juiz de ensino/cce/obstc.

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

juiz de ensino/cce/obstc.

#1 Mensagem por DB » domingo ago 06, 2006 9:00 am

Imparcialidade nos julgamentos.

Nao ha.

Julga-se em Portugal, pelo amigo/a, por aquilo que conhecem como cavaleira/o, pelo q conhecem do cavalo ou egua.

tipo se o cavalo é bom mas ta a fazer uma prova razoavel, da-se boa nota a msm justificando com motivos alheios ao que interessa.

Se é o cavalo que nao ajuda, entao da-se boa nota amsm pq conhecem a monte do cavaleiro/a.


Algumas pessoas nao sao capazes de julgar apenas pelo conjunto que estao a ver em pista , no mento, dia, hora e local.
se gostam , gostam e ha-de ser sp boa nota ou pelo menos nc antes de 5.
se nao gostam , nao gostam e ha-de ser sp dificil arrancar notas melhores.

SITUAÇAO mais ESCANDALOSA que presenciei:
um juri a julgar e qd entrou em pista um familiar esse em questao foi o unico que recebeu 8's.
Segundo a FEP nao o pode fazer,a sua nota nao contaria pra contgem, mas o q é certo é q contou na situaçao em questao e esse dito familiar saiu em 1º no ensino.

AXO ISTO GRAVE.
Competiçao deslial.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

juiuz

#2 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 4:05 pm

Não sei de que caso falas mas isso acontece nas Aldeias e Vilas em todo o País pela simples razão de que as pessoas se comnhecem e teem "rabos de palha"(situações economicó-socias pendentes).

Ora Portugal que é um País pequeno, o que em relação aos grandes funciona como a Aldeia que falei atrás.

É só isso....,,.simples não é..???

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#3 Mensagem por horse_lover » domingo ago 06, 2006 8:29 pm

Acho perfeitamente normal, pelo simples facto de que a disciplina de ensino ainda tem uma avaliação muito subjectiva. Em todos os desportos que têm um carácter de beleza bastante acentuado, e em que o rigor técnico está bem visível, existe obrigatoriamente uma avaliação subjectiva. (Por exemplo, ginástica artística - em que o rigor técnico é avaliado - e natação - onde o rigor técnico não é avaliado, apenas os resultados a nível de 'tempos')

Essa subjectividade só acontece na disciplina de ensino...
Nos obstáculos os descontos estão muito bem definidos, pelo que o espaço para a sujectividade individual é nula, ou quase nula... (pelo que o tópico não está coerente com a mensagem inicial)
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

juiuz

#4 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 9:47 pm

Ana

Fizeste-me agora lembrar a Joana Abreu que defende os mesmos principios .
São óbvios mas de muito dificil ultrapassagem no caso do Ensino.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: juiuz

#5 Mensagem por horse_lover » domingo ago 06, 2006 10:14 pm

João dee Deus Escreveu:Ana

Fizeste-me agora lembrar a Joana Abreu que defende os mesmos principios .
São óbvios mas de muito dificil ultrapassagem no caso do Ensino.
Eu não defendi nenhum pricípio... 8) Apenas escrevi o que se passa, e o que acontece. Mas não sou, de todo, de acordo como que acontece. A imparcialidade devia estar sempre presente. Os árbitros de futebolnão chegam ao mundial por serem a favor de determinadas equipas.

É obvio que é dificil mudar...e tão cedo não vai ser diferente, simplesmente porque a raça do homem é mesmo assim. E a não ser que haja uma selecção natural, que provoque o extermínio desse tipo de pessoas, isso não vai mudar :lol: (Obviamente estou a brincar...)
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

juiuz

#6 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 06, 2006 11:03 pm

Ana

O exemplo que fui buscar da Aldeia,foi para que melhor se entendesse porue a quase todos com antecedentes rurais,já tocou um situação destas.

A frieza necessária para não dar uma ajudinha a um conterrãneo nós não a temos.Feliz ou infelizmente.Somos Lusitanos de sangue quente.

Não estou a querer justificar nem a concordar com estas situações.

A solução passa por excluir qualquer juiz que tenha ligação/interesse com os concorrentes,o que será dificil mas eficaz.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#7 Mensagem por luis pedro » terça ago 08, 2006 9:23 am

Olá,

Não me parece muito feliz a comparação com o futebol por o arbitro não julgar (classificar) a forma como os jogadores o fazem, apenas (este apenas não pretende diminuir a dificuldade da arbitragem) fiscalizam se se joga de acordo ou não com as regras.

A situação que DB refere é realmente grave pois o regulamento nacional de ensino indica as situações de impedimento para julgar e essa é uma delas.

O DB refere-se ao julgamento das provas de ensino da forma que é habitual aqueles que não conhecem a modalidade e tem muito pouco conhecimento do ensino do cavalo em si. O facto de já se ter assistido a 1/2 duzia de provas (sem se saber exactamente o que se está a ver e o que se devia estar a ver) não transforma ninguém num "expert".
Como já foi aqui referido por diversas vezes, o julgamento é em si mesmo subjectivo, daí o existirem vários juizes e as notas reflectirem aquilo que cada um pensa daquilo que viu.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Juizes

#8 Mensagem por cervantes » quarta ago 09, 2006 4:20 am

Não tenho absolutamente nada contra um Juiz de qualquer modalidade julgar provas em que entrem familiares / alunos / amigos / conhecidos...
Em nada as suas notas de valor / critérios devem ser diferentes das aplicadas aos restantes concorrentes.

Agora, cada Juiz deve ter a suficiente capacidade de abstracção para que tal aconteça. Se o não conseguir... desista de ser Juiz.

Já assisti numa prova de um Campeonato do Mundo, um Juiz a dar "0" ao seu marido, que se apresentava como concorrente!

Não merecia mais...

O "acto de julgar" é muito dificil meus amigos, o "acto de julgar BEM" mais dificil ainda. Como em outras situações, há que distinguir o "trigo do Joio".

Cumprimentos TRECeiros,

Virgilio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » quarta ago 09, 2006 7:56 am

Olá Cervantes,
Naturalmente que concordo com o que afirma, só uma achega para referir que actualmente, em Portugal, o regulamento prevê que situações destas não possam acontecer pois são consideradas impedimento para julgar e assim, para a classificação só contam as notas dos restantes juizes.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

juiuz

#10 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 09, 2006 4:18 pm

Luis

Ma isso do impedimento,já tinha dito a Daniela,e mesmo assim o juizo foi feito com vantagens para o ajuizado....como ela disse.

Donde....os outros juizes ao saberem desta situação foram coniventes ao não exporem a situação.
Deviam ser todos repreendidos....digo eu....

Se os outros concorrentes reclamassem,no mínimo seriam "compensados" pelo juri numa proxima prova a que fossem.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#11 Mensagem por DB » quarta ago 09, 2006 6:09 pm

"Se os outros concorrentes reclamassem,no mínimo seriam "compensados" pelo juri numa proxima prova a que fossem."

Serem "compensados",com isso nao concordo, até pq senao seria errado mais uma vez.

Agora o q o regulamento diz, é que o familar pode julgar, mas aquando a contagem de notas, nas mesmas nao podem incluir a do familiar.
O q tb acho mal, bem, bem, seria tentarem evitar familiares julgarem provas dos mesmos.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

j

#12 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 09, 2006 8:00 pm

.




OHHH.. DANIELA......!!!!!!!! :shock: :? :o
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#13 Mensagem por Rogers » quinta ago 10, 2006 12:13 am

Olá!

Esta situação do familiar nunca devia ter acontecido, e numa situação destas os outros concorrentes podiam ter feito queixa e a prova seria anulada sem haver grandes problemas.

Todos nós temos que lutar contra isto e nestas situações impormo-nos, temos direitos, mesmo se tivermos que lutar por eles.



jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#14 Mensagem por DB » quinta ago 10, 2006 4:08 am

sr. JDD,
ja sei ao q se refere esse ohhhhhhh Daniela.. :D
foi por eu ter dito que tb nao axava bem q as nots nao contassem, o q eu quis dizer foi:
se nao fosse um familiar a julgar ele/a teria mais pontos com toda a certeza, isto é se fizessem como deve ser, as notas n contarem.
mas como tb n acho, q as deva ter por parte d um familar,acho mt bem q nao seja diferenciado dos outros.

na realidade o q quis dizer é q ele/a nem tem q ser beneficiado nem prejudicado, axo q ambas estam erradas, o que axo é q apenas deviam ser evitadas situaçoes q proporcionem isso.

haver s me fiz entender agora.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#15 Mensagem por Rogers » quinta ago 10, 2006 4:54 am

Olá!

Esta situação do familiar nunca devia ter acontecido, e numa situação destas os outros concorrentes podiam ter feito queixa e a prova seria anulada sem haver grandes problemas.

Todos nós temos que lutar contra isto e nestas situações impormo-nos, temos direitos, mesmo se tivermos que lutar por eles.



jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Responder

Voltar para “Diversos”