Cavalos a campo

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Cavalos a campo

#1 Mensagem por AnaE » quarta mai 24, 2006 10:25 pm

Olá a todos! :D

Gostaria de saber opiniões e boas/más experiências de como ter cavalos a campo de forma permanente, mista (tipo... box à noite e campo durante o dia) e especialmente experiências, cuidados a ter, e potenciais problemas de ter um cavalo inteiro a campo.

Agradecia também que se alguém souber de locais aqui na zona de lisboa locais onde façam estabulação mista, me pudesse informar.

Obrigada

Saudações Equestres

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cavalos a campo

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 24, 2006 11:48 pm

AnaE

Agora deixaste-me a falar sózinho................

O teu simples e quase inocente parágrafo sobre um assunto extremamente complexo,parece saído de um despacho governamental de um ministro qualquer recém nomeado.

Acho que ninguém te poderá responder em consciencia,a não ser uma respostas daquelas "politicamente correctas" mas que não adiantam nada.

Só te posso adiantar que a segurança do teu Miró dependerá mais da competência da pessoa que está encarregue dessa situação.

Digo-te que todos os dias quando chego à quinta,onde como sabes os meus Cavalos andam a campo,levo o "coração num cesto",sempre à espera de deparar com alguma coisa que tenha acontecido de noite.

Há dias quando cheguei de manhã,encontrei um dos Cavalos todo mordido nas patas por cães,e não foi a primeira vez.
Tive de perder uma noite de sono para resolver o assunto.


Como já te disse é complexo,mas é a maneira mais saudável e o teu Miró vai adorar.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » quinta mai 25, 2006 12:06 am

LOLO... pois resumi muito a questão... mas ultimamente ando assim muito pragamática pela falta de tempo!

Mas como já levo o coração num cesto todos os dias para o tirar da boxe... acho que seria mais proveitoso para ele se fosse para lhe abrir o portão, já que para mim é mais ou menso igual!

Resumindo... acho que em portugal não temos mais cavalos a campo porque somos preguiçosos e não queremos ter trabalho...podem acontecer muitas coisas desagradáveis e que dão trabalho a resolver, é chato tratar da comida e da água, das condições do solo e principalmente o cavalo não fica pronto em 15 min para se ir montar... talvez isto vá mudando com as mentalidades.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#4 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 25, 2006 12:22 am

Poi andas....e isso nota-se.
Mas por falta de tempo.....nunca tinha ouvido.

Acredito perfeitamente que também leves o coração num cesto todos os dias.
Aliás quem gosta disto,e não dorme com os cavalos, sente o mesmo.

Acho mesmo que há uma tecnologia nos pôe cada vez mais parados e a commer alimentos "venenosos"que nos engordam até nos matarem,"engordando" também os detentores da tecnologia quimica,que é "combatente" da primeira.
E o ser humano anda aqui no meio como bola de ping-pong.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » quinta mai 25, 2006 4:54 am

AnaE Escreveu:LOLO... pois resumi muito a questão... mas ultimamente ando assim muito pragamática pela falta de tempo!

Mas como já levo o coração num cesto todos os dias para o tirar da boxe... acho que seria mais proveitoso para ele se fosse para lhe abrir o portão, já que para mim é mais ou menso igual!

Resumindo... acho que em portugal não temos mais cavalos a campo porque somos preguiçosos e não queremos ter trabalho...podem acontecer muitas coisas desagradáveis e que dão trabalho a resolver, é chato tratar da comida e da água, das condições do solo e principalmente o cavalo não fica pronto em 15 min para se ir montar... talvez isto vá mudando com as mentalidades.
Olá AnaE,
Para além das mentalidades e da preguiça também há os que não teem espaço para soltar os cavalos e outros cujo numero de animais inviabiliza essa solução que é sem duvida a mais se aproxima do modo de vida natural ao cavalo.
Cumprimentos,
Luis Pedro

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#6 Mensagem por J.Afonso » sexta mai 26, 2006 12:32 am

Olá Ana e restantes amigos
Eu tive os meus cavalos a campo cerca de 1 ano até poder fazer as respectivas boxes.
Vantagens:
--A campo os animais tornam-se mais calmos, mais dóceis, menos stressados;
--aproveitam para colocar a sua "dieta" em dia, pois escolhem o que querem comer e em que quantidades;
--aprendem a defender-se uns dos outros e a conviver entre si em harmonia;
--como há mais movimento, nao há tantas hipóteses de cólicas;
---teem menos gordura e mais forma fisíca;
Desvantagens:
--É mais fácil contrairem determinadas lesoes, como por exemplo dentadas, entorses, coices, etc...
---Nao é vulgar, mas podem comer plantas ou outros alimentos venenosos;
--podem ficar presos em plantas, arames, vedaçoes ou outros e há sempre a hipótese de "puxarem até partir!";
---podem ser levados pelos "amigos do alheio", vulgo pessoal do gamanço!!!!;
Nao sei se te esclareço com estes pontos, mas é esta a ideia que eu tenho com base na minha experiencia pessoal.

Um baraço

Afonso

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#7 Mensagem por Mimi Pinto » sexta mai 26, 2006 5:23 pm

Na minha opiniao cavalos em campo em lugares de grande confiança...meu tio tem os cavalos muitas vezes em campo mas é dentro da quinta e tem esse local limpo de plantas alheias :lol: ...porém, até la xegar o amigo alheio ainda precisa de andar muito e passar mts barreiras caninas algumas delas bem dificeis :D ...quanto as vedaçoes e coisas do genero, bem de vez em quando la acontece um ou outro acidente :? mas...faz bem aos cavalos estarem no campo.

J.Afonso:seja bem aparecido, hombre :D , creio que te enganaste, deverias ter deixado 3baraços...lololololo...
Saudaçoes Marialvas*
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#8 Mensagem por J.Afonso » sexta mai 26, 2006 6:29 pm

Olá Mimi
Ainda estás em Odemira????
Se assim for vem aqui fazer uma visita aos marroquinos... :D

Quanto ao assunto do tópico, eu costumo soltar os cavalos em zona com vedaçao na qual já nao batem pois estao habituados,mas mesmo assim de vez em quando resolvem alrgar um pouco a rede... :lol:
outras vezes coloco-os num pasto ali perto mas ficam à corda, ou seja cada um com um corda de cerca de 15m de comprimento, como já estao habituados nao se costumam aleijar, mas nao recomendo para cavalos nao acostumados, pois há o risco de se aleijarem a sério....
Um ou melhor ums resma de baraços

Afonso

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

corda

#9 Mensagem por João dee Deus » segunda mai 29, 2006 11:40 pm

Fonso

Já aqui uma vez expliquei o sistema que eu uso para que eles não se enrolem na corda quando estão presos a pastar.

É apenas meter a extremidade da corda que prende ao Cavalo,dentro de um tubo de plástico daqueles pretos,aí com 3/4 de polegada de largura, e com um comprimento de 3 ou 4 metros.

Foi uma experiencia que eu fiz quando aqui cheguei e tive um acidente com uma égua que se enrolou e cortou por fricção os boleto de uma das mãos.

A primeira tentativa (MK-1)foi com um tubo de ferro :cry: :cry: :oops:

Depois melhorei com o de plastico :lol: :lol: :lol:

É só para que conste na cultura dos foristas.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#10 Mensagem por AnaE » terça mai 30, 2006 12:05 am

Muito interessante essa solução da corda com o plástico... imagino que fique presa ao cabeção, não? (é pena ter sido motivada por tão trágica ocorrência) :?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

corda

#11 Mensagem por João dee Deus » terça mai 30, 2006 12:29 am

Ana

É por isso que digo por vezes as mesmas coisas varias vezes.

Coloquei uma foto da Xica a pastar presa com uma corda dessas num post aqui.Já não sei onde,mas coloquei.

Estas coisas não estão todas inventadas e qualquer pessoa pode chegar a uma conclusão diferente sobre coisas já aceites como definitivas,ou sem resolução.

A ignorancia é atrevida,mas é o inicio de muita coisa importante.
Este ditado é seguido fielmente por quem "não tem nada para dar",e resolve esconder-se atrás dele.

Começo a falar numa coisa e vem logo o aproveitament didático que sempre imprimo nos meus posts.Sorry.
~
Possivelmente outra pessoa já teria ido ao psicólogo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#12 Mensagem por J.Afonso » terça mai 30, 2006 6:15 pm

Olá amigos
Estou de acordo com a forma descrita pelo Joao...
Os neus cavalos estiveram 8 meses seguidos a pastar à corda e coloquei em todas as cordas 3 metros de mangueira de borracha larga, a qual nao permitia que se dessem nós nas maos ou pernas dos cavalos.
Um baraço

Afonso

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#13 Mensagem por fmvnunes » quarta jun 14, 2006 9:00 pm

Caros amigos por falta de tempo não tenho vindo aqui ao forum, mas hoje passei por cá e vi estes post's que já foram de meu interesse. Eu já experimentei esta maneira mas os resultados não foram os melhores por erro meu, coloquei uma mangueira curta de mais. Foi o Srº João que me ensinou se não encontrarem as fotos eu posso enviar para quem quiser as fotos do SrºJoão.

Cumprimentos a todos e boa sorte :-)
Filipe Nunes

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#14 Mensagem por Sentry » sexta jun 16, 2006 7:26 pm

Se fosse possivel gostaria de ver as tais imagens. ;)

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#15 Mensagem por ANA. » sábado jun 17, 2006 9:31 am

Estou de volta. Pelo que li não fui a única a ter problemas com a falta de mais horas no dia...


Acham que há alguma desvantagem no processo de desbaste de um poldro ser feito com ele em liberdade? Não fica com vontade de não se deixar apanhar se começar a perceber que tem de ir "trabalhar" um bocadito?

O meu poldro anda à solta, não está preso no campo. Vem ter comigo tranquilamente todos os dias, e fazemos uns minutos à guia, que ele sempre aceitou com muita paz. Quando entrar na fase de lhe querermos passar a perna, posso comprometer este trabalho ?

As perguntas devem ser muito básicas, mas este é o primeiro desbaste que eu vejo e acompanho, e por isso vem-me tudo à cabeça!

Responder

Voltar para “Diversos”