Pé no estribo

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
cavalosy
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: terça abr 04, 2006 1:12 am

Pé no estribo

#1 Mensagem por cavalosy » quinta jul 13, 2006 4:51 pm

olá todos
tenho um problema a montar que é não conseguir manter o pé no estribo na posição correcta :oops: ou seja, assim que começo a andar a trote ou galope, calço automaticamente o estribo todo e não consigo manter o calcanhar para baixo :( :oops: será que me podem dar dicas para corrigir isto?

Obrigado pela ajuda :wink:

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » quinta jul 13, 2006 5:02 pm

Olá Cavalosy

Esse é um problema comum nas primeiras vezes em que se monta... calçar muito ou descalçar o estribo. É uma coisa que vai passando ao longo do tempo, à medida que vais ganhando mais practica, confiança e equilibrio, mas nas primeiras verdes torna tudo complicado e desconfortavel.

Se montas num escola de equitação e o teu professor ainda não tentou corrigir isso, devias chamar-lhe a atenção e expor o teu problema.

Entretanto há várias coisas que podes fazer:

- Verificar bem o comprimento dos loros (presilhas que seguram o estribo) e ajustá-los à tua perna. Geralmente emprega-se como referência o comprimento do braço ao sovaco, mas no principio podes ajustar um ou dois furos mais curtos se isso te ajudar a sentir mais seguro e confortável.

- Montar bastante ou fazer volteio com os estribos descalçados obrigando a perna a esticar para baixo, mas sem esquecer que elas devem estar sempre em contacto com o cavalo e a envolve-lo, como se o quizesses abraçar com as pernas.

- Fazer volteio sem sela, ajuda a descontrair e a ganhar e equilibrio e segurança, mas para isso precisas de um cavalo e alguém com practica de volteio.

- Montar bastante e colocares todas as tuas dúvidas.

Boas cavalgadas

cavalosy
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: terça abr 04, 2006 1:12 am

#3 Mensagem por cavalosy » quinta jul 13, 2006 5:36 pm

olá Ana,

Obrigado pelas dicas. Eu na verdade já monto há alguns anos (+/- 4) e nunca consegui corrigir isto :cry: . Também é verdade que os meus professores nunca se preocuparam com isso e durante os primeiros anos ninguém me chamou a atenção e eu nem sabia se estava bem ou se estava mal - para mim estava normal. Depois é que tive uma professora durante uns tempos que me chamou a atenção mas eu estava de tal modo habituada a calçar os estribos que já não consegui mudar. A passo ainda vou andando bem, mas nos outros andamentos... :? é um desastre

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » quinta jul 13, 2006 5:58 pm

Olá outra vez,

4 anos a montar já é bastante tempo... quase tanto quanto eu, mas o progresso depende da frequência, da qualidade do instrutor, se os cavalos são minimamente ensinados, se o equipamento está em condições e mesmo da nossa habilidade e forma física.

Montando com instrutor esse problema já devia ter sido corrigido há muito tempo, talvez devesses pensar em mudar ou simplemente ter umas aulas de correcção numa escola que garantidamente seja boa.

Não sei a tua idade nem o local onde te encontras mas a GNR (Guarda naional Republicana) tem alguns quarteis onde ministra aulas de equitação e volteio, é uma alternativa económicamente muito boa e eles são bastante rigorosos com esse problema da perna... que no fundo resulta de falta de equilibrio que te impede de manter a perna no local certo, e sem resolver isso definitivamente vai ser dificil progredires.

Boa sorte!

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#5 Mensagem por horse_lover » quinta jul 13, 2006 7:52 pm

cavalosy,


Eu às vezes quando estou a montar o estribo sai-me, ou calço-o mais do que o que quero. Quando estou a trote faço trote sentado até por o estribo como quero, se estou a galope (com determinados cavalos é muito normal perder o estribo quando estou a galope), galopo sem estribo até reunir condições para o calçar outra vez.

Experimenta por os estribos mais curtos, pois isso vai-te permitir fazer mais apoio do estribo, mesmo quanto estás sentado, fazes muito mais peso do que se estiver mais comprido...e é mais fácil empurrar o calcanhar para baixo...

(Isto são dicas de uma leiga... :roll: mas é uma opinião...) :wink:
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pe estribo

#6 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 13, 2006 9:23 pm

.


Cavalosy


Vou responder-te no topico MARIALVAS--Escola Virtual equitação
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cavalosy
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: terça abr 04, 2006 1:12 am

#7 Mensagem por cavalosy » quinta jul 13, 2006 10:05 pm

Olá Ana Patricia,

Obrigado pelas dicas. De facto já notei que tenho cavalos que consigo manter os pés nos estribos com mais facilidade do que outros. Vou tentar encurtar os estribos, o problema é que cansa mais, mas tem de ser, tem de ser.

Ana E.,

De facto o que me deve ter faltado foram as aulas de volteio. Eu só tive uma aula em voleito (com os pés nos estribos) e depois passei logo a montar sozinha, devia ter-me feito bem montar em volteio e fazer aqueles exercicios todos... Na verdade, raramente me puseram a montar com os pés fora dos estribos

Lusitanas
Iniciado
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 05, 2006 8:33 pm

#8 Mensagem por Lusitanas » sexta jul 14, 2006 5:53 am

ola cavalosy

tb tnho esse problema, principlamnt em alguns cavalos, akeles q precisam de mais pernas, para n cairem no trote qd estao a galope..

uma coisa q tento smp fazer (qd me lembro :oops: ) é descontrair ao maximo, sentir q o peso chega mm aos calcanhares, e nao fazer mta força no estribo com a ponta do pe, sobretudo no trote levantado, q é qd normalmente subo mais o calcanhar sem me dar conta, e procurar fazer td com a máxima leveza e suavidade.

o meu prof actual tb n insiste mto nisto da posiçao, mas tento smp ir me lembrando..

:)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 14, 2006 6:50 am

Lusitana

O teu professor actual não insiste muito nisto da posição a cavalo.................................mais um.


Tenho dito.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Lusitanas
Iniciado
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 05, 2006 8:33 pm

#10 Mensagem por Lusitanas » sexta jul 14, 2006 7:08 am

:( eu sei disso, e sinto q é dificil ter q me auto corrigir, qd é tanta coisa ao mm tempo! realmente ele n insiste, n costuma mencionar certas coisas q dantes me eram smp corrigidas.. o estribo na ponta do pe e calcanhar para baixo foram coisas q nc me foram ditas agr neste sítio, mas q tento smp ter presentes.. mesmo nele proprio, n parece dar mta atençao a isso..

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 14, 2006 7:17 am

É uma pena.

Toda a gente se queixa.

Só serve para confirmar porque já tinha a noção disso pelas minhas incursões a algum picadeiro que me fique no caminho e eu visito.

Já vi escolas com picadeiros sem letras

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Lusitanas
Iniciado
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 05, 2006 8:33 pm

#12 Mensagem por Lusitanas » sexta jul 14, 2006 7:31 am

letras, sim, o picadeiro por acaso tem.. :)

nao sao tds maus, eu so experimentei dois, mas do primeiro gostei imenso.. n tenh nd a apontar d prof, cinco estrelas, por vezes se as coisas n funcionam melhor é mesmo por falta de condiçoes, nao por culpa dos equitadores..

claro q o inverso tb acontece, o q é pena, pois pode ter optimas condiçoes, picadeiros e cavalos bons, mas dps sao os profs q ficam um pouco aquem...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » sexta jul 14, 2006 5:41 pm

Olá, mais uma vez...

... já deu para perceber que todo este problema não é da tua falta de vontade ou afinco, pois apesar de todas essas más experiências tens continuado a montar, mas realmente o melhor sería mesmo arranjar um local melhor e principalmente que tenha actividades diversificadas. Onde possas experimentar vários cavalos, passear pelo campo, ter um professor que te faça uma aulas de volteio num cavalo regular... falo por experiência própria que fiz 6 meses só de volteio (não por vontade própria...) mas acho que isso fez toda a diferença para me "manter em cima" de todo o tipo de cavalos, e ainda ás vezes o faço mesmo no próprio cavalo.

Os passeios no campo também ajudam muito a ganhar descontracção a cavalo... vamos na conversa e a ver a vista e quando damos por nós já estamos a trotar ou a galopar.

Também sugiro que te inscrevas na FEP, pelo menos ficas com um seguro para qualquer acidente a cavalo... pois parece que isso já ocorreu várias vezes e a maior parte dos locais onde monta não têm.

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#14 Mensagem por Sentry » terça jul 18, 2006 7:14 pm

Eu nao sou a melhor pessoa para dizer como se deve fazer, visto que só monto à dois meses. LOL

Mas isso do estribo ficar mal calçado também me acontecia, mas agora já nao acontece porque costumo montar com os estribos descalçados, nos diversos andamentos, e tenho de ter as pernas quietas, logo quando passava para os estribos os já tinha mais equilibrio e fazia para que tivesses os pes quietos nos estribos.


Mas isto é um método que eu utilizei, de um leigo na materia... :roll:

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#15 Mensagem por horse_lover » terça jul 18, 2006 9:01 pm

Eu nunca atino com o tamanho dos loros... os cavalos às vezes são diferentes, mas principalmente os arreios... :roll:

Ainda no outro dia estava a trabalhar e fiquei sem estribo...

Estava a trabalhar em circulo, cavalo teimoso, não pude parar para arranjar os loros, pelo que fiquei a trabalhar sem estribos...mal ele percebeu quem é que "mandava" ali, parei, festa, e estribos! 8)

Enfim...há problemas que temos que aprender a solucionar da melhor maneira, dependendo do cavalo, e mesmo do arreio em que estamos!
Ana Patrícia
Imagem

Responder

Voltar para “Diversos”