúde? Qual a idade e o nível de trabalho dessa égua, num bom desbaste esse problema não deveria ter ficado bem resolvido?

Existem muitos factores que podem induzir esse comportament para além da simples "maldade" natural.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

égua

#70 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 07, 2006 11:19 pm

Ana

Basta que por uma vez tenha acontecido ela escapar-se para que a satisfação fosse tanta que memorizou imediactamente.

As éguas são mais propensas a aproveitar oportunidades destas e explorá-las.

Ficaram impressionados com a cambalhota,mas nem sempre acontece.

Tenho aqui uma que quando está a pastar à corda,arranca numa corrida desenfreada e pára justamente quando a corda acaba nem a esticando totalmente.Ela tem perfeita noção do comprimento da corda.
Naquela situação há o factor surpresa que actua parando violentamente a fuga,(que ela sabe bem que é uma fuga),e ela fica pensando que fomos nós que a segurámos e por conseguinte temos mais força que ela.
Neste contexto fica subjugaga sem o domínio anunciado do equitador.
Estou agora a lembrar-me que já dei este conselho ao Filipe,curiosamente acerca da égua dele.A Xaquira da Roda Grande.

saudaçlões Marialvas

Estou a aperfeiçoar a explicação daquilo que falo.


.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#71 Mensagem por Joana Abreu » quinta jun 08, 2006 8:06 am

Ana,

Já tive sobre a minha responsabilidade dezenas de cavalos de todo o tipo...
... de lusitanos, Sela Francês, Hanoverianos, Puro Sangue Inglês... etc.

No caso do Sela Francês era garanhão, e foi importado.
Antes de vir para cá, nos concursos em França tinha de ficar numa boxe electrificada por dentro, e com boxes vagas à volta.

Cá ao fim de 2, 3 meses, acalmou e até já viajava ao lado de éguas e tudo, e saltava melhor que nunca.


Mas antes dele acalmar... tive que me aproximar dele, e a forma mais eficaz de conquistar o coração de um cavalo é conquistar o estômago primeiro!
O que não quer dizer, que se dê cenouras ou biscoitos a toda a hora.

Significa sim, que no inicio, se queremos chamar a atenção do cavalo sem violência, nada melhor que umas cenourinhas para o acalmar acompanhado defestas etc...
... e rapidamente deixas de precisar de "cenouras", bastando a tua presença para o acalmar.

Isto funciona porque, os cavalos pensam por associação.

Se o cavalo te associar a coisas boas e agradáveis (cenouras, festas, atenção, etc.), rapidamente considera-te um "cavalinha amiga" e começa a gostar mesmo muito de ti, e não faz nada que te possa magoar!

Mas, usa a voz num tom forte se ele abusar, mantém sempre o minimo respeito.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#72 Mensagem por AnaE » quinta jun 08, 2006 7:47 pm

Olá!

Pois eu felizmente não tenho esse problema com o meu. Ele ás vezes quando está solto e se assusta por algum motivo até vem pastar para junto de mim... deve ser porque sente bem e protegido. :D Mas para o público em geral é considerado um cavalo mimado!

Tenho vindo também a constatar que no mundo da equitação parece-me haver uma tendência para diferentes abordagens por homens e mulheres. As mulheres como não podem vencer pela "força" e também pela sua natureza "maternal" intrinseca têm tendência a adoptar métodos mais suaves e pacientes e estar mais receptivas a abordagens ditas "naturais". Felizmente que nos cavaleiros de topo existem muitas cavaleiras e cavaleiros... pelo que não se pode dizer que elas não consigam resultados.

Mas é só uma impressão minha... até posso estar muito enganada.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#73 Mensagem por Joana Abreu » quinta jun 08, 2006 9:48 pm

Ana,

Pela minha experiência, a tua constatação está acertada...

... as cavaleiras tendem a optar por métodos mais pacientes, que demoram mais tempo a aplicar, mas que são na minha opinião mais eficazes.

Mas felizmente também há cavaleiros que aplicam estes métodos pacientes, são é uma minoria na "comunidade masculina".

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

C|avalo difícil

#74 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 08, 2006 9:49 pm

Joana

Gostei imenso do teu mail.Esse é o espirito do Forum.

Quanto ao problema em concreto,é mais um exemplo do "toque" dos Lusitanos,que neste caso é uma Lusitana,com Cavalos que outros não conseguiram fazer nada.
E ainda veem cá dar cursos e "ensinar-nos" a lidar com eles.

Nota que estás a falar de animais de sangue,ou perto dele,o que difere na prática devido ao carácter e num caso de indisciplina global,que também é diferente de um vicio adquirido em cima de um normal comportamento,que julgo ser o caso da Ana Sousa.

Eu como não tenho cenouras costumo fazer esse trabalho levando-o a pastar "à trela" como um cão.

Também te assustaste com a cambalhota,....é natural.

audações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cavaleiras

#75 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 08, 2006 10:02 pm

Recebi um mail dos EUA acerca desta situação das Mulheres nos Cavalos e dizia:

"Aqui nos EUA,90% dos cavaleiros são Mulheres,e 5% são Gays,donde os cavalos são os mais felizes do Mundo"

Está a condizer com a vossa opinião.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”