A tradição já não é o que era....

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#16 Mensagem por João dee Deus » sábado out 07, 2006 12:06 am

AnaE

No Alentejo...sempre lá....conheci um personagem que respondia quando lhe diziam que a terra era redonda girava.....ISSO É QUANDO ESTAMOS BEBADOS.

Para os Marialvas o fado é o mesmo,ou já viste alguma referencia ao fado sem que constem bebados no "quadro"??.Não estou a depreciar o Fado mas apenas a constactar factos.Sempre que assisti vim de lá com uns grãozinhos na asa mas nesse tempo não havia o balão,e curiosamente nem desastres por isso...digo eu.

Concordo que o folclore deles é mais contagiante pois baseia-se em musica cigana,Hungara,Romena,etc e só acontece assim porque esses não tiveram cá lugar,mas pareceria bem a mim ouvir na Golegã corridinhos Algarvios e os Pauliteiros de Miranda que nós também temos.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

.,....

#17 Mensagem por mobix » sábado out 07, 2006 12:14 am

Independentemente da forma como são as nossas tradições, ou morbidas ou alegres, ou boas ou más SÃO AS NOSSAS TRADIÇÕES e é por elas que deveria-mos lutar mas tb nao sou a favor da imposição mas sim do renovar de conhecimentos e mentalidades, pois se nao for-mos nos a defender as nossas tradições quem as ira defender???? Roubar qualquer um que venha ca ao nosso cantinho dos descansados pega no que nos achamos ridiculo e leva para o seu país onde irá ser considerado um rei por mais uma conquista e nos vamos depois la buscar o que nos semea-mos mas nao queremos colher directamente mas so se passar pelas maos de outra nação é que passa a ser bom!!!!!Devemos enaltecer todos os nossos costumes e defendê-los afim de nao perder-mos identidade, qq dia o lusitano é espanhol ou ingles e nos criamos raças inglesas ou espanholas pq essas sao as boas.Portugues sempre foi Descobridor e nunca seguidor de outras modas mas isso está fora de moda e a moda é que conta mas nao é a nossa.Nós os mais novos somos o futuro deste país e se continuar-mos com estas ideias em breve seremos uma provincia espanhola.A brincar que o diga ja vi isso mais longe.
Saudaçoes Marialvas
Rui

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#18 Mensagem por AnaE » sábado out 07, 2006 12:18 am

Sinceramente acho dificil concorrermos no campo do folclore com os nuestros hermanos. Eu pessoalmente sem ser os cantares alentejanos que são um assombro detesto aquelas ladainhas agudas e as voltinhas do nosso folclore... evito mesmo...

Acho que é mesmo na qualidade que temos que nos afirmar... mesmo que a coisa seja menos folclórica!

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#19 Mensagem por Sentry » sábado out 07, 2006 12:24 am

Abençoado Alentejo por ter bastantes coisas boas! :P :lol:

Cavaleira
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 25, 2005 9:09 am

#20 Mensagem por Cavaleira » sábado out 07, 2006 2:12 am

Mobix

Desculpa a ousadia mas defender o que é nosso também deve incluir defender a nossa língua e não dar tantos erros ortográficos:

"for-mos"..."perder-mos"..."continuar-mos"...??? :D :D :wink:

saudações cavaleiras

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cantar

#21 Mensagem por João dee Deus » sábado out 07, 2006 2:45 am

ATENÇÃO

O cantar Alentejano em relação ao folclore musical do resto do mundo...é musica lirica à capela.

De resto acho que alguns de voçês ainda estão no estado timido e precisam de bater o pé,com ou sem erros ortograficos,e reclamar o que já cá estava quando nasceram,...assim....sem medos de ofender ninguém...é uma questão de auto estima viver sem pedir desculpa aos estrangeiros por ter nascido :twisted: :evil: :twisted: :evil: :twisted:

saudações Marialvas ...porque ter razão mesmo com erros ortograficos vale em qualquer tribunal.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Cavaleira
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 25, 2005 9:09 am

#22 Mensagem por Cavaleira » sábado out 07, 2006 3:29 am

:lol: :lol: E viva o Licor Beirão!!! :lol: :lol:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#23 Mensagem por João dee Deus » sábado out 07, 2006 4:01 am

EMAINADA!!!!....aliás..... também a geropiga e a aguardente de medronho

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

#24 Mensagem por Oscar Simoes » domingo out 08, 2006 10:01 am


"Temos que aprimorar o nosso folclore... aprumar os campinos e alegrar os fadistas senão perdemos mesmo o comboio!"
Ha muitos fados alegres e ha melodias de guitarra portuguesa com bastante ritmo. É obvio que muitos do jovens que vao a golega "curtir a noite e apanhar uma ganda buba" nao gostam deste tipo de musica, mas a feira da golega nao é propiamente a " FEIRA POPULAR DE LISBOA".


"
Mestre Nuno... o mestre... e para quem se quer divertir a equitação clássica não é a modalidade ideal"
Se vamos por "alegrar", poe se no arneiro uns carrinhos de choque, uma montanha russa, musica espanhola, umas sevelhanas?!
Eu preferia 1000 vezes ver bons cavaleiros e bons cavalos na manga. Seria para mim e para muitos uma grande alegria ver o mestre Nuno o mestre Luis Valença o dr.Guilherme Borba entre outros, mas nao, o que se ve sao cavalos á carga e de seguida paragens á espanhola! que bonito..
"perdemos mesmo o comboio!"


?! para mim a golega é (ou era) a melhor feira do cavalo do mundo, nao quero que a golega se transforme na feira do "Gerez" nós nao tamos a perder o comboio, tamos é a transformar a feira, como diz o sr.Joao, qualquer dia a feira é deles(ou é como as deles, espanhois) ! nao podemos é perder as coisas boas que a feira tem e teve.
"Agora a Garrocha a Doma Vaquera... aquilo é que é!"
nao, nao tou de acordo, se vem centenas de estrangeiros nao é para ver Garrocha nem Doma Vaquera. Quem gosta de Garrocha ou Doma Vaquera sabe onde procurar. Se os vamos imitar é obvio que nao vamos passar de uma imitacao "rasca", tal como, se os espanhois quisessem imitar a feira de golega nunca iriam conseguir, porque a golega é unica (ou era ?!)

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#25 Mensagem por AnaE » domingo out 08, 2006 3:47 pm

Olá Sr. Oscar Simões, imagino que tenha estranhado o conteúdo do meu post mas olhe que todo ele está escrito em tom irónico! Se não percebeu, talvez tenha eu que melhorar a escrita não vá alguém querer corroborar as ideias expressas.

Se ler o meu post seguinte resumo melhor a minha ideia sobre a feira...
Acho que é mesmo na qualidade que temos que nos afirmar... mesmo que a coisa seja menos folclórica!
Saudações equestres

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

golegã

#26 Mensagem por João dee Deus » domingo out 08, 2006 5:00 pm

Companheiros

Com o meu atrevimento do costume e usando uma redacção o mais convincente possivel,,,mandei um mail à organização da feira sugerindo que PELO MENOS NO DIA 11 SÓ PERMITIREM NA MANGA SELAS À PORTUGUESA E CLARO ESTÁ Á RELVAS.

Vamos ver o que eles me respondem...se responderem.

Mas se não..fica desde já aqui nesta "pequena" tribuna a minha diligência tomada.

Se conseguirmos..para o anos poderemos alargar para mais dias.
Esta não é a minha técnica ,mas é uma adaptação à maneira de actuação dos não Marialvas que teem medo da propria sombra e que ocupam estes lugares de decisão.Infelizmente.

saudações Marialvas...e não há nada como não precisar de "colaboração" para pagar o nosso almoço,sabendo que como foi dito.."não há almoços gratis"
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

golegã

#27 Mensagem por João dee Deus » domingo out 08, 2006 5:03 pm

Para quem estiver interessado


Google---golegã----feira----contactos---Email----e já está :lol: :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#28 Mensagem por AnaE » domingo out 08, 2006 5:34 pm

Bom dia Sr. João!

Parabéns pela iniciativa. imagino que este ano já vá um pouco em cima do acontecimento, mas talvez se pudesse preparar uma petição ou baixo-assinado para recolher durante a feira e deixar ficar com a organização para irem meditando para o ano que vêm!

Por curiosidade fui consultar o regulamento de uma feira espanhola muito conhecida... A Feira de Sevilha ... cujas Ordenanzas de la Feria de Abril para atrelados e cavalos pode ser consultado aqui, sendo este relativo ao evento de 2002. http://www.andalunet.com/feriadeabril2002/enganches.htm

Destaco a necessidade de seguro tanto para atrelagens como para os cavalos, o boletim sanitário, a clara definição de onde se pode ou não circular e claro está as regras relativas à apresentação onde se explicita claramente que se deve adoptar o traje tradicional.

Não sei se existe algum regulamento para a feira da Golegã... mas não o encontrei disponível para consulta no site da organização. :(

Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

#29 Mensagem por Oscar Simoes » domingo out 08, 2006 8:29 pm

Olá Sr. Oscar Simões, imagino que tenha estranhado o conteúdo do meu post mas olhe que todo ele está escrito em tom irónico! Se não percebeu, talvez tenha eu que melhorar a escrita não vá alguém querer corroborar as ideias expressas.
Olá! Nao precisa tratar me por sr. pois so tenho 19 anos.

Sinceramente nao entendi que aquele post estava em tom ironico, nao fui por culpa da sua escrita, eu é que nao li todos os posts e no entendi bem o contexto.

Mas o seu post poderia prefeitamente ser escrito sem ser em tem ironico, nao me ademirava nada (deve haver muita gente que concorda com aquilo que escreveu), mas pareçe que estamos (+ou-) de acordo, eu é que entendi mal :?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

dia 11

#30 Mensagem por João dee Deus » domingo out 08, 2006 9:22 pm

Com é só para o dia 11,e eles já o ano passado exigiam nesse dia o traje à portuguesa,pode ser que ainda vá a tempo embora não acreditre que seja uma questão de tempo mas mais de influencias.(Peso específico social)
O moderador e proprietario da Cavalonet João Filipe Graciosa terá uma opinião sobre esta matéria.Esperemos que leia estes nossos posts e tenha uma posição sobre o assunto.

Mais do que nunca impôe-se que se forme um nucleo duro porque afinal de contas é a "nossa feira do Cavalo".

Os Marialvas poderão ser uma frente de reeivindicação de dieritos e tradições que estão a caminho de serem de tal maneira detrioradas e assimiladas,que podem desaparecer.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”