Cabeçada sem bridão

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

embocaduras

#16 Mensagem por João dee Deus » quarta set 13, 2006 4:18 am

Roger

Embocadura é o ferro que se pôe na boca dos cavalos,e o akamore não tem.A comparação e semelhança está aqui.

A violencia é que é muito maior como eu disse atrás por causa da tal alavanca.

sauydações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#17 Mensagem por Rogers » quarta set 13, 2006 6:05 am

Mas este tópico não quereio que se está a referir ao hackamore, pois o que eu entendi é que se está a referir ao que utilizam no Pareli. E este nada tem haver com o hakamore, há cabeçadas próprias para serem utilizadas sem embocadura que são realmente muito mais suaves que qualquer embocadura, enquanto o hackamore é muito mais severo que qualquer bridão e de muitos outros tipos de embocaduras
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

embocadura

#18 Mensagem por João dee Deus » quarta set 13, 2006 6:33 am

Rogers

A cabeçada que se vê nas fotos,funciona do mesmo modo que o akamore apertando o focinho,só que a força que o cavaleiro faz nas rédeas,é apenas duplicada por um efeito igual ao da "roldana movel".

No akamore é,calculo eu, quintuplicada pelo menos,a julgar pela diferença de alavancas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#19 Mensagem por AnaE » quarta set 13, 2006 5:22 pm

Mantenho tudo o que disse anteriormente e acho que quem tiver possibilidade deve experimentar.

Como todas os outros tipos de embocaduras o seu efeito dependerá do temperamento, conformação, saúde e educação do cavalo, da habilidade do cavaleiro e do bom ajuste do material ao animal.


Não se deve por principio por de parte o que não se conhece, ainda mais quando da sua utilização poderá resultar melhor conforto para o cavalo.

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#20 Mensagem por balza » quarta set 13, 2006 7:39 pm

Para quem quiser experimentar sempre há a possibilidade de pedir uma e fazer a entrega em 30 dias ;)

http://www.bitlessbridle.net/

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#21 Mensagem por martassreis » quarta set 13, 2006 7:55 pm

Já estava a pensar em experimentar na minha égua, mas se afinal pode ser tão ou mais doloroso que uma cabeçada com bridão simples, se calhar mais vale ficar como está...

Já agora, uma opinião, na cabeçada da minha égua (foto a baixo), a focinheira (penso que é assim que se chama :oops: ) magoa aquela parte do nariz ou não? como está bastante acima, e não fica perto da boca, eu não sei... e naquela zona a focinheira deve estar bem apertada - bastante justa ou pode ter alguma folga?

Imagem

Em relação ao bridão, o que uso é aquele normal, grosso (nas pontas) e quebrado ao meio. estava a pensar em comprar um de borracha, mas não sei se é bom ou não :? Vi dois modelos: um inteiro e outro tb quebrado ao meio, qual será melhor (isto é, se algum for bom)?

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#22 Mensagem por AnaE » quarta set 13, 2006 8:14 pm

Olá Marta!
Já estava a pensar em experimentar na minha égua, mas se afinal pode ser tão ou mais doloroso que uma cabeçada com bridão simples, se calhar mais vale ficar como está...
isto não é verdade.... e mesmo empregar a expressão "doloroso" seja para este tipo de cabeçada como para um bridão simples, já me parece demasiado... só se andares aos puxões a toda a força.

A focinheira só magoa o nariz se for mal colocada, seja demasiado apertada ou por ser feita de uma material demasiado rijo, ou por estar muito acima. Diz-se geralmente que a fita tem que ficar dois dedos travessos abaixo da ganacha (as bochechas do cavalo).

Há protecções para colocar na focinheira se o cavalo for muito sensivel nessa zona.

Dentro da gama de bridões simples, de argolas e articulados, em que a grossura pode também variar, existem os "french link" que geralmente melhoram o conforto do cavalo por terem uma acção menos agressiva no céu da boca. Mesmo esses também há em borracha.

Ex. da articulação do bridão em french link... http://www.redwrench.com/mischorse/bits/biteval.htm

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cabeçada

#23 Mensagem por João dee Deus » quarta set 13, 2006 8:27 pm

Marta

A focinheira tão alta como a tens...não faz lá nada..podes tirá-la que a égua funciona na mesma.

O bridão que usas se resulta no maneio da égua montada...deixa estar.

A cabeçada que querias experimentar,como eu disse no post é mais suave que o akamore,ou seja apenas duplica a força que imprimes nas rédeas.Não é violento para a égua,mas duvido que a segures com isso.

Por principio as focinheiras teem a função de não deixar o Cavalo abrir a boca...mais nada.Podem é ser às flores e acumularem a função decorativa.:lol: :lol:

Escrevi um post na escola virtual sobre isto..já leste.?

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#24 Mensagem por João dee Deus » quarta set 13, 2006 8:32 pm

Marta

Desculpa lá não te dar nenhum link...apenas tenho para te dar a minha experiencia. :cry:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#25 Mensagem por martassreis » quarta set 13, 2006 10:42 pm

Olá Ana, já tinhaviste estes bridões, não sabia que aquele tipo de articulação era mais suave, aliás, para ser franca até pensava que chateava mais o cavalo como tem aquela "peça" a meio.

Sr. João, vi o seu post na escola virtual e fiquei surpreendida por informar que o bridão sem articulação é mais suave, sempre pensei que não fosse, mas agora compreendo que a articulação no meio do bridão tem como objectivo atingir a boca do cavalo e por isso o fixo ser mais suave (não sabia mesmo nada sobre bridões :oops: ). O que eu uso (foi o que me aconselharam) é este: Imagem

Pensei agora nos de borracha pois a minha égua é muito sensivel de boca (qualquer contacto mal feito nas redeas é motivo para ela parar ou outra coisa qualquer conforme o caso) e estava a pensar experimentar um do genero deste: Imagem mas agora como diz que os não articulados são mais suaves, nao sei hei-de experimentar um destes: Imagem :? ou assim (não sei qual o efeito das ondinhas) Imagem

Sinceramente é uma coisa que me faz muita confusão porque existem tantos bridões diferentes, com varias argolas, com barras laterais, etc, etc, nunca percebi quais as diferenças, apenas sabia que quanto mais grosso menos magoa o cavalo e por isso escolhi um grosso. :wink:

(a sua experiencia pode ser muito superior a qualquer link)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

embocadura

#26 Mensagem por João dee Deus » quarta set 13, 2006 11:06 pm

Marta

O ferro que usas como já te disse é bom,...,agora se ela é muito sensível de boca...melhor para ti porque vais treinar as tuas mãozinhas e serem-no também, o que é parte importante no conjunto...se não a mais importante...tens de ter algum trabalho..não..?

Aliás essa enorme gama de ferros deve-se quanto a mim a satisfazer deficiencias,não dos Cavalos,mas mais de quem não tem sensibilidade sufuciente nas mãos.

A propria borracha lateral que usas no bridão,suavisa a sua acção porque ao não deixar que ele se meta pela boca dentro quando puxas por um dos lados,permite que a parte do filete que actuas nas barras seja a mais grossa.
Se não a tivesse,( a borracha lateral)ao puxares o bridão ele saía da boca para esse lado(porque do outro lado não estava lá a borracha) e a parte do filete que actuava nas barras era a mais fina e doía mais...entendeste.?

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#27 Mensagem por AnaE » quinta set 14, 2006 12:17 am

Olá Marta, o teu vet já viu se existe algum problema de dentes?

Ás vezes o desconforto pode ter causa em problemas de dentes, apesar da tua égua parecer nova demais para isso.

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#28 Mensagem por martassreis » quinta set 14, 2006 12:26 am

Obrigado pela ajuda. Então continuo como estou, e não preciso de ter uma peso muito grande na minha cabeça relativamente ao método que estou a usar...

Agora também percebo para que se usam aquelas protecções fofas de pelo de borrego (será?) nas focinheiras.

De qualquer das formas, se se podesse montar com uma cabeçada sem qualquer embucadora, e sem o efeito de aperto que as cabeçadas do site em questão (http://www.bitlessbridle.net) seria o ideal :D :D :D

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#29 Mensagem por AnaE » quinta set 14, 2006 12:45 am

claro!

O ideal, se montas num local com mais gente, é poderes ir pedindo que te emprestem coisas diferentes para ires experimentado.

Eu tinha sempre o problema de experimentar coisas diferentes, como estava sózinha... tinha que comprar para experimentar, felizmente acho que só fiz boas compras, mas fiquei com pena de nao experimentar o "bitless"!
felicidades

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#30 Mensagem por martassreis » quinta set 14, 2006 1:11 am

Olá Ana,

Acho que o problema não é dos dentes, na última vez que foi vista estava tudo bem e ela sempre foi assim - dizem é que ela é muito fina e por isso qualquer contacto mal dado nas redeas ela nota logo, às vezes é complicado porque não se pode distrair um bocadinho com ela e ainda para mais aprende tudo hiper rapido - quer as coisas boas quer as más :? quando é possível faço trote com as redeas soltas e às vezes galope para ela andar à vontade (isto em interior, senão era uma festa... para ela :twisted: claro)

Responder

Voltar para “Diversos”