Cavalos em fim de carreira

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#16 Mensagem por balza » sexta jul 07, 2006 5:07 am

Yap :D Não é preciso haver essas formalidades, por mim falo ;)

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#17 Mensagem por Joana Abreu » segunda jul 10, 2006 2:32 am

Não podem comparar preços de ferradores, sem saberem outras coisas antes, como por exemplo:

O vosso ferrador aprendeu a ferrar onde?
Em cursos especializados que existem no estrangeiro?
Ou aprendeu a dar umas marteladas nos cascos de cavalos enquanto fez a tropa?

Os ferradores em causa sabem o que é um aprumo?
Os ferradores em causa, sabem ajustar os ângulos de corte, de acordo com a estrutura muscular e óssea dos vossos cavalos?

Duvido que um ferrador que custa 35 euros saiba...

Mas já sei...
não se pode falar mal dos pobres coitados que sempre ferraram cavalos toda a vida, tendo um curriculo invejável de cavalos coxos, mas claro, isso eles não contam "... o cavalo magoou-se no campo ou a trabalhar..." dizem eles.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ferradores

#18 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 10, 2006 6:50 am

A Joana tem razão.

Só deviam haver ferradores dioplomados e que por consequencia levassem 65 euros por ferração.
Os outros cavalos que são ferrados pelos amadores........ficavam todos desferrados.
Assim é que devia ser.

saudaçõews Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#19 Mensagem por ANA. » segunda jul 10, 2006 8:36 am

Joana

eu gostava de lhe contar uma história a que assisti em tempos num picadeiro onde andei.

Um cavalo apareceu com um casco todo infectado. O bicho cocheava, o casco largava pus de uma forma impressionante. O veterinário fez recolha, fez análises, deu injecções, recomendou pomadas. As semanas passavam e o animal era um dó!

O ferrador, um velhote reformado da GNR que aprendeu a dar marteladas nos cascos não sei onde, nem me interessa, um dia, deixou de conseguir assistir aquele sofrimento e foi sugerir à dona que comprasse farelos, vinagre e serapilheira. Todos os dias faziam uma papa, colocavam na serapilheira e envolviam o casco do animal. Parece que o preparo era desinfectante e que ajudava a limpar a ferida de pus. Passados uns dias uma pomada de meia dúzia de tostões acabou com o resto do problema.

Não sei se o ferrador sabia o que eram os aprumos, mas eu era bem capaz de lhe pedir para ficar ferrador do meu cavalo se soubesse por onde ele anda. Até porque estamos a falar da zona de lisboa e ele cobrava 40 euros. Era reformado e provavelmente pouco ambicioso.

É claro que o que queremos todos são bons ferradores para os nossos cavalos. Mas, ao que tenho visto nos médicos, certificados de habilitações não são necessariamente certificados das melhores competências.

Joana, nenhuma das sabedorias se mede pelo preço que se cobra por ela, nem a popular, nem a da experiência, nem a científica.´
É só a minha opinão.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ferradores

#20 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 10, 2006 8:58 am

Há centenas de casos desses no dia a dia,......mas de quem os vive.

Mesmo acerca dos aprumos,as ultimas tecnicas de que ouvi falar,e depois de muitas teorias ao longo dos anos,vão cair no que se fazia antigamente,ou seja,cortar até acertar com a palma e esta é que manda.
As correcções para por os cascos com aprumos "geométricos" são contra natura de cada Cavalo,e desse modo é que se está a estragar.

Mais.....o Cavalo só pisa uma superficie completamente plana quando está a ser ferrado e por exigencia do ferrador,porque depois nos pisos normais onde trabalha,nunca nais acontece,nem em relvados nem em terra,donde os aprumos geométricos,ficam pelo caminho.
Se puserem um nível transversalmente numa pegada de um Cavalo,dificilmente ela será horizontal.Estou a falar de milimetros.

Nunca viram um Cavalo a galopar num terreno lavrado como se fossem numa pista.?É espantoso.!!!!

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#21 Mensagem por AnaE » segunda jul 10, 2006 5:24 pm

farelos, vinagre e serapilheira. Todos os dias faziam uma papa, colocavam na serapilheira e envolviam o casco do animal.
Foi exactamente este preparado que a veterinária prescreveu para resolver um problema de casco no meu cavalo.

Pelos vistos as boas mezinhas também são do conhecimento dos "diplomados"... e eu no meu caso prefiro jogar pelo seguro e ter um ferrador que se "sincroniza" com o veterinário quando tem dúvidas em como abordar algum problema.

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#22 Mensagem por pedro oliveira » segunda jul 10, 2006 6:08 pm

ainda bem que assim é...
só quero aprender...mais e mais

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#23 Mensagem por Rogers » segunda jul 10, 2006 9:18 pm

Um ferrador que apenas leva 35 Euros nunca poderá estar actualizado e o matrial que utiliza o mais barato. o meu marido é ferrador e conheço muito bem os custos do matrial e dos concressos e com o preço do gásoleo a aumentar, nem quero imaginar onde é que um ferrador que leva 30 euros está a poupar para poder levar tão barato e desculpem-me mas não acredito que esses cavalos esteijam confortáveis, algo está a falhar.

Um caso que o meu marido encontrou:
Começou a ferrar um cavalo que antriormente tinha sido ferrado por um desses ferradores, tinha os talões apertadissimos e ele naturalmente comecou a abrir os talões algo que ia demorar um ano a corrigir. Mas passado 2 ferrações o cavalo apareceu manco, o veterinário ligou ao meu marido para explicar o que tinha ocurrido, depois de tirar raio-X via-se que a cartilagem dentro da zona do talão tinha ossificado devido ao cavalo estar tão mal ferrado e quando o meu marido tentou abrir criou tal desiquilibriu que o cavalo manca.

Agora para concluir o ferrador barato ferrou o cavalo tão mal durante tanto tempo que chegou ao ponto de ossificar, Conseguem imaginar o desconforto que isto é para os cavalos?????

Já vi muitas situações destas.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#24 Mensagem por pedro oliveira » segunda jul 10, 2006 10:04 pm

bem estamos aqui a fazer uma divisão incorreta. os ferradores "baratos" e os "caros". é impossivel fazer estas divisões. primeiro pk como ja foi dito os preços variam consoante a zona do país. acho importante a formação académica dos ferradores mas NADA substitui a esperiência!! o meu ferrador é um dos "baratos" alias na minha zona os preços rondam todos os 35 euros como ja tinha dito, e no entanto o meu ferrador tambem se articula com o veterinário, realiza desparasitações quando nessessário, mas em articulação com o veterinario nunca independentement, lida extremamente bem com os cavalos, tem provas dadas na resolução de problemas e não tenho razões de queixa, nem eu nem todos os outros donos de cavalos ferrados por ele que cunheço.

por isso não julguem a pericia de alguem pelo seu preço...
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ferradores

#25 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 10, 2006 11:11 pm

Rogers

Deve haver um problema de tradução porque:

Citando.....
"""Agora para concluir o ferrador barato ferrou o cavalo tão mal durante tanto tempo que chegou ao ponto de ossificar, Conseguem imaginar o desconforto que isto é para os cavalos?????"""

Se bem percebi o Cavalo não coxeava antes e passou a coxear quando o seu marido interviu.
Agora perguntra-se_»Quando é que o Cavalo estava desconfortável?

Não percebi.

"Desconfortável" sem coxear deverá ser melhor...digo eu.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#26 Mensagem por Rogers » segunda jul 10, 2006 11:30 pm

Talvez isto a ajude a explicar o que eu quero dizer.

quando partimos um braço e temos que por um gesso e imobilizar o braço inicialmente é desconfortável, mas no fim de um mes quando o tiramos iniciamente é muito doloroso mexer o braço, agora se imaginarmos que temos uma articulação em gesso durante vários anos essa articulaçao vai calcificar devido á perda de movimento e quando tirarmos o gesso não se vai poder mexer a articulação devido á calcificação e se o mexermos iremos correr o risco de o partir e causar dores muito fortes. O que foi que aconteceu neste caso. O casco perdeu qualquer tipo de mola que os cascos normais oferecem ao cavalo e quando se tentou devolver isso só causou dor, só depois com raio-x se consegui ver porquê.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ossificação

#27 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 10, 2006 11:52 pm

Mas isso é o caso de muitas pernas e braços partidos que soldam(ossificam) fora do sítio e as pessoas fazem a sua vida normal.
Em Angola vi muito disso.

Essas alterações como são realizadas ao longo do tempo e durante a vida normal passam a fazer parte do esqueleto.

Claro que para um atleta de competição,pode ser impeditivo mas não é doloroso.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#28 Mensagem por Rogers » terça jul 11, 2006 12:20 am

Os cavalos são sempre atletas, menos os que são somente utilizados para reprodução.

Ora com o tempo este cavalo ia ficar com todas as articulações danificadas devido á falta de amortização. Se isto não tivesse acontecido o animal provavelmente tinha andamentos muito mais bonitos e elasticos que a dona nem tinha noção, agora o cavalo está no caminho certo para a recuperação, enquanto antes apenas estava a cada dia que passava a piorar até que quando já não andava teria que ser abatido por já não ter solução.

Não vamos compara o que acontece em angola com o que NÓS fazemos aos nossos cavalos. Temos o dever de lhes oferecer tudo do melhor e não estar a danifica-los e dizer não faz mal desde que não manca, se o cavalo estivesse desferrado a viver uma vida longe de nós estaria com os cascos bem.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#29 Mensagem por Joana Abreu » terça jul 11, 2006 3:32 am

Para o Sr. João de Deus, isto não passa de uma guerra entre iletrados com os letrados.
Do género... não sei ler, nunca precisei de ler, por isso o meu filho não tem de ir à escola aprender a ler.
Uma espécie de comunismo à Fidel Castro.


E eu estou a falar de outra coisa totalmente diferente...
... estou a falar de profissionalização!
... estou a falar de responsabilidade, tanto dos donos, como dos fornecedores de serviços, sejam eles ferradores, equitadores, professores, etc...
... em suma, estou a falar de desenvolvimento.



Infelizmente... as pessoas não fazem ideia de como más ferrações podem influenciar negativamente o desenvolvimento fisico dos cavalos.
Eu conheço dezenas, isso mesmo, dezenas de casos de cavalos com a carreira assassinada porque os donos preferiram poupar o tostão.

Meus amigos o barato sai caro.
Essa mezinha que a ANA. descreveu é conhecida porque quase toda a gente que anda neste meio há alguns anos
Por exemplo, o meu tratador também conhece essa mezinha... e alguma vez eu o deixava ferrar o meu cavalo????

Sobre os cavalos desferrados... sim é verdade!!
Mais vale estar desferrado do que estar mal ferrado!
Parece-me óbvio!!!

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#30 Mensagem por Rogers » terça jul 11, 2006 3:47 am

Obrigada Joana, veijo que não sou a unica a defender estes principios. Obviamente há maus ferradores que são caros e não só ferradores, mas de todas as profissões e matrial neste mundo equestre. Nós temos que saber sempre o máximo para saber quando é que estamos a ser enganados.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Responder

Voltar para “Diversos”