Construção de Picadeiro

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

Construção de Picadeiro

#1 Mensagem por catarinarocha » terça mar 06, 2007 5:45 pm

Olá... Ando com um problema enorme!!!
Este Verão construi em minha casa boxes para os meus cavalos..e agora estou com um problema pois quero construir o picadeiro e não sei como fazer...pois o terreno onde vou construir retêm muita agua, ou seja parece um pantano..alguem sabe o k ei de fazer para construir o picadeiro??? :roll:

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » terça mar 06, 2007 11:44 pm

Quando o terreno não é naturalmente bom para drenar o excesso de água, e isso geralmente só acontece em zonas arenosas que depois têm o incoveniente de serem demasiado moles com prejuízo para os tendões dos cavalos, é necessário preparar préviamente o terreno fazendo uma fundação que varia consoante as suas carcaterísticas e dimensão.

Se pretendes um picadeiro para montar todo o ano(e não um espaço vedado para montar) o ideal é contactar um técnico da área de pavimentos/fundações/contrução pois há inúmeras soluções técnicas dependendo do que pretende fazer. O local onde o picadeiro é implantado no terreno também fará muita diferença, interessa um local que facilite a drenagem e não seja fácilmente inundável.

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#3 Mensagem por anasabreu » quinta mar 08, 2007 1:49 am

E para quem quer tentar poupar algum e fazer uma coisa relativamente boazinha... há por aqui alguém que já tenha tido essa experiência?!?!?
Ana Sofia Abreu

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » quinta mar 08, 2007 1:57 am

A melhor maneira de poupar é mesmo fazer uma coisa boazinha de principio, acautelando os possíveis problemas.

Mas uma coisa é um picadeiro... outra coisa é uma cerca para andar a cavalo.

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#5 Mensagem por anasabreu » quinta mar 08, 2007 3:03 am

Claro que se a ideia é fazer uma coisa como deve de ser é melhor acautelar... mas com as instruções correctas consegue-se fazer uma coisa boazinha!
Se chamar um técnico e lhe pagar os olhos da cara posso fazer uma coisa super hiper mega rifixe!!! :D
se fizer uma cerca no terreno para montar lá dentro, fico com um espaço vedado para montar lá dentro...

Se eu for ao médico da caixa tenho uma coisa boazinha :roll: , se for a um particular tenho uma coisa muito boa!! :wink: Se me deixar ficar em casa e tomar um benuron, fico com uma gripe que se há-de curar um dia... "digo eu..." :lol:
Ana Sofia Abreu

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » quinta mar 08, 2007 3:43 am

A ideia de que consultar um técnico sobre qualquer coisa custa um dinheirão é um mito, mas custará alguma coisa pois as "instruções correctas" geralmente vêm em livros que se têm que comprar para ler ou nalguma escola para aprender.

Com o número de licenciados que há em Portugal dúvido que não haja família que não tenho um engenheiro, arquitecto ou alguém do ramo que não possa dar uma mãozinha.

...de qualquer modo... também estou curiosa em possíveis respostas a este tópico, pois pelos vistos nunca foram feitos picadeiros no país.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#7 Mensagem por Rogers » quinta mar 08, 2007 4:09 am

Peço desculpa ainda n ter respondido, pois eu já fiz um com sistema de drenagem, mas estou com falta de tempo para explicar, hoje ainda vou tentar pôr isso aqui.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

#8 Mensagem por catarinarocha » sexta mar 09, 2007 8:32 pm

o que eu pretendo fazer é uma coisa bem Boa, pois vai ser um picadeiro um pouco grande onde de para montar uma carrier la dentro e sobrar bastamto espaço pois tambem se vai destinar a percursos de obstaculos....
ja me aconselharam a planar o sitio e depois por uma camada de brita por cima, e depois celindra-la..apos isso feito disseram-me para por um manto para picadeiro e depois por o piso pretendito......
mas n sei se sera boa ideia!!!!!!!!!
e tbm não sei onde encontrar esse tal manto...alguem sabe por aki???

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » sexta mar 09, 2007 9:01 pm

Catarina... não quero parecer chata... mas pelo que dizes queres fazer um picadeiro a sério pelo que de certeza vale o investimento de contactar um técnico e uma empresa da especialidade para fazer o projecto.

As soluções técnicas e materiais a utilizar dependem muito do que pretendes e das condições existentes préviamente no local... porque isso de terraplanar, da brita e da tela... provavelmente todos terão mas as quantidades, número de camadas, tipo de materiais varia de caso para caso e tem que ser corrigido em obra.

D.A.
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta fev 28, 2007 2:57 am
Localização: amadora

#10 Mensagem por D.A. » sexta mar 09, 2007 9:08 pm

OLA

So por curiosidade, quais sao as dimensoes k tas a pensar fazer o picadeiro? e se é coberto?


D.A.

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Não podemos fazer filhoses de água...

#11 Mensagem por vitor_morgado » sexta mar 09, 2007 10:40 pm

Amigos foristas é impossivel fazer o quer que seja sem um investimento cuidado e trabalhado. O que a nossa amiga catarina quer fazer é um bom picadeiro para provas de saltos (não só mas também). Por isso aconselho aguns sites para a sua informação e formação. É bom ter em mente o tipo de piso indicado para os cavalos (nomeadamente na granulametria dos inertes dos pisos), tempo de utilização diário, drenagem eficiente. Eu como arquitecto e para teu bem, posso-te apoiar de graça se esse é o teu problema... visita este site para teres uma ideia! se quiseres eu posso-te desenhar todo o teu picadeiro sem problemas!

abraço do vitor morgado.


http://www.equiapara.com/pt/pisos.asp

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#12 Mensagem por anasabreu » sexta mar 09, 2007 10:41 pm

Já agora... acho também muito importante, mesmo que se contrate o tal técnico especializado, ter-se algum conhecimento da coisa para podermos ter a certeza de que o que está a ser feito está bem!

Continuamos à espera de relatos de experiências!!!
Ana Sofia Abreu

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » sexta mar 09, 2007 11:23 pm

revistas como a Cheval Pratique, a Cheval magazine são acessíveis e têm muitos conselhos úteis. Infelizmente não temos revistas nacionais que aprofundem estes temas.

Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

#14 Mensagem por catarinarocha » terça mar 13, 2007 7:02 pm

as dimensões ainda não tenho a certeza delas, mas vai ser um picadeiro descoberto ( mais ou menos de 35m por 60m).. ja tenho todo o material escolhido ate mxm a areia k vai vai ser areia branca, fina e lavada... o meu problema mxm e como vou fzr a estrutura de baixo pois os tecnicos levam algum dinheiro que eu não o tenho....
obrigado vitor por me querer ajudar ficaria muito grata pela sua ajuda, sera muito bbem vinda!!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » terça mar 13, 2007 8:26 pm

Catarina

Tenho seguido o teu problema e posso ajudar-te mas através do forum sem desenhos é muito dificil.

De onde és.?

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”