Novo Picadeiro na SHP

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Novo Picadeiro na SHP

#1 Mensagem por Joana Abreu » quinta nov 24, 2005 11:44 am

Foi recentemente inaugurado o novo picadeiro coberto da SHP.

Acrescento ainda, que segundo as minhas fontes, custou cerca de 55 mil contos.
Para pagar o picadeiro, a SHP terá hipotecado receitas futuras importantes
(nomeadamente receitas da concessão da Bomba de Gasolina).

Estou curiosa em saber a vossa opinião...
Ficou um picadeiro de qualidade?
Vale o dinheiro investido?
É sensato hipotecar receitas futuras?
(à semelhança de alguns clubes de futebol que o fizeram à uns anos)
(e outros clubes como o Benfica, que recentemente alteraram os estatutos a proibir isso mesmo)

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » quinta nov 24, 2005 12:28 pm

Olá Joana Abreu... antes demais... bem vinda de regresso ao Forum.. vamos ver se isto continua animado e com um bom nível de debate!

Não conheço o novo picadeiro, mas no geral parece-me que se precisavam do picadeiro fizeram bem investir... é pena continuar a situação miserável de alguns páteos.... é pena o maior complexo hipico de Lisboa continuar ali, com um parque Florestal de Monsanto mesmo ali ao lado.

Lisboa contém bem dentro da cidade espaços dedicados ao hipismo muito intressantes, que deveriam ser encarados como os restantes equipamentos desportivos da cidade, se assim não for irão perder-se, como aconteceu recentemente com a desactivação do picadeiro da Academia Militar na Gomes Freire... um picadeiro coberto tão bonito e agradável.

Quanto às formas de finaciamento não me parece que haja alternativas de financiamento que não impliquem hipotecar receitas futuras, ainda mais numa actividade pouco rentável como a equitação. Ainda mais que uma hipoteca bem no coração de Lisboa, é apetecivel por qualquer entidade finaceira.

saudações equestres

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Picadeiro SHP

#3 Mensagem por areffoios » quinta nov 24, 2005 12:34 pm

Primeiro devo felicitar a SHP pelo excelente picadeiro e pelas boas condições que este apresenta, a nível de piso, isolamento, bancadas, etc... dos melhor que tenho visto.

Quanto ao custo deste, só a Direcção da SHP terá meios de justificar na devida altura em Assembleia Geral perante os seus sócios.

Mas na minha modesta opinião, este picadeira tem qualidade e vale o dinheiro investido, não vamos comparar a SHP com clubes de futebol, pois creio que que a dirige não merece ser comparado com esse tipo de "gente".

saudações
Alexandre Reffóios

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#4 Mensagem por Joana Abreu » quinta nov 24, 2005 1:10 pm

Ponto 1:
- Esclarecimento: quando menciono o exemplo dos clubes de futebol, é sem juízos de valor.
Nem todos os dirigentes do futebol são maus, e nem todos os dirigentes do meio equestre são bons.

Ponto 2:
- Para quem não conhece mais picadeiros para comparar, convido a visitarem o site http://www.csicasasnovas.com/eng/contenido.htm

Entrem nas fotos, são de um centro hipico na Corunha (Espanha). Casasnovas.

Ponto 3:
A AnaE levantou uma questão interessante, a recuperação dos páteos e boxes da SHP, era ou não, mais prioritário?
Para quem não sabe, cerca de 2/3 das boxes na SHP, são mesmo da SHP, e só 1/3 é que são da responsabilidade de sócios individuais.

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

site

#5 Mensagem por areffoios » quinta nov 24, 2005 10:32 pm

Adorei ver o site que a Joana recomendou, só é pena não haver nada assim em Portugal, mas tamém temos os nossos valores e é preciso acreditar no nosso País e em "Nós".

Quanto ao comentário sobre dirigentes, tenho que dar razão à Joana, mas a minha intenção era só que não se entrasse em comparações, a meu ver injustas. Apesar da SHP estar em péssimas condições, mas todos sabemos que é bastante complicado....

saudações
AR

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » sexta nov 25, 2005 12:04 pm

Muito bonitas as instalações... cá em Portugal também lá chegaremos... embora não ambicione de forma alguma que todos os centros hipicos venham a ter esse nível... só se for na dimensão interna das boxes :D

Pelo que tenho convivido com cavalos em vários tipos de instalações.... mais bonitinhas... menos bonitinhas... e mesmo nada agradáveis, percebi que para ele... e para os outros, a estética é o que menos interessa mas sim o tratamento, e para nós... também a funcionalidade. Mas é sem dúvida muito bom quando montar num sitio que nos é agradável, e onde podemos levar amigos e familia, que por vezes ficam um pouco arredados destas actividades simplesmente por "não terem onde se sentar", assim como bons locais onde podem acontecer eventos com a dignidade que deve ter a equitação.

Devagar chegamos lá... aqui ainda há tanto para fazer em termos de alojamento das pessoas...

MC
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quarta nov 16, 2005 9:24 am
Localização: Lisboa

#7 Mensagem por MC » sexta nov 25, 2005 12:07 pm

Ainda não conheço o novo picadeiro da SHP, vou ver se lá passo esta semana para "dar um olho", no entanto e daquilo que conheço julgo que em primeiro lugar se deveria fazer um investimento para a "recuperação" de alguns páteos, tal como alguem disse num post acima, há algumas situações miseraveis.
Mas pelo menos foi feito um investimento...vamos ver quanto vai custar esse investimento em termos de futuro, na minha opinião é muito perigoso e pouco prudente hipotecar receitas futuras.

Não gostei de ver o site do Centro Hipico Casanovas...não gostei porque fico triste de não existir nada parecido em Portugal, pelas fotos parece estar tudo pensado, desde o parque de estacionamento aos picadeiros, tudo tem lógica.
Se calhar em Portugal o desenvolvimento da equitação é mais lento derivado também à falta de condições de muitos centros hipicos...

O que acham?

cumprimentos,
MC
------
"Aos cavalos e às mulheres, é guardá-los de alugueres."

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

.!.!.!.!

#8 Mensagem por mobix » sexta nov 25, 2005 1:21 pm

Realmente fiquei bastante admirado pelo facto de estar tao bem concebido aquele centro hipico que a Srª Joana falou.....Mas devemos reconhecer as qualidades dos outros mas nao desprezar o que é nosso pois devemos ver os bons exemplos mas nao pensarmos que no nosso país está tudo mal pois com essa mentalidade o nosso país ficará sempre na cauda da europa TEMOS DE SER NÓS a levar o nosso país pa frente.Mas mesmo assim devemos ver estes bons exemplos por este mundo fora.



Cumprimentos
Saudaçoes Marialvas
Rui

MC
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quarta nov 16, 2005 9:24 am
Localização: Lisboa

#9 Mensagem por MC » segunda nov 28, 2005 10:32 am

Aos interessados deixo a informação.

Entre 16 e 18 Dezembro vai decorrer um CSI ***** no Centro Hipico Casas Novas na Corunha.

cumprimentos,
MC
------
"Aos cavalos e às mulheres, é guardá-los de alugueres."

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”