Porque será que o cavalo se deixa montar pelo homem?

Esta secção é para todos os temas que não estejam incluidos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
miguel ferreira
Espectador
Mensagens: 9
Registado: segunda dez 18, 2006 10:29 pm

Porque será que o cavalo se deixa montar pelo homem?

#1 Mensagem por miguel ferreira » segunda dez 18, 2006 10:38 pm

Olá!

Abri este tópico para colocar a seguinte questao aos ouros utilizadores:

Porque será que o Cavalo se deixa montar e conduzir pelo homem quando na realidade o podia por no chão e ir embora.

Esta pergunta poe-me muitas vezes a pensar
...
A verdade é que já desde á varios seculos nós, Homens, montamos o cavalo, conduzimu-lo, levamo-lo para as batalhas, competimos, etc...
porque será que ele nos deixa fazer tudo isto???

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#2 Mensagem por Sentry » terça dez 19, 2006 12:40 am

Viva.

Eu iniciei-me no mundo dos cavalos há muito pouco tempo em relação à grande maioria dos membros desta grande comunidade, portanto tenho por vezes um certo receio de ir comentar algo que nao sei; mas neste caso, penso que cada pessoa pode ter a sua opinião sobre esta questão.

Os cavalos deixaram-se montar ao longo destes tempos devido a serem animais bastante sociaveis, temperamentais, e que principalmente Confiam nas pessoas que os tratam bem. Não tenho uma explicação bem formada sobre o assunto, mas de uma certa maneira sinto-a...

Bem mas isto sou eu...


Tou desejando de saber o que tem a dizer o Sr. Joao de Deus! :D

Saudações

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#3 Mensagem por horse_lover » terça dez 19, 2006 2:24 am

Sentry Escreveu:
Os cavalos deixaram-se montar ao longo destes tempos devido a serem animais bastante sociaveis, temperamentais, e que principalmente Confiam nas pessoas que os tratam bem.
Concordo...mas um dos argumentos que usaste não o acho aplicável...

Um cavalo que confia em quem o trata bem...mas n te podes esquecer que muitos cavalos são deveras maltratados, e nem por isso deixam de ser assim...(deixar-se montar)

Sinceramente...na minha opinião, para justificar as atitudes de um cavalo que é maltratado a deixar-se montar...é talvez...digamos... :roll: a sua "pouca inteligência"? :?

Mas como tudo, é uma questão de personalidade...por muito que gostem de ti...se for garanhão e houver uma égua pelas redondezas... :lol: :lol: :lol:


Mas esperamos pela resposta do João :D
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » terça dez 19, 2006 2:27 am

Luis ~~


HÁ COISA QUE SE DESPRESNDEM COMO MAÇÃS MADURAS E O TEU POST FOI DECISIVO PARA TOMAR ESTA DECISÃO E SE HOUVER ALGO A AGRADESCER POR ISSO É A TI.

Vai a MARIALVAS e vê.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

miguel ferreira
Espectador
Mensagens: 9
Registado: segunda dez 18, 2006 10:29 pm

#5 Mensagem por miguel ferreira » terça dez 19, 2006 6:59 am

ola a todos!

Antes de mais queria dizer que concordo com tudo o que foi dito, mas o cavalo pode ser docil, temperamental e tudo mais. mas o que e facto e que sempre se deixou ser "escravo" do homem quando com dois ou tres movimentos podia seguir a sua liberdade.

sinceramente, nao sei se esta pergunta que ja a tempos fasso a mim mesmo tem resposta.

comprimentos!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » terça dez 19, 2006 7:06 am

Olá Miguel,

O cavalo não deixou, foi o homem que aprendeu como fazer.

Luis Pedro

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#7 Mensagem por alegrete » terça dez 19, 2006 7:08 am

Quem e que nasceu primeiro???
O OVO OU A GALINHA??? :lol:
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

miguel ferreira
Espectador
Mensagens: 9
Registado: segunda dez 18, 2006 10:29 pm

#8 Mensagem por miguel ferreira » terça dez 19, 2006 7:12 am

ola pedro!

sem duvida que foi o homem que aprendeu como fazer, mas o cavalo deixou porque?

Por mais castigos que o homem lhe possa dar, ele pode sempre polo no chao.

Se pensarmos bem, nao a nenhum otro animal que nos acarte as costas com elegancia, obediencia e amizade.

será que os ancestrais dos cavalos sentiam medo do homem i daí hoje em dia serem montados?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » terça dez 19, 2006 7:31 am

Olá Duarte,

Muito antes das galinhas já existiam ovos.

Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » terça dez 19, 2006 7:39 am

Olá Miguel,

Não vou responder directamente á tua questão porque discordo das afirmações que fazes, começando por não existe nenhum cavalo que nos transporte às costa com elegancia, obediencia e amizade se estiver cheio de medo e tambem não é atravez de castigos que lhe daremos mais elegancia ou obteremos mais amizade (se é que este conceito se pode aplicar á relação em causa).

Luis Pedro

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#11 Mensagem por Sentry » terça dez 19, 2006 4:20 pm

O meu post foi decisivo Sr. João?

Saudações

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

-

#12 Mensagem por João dee Deus » terça dez 19, 2006 4:36 pm

Foi e vai-se lá saber porquê...??

Estas "pancadas" acontecem-me e eu deixo, porque são o prenuncio de algo que vem por aí e pode não ter nada a ver contigo.

Quem quer ser beneviciado com o instinto e a sensibilidade,tem de lhes dar espaço, e isso não é feito pelas pessoas porque trás consigo uma factura que nem todos teem estaleca para aguentar com ela.

Só os marialvas a teem

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » terça dez 19, 2006 7:51 pm

Numa reflexão breve sobre assunto ocorrem-me várias razões para que o cavalo se tenha deixado domesticar pelo homem:

. O seu temperamento medroso, dócil e curioso e a sua morfologia natural que permitiam executar a tarefa com facilidade.

. O facto de ser um animal predado e não predador que encontrou no homem uma fonte segura de sobrevivência ao mesmo tempo que o habitat base ao seu modo de vida selvagem foi sendo destruído. O cavalo foi um animal base na alimentação dos homens e outros animais selvagens, vivia em manada e dependendo das condições naturais do local onde se encontrava tinha que percorrer diferentes distancias para se alimentar. À medida que ao longo da história as terras começaram a ter propriedade, essa livre movimentação foi sendo estrangulada até à situação actual em que não existe livre movimentação, excepto em áreas muito restritas designadas para tal.

. Os métodos de criação e cruzamento entre raças que vão apurando as características funcionais e mentais dos cavalos, também no sentido de criar animais de fácil maneio.

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#14 Mensagem por Sentry » terça dez 19, 2006 8:27 pm

Eu apenas disse o que ia ca dentro, espero que o que tenha dito seja algo de bom.

Saudações Marialvas

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

-

#15 Mensagem por João dee Deus » terça dez 19, 2006 10:51 pm

Eu tambem....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Diversos”