Piso para cavalo

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Gilberto
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: segunda jun 13, 2005 7:35 pm
Localização: Porto

Piso para cavalo

#1 Mensagem por Gilberto » quarta set 05, 2007 1:26 pm

Boa noite.
Gostaria de ter informação se por o piso da corte de um cavalo em borracha é boa ideia.
Já coloquei quando está seco parece bom mas em molhado escorrega um pouco.
Será perigoso.
Ele de momento está por ferrar mas apor colocar as ferraduras já deve escorregar menos.
Efectuei esta alteração com a ideia de manter os cascos mais secos pois anteriormente estava a ter problemas com humidade.
Por favor comentem a solução.

Abraço,
Gilberto

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta set 05, 2007 2:42 pm

Gil

Chamas corte à box.? aqui nesta zona é assim...

Se tens problemas de humidade é porque não há drenagem no piso e isso nada tem a ver com a qualidade do piso.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Gilberto
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: segunda jun 13, 2005 7:35 pm
Localização: Porto

#3 Mensagem por Gilberto » quinta set 06, 2007 12:28 pm

Estava precisamente a referir-me a box.
O sistema que eu estava a utilizar era o chão em terra e todos os dias acrescentava mato no chão de modo a fazer a cama.
Assim conseguia manter o chão limpo e ao mesmo tempo de longe a longe removia tudo para p campo com o objectivo de adubar o campo.
Acontece que o cavalo estava a ficar com problema de cascos, estavam a apodrecer e estavam bastante moles o que provocava as ferraduras saírem rápido devido ao casco partir e ser bastante mole chegou mesmo a estar manco devido a ter o sangue muito perto.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#4 Mensagem por luis pedro » quinta set 06, 2007 1:52 pm

Olá Gilberto,

A cama de palha ou aparas, com ou sem tapete de borracha por baixo, continua a ser a melhor solução.

Julgo que ainda não existe nenhum tipo de cama que prescinda da manutenção diária.

A cama de mato é pouco adequada a cavalos apesar de, tradicionalmente ser usada no gado bovino.

Se cuidares da cama e mesmo assim apodrecerem os casco deves usar, com a frequência necessária, um liquido como o "licor de vilate" para secar e tratar a podridão.

A untura de cascos, aplicada uma a duas vezes por semana, é também importante por ajudar a impermeabilizar e simultâneamente manter a flexibilidade.

luis pedro

Quicas
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 14, 2010 8:40 pm

Piso para cavalo

#5 Mensagem por Quicas » domingo fev 14, 2010 9:12 pm

Boa noite,

Tenho uma égua que está em paddock (aberto) tem uma boxe para recolher se assim o entender - e que nunca o faz!!
Chova muito ou pouco, seja de dia ou de noite, fica sempre na rua...

Acontece que o chão está de tal forma que parecem areias movediças, ao ponto de entrarmos e ficarmos atolados; o que me dizem é que o chão tem que ser mole porque o outro cavalo tem problemas nas patas; isso eu percebo.

MAS, a minha tem tendência para arestis e a verdade é que a constante humidade / e água lhe apodrecem os cascos, as ranilhas e não creio que seja muito saudável para o quadro geral das patas; estou certa ou estarei a exagerar? Deixo algumas questões:
1 - O que posso fazer para lhe proteger os membros? (cascos e ranilhas incluídos)
2 - Sugestões para se poder melhorar o terreno (é sobretudo, à base de areia - está num pinhal);
3 - Alguém sabe de algum local na zona de Lisboa em que seja possível ter um cavalo a penso sem ser em boxe 24h/?
Obrigada
Sofia

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Piso para cavalo

#6 Mensagem por Sofia e Sabre » quinta mar 11, 2010 11:00 pm

Olá Sofia,
Relativa à primeira pergunta, posso-te deixar um conselho:
1. Faz uma boa base de algodão no casco e embebeda-o com licor de villate para obrigar a secar, e não te esqueças de enfiar o algodão bem par dentro do sulco da ranilha (se necessário usa um cravo para ajudar).
2. Enfia um saco de plástico no casco e põe fita cola (daquela castanha larga) abaixo do boleto, justo o suficiente para não entrar terra mas de forma a não constrigir a circulação sanguinea para o casco.
3. Finalmente, envolve o casco com uma ligadura autocolante, para manter o penso bem justo ao casco.

Isto pode parecer um método pouco tradicional mas a verdade é que resulta, evita que o casco esteja em contacto com a humidade o dia todo e ao mesmo tempo seca-o.
Tem o cuidado de mudar o penso pelo menos dia sim dia não, e nessa altura deixa os cascos apanhar um bocado de ar.
Ah, e não te esqueças que antes de fazeres este procedimento convém que o casco esteja bem limpo!

Espero que tenha ajudado,
Sofia

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”