Birra para passar água e lama.

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Birra para passar água e lama.

#1 Mensagem por AnaE » quarta abr 05, 2006 7:03 pm

Olá a todos!

Ontém fiz um pequeno passeio de fim de tarde pelos limitados caminhos que agora disponho para passear. Como já comentei em posts anteriores o meu cavalo sempre foi mais ou menos birrento para passar zonas molhadas e enlameadas, fazendo verdadeiros festivais acrobáticos para se desviar dessas situações, mas acabando sempre por passar porque se eu digo que o caminho é por ali é só por ali que havemos de ir a caminho de casa.

Ontém voltamos a encontrar lama (nem sequer água) no caminho e foi um festival... ele começa logo a abrandar mal sente que o terreno está a mudar de consistência mesmo quando ainda está seco. Claro que acabou por passar, mas o resto do passeio é feito num passo saltadinho ou num trote pequenino que sinceramente só aturo porque já sei que ele é assim.

Já experimentei várias técnicas.... desmontar e passar á mão não dá... se vai com ouro cavalo ele consegue convencer o outro cavalo a não passar.... se tem o mínimo de seca que lhe permita desviar ele desvia-se... se for montado passa (por vezes com recurso a alguma força) mas muito contrariado... :shock:

Não haverá uma maneira de eu o convencer de uma vez por todas que a água e a lama não têm monstros papões de cavalos? :roll:

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#2 Mensagem por J.Afonso » quarta abr 05, 2006 7:13 pm

Com os meus tb acontece às vezes, no entanto, tal como tu lá os vou conseguindo convencer através de tentativas. Mas passados alguns dias volta a acontecer tudo de novo....às vezes menos resistência outras um pouco mais, pelo que ...não sei tb como fazer para que fiquem "curados" de vez!
Talvez agora experimente fazer uma poça grande de água no terreno, só para ali passar propositadamente com eles cada vez que os montar ou passar à guia....


Um abraço

Afonso

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

poças de agua

#3 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 05, 2006 7:48 pm

Acho que todos os Cavalos receiam entrar na água,uns mais outros menos.Pura e simplesmente porque não é o seu ambiente normal.

As poças de água da chuva estão sempre a apercer e desparecer consuante a pluviosidade,e desse modo são sempre uma surpresa para eles.

Salvo uma má experiencia antiga,que pode ter acontecido nas mãos de outrem,é uma questão de confiança adquirida.

Parar e depois recuar dentro da poça,porlonga a experiencia sendo esta a mesma,ou seja,é diferente de tentar outra vez passar o que só chateia o cavalo e consequentemente cria uma guerra que é nociva ao clima de aprendizagem que se requer no momento.

Se repararem a passagem numa poça para o cavalo é feita do estilo"deixa-me fazer-lhe a vontade porque isto demora pouco tempo e já nos vamos embora",e é assim que as coisas realmente se passam.

Parar dentro da poça,desmontar molhando os pézinhos,salpicar os cascos com a mão,falando sempre com ele,como quem está a dar banho a um bébé.(isto para a Ana,porque para o Fonso,é mais como quem apaga a lavareda das sardinha a assar).

O recuar,como para um Cavalo é sempre uma manobra arriscada,se dentro de água,será o teste.

Mas tudo feito com muita calma,mas sincera,porque se for "de encomenda" não vale de nada porque eles notam que é falsete.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#4 Mensagem por pedro oliveira » quarta abr 05, 2006 8:18 pm

pois os meos cavalos tambem tem esse problema. mas por exemplo exixte uma parte do rio ond costumamos banhalos e atravessar muitas vezes e onde eles entram sem problemas, e em locais muito menos profundos. regos e riachos e até possas de lama não passam, ás vezes nem desmontados. Agora sempre que vamos passear com eles, aparecendo uma poça de água, passamos sempre por ela e pelo meio, mesmo que haja muito espaço para evitar a poça.eles assim abituam-se...digo eu... :D

saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

a

#5 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 05, 2006 8:42 pm

Foi o que eu quis dizer quanto à incostância dos locais onde se formam as poças da chuva.Para eles é sempre novo.
No caso do rio,embora sendo mais agua, ele já sabe que não há problema.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » quarta abr 05, 2006 10:06 pm

Pois eu acho que o meu cavalo é de sequeiro e ponto final. Ás vezes ainda se aventura à lama quando está solto e o picadeiro enlameado, mas dá-me a ideia que a água nas patas é coisa que lhe desagrada profundamente... até pela maneira como ele se encolhe quando o lavo depois do trabalho.

Talvez seja mesmo um trauma, infelizmente eu e ele tivemos uma situação menos feliz com água numa praia em que caimos os dois e ele ficou bastante assustado, felizmente sem consequências físicas para nenhum.

Talvez no próximo verão o consiga entusiasmar com as águas mansas das praias algarvias. :D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

quedas

#7 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 05, 2006 10:22 pm

Ana

Tenho observado nas orelhas e olhar dos Cavalos o seu estado de espirito logo a seguir a uma queda.
Poucas pessoas o terão feito porque a "cena"é o cavaleiro e o modo como fica depois da queda,e a reacção do cavalo passa para segundo plano.

As conclusões a que chego,dão para realizar que o cavalo quando cai saindo duma situação de estabilidade,é como se o mundo lhe caísse em cima ficando sem saber onde está até se levantar e orientar-se.
A falta do cavaleiro em cima dele,dá-lhe insegurança naquela nova e inesperada situação.
Ele não vai associar as causas da queda porque até aí as coisas iam bem.Vai sim associar como razão do acidente, o cenário que vê logo que se levanta.

É a tal má experiencia que tem o seu climax quando ele se levanta,olha em redor e se apercebe de onde está.Essa é a recordação que vai ficar.

Como devem calcular isto são expeculações,mas tudo começa por aí.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#8 Mensagem por pedro oliveira » quinta abr 06, 2006 3:13 am

concordo :D
só quero aprender...mais e mais

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#9 Mensagem por DB » domingo ago 06, 2006 9:12 am

bem o meu cavalo tb tem problemas c a agua, sp que faziamos exteriores todas as poças de agua saltava-as independentemente da largura das mesmas, as vezes nem dava conta e aguentava-me em cima nem sem bem como.

Tenho pessoas amigas que como competem nos obstaculos e tem que saltar valas de agua e como ha cavalosq nem se aproximam delas , ja usaram como metodo, colocar o piso com valas artificiais entre a comida e o cavalo pra eles olharem aquilo c naturalidade, outras em que tinham q calcar a agua e lama pra irem comer quer quisessem quer nao e assim resolveram situaçoes. eu particularmente ainda n resolvi a inha ate pq é indiferente, desde que ele a salte q é o q me interessa,pro pessoal do cce é q é mais complicado tem msm q ser.


Ha paises como a ~Holanda em que os padocks sao divididos por valas de agua e os cavalos desde novos associam como sendo o seu limite.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#10 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 3:57 pm

DB


O Cavalo no centro hipico está fora do seu ambiente natural.ponto final.

Posto isto,tudo o que se queira fazer de mais dificil com ele nesses lugares tem de ter em consideração esta base.

Donde tem de se ter paciencia e por vezes só se consegue levando-os ao campo que é onde eles institivamente se sentem bem.
Não estou a dizer para virem com um Cavalo de Dressage galopar para o meio das giestas como é evidente pelo perigo de uma lesão,mas podem e devem "mostrar-lhe" o campo e passear pelos caminhos mesmo a passo porque o que interesaa é ele reconhecer a situação e relaxar.

Esses problemas do medo da água,que para mim não é medo mas sim desconhecimento dos efeitos,tem se ser observado com pormenor olhando para o Cavalo para perceber o que o atromenta e não forçando porque felizmente eles teem mais força que nós.
Já repararam o que fazemos aos nossos amigos Cães.?

Cada caso é um caso e tudo se resolve,é preciso é arte e engenho.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#11 Mensagem por DB » domingo ago 06, 2006 6:26 pm

[/u]"O Cavalo no centro hipico está fora do seu ambiente natural.ponto final."


o cavalo esta fora do seu meio natural em qq circustancia a menos que ande livre e sem o homem por perto.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cavalos

#12 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 9:55 pm

Exatamente DB.

Só não concordo com "sem o Homem por perto".

Há animais que mesmo em estado selvagem,descobriram que se andarem perto do Homem,estão memos expostos a predadores pelos motivos de que os predadores o temem e andam longe.
São preciosismos que não desmentem a generalidade o que disseste.
É só uma de "cultura geral" sobre os animais selvagens.



saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

birra

#13 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 11:13 pm

DB

Vou responder-te ao teiu nproblema da água,na Escola virtual de equitação---Topico MARIALVAS.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”