Portas para boxes

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Miguel Costa
Mensagens: 3
Registado: terça jul 21, 2009 10:29 pm
Localização: Guarda

Portas para boxes

#1 Mensagem por Miguel Costa » terça jul 21, 2009 10:44 pm

Boa noite! Sou novo aqui no fórum apesar de já o seguir há algum tempo. Gostaria de saber se alguém sabe de contactos de empresas que vendam portas para boxes em metal e madeira e qual é o tamanho standard. É que estamos a reabilitar uma quinta e vamos começar agora a construir as boxes e dava jeito saber quais são as medidas para fazer as paredes. Obrigado

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Portas para boxes

#2 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 22, 2009 6:20 am

O ideal na minha opinião seria que se abra para fora, 1,15 m de largura e a altura depende da altura do cavalo, ou seja, deve poder olhar para fora sem ter que se esforçar a linha dorsal, mas também não deve ser muito baixa para não saltar para fora. Vai fazer uma porta dupla, estilo inglês, certo? Uma em baixo e uma mais pequena em cima. A porta de baixo vai precisar de ter o bordo superior coberto por uma chapa de latoeiro duns 10cm, bem batida para o cavalo não se cortar nos cantos - isto para evitar que o cavalo comece a roer a madeira e a destruir a porta. A madeira deve ser o mais espessa possível e pode haver um reforço de ferro em X no exterior para que aguente melhor joelhadas e golpes. Outra coisa é o peso, vai ser uma porta (duas portas) bastante pesada, portanto ferragens e dobradiças devem ter as características necessárias para aguentar portas muito pesadas.
Não use pinturas tóxicas nas portas e lembre-se que a madeira deve ser tratada uma vez por ano para se manter em boas condições e durar muitos anos.
O espaço debaixo da porta (entre a porta e o chão) não deve ser superior a 5/8cm para não consentir a passagem duma pata com consequentes gravíssimos problemas ao cavalo tentar se levantar.
O sistema para abrir e fechar as portas deve ser simples, não ao alcance do cavalo e é importante que se possa abrir usando uma só mão, num caso duma urgência ou quando se tem a outra mão ocupada - por isso sistemas muito complexos acabam sendo só uma chatice.
Acredito de ter falado de tudo o que serve para fazer uma boa porta, mas eventualmente se ainda tiver duvidas me pergunte.

Miguel Costa
Mensagens: 3
Registado: terça jul 21, 2009 10:29 pm
Localização: Guarda

Re: Portas para boxes

#3 Mensagem por Miguel Costa » quarta jul 22, 2009 3:44 pm

Muito Obrigado! Tinha pensado contactar a achevale para saber se eles me faziam as portas. Se tiver outros contactos agradecia.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Portas para boxes

#4 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 22, 2009 3:53 pm

Infelizmente não tenho contactos para aconselhar porque vivo no estrangeiro.

João Damião Pinheiro
Mensagens: 1
Registado: segunda out 19, 2009 11:36 am

Re: Portas para boxes

#5 Mensagem por João Damião Pinheiro » segunda out 19, 2009 12:53 pm

Só agora vi a sua questão sobre boxes, se puder ajudar, visite este site, http://partridge.pt/Cavalos/Cavalos0.htm, pode ser que ainda vá a tempo.
Cumprimentos
João Pinheiro

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”