Morder constantemente o bridão!

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Morder constantemente o bridão!

#1 Mensagem por AnaE » quinta jul 20, 2006 9:15 pm

Então é assim...

O meu cavalo desde que tem o bridão na boca não pára de o chuchar e morder... fazendo um constante "achincalhar" metálico na boca... estando parado ou montado.

Eu sempre encarei isso como um sinal de descontracção... uma vez que ele mostra a maior boa vontade para por a cabeçada e o bridão e até abre a boca, salivando abundantemente durante todo o tempo que o tem.

Como ele é um bocado "curioso de boca" ás vezes até lhe ponho logo a cabeçada quando estou a aparelhar para ele ficar sossegado... ele fica a chuchar aquilo e não se dá mais por ele.

Já verifiquei que a língua também se mantém no sitio certo, pelo que não se justificaria a utilização de um "noseband" (aquela peça que ata em torno do nariz e que eu não sei como se chama).

Montado também tudo vai bem... menos o ruído metálico.

Esta reacção é normal????

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » quinta jul 20, 2006 9:53 pm

há uns anos tive um cavalo assim e pensava o mesmo que tu, mas quando o vendi o comprador disse-me que isso é um sinal de stress, estás te a referir ao que eu chamo a 2º focimheira só conheço o termo próprio em Ingles "flash", mas isso tb não tem grande resultado a não ser que o apertes muito e depois limitates apenas a desfarçar o problema. Já exprimentaste outros bridões? Quando disses que ele saliva muito, o que sai é um liquido transparente ou é espuma branca, pois se for espuma normalmente é sinal que algo está a magoar dentro da boca. Tb pode ser dos dentes, talvez tens que mandar ver os dentes! Se olhares dentro da boca (com cuidado) á frente dos molares em cima pode ter dentes de lobo que se incomodar o cavalo que é normal têm que ser removidos, são uns dentes pequenos que aparecem e são fáceis de remover com apenas uma anestesia local e alguns nem isso já que têm raizes pequenas e com um pequeno puxão saiam. Ou então pode ter ulceras devido aos descaste irregular dos dentes formam bicos que podem ferir a parte interna da boca, se tens muito á vontade com o cavalo podes tentar ver, mas é muito arriscado!!!! Tiras a lingua para fora de lado sem puxar muito de modo que fique no meio dos dentes molares para ele não puder morder e depois com muito cuidado corres os dedos pelos dentes do lado de fora dos molares e consegues sentir os primeiros molares e os bicos, embora os piores problemas normalmente estão mais acima. Se tiveres a menor dúvida sobre fazer isto não exprimentes pois podes ficar sem os dedos, SENSO COMUM amiga. Se chamares alguem para ver os dentes podes sempre pedir para explicar como é que isto se faz e assim aprendes melhor!

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » quinta jul 20, 2006 10:14 pm

Stress... que chato... mas ele até se porta bastante bem montado!

Ele faz isso com todos as embocaduras, e realmente faz espuma... se bem que também me disseram que a espuma era sinal de descontracção... bem como aquela espuma branca que se forma entre as nádegas... secalhar isso também é treta?

Os dentes dele foram vistos há uns três meses... mas a intervenção foi a nível do molares que já tinham uns bicos. Na altura não me lembrei que este achincalhar podia ser do bridão e não referi... que cabeça a minha!

Mas se aquilo o incomóda ele não devia mostrar relutância em abrir a boca?... é que há cavalos que nem com cócegas na língua!

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » quinta jul 20, 2006 11:33 pm

não me interpetes mal! Quando um cavalo saliva é sinal de descontracção, mas quando sai muita espuma branca já é sinal que algo não está bem! Pode ser stress pq está com muita alegria de ir trabalhar e está impaciente como pode ser que ao mexer o bridão dentro da boca de algum modo alivia um pouco o desconforto, exprimenta um bridão happy mouth, são aqueles de borracha branca com sabor a maça, há muitos estilos, mas atenção isto pode incentivá-lo a morder a embocadura portanto tens que ter atenção se ele continua ou não, ao menos já não terás o barulho!!!!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » sexta jul 21, 2006 7:15 am

Olá Ana,
Quando o cavalo saliva por descontracção quase não se dá por isso, é apenas a boca humida movendo-se calmamente (em descontracção)podendo por vezes pingar, quando aparece espuma com alguma abundância é sinal de mascar com algum frenezim o que transforma a saliva em espuma. Podes experimentar ajustar bem a focinheira e eventualmente colocar a parte de baixo da focinheira (flash) ou usar uma focinheira cruzada (mexicana). Podes também experimentar um bridão do tipo "Baucher" ou de "travincas" com as travincas superiores presas nas faceiras (algumas cabeçadas tem faceiras com uma alça propria para este efeito) para que o bridão fique melhor posicionado e menos solto na boca, pode ser bom evitar os bridões grossos e ôcos porque por vezes os cavalos acham graça abaná-los na boca.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

espuma

#6 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 21, 2006 3:53 pm

Essa espuma é sinal de que algo vai mal.

É aqui que os verdadeiros "homens de Cavalos" entram.

A solução é por o Cavalo "a gosto"descobrindo porque acontace sem usar medidas impeditivas de que ele faça isso como é hábito e costume dos alemães, e por imitação,dos portugueses.



saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » sexta jul 21, 2006 5:42 pm

Podes também experimentar um bridão do tipo "Baucher" ou de "travincas" com as travincas superiores presas nas faceiras (algumas cabeçadas tem faceiras com uma alça propria para este efeito)
... já sei quais são os bridões baucher ou de travincas... mas não me parece que qualquer das minhas cabeçadas esteja preparada para esse tipo de embocadura.

Como não tenho acesso a experimentar várias emboacuras sem ser via "compra"!... acho que primeiro vou fazer uma repassagem nas afinações das várias que tenho a ver se noto algumas diferenças e depois logo pondero qual será o passo seguinte!

Obrigada pelo vosso interesse! :D

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#8 Mensagem por Dr.Elina » sexta jul 21, 2006 5:56 pm

luis pedro Escreveu: algumas cabeçadas tem faceiras com uma alça propria para este efeito
Luis Pedro
Esta alça pode ser comprada separada, assim não é preciso comprar faceiras novas.

Agora, onde cá em Portugal, isso não sei, pois comprei as minhas na Inglaterra.

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#9 Mensagem por areffoios » sábado jul 22, 2006 12:10 am

O Happy mouth que a Rogers falou funciona mesmo, já tive esse tipo de problema e resulta! Normalmente não são bridões caros.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#10 Mensagem por Joana Abreu » sábado jul 22, 2006 9:12 am

Estes casos normalmente são resultado de 1 entre 2 hipóteses:
- Nervos (mais raro)
- Ou que algo na boca está a incomodar o cavalo:

Exemplos do 2º caso:
- o cavalo ter os dentes com pontas afiadas, e está a rasgar as paredes da boca fezendo pequenas feridas interiores, que são dolorosas (a resolução é contratar um dentista para ver o cavalo),
- o cavalo está a ficar com os dentes "quadrados" que lhe permitem puxar o bridão e prendê-lo com os dentes, e quando isso acontece o cavalo passa a vida a tentar apanhá-lo, como se fosse uma brincadeira, e se o apanha até é perigoso para o cavaleiro, pois deixa-se de controlar a embocadura do cavalo (a solução é pedir ao veterinário que lime os dentes ao cavalo)
- ou a embocadura é demasiado forte para a boca do cavalo em causa, há cavalos muito mais sensiveis do que outros (a solução passa por tentar encontrar outra embocadura mais leve e que continue a permitir montar o cavalo)

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#11 Mensagem por AnaE » segunda jul 24, 2006 7:07 pm

Olá Joana,

Eu monto com um bridão de argolas simples... acho que mais ligeiro que isto acho que só nada.

Os dentes dele foram arranjados há 3 meses, pelo que não devia ser esse o problema mas não custa verificar se entretanto alguma coisa de alterou.

Este fim de semana expeimentei a baixar ligeiramente a colocação do bridão e houve alguma melhora, há períodos em que ele está quieto com a bouca e já não há tanta espuma. Provavelmente era esse o problema, mas deve haver ali um ligeiro desconforto de dentes.

obrigada a todos, mais uma vez, pelas conselhos! :D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

espuma

#12 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 24, 2006 7:30 pm

É isso...alguma coisa vai mal...directa ou indirectamente.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » segunda jul 24, 2006 7:59 pm

É isso...alguma coisa vai mal...directa ou indirectamente.
Bem... não iria tão longe em afirmar que alguma coisa vai MAL...

sinceramente não me parece que cá assim tão mal... porque até acabei de dizer que com a nova afinação do bridão notei diferenças para MELHOR... dentro dos parametros que referiram nas várias explicações do problema.

O meu cavalo não foge do bridão, até abre a boca voluntariosamente quando ponho a cabeçada... não afunda a cabeça, nem a levanta furiosamente... não me tenta morder ... está quieto... só chucha no bridão e saliva abundantemente... não me parece que seja um problema demasiadamente grave :shock: ... já vi bem pior!

... apenas ficaria feliz em perceber porque é que ele faz isso e aliviada por saber que não é por nenhum incómodo seja ele de causas naturais dele, do equipamento ou da minha forma de montar.

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#14 Mensagem por Sentry » segunda jul 24, 2006 8:02 pm

Pelo que me têm sempre dito, neste curto espaço de tempo em que monto, que nenhum cavalo é igual, cada um é diferente e tem a sua personalidade. Se ele até abre a boca voluntariamente...é porque não há-de ser nada de grave.

Presumo eu...Mas quem sou eu para dar ideias. :lol:

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#15 Mensagem por Rogers » segunda jul 24, 2006 8:58 pm

Há tb a hipotese dos dentes terem sido mal raspados, isto aconteceu com o meu vet, eu tenho o maior respeito por ele e acho que ele é um otimo vet sempre resolveu todos os problemas que já tive, mas não gosto do modo que ele raspa os dentes aos cavalos, pois só faz os molares da frente e assim não resolve por completo o problema expecialmente pq os problemas piores normalmente são nos molares mais atrás. Mas se este não for o caso não é necessário ver novamente os dentes durante pelo menos mais 3 meses a não ser que o teu cavalo tenha menos de 5 anos.
Se tiver entre 4 e 5 anos pode estar a nascer os caninos, passa o teu dedo na gengiva na zona abaixo de onde assenta o bridão e irás conseguir senti-los, duvido que seja este o problema, mas ...

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Responder

Voltar para “Diversos”