Curiosidade minha sobre tapete de borracha nas boxes

Críticas, sugestões e dúvidas

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Amenino
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: terça jan 02, 2007 1:52 am

#16 Mensagem por Amenino » segunda jan 08, 2007 4:35 am

"não em perece fazer sentido" não me parece fazer sentido

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#17 Mensagem por luis pedro » segunda jan 08, 2007 6:32 am

Olá,

A antiga e boa cama de palha continuará por muito anos a ser a ideal, dá um pouco de trabalho, mas para quem não está para isso o melhor é pagar a um tratador ou decidir-se por comprar um cavalo mecânico.

Para alguns cavalos é uma boa solução optar pelas aparas mas... não se esqueçam que os nossos amigos tem uma necessidade absoluta de comer palha.

Luis Pedro

Amenino
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: terça jan 02, 2007 1:52 am

#18 Mensagem por Amenino » segunda jan 08, 2007 5:19 pm

Sobre este tema, fico-me por aqui, porque a minha intenção, era para contribuir com uma opinião, e bebi muito chá, quando era miúdo. Na minha terra, influência dos ingleses, bebia-se o chá das cinco.

Para finalizar e para quem queira aceitar a minha opinião, como outra qualquer, repito, deitem-se uma noite em cima de palha e digam lá se ficam com os brônquios limpos. Agora, se o cavalo estabulado precisa de comer "volume" isso já é outra coisa. Não precisa é de comer a cama.

PS. Uma coisa que o tapete não faz é "aspiração central".

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#19 Mensagem por AnaE » segunda jan 08, 2007 9:55 pm

Boa tarde, agradecia que me indicasse de que marca são as tais camas que parecem o pavimento dos parques infantis e se possível indicar-me um site ou contacto.

Nunca tive experiência com com cavalos em locais onde usassem esse tipo de pavimentos, mas imagino que torne o pavimento mais agradável do que a dureza do cimento. Também acho que para além da borracha os cavalos devem ficar satisfeitos de ter mais alguma cama que poderá ser palha, aparas ou qualquer desse novos materiais que existem agora para cama. Isto... para além de haver palha ou feno sempre disponíveis como alimento.

Num regime em que o cavalo esteja estabulado em permanência e se não for sujeito a trabalho com uma boa frequencia usar só a borracha como cama deve tornar-lhe a vida muito aborrecida se não houver sempre comida disponível. A cama sempre permite andar para ali entretido a descobrir uns restosde raçao e feno e mesmo encobrir as fezes que se vão depositando ao logo do dia. De qualquer modo... é o que me parece à partida... se há experiências noutro sentido é sempre bom saber.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#20 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 08, 2007 10:05 pm

Eu já não queria falar nisto porque da ultima vez .....

Mas para saberem o valor que um cavalo dá à cama de palha,ponham-no numa box com acesso a um parque descoberto,façam a cama lá dentro e logo veeem onde o Cavalo se deita.
Isto partindo do principio de cá fora estar tudo limpo e seco.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Amenino
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: terça jan 02, 2007 1:52 am

#21 Mensagem por Amenino » terça jan 09, 2007 9:46 am

AnaE Escreveu:Boa tarde, agradecia que me indicasse de que marca são as tais camas que parecem o pavimento dos parques infantis e se possível indicar-me um site ou contacto.

Nunca tive experiência com com cavalos em locais onde usassem esse tipo de pavimentos, mas imagino que torne o pavimento mais agradável do que a dureza do cimento. Também acho que para além da borracha os cavalos devem ficar satisfeitos de ter mais alguma cama que poderá ser palha, aparas ou qualquer desse novos materiais que existem agora para cama. Isto... para além de haver palha ou feno sempre disponíveis como alimento.

Num regime em que o cavalo esteja estabulado em permanência e se não for sujeito a trabalho com uma boa frequencia usar só a borracha como cama deve tornar-lhe a vida muito aborrecida se não houver sempre comida disponível. A cama sempre permite andar para ali entretido a descobrir uns restosde raçao e feno e mesmo encobrir as fezes que se vão depositando ao logo do dia. De qualquer modo... é o que me parece à partida... se há experiências noutro sentido é sempre bom saber.

Ana,

Existem três empresas que forneciam este tipo de tapetes, duas delas com publicidade na internet, a AFF e a Flexipiso. Penso que não tem havido muita procura, pelo que talvez por essa razão, deixaram de divulgar este nicho de mercado, talvez como uma empresa do Cadaval que vendia borracha para picadeiros, mas que deixou de o fazer, porque ficou com uma ideia muito negativa da nossa área.

Existe ainda uma empresa portuguesa, que tenho apenas contacto telefónico e endereço de mail, mas que não disponho dele agora aqui, que representa a empresa francesa, France Construction. No entanto, de volta ao site deles, verifiquei que anunciam o tapete para clínicas veterinárias, pelo que julgo não ser o tapete mais apropriado. No Brasil há uma empresa que até nas paredes usa um tapete, mas devem ter levado algum coice, porque há pouco tempo pedi uma cotação para pavê (tijolo) de borracha para forrar o chão, em vez de pavê de cimento, e enquanto em Portugal custa o m2, 30 a 32 €, eles que têm uma moeda 1/3 mais baixa que a nossa, a $60 (dolar) o m2, sem contar com transporte, despacho, iva, despesas aduaneiras, etc. O pavê de cimento, custa em Portugal cerca de 4 a 5€.

É evidente que é possível que numa primeira fase de adaptação por parte do cavalo, seja conveniente colocar-lhe uma cama de palha e ao longo do tempo, ir colocando menos palha. Ainda no outro dia, uma pessoa minha conhecida, pediu ao tratador para colocar muita palha ao cavalo, a ver se ele se distraía, enquanto a comia, porque tinha estragado os fios eléctricos da boxe. Se a palha serve para evitar estes acidentes...

Uma das coisas que estou a fazer, é colocar um mosaico tipo piton, de forma a que a urina do cavalo, apesar do tapete ter a parte de baixo raiada, não fique parada, até porque o cimento é poroso e ficará sempre com alguns resíduos. Não fica esquecido e muito em breve posso dar-lhe uma opinião baseada não em pré-conceitos (preconceito) mas em factos concretos, porque vou fazer a experiência. Mas como já li opinião contraditória, entre tapetes porosos e impermeáveis, vou tentar testar as duas hipóteses.

Amenino
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: terça jan 02, 2007 1:52 am

Re: .

#22 Mensagem por Amenino » terça jan 09, 2007 9:56 am

João dee Deus Escreveu:Eu já não queria falar nisto porque da ultima vez .....

Mas para saberem o valor que um cavalo dá à cama de palha,ponham-no numa box com acesso a um parque descoberto,façam a cama lá dentro e logo veeem onde o Cavalo se deita.
Isto partindo do principio de cá fora estar tudo limpo e seco.

saudações marialvas
Oh, João,

Como tenho uma grande admiração por ti, porque tenho acompanhado a dedicação e o empenho em em transmitir conhecimentos aos outros e porque conheço, ou penso conhecer o teu centro, quando vou ao Teixoso de onde sou, queria dizer-te que é evidente que os cavalos, como os humanos, gostam de se sentir confortáveis, aliás eu em miúdo, adorava quando se mudava a palha dos colchões, porque ficavam mais altos e era uma delícia, mas que do ponto de vista de saúde, quer para os cascos, quer para o sistema respiratório, não haja dúvida que a palha não é o melhor. Eu tenho um cavalo, onde me fartei de gastar dinheiro a meter produtos para a ranilha e agora que anda solto quando quer, não tem qualquer tipo de problema. O que ele adora é deitar-se num monte de areia, muitas vezes até molhada.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#23 Mensagem por João dee Deus » terça jan 09, 2007 5:23 pm

Caro Amenimo

Não sabia que eras daqui nem muito menos que conhecias as minhas instalações.(NÃO É CENTRO).

Tornei a ler o meu post e vi que não esclareci a ideia de que o Cavalo PREFERE DEITAR-SE CÁ FORA...ou seja, está-se borrifando para a palha.

Espero a tua visita que a partir de agora se torna incontornavel...ou queres que te vá buscar a casa..??

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#24 Mensagem por luis pedro » quarta jan 10, 2007 7:39 am

Olá Amenino,

Lamento que tenha entendido o post como uma ofensa ainda por cima a atirar logo com a "chazada". De qualquer forma as minhas desculpas, apenas dei uma opinião com tanto valor como a sua, aqui valem todas o mesmo.

Luis Pedro

selaiberica
Mensagens: 4
Registado: sexta jan 12, 2007 2:55 am

#25 Mensagem por selaiberica » sexta jan 12, 2007 3:39 am

Olá a todos,

Eu utilizo camas com piso de borracha e outras sem, a diferença é enorme, contudo esta não substitui a cama e neste caso aconselho que seja de aparas.
- Só o piso sem cama não aconselho, porque com a urina e as fezes fica uma grande porcaria, faz uma pasta e cria muita humidade, teriam de estar sempre a lavar e o tempo de secagem é enorme.
- O ideal como disse é juntar uma cama de aparas a vantagem do piso é que a quantidade da cama é menor e facilita imenso a limpeza, protege os tendões do cavalo (do próprio peso) e dá um grande comforto e comodidade... o cavalo não está no chão portanto evita todas aquelas pequenas taras que vão aparecendo por vezes quando as camas são fracas.
Esta é a minha experiência comprovada na prática, mas sei de algumas pessoas que não ficaram satisfeitas com este piso, para elas não funcionou, não sei a razão mas posso saber, da maneira como utilizo é 100%

Quem comercializa é o Sr. Carlos Vieira da SHS
O custo é um bocadinho elevado mas vale a pena a longo prazo.
Se quiserem ver como funciona tenho todo o gosto em recebê-los em minha casa.

Cumprimentos,
Rodrigo Noronha Pissarra

Carlos Vieira - SHS
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 12, 2007 4:00 am
Localização: Cascais
Contacto:

#26 Mensagem por Carlos Vieira - SHS » sexta jan 12, 2007 4:11 am

Sou o representante SHS de uma marca de tapetes de borracha para pisos equestres, STALL, nomeadamente para boxes e duches / caminhos, e camiões.
A utilização de tapetes de borracha em box é muito utilizada nos países da Europa Central, tendo esta marca instalações há largos anos. Actualmente está a fornecer vários clientes nos USA.
Na minha opinião, não se deve utilizar estes tapetes, exclusivamente para substituir a cama original, mas sim para completá-la, isto é proporcionando maior conforto ao cavalo.
Tenho várias instalações feitas em Portugal, e curiosamente a maioria na zona Sul do País, o que, ao princípio foi um pouco inesperado, mas com bastante sucesso.
Através do meu site ou por contacto directo poderá analisar melhor este assunto.
Estou à vossa disposição para mais qualquer informação
cfv
promovemos o bem estar dos seus cavalos

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#27 Mensagem por Rogers » sexta jan 12, 2007 4:14 am

Rodrigo era assim que eu pensava utilizar, mas teria que ser com palha, já exprimentaste alguma vez?
Onde são as tuas cavalariças?
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

selaiberica
Mensagens: 4
Registado: sexta jan 12, 2007 2:55 am

#28 Mensagem por selaiberica » sexta jan 12, 2007 4:53 am

Nunca utilizei com palha e as instalações são no Monte das Flores em Évora.
E o descontentamento da pessoa (porque afinal foi só uma) em relação ao piso foi o de precisamente o utilizar sem qualquer cama.

Carlos Vieira - SHS
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 12, 2007 4:00 am
Localização: Cascais
Contacto:

borrachas para boxes

#29 Mensagem por Carlos Vieira - SHS » sexta jan 12, 2007 5:21 am

De acordo com a STALL, na Alemanha a maior parte das instalações com este tipo de piso levam palha na cama.
promovemos o bem estar dos seus cavalos

Amenino
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: terça jan 02, 2007 1:52 am

#30 Mensagem por Amenino » sábado jan 13, 2007 4:38 am

Ao João, os meus agradecimentos pelo convite, e apesar das minhas deslocações aí agora serem poucas, porque ando imensamente atarefado, fica prometida a visita. Se não estou enganado, os teus cavalos são vistos da A23, do lado esquerdo. Pelo menos vi lá cavalos a pastar e já na altura gostei que alguém aí apostasse neste meio.

Ao Luis Pedro, afinal como tenho o coração junto á boca, aqui foi.

É que fiz uma busca exaustiva deste produto/processo, tentei transmitir o que melhor sabia, mesmo sabendo que estava a transmitir experências alheias e depois mandas-me aquela do cavalo mecânico e de facto não gostei.

Mas um dos factores sobre que mais li, foi a opinião de veterinários que referiam exactamente a melhoria dos cavalos, por não terem que respirar o pó quer da palha quer das aparas. Daí até o meu reparo para o facto de que os tapetes de borracha reciclada, que não tenham borracha natural na camada superior do tapete, poder libertar uma pequena quantidade de pó .

Mas opiniões são opiniões, e basta lembrar-me que um técnico de construção de boxes para cavalos nos EUA, diz ele que tendo construído centenas deles, não os faz com a possibilidade dos cavalos deitarem a cabeça de fora. Argumenta mesmo que a generalidade das pessoas gostam da imagem dos cavalos com a cabeça de fora, mas que isso lhes provoca stress, o que para nós parece estranho porque sentimos alguma felicidade quando podem mirar o que se passa cá fora. Mas ele insiste neste ponto e lá terá as suas razões.

Um abraço fraterno e da próxima é pior. Além da chazada, vai uma caneca de café.

Responder

Voltar para “Instalações Hípicas”