Selas

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

Selas

#1 Mensagem por MMateus » quarta mar 29, 2006 1:49 am

Caros colegas

gostaría de saber, essencialmente, daqueles que estão ligados a centros hípicos que selas recomendam para grandes utilizações.

Passo a explicar, costumo montar uma Zaldi NewKent, sei que é boa, resistente e tudo, mas também utilizo uma velha sela militar, que é resistente. No centro equestre estão a pensar substituir as selas militares, e gostaria de saber as vossas recomendações.

O centro, que tem um orçamento limitado, pretende o que não bom e barato, mas essencialmente precisa de material resistente, pois são 10 arreios com uma manutenção feita quando é preciso.

Qual a vossa opinião de arreios sintéticos??

Alguém sabe onde se podem adquirir selas militares??

Abraços

MMateus

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

selas

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta mar 29, 2006 5:11 am

Mateus

As selas técnicamente são desenhadas consoante a função a que se destinam.
Básicamente´há duas grandes vertentes a considerar.
Uma, é a posição do cavaleiro e a outra, é a capacidade do cavalo resistir a longos periodos montado.

As selas que remetem o cavaleiro para junto do garrote,são as que se detinam à dressage,as que têm almofadas compridas de apoio no lombo do cavalo,são as que se destinam a ser usadas por longos periodos porque destribuem a pressaõ do peso do cavaleiro por um maior numero de centimetros quadrados.

Nestas ultimas,as militares,as almofadas apoioam-se paralelamente e logo por cima dos tendões que os cavalos têm também paralelamente à coluna.São esses tendões que não devem ser pressionados por muito tempo,o que acontece com as selas normais por isso são para usos mais curtos.

Quanto a resistência,não há duvida que são as "da ordem",como se chamam.
Para aprender a andar a cavalo são as indicadas.
Para aprender a montar,são as de Dressage.

Esta,por enquanto,é a minha opinião.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » quarta mar 29, 2006 8:03 pm

Eu não tenho centro hipico, mas penso talvez as selas sintéticas sejam uma boa opção porque são mais baratas e de fácil manutenção, a wintec por exemplo tem selas concebidas com preocupação no conforto do cavalo e existem modelos adaptados a todas as modalidades, a própria zaldi também tem selas sintéticas. Existe também uma marca espanhola Lehxis que tem selas em couro, com boa aparência, e a preços bastante convenientes e também para as várias modalidades.

saudações equestres

Ana E.

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#4 Mensagem por J.Afonso » quinta mar 30, 2006 8:13 pm

Olá Ana
Eu uso selins sintéticos da marca STATUS que têm preço acessíveis , permitem uma posição bastante razoável, com apoio bom, e são confortáveis para os meus passeios em campo que usualmente são entre uma ou duas horas.... Cada conjunto de selim, cilha elástica,loros, estribos inoxidéveis e suadouro saiu a cerca ed 200€.
Além disso podes simplesmente lavar com a mangueira, ou passar um pano e tá como nova, para além de ser espectacularmente leve e resistente....
encomendei agora da mesma marca, uma de dressage que estou a aguardar que chegue.....para variar tb esta foi encomendado no meu amigo Sr. Arménio da Horsefire no Porto, que para além de saber aconselhar tb faz sempre um preço porreiro.
Não sei se ajudei
Afonso

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

sela

#5 Mensagem por João dee Deus » quinta mar 30, 2006 8:25 pm

Fizeste bem.
Faltava aqui falar do Sr. Arménio que também tem sido o meu fornecedor de material equestre há mais de 12 anos.

É daquelas pessoas simples e pessoalmente enormes.

Saudações Marialvas, também para ele.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#6 Mensagem por J.Afonso » quinta mar 30, 2006 10:23 pm

Ana se quiseres ver as fotos das selas que te referi, estão:
http://www.bonnetts.com.au/saddles.htm não há mais informação para além das fotos e pouco mais.
O selim que tenho é o Status GP e a que encomendei é a Status dressage saddles
um abraço
Afonso

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#7 Mensagem por J.Afonso » quinta mar 30, 2006 10:25 pm


MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#8 Mensagem por MMateus » quinta mar 30, 2006 11:01 pm

Muito Obrigado a todos pelas comparticipações.

Um abraço

MMateus

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”